Vem aí “Disco Club” dia 20 de julho no Malte Show

0comentário

Os DJs Ricardo Pacifico, Mauro Dêjota e Edgar Pacifico. vão dividir as pick-ups e relembrar as músicas que marcaram os anos 70,80 e 90

Tudo que é bom vale a pede recordar, não é verdade? Então se prepare para relembrar os hits que marcaram os anos 70, 80 e 90. E para comandar a festa, os DJs Ricardo Pacifico, Mauro Dêjota e Edgar Pacifico, vão embalar uma noite inesquecível. Vem aí “Disco Club”, dia 20 de julho a partir das 22h no Malte Show.

Serviço:

O que? “Disco Club”

Onde? Malte Show (na Av. dos Holandeses, ao lado do Shopping do automóvel)

Atrações: DJs Ricardo Pacifico, Mauro Dêjota e Edgar Pacifico

Horário: A partir das 22h

Quanto? R$ 30,00

Pontos de venda

Quarup Tropical Shopping

Informações e reservas de mesas:

(98) 98155-9040

Realização:

MM Produtora

Assessoria: Rita Matos Assessoria de Imprensa e Comunicação

sem comentário »

Mirando vaga na Assembleia, Toca Serra busca novas lideranças para fortalecer sua pré-candidatura na capital

0comentário

Toca Serra, Gil da Galinha e correligionários na reunião que selou apoio ao pré-candidato a deputado

O pré-candidato a deputado estadual Toca Serra. acompanhado do suplente de vereador de São Luís Junior Nazaré, visitaram, na tarde da última sexta-feira (13), o Sr. Gilberto Miranda, o popular Gil da Galinha, grande liderança comunitária da área do Itapiracó e presidente do Instituto de Assistência a Líderes Comunitários do Maranhão,

A comitiva teve uma conversa política proveitosa com Gil da Galinha. na ocasião, Toca Serra falou dos seus projetos políticos na comunidade.

Após ouvir atentamente as propostas, o líder popular declarou apoio à pré-candidatura de Toca Serra a a uma vagas no parlamento estadual.

sem comentário »

Ciro Nolasco anuncia pré-candidatura a deputado federal

1comentário

Ciro Nolasco teve apoio maciço da comunidade religiosa no ato de lançamento da sua pré-candidatura

Suplente de vereador em São Luís pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC), o jornalista Ciro Nolasco anunciou esta semana sua intenção em disputar uma vaga na Câmara Federal. Mesmo jovem, Ciro tem larga experiência política e reconhecida atuação na área da família, sobretudo em Direitos da Criança e do Adolescente na capital, e na garantia de direito à moradia. Ciro tem também forte atuação na comunidade Evangélica, já que é membro da Assembleia de Deus.

“A nossa maior bandeira é a Família. Base principal da sociedade, a família deve ser o maior de todos os nossos investimentos. A família precisa ser defendida, apoiada. Lutamos pela sua valorização como o caminho para a formação cidadã completa, pautada em eixos que promovam a dignidade humana, tais como moradia, emprego, educação, saúde e lazer”, defende Ciro Nolasco.

Aos 44 anos, o jornalista também se destaca nas mobilizações populares que organiza, principalmente em campanhas educativas. Colunista do Jornal Itaqui Bacanga, Ciro está atualmente licenciado do cargo de secretário do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em São Luís, mas permanece nas diretorias da Rede Maranhense de Diálogos sobre Drogas (REMADD) e do Movimento Maranhense Pró Família, do qual é co-fundador.

O pré-candidato a deputado federal é ex-coordenador municipal na Região da Cidade Operária, Consultor Imobiliário do Programa Minha Casa Minha Vida e ex-coordenador do programa habitacional do SINDUSCON-MA, além de membro da Rede da Construção formada por jornalistas ligados à indústria da construção.

Conheça mais sobre Ciro Nolasco

Ciro Nolasco faz selfie com correligionários no lançamento da sua pré-candidatura

Ciro Nolasco é jornalista formado pela Universidade Federal do Maranhão, além de ter cursado Geografia na mesma instituição. Sempre foi considerado uma pessoa determinada, coerente e sincera. Seus atos sempre visam o bem-estar do próximo, e sua história de vida é marcada pela honestidade, trabalho e pela defesa da verdade e da justiça social. Embasado em princípios éticos e cristãos, Ciro também construiu uma carreira profissional exemplar.

