Retrato do sistema prisional

8comentários

Um caso no mínimo sem lógica marcou a quinta-feira (27) na Penitenciária de Pedrinhas. O detento do regime semiaberto, Edvaldo dos Santos Silva, mais conhecido como ‘Vadico’ saiu, na manhã de hoje da penitenciária e ao retornar, vinha empurrando um carro de mão.  Mas ao chegar na porta da penitenciária, Vadico só não contava que os agentes estariam fazendo a costumeira revista. Quando percebeu o procedimento, mesmo deficiente físico, Vadico tratou de fugir deixando para trás, no carro de mão, uma sacola. Os agentes bem que tentaram recapturar o preso, mas a tentativa foi em vão.

Ao retornarem para ver o que continha na sacola abandonada pelo preso, pasmem: os agentes encontraram oito facas, três tijolos de maconha, 20 chips de celular (10 TIM e 10 OI), dois celulares Nokia, além de um celular importado e dois carregadores para os aparelhos.

Diante do ocorrido, algumas perguntas não querem calar: há quanto tempo Vadico abastecia a penitenciária com armas, drogas e outros produtos? Qual o critério para o preso ser contemplado com o regime semiaberto, ainda mais em uma situação com essa do Vadico? Será que só ele tem essas ‘regalias’? E, por fim, quem facilitava essa liberade toda dentro da Penitenciária de Pedrinhas para o preso?

Com a palavra, o secretário Sérgio Tammer, de Justiça e Administração Penitenciária do Maranhão (Sejap).

8 comentários para "Retrato do sistema prisional"


  1. Pedro

    VAI PERDER O SEU TEMPO PORQUE NÃO TEM EXPLICAÇÃO ESSE TIPO DE SITUAÇÃO.

  2. Frederico

    ISSO AÍ É MESMO O CAOS, UMA VERGONHA, UM VEXAME, FALTA DE COMANDO E PULSO FORTE.

  3. José Carlos Pereira Martins

    Raimundo Coelho é funcionário concursado do Sistema Penitenciário do Maranhão e pelos bons serviços prestado ao sistema tem crédito para discorrer sobre toda essa problemática existente no seio carcerário. Ali é um local difícil para se trabalhar porque o material é humano, e o trato com o trabalho é por demais complexo. Para quem não sabe, não são os agentes penitenciários que determina quem vai ou não para o sistema semi-aberto e sim a lei das Execuções Penais. Seria bom se os agentes pudessem ter participação porque quem conhece o preso é quem está 24 horas em sua vigilância. O agente apenas respeita os direitos adquiridos pelos apenados pois, com a progressão os mesmos ficam apitos aos trabalhos. Ninguém é adivinho para saber se preso A ou B vai sair para buscar droga, celulares ou outros objetos proibidos no seio carcerário. Se ele tem uma autorização para sair do recinto prisional e, no seu retorno é realizada uma revista pessoal e nos seus pertences; se tem alguém jogando contra o sistema deve a direção da casa investigar, más nunca se julgar que todos são iguais como quis dizer alguns comentários. Corrupção existe em toda e qualquer categoria e não seria a dos Inspetores e Agentes Penitenciários exceção. Zeca, assim como você sou jornalista sindicalizado e sou, também, servidor penitenciário a 24 anos, e conheço como a palma das minhas mãos o recinto carcerário. É fácil julgar sem conhecer, pois, só quem está lá dentro sabe, assim como o Raimundo Coelho e outros colegas de trabalho. Aos ABGX da vida respondo o convidando para fazer uma visita às unidades prisionais do maranhão pelo menos uma vez para conhecer de perto e ter argumentos para falar ou escrever. Zeca, o agente penitenciário é segurança, pára-médico, assistente social, professor etc… …de tudo ele é um pouco e ainda tem dar conta da revista diária nas carceragens e em visitantes. Seria bom se todos que criticam sem conhecer dessem uma mãozinha ou pelos menos idéias salutares para o melhoramento do serviço prisional.

  4. Abgx

    Ué! O tal do Raimundo Coelho é pago pelo gestor da SEJAP pra ficar defendendo-o?

    Zeca, não adianta… As coisas aqui no Maranhão não funcionam como nós sempre esperamos… Pra mudar isso aqui, só com uma revolução. Maldita “lei da malandragem”…

    Se o sistema penitenciário fosse eficaz, isso JAMAIS aconteceria.

    E não adianta dizer que todo o trabalho está sendo feito minuciosamente… Porque não está.

    Deixar que um preso tente entrar pela porta da frente com esses utensílios, É DEMAIS!

    Lamentável!

    • RAIMUNDO COELHO

      Meu nome é Raimundo Coelho mesmo. pois não me escondo atras de meros fonemas que inclusive não formam silabas,ABGX , o defendo pq sou funcionário da Justiça estadual e acompanho o trabalho da SEJAP, e vejo a luta que eles tem pela exelencia do sistema, quisera a governadora poder colocar “criticos -leigos” por 24hrs nesse cargo, pra ver o q acontece; acho até q estou perdendo tempo nesta resposta..

  5. Paulo

    Com a palavra, o secretário Sérgio Tammer, de Justiça e Administração Penitenciária do Maranhão (Sejap). Fique esperando Zeca Soares a vida toda porque ele não vai responder porque nem sabe o que foi fazer nuna secretaria tão importante. Espere a vida toda meu caro.

  6. Francisco

    Como é? como isso pode acontecer será que facilitaram? tem algi errado nisso.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: