Joias da arquitetura civil portuguesa em novo trabalho de Meireles Júnior

Designer e fotógrafo Meireles Júnior lança seu décimo livro

São Luís – Ao completar 28 anos de carreira na fotografia, o designer e fotógrafo Meireles Júnior lança seu décimo livro, desta vez tendo como tema as joias da arquitetura civil portuguesa, também conhecida como arquitetura pombalina.

Com um total de 135 páginas e 76 fotos, a obra foi viabilizada graças ao patrocínio da Potiguar e do Governo do Maranhão via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. É um verdadeiro passeio no tempo, revelando emoções, estilos e tradições para muita além da arquitetura.

O livro explica a arte da arquitetura pombalina, estilo arquitetônico que surgiu em Portugal após o terremoto de 1755, que devastou Lisboa, quando o Marques de Pombal, à frente do governo da época, empreendeu esforços para a reconstrução da cidade e implementação de uma série de reformas urbanas que mudaram a cara da capital portuguesa.

Mireles Júnior com seu novo livro

A Arquitetura Pombalina é uma expressão dessas reformas e representa uma das maiores contribuições da cultura portuguesa para a arquitetura mundial. É um estilo que combina elementos do barroco, do rococó e do neoclássico, criando uma linguagem visual única e muito interessante. As principais características da Arquitetura Pombalina são a simetria, a sobriedade e a funcionalidade.

Os edifícios pombalinos são geralmente construídos em pedra ou tijolo, com fachadas lisas e poucos adornos. As janelas são retangulares e as portas são geralmente em arco. Os edifícios eram de alvenaria, com paredes grossas e resistentes, que visavam garantir a segurança e estabilidade das construções.

A obra bilíngue (inglês e português) “Joias da Arquitetura Civil Portuguesa – Casario de São Luís do Maranhão” é também um presente de Meireles aos 411 anos da capital maranhense, cidade retratada ao lado das portuguesas Lisboa, Porto, Braga, Coimbra, Sintra, Guimarães e Fátima.

Ele contou com a curadoria e apoio técnico dos professores Ingrid Gomes Braga e Margareth Gomes de Figueiredo (UEMA); Tayana Campos Figueiredo (UNDB) e Márcio Augusto Roma Buzar.

“Como legado dessa obra, quero que fique o apelo à conservação dessa riqueza única que é o Centro Histórico de São Luís”, revela o autor.

Para Lena Brandão, superintende regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, os casarões pombalinos em São Luís são verdadeiros tesouros arquitetônicos que merecem ser preservados e valorizados. “Eles são testemunhos da história e representam um legado valioso que deve ser transmitido às futuras gerações”.

O lançamento e abertura da exposição fotográfica acontece nesta quarta-feira (20), às 19h, com coquetel e pocket-show de Adriano Corrêa, Alberto Trabulsi e Mano Borges, na Fast Frame São Luís, no Renascença.

Meireles incentiva a doação de alimentos, que serão repassados às obras sociais da comunidade da Portelinha (Ilhinha) por meio do projeto Gratitude. Detalhe: quem doar uma cesta básica, ganhará R$ 50,00 de desconto na aquisição do livro.

Na sexta-feira (22), às 19h, Meireles Jr. realiza ainda uma noite de autógrafos da obra na sede da Livraria AMEI no São Luís Shopping.

Coordenação de gratuidade do SET participa da programação da Semana do Trânsito

SET São Luís participa da Semana Nacional de Trânsito

São Luís – O SET São Luís esteve presente nesta terça-feira, 19, em ação realizada na Praça Benedito Leite pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), em razão da realização da Semana Nacional de Trânsito, com tema “No Trânsito, Escolha a Vida”, para conscientizar e mobilizar condutores e pedestres de São Luís sobre a importância de um trânsito mais seguro.

Na ocasião, a coordenadora de gratuidade do SET, Porfiria Silva, comandou uma equipe para distribuir cartilhas informativas e tirar dúvidas acerca dos locais de recebimento dos cartões do novo sistema da Bilhetagem Eletrônica ao público idoso que compareceu ao local.

“Essa é uma oportunidade pra compartilhar com os idosos que aqui estão não apenas informações importantes acerca da Semana Nacional de Trânsito, mas também para informar do período e locais onde o cartão está sendo entregue aos idosos de 60 a 64 anos e aqueles com mais de 65 anos “, destacou a coordenadora.

A equipe do SET atendeu diversos idosos e ratificou as seguintes informações:
Idosos de mais de 65 anos nascidos de janeiro a junho podem se dirigir ao posto localizado no CREIASPI – Centro de Referência à Pessoa Idosa, localizado na Cohab, antigo CSU. Idosos nascidos de julho a dezembro receberão seus cartões no Terminal da Praia Grande, no centro da cidade.