Nascido no município de Vitória do Mearim, em 26 de agosto de 1974, o suplente de vereador sempre foi visto como um jovem simples e íntegro, que desde cedo, aprendeu a valorizar o trabalho honesto e as boas amizades.
Membro de uma família de sete irmãos, Ciro precisou trabalhar desde muito jovem, vendendo hortaliças nas ruas de sua cidade natal. Filho de Ana Nolasco (dona de casa) e Estevam Carvalho Nolasco (pedreiro que se tornou comerciante), se tornou um jovem sonhador, e correu atrás dos seus sonhos. Concluiu o 1º Grau em Vitória do Mearim e, aos 15 anos, em 1999, veio para São Luís, onde estudou no Liceu Maranhense.

Aos 17 anos, foi aprovado em uma seleção para aprendizagem e estágio no Projeto Repórter Esperança FM. Aos 19, ingressou na Universidade Federal do Maranhão para o curso de Geografia. Um ano depois, foi aprovado para o curso de Jornalismo, na mesma instituição, onde formou-se em 2002.

Em 1994, Ciro foi aprovado em uma seleção para trabalhar na TV Difusora (SBT), como repórter do programa Aqui Agora, e depois no programa Bandeira Dois. De lá, as portas profissionais foram se abrindo. Trabalhou no sistema de som da rua Grande; na Rádio Capital AM; na rádio Timbira AM; no jornal cristão O Clarim; foi estagiário de correspondente da Rádio Nacional de Brasília; atuou na TV Mirante (Globo) fazendo na emissora seu estágio curricular; na TV Praia Grande (Bandeirante); na TV Cidade e na TV São Luís (Rede TV).

Há 15 anos, é editor chefe da única página gospel de um jornal impresso no Maranhão: a página Boas Novas do Jornal Itaqui Bacanga. Em 2002, Ciro foi convidado para trabalhar em um importante setor de comunicação da campanha do governador José Reinaldo Tavares. Posteriormente, coordenou um programa institucional de televisão da Gerência Metropolitana (o São Luís Agora), e colaborou nos programas institucionais do Governo do Estado (o Novas Conquistas).

Em 2004, foi a vez de coordenar, por oito meses, o Departamento de Jornalismo de duas emissoras de rádio e de uma TV, em Coroatá. Em seguida, foi convidado para comandar o programa de TV da campanha dos candidatos a vereador daquele município. Em 2006, atuou no programa de TV Maranhão Empreendedor, e em 2008, passou a produzir e apresentar o programa televisivo AD em Ação.

Em 2008, deu início à carreira política, quando foi candidato a vereador em São Luís. Em 2016, candidatou-se novamente pelo PTC, obtendo 2.173 votos.

Atuação destacada em diversas áreas

Ciro Nolasco recebe abraço caloroso de eleitora em sinal de apoio ao seu projeto político

Entre 2008 a 2012, Ciro foi assessor de comunicação do SINDUSCON-MA e coordenador do programa habitacional da entidade, participando da criação do programa Casa da Gente, que destinou mais de 7 mil moradias do PAR (Programa de Arrendamento Residencial) a famílias de baixa renda.

Coordenou a campanha Nacional por Moradia Digna, que coletou assinaturas na praça Deodoro em defesa da destinação de recursos permanentes do Orçamento Geral da União para a habitação. Também idealizou o programa de qualificação de mão de obra Construir, que levou cursos gratuitos e encaminhamentos de empregos a centenas de trabalhadores.

Em 2008, implantou os Feirões Imobiliários no Maranhão, que passaram a oferecer moradia com condições diferenciadas, permitindo a realização do sonho da casa própria. Além disso, cooperou com quase 30 municípios para que o programa Minha Casa Minha Vida chegasse a quem precisava a famílias de baixa renda.

Entre 2013 a 2017, coordenou as ações da prefeitura de São Luís na região da Cidade Operária, atividade que resultou na conquista de muitos benefícios públicos à regional, principalmente o asfalto de ruas e outros importantes projetos de cunho social.