E em relação aos idosos de 60 a 64 anos, a entrega acontece no Terminal da Praia grande, nascidos de janeiro a agosto. E os nascidos em setembro a dezembro, bem como os aposentados servidores públicos estaduais e municipais, no Terminal da Cohama.
Para mais informações envie mensagens pelo e-mail [email protected] ou acesse o site www.bilhetagemslz.com.br.

Companhia Barrica realizará segunda edição do projeto “Vivência Cultural e Educacional”

Integrantes da Companhia Barrica recebendo grupo de estudantes em sua sede, na Madre Deus, dentro do projeto “Vivência Cultural e Educacional”

SÃO LUÍS – A Companhia Barrica do Maranhão dará continuidade, nesta sexta-feira (22), em sua sede, na Casa de Arte Barrica (Madre Deus), ao projeto “Vivência Cultural e Educacional”. Com patrocínio da Equatorial Energia, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, do Governo do Estado, a iniciativa é voltada para o saber das tradições e manifestações culturais a partir dos ciclos festivos juninos, carnavalescos e natalinos.

O projeto é marcado por visitação de alunos de escolas públicas e particulares, sempre às 15h, e aulão de danças juninas e carnavalescas capitaneado por coreógrafos da companhia, às 19h. A primeira parte da programação é uma visita guiada pelas dependências do prédio principal e anexo, ou seja, pelos espaços onde produtores, artistas e colaboradores se debruçam o ano inteiro sobre o trabalho de criação dos espetáculos musicais que se tornaram referências de criatividade no Maranhão e ganharam o mundo em viagens internacionais.

Bailarina do Boi Barrica ensina passos de bumba boi a alunos de instituição de ensino

Na Casa de Arte Barrica são produzidas, por exemplo, as indumentárias usadas pelos dançarinos do Boi Barrica, do Bicho Terra e da Natalina da Paixão. É lá, também, onde o corpo de baile ensaia as lindas coreografias para brilhar no São João e no Carnaval. A Casa também é o espaço para apresentações dos espetáculos da companhia e de outras manifestações artísticas e atividades as mais variadas, uma vez que dispõe de amplo salão, palco, arquibancadas, camarotes e lanchonete, além de toda a estrutura de som e iluminação.

Jovens estudantes acompanham performance de caboclo de pena durante programação do projeto “Vivência Cultural e Educacional”

Os estudantes fazem uma parada especial para conhecer a exposição “Ponto de Luz”, que retrata a trajetória da Companhia Barrica desde 1985, reunindo mais de 70 elementos, incluindo indumentárias, instrumentos de percussão tradicionais, CDs, DVDs, painéis fotográficos, banners com reportagens sobre espetáculos em diversos países e lembranças (souvenirs) recebidas em viagens nacionais e internacionais.

Aulão

O segundo momento é o aulão de danças juninas e carnavalescas, onde os alunos aprendem as coreografias executadas nas apresentações do Boi Barrica (São João) e Bicho Terra (Carnaval), tudo ao som de uma orquestra de metais. As atividades também são voltadas para avaliação artística de elenco e abertas a pessoas que já pleiteiam participar das temporadas carnavalesca e junina de 2024. As escolas interessadas em participar deverão se inscrever para poderem proceder ao agendamento.

Segundo o diretor artístico da Companhia Barrica, José Pereira Godão, a iniciativa é de extrema importância do ponto de vista da manutenção das tradições culturais maranhenses, uma vez que oportuniza a diversos estudantes um contato direto e substancial com os bastidores da criação artística maranhense.

“Muitos nunca tiveram a oportunidade de visitar a Casa de Arte Barrica e não sabem que é daqui que saem todas as ideias e onde ensaiamos a nossa orquestra, nossos bailarinos e confeccionamos nossa indumentária. É aqui, também, onde guardamos toda a nossa história, desde o princípio. Esse importante projeto, além de tudo, revela a sensibilidade da Equatorial Energia de compreender a dinâmica da tradição cultural, cujo conhecimento deve passar de geração em geração, sendo que isso somente é possível a partir dessas experiências reais de troca de saberes”, destaca José Pereira Godão.

Serviço

O quê

Início da segunda edição do projeto “Vivência Cultural e Educacional”, da Companhia Barrica

Quando

Nesta sexta-feira (22)

Onde

Casa de Arte Barrica (Madre Deus)

Programação

15h – Visitação Escolar

19h – Aulão de danças juninas e carnavalescas com coreógrafos da Cia. Barrica

Link para inscrições de escolas interessadas em agendar participação no projeto: https://forms.gle/oKYDuqEux4V6MiBY8 Endereço do site: ciabarrica.com.br

ARQUIVOS

QUEM SOU EU

Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.

MAIS BLOGS

Rolar para cima