No campo social, Ciro Nolasco criou e coordenou entre 1999 e 2004 o projeto Encontro com Cristo, que arrecadava e distribuía cestas básicas, sopões, roupas e calçados, além de propagar a palavra de Deus em praça pública. Em 2005, idealizou a campanha Mobilização Cristã no Rádio, uma cadeia de emissoras para propagação do evangelho. Também idealizou em 2015, a campanha Na Estrada com Jesus, que resultou em uma mobilização de Igrejas no campo de Periz, com objetivo de clamar e orar em favor da segurança nas estradas do Maranhão. Concebeu ainda a Rede de Proteção à Família, para difundir e defender valores da Família Cristã e colaborou na formação do Movimento Pró-Família, que luta pela defesa do bem maior da sociedade.

Sempre ajudado pela esposa, com a qual está casado desde 2001 e com quem tem um casal de filhos, Ciro é a prova da capacidade do jovem em revolucionar o mundo à sua volta. Fazer diferença na vida das pessoas; empenhar-se para cumprir a sua tarefa da melhor forma possível; fazer o bem sempre; servir e ser sincero. Essas são as filosofias de vida deste jornalista, chamado Ciro Nolasco. (http://CiroNolasco.com.br)

1 comentário »

Lideranças fazem festa para Daniella Tema no Jardim São Cristóvão

0comentário

Daniella Tema foi recebida com carinho pela comunidade do Jardim São Critávão

A pré-candidata a deputada estadual Daniella Tema foi recebida neste do domingo (15) com uma grande festa no Jardim São Cristóvão em São Luís por diversas lideranças comunitárias, entre elas o vereador Puluca de Paço Lumiar, Alan da Cidade Operária e Saldanha, que irá disputar a prefeitura do município de Rosário, nas eleições de 2020.

As três lideranças destacaram que estão apostando todas as fichas na eleição de Daniella Tema, sob a justificativa de que ela tem uma plataforma de trabalho que se identifica com as aspirações deles.

Ato político liderado por Daniella Tema transcorreu em clima de confraternização

Saldanha, por exemplo, assinalou que acompanha a trajetória política de Cleomar Tema, esposo da pré-candidata há bastante tempo, esclarecendo que Daniella tem o mesmo perfil. “Ela é simpática, tem um excelente discurso e já tem a experiência de ter sido diretora do Hospital Regional de Presidente Dutra, afirmou.

Já o vereador Puluca acrescentou que a candidatura de Daniella Tema cresce a cada dia, em todas as regiões do Maranhão. “Ela vai ser uma autêntica representante popular até porque tem um alinhamento com a área de saúde e com a juventude, além de ser também defensora da cultura popular, bandeiras que irá desfraldar no parlamento estadual”, disse o parlamentar.

O povo ouviu as propostas da pré-candidata a deputada estadual e deu sugestões

Alan também mostrou muita confiança na vitória da pré-candidata, destacando que ela tem o perfil de uma grande líder política. “Não tenho dúvida quanto à vitória dela. Estamos envidando todos os esforços no sentido de que seja uma das mais votadas, porque sua vitória é inegável. Ela será uma das representantes da juventude na Assembleia Legislativa”, assinalou.

sem comentário »

Dácio Alves lança pré-candidatura a deputado federal em grande ato político em Pedreiras

0comentário

Dácio Alves é cumprimentado por lideranças jovens e do movimento popular ao lançar-se pré-candidato a deputado federal

Em concorrido ato político realizado no último domingo (15), em Pedreiras, o empresário Dácio Alves lançou sua pré-candidatura a deputado federal pelo partido Rede de Sustentabilidade. O evento foi realizado no Clube Recreativo dos Servidores da Ex-Sucam de Pedreiras (Cressupe), que ficou lotado de lideranças do município e de toda a região do Médio Mearim.

Representantes do movimento jovem fazem sinal de apoio ao projeto político de Dácio Alves

Prestigiaram o lançamento da pré-candidatura de Dácio Alves a uma vaga na Câmara Federal lideranças comunitárias, membros do movimento jovem e veteranos de Pedreiras e região. Todos declararam apoio ao projeto político do empresário por entender que é preciso abraçar a causa da mudança no cenário político atual. Ao todo, participaram do ato representantes de quase todos os 14 municípios da região do Médio Mearim e de outras cidades.

Dácio Alves om Samuel de Itapecuru, pré-candidato ao Senado, e o Pastor Igor Flávio, que disputará vaga na Assembleia Legislativa

“O Maranhão precisa voltar a acreditar na política. Homens de bem precisam se levantar e ir à luta. Se os homens de bem não se manifestarem, o que será do nosso estado ou país?”, indagou Dácio Alves. O empresário disse que a necessidade de oxigenar e dar novos rumos à política o levou a encarar o desafio das urnas. “Sou um Davi no meio de muitos Golias, mas tenho a coragem e a vontade de lutar e vencer a batalha em prol dos menos favorecidos’’, declarou o pré-candidato.

Ato político liderado por Dácio Alves em Pedreiras foi muito concorrido e mobilizou a região

Também compareceram ao evento o pré-candidato a deputado estadual Pastor Igor Flávio e o pré-candidato ao Senado Samuel de itapecuru. Ambos afirmaram ter enxergado no jovem Dácio Alves a mudança que de fato é necessária no cenário político do Maranhão.

Apoiadores de Dácio Alves abraçaram a causa do pré-candidato por almejarem mudança na política

sem comentário »

Deputado Wellington denuncia situação precária de rodovias estaduais e cobra ações de Flávio DIno

0comentário

Trecho de rodovia estadual completamente esburacado

Asfalto de péssima qualidade, buracos e risco para os motoristas. Foi assim que o deputado estadual Wellington do Curso descreveu a situação de precariedade das rodovias estaduais do Maranhão, após receber inúmeras solicitações e reivindicações de maranhenses que, diariamente, passam pelas estradas do Maranhão e constatam o descaso do Governo do Estado.

Wellington relembrou ainda a atual situação da MA-006, sobre a qual recebeu inúmeras denúncias,
e, ainda, a MA-119, que percorre os municípios de Pedreiras, Trizidela do Vale, Bernardo do Mearim, Igarapé Grande e Lago dos Rodrigues.

Estrada em más condições compromete tráfego e representa risco de acidentes

“A situação das rodovias estaduais do Maranhão é precária. Quem percorre o Maranhão sabe: o que se verifica são buracos, estrada de chão e um risco imensurável para quem dirige. Percorremos a MA-119, que passa pelas cidades de Pedreiras, Trizidela do Vale, Bernardo do Mearim, Igarapé Grande e Lago dos Rodrigues. O que constatamos foi a situação precária das rodovias. Um outro exemplo é a MA-006, por onde a economia do nosso estado passa diariamente. É uma das principais rodovias do Maranhão, indo de Cururupu até Alto Parnaíba, com mais de 700 km de extensão, passando por cidades como Grajaú, Arame, Fortaleza dos Nogueiras, Formosa da Serra Negra, entre outras. A população está se sentindo enganada por Flávio Dino. Eu vi a propaganda de investimento na rodovia. Só que eu visitei, eu percorri a rodovia e o que eu encontrei foi asfalto de péssima qualidade, a buraco e estrada de chão. Por isso, solicito que prestem contas! Para onde foi o dinheiro que deveria ser aplicado na recuperação das nossas rodovias?”, questionou o deputado Wellington. Assista aos vídeos:

sem comentário »

Nove vereadores já oficializaram desejo de concorrer a deputado estadual ou federal

0comentário

Câmara Municipal de São Luís poderá ter sua composição alterada após as eleições de putubro

A pouco mais de três meses das eleições deste ano, pelo menos nove vereadores de São Luís já se colocaram publicamente na disputa proporcional, seja pela Assembleia Legislativa ou pela Câmara dos Deputados.

Dos nomes certos na disputa pela Assembleia, três fazem parte da Mesa Diretora da Casa, são os eles: o 1º secretário Honorato Fernandes (PT), o 3º vice-presidente Ricardo Diniz (PRTB) e a 4ª Secretária Bárbara Soeiro (PSC).

Além deles, também vão pleitear uma vaga no parlamento estadual, os vereadores Marcial Lima, Gutemberg Araújo e Gengival Alves, todos do PRTB. Para o Congresso, Sá Marques (PHS), Pavão Filho (PDT) e Pedro Lucas Fernandes (PTB) também confirmaram que deverão marcar presença no pleito de outubro.

Dos nove integrantes do legislativo da capital maranhense, cinco já oficializaram suas pré-candidaturas. O primeiro deles foi Ricardo Diniz, que realizou um encontro em maio, com lideranças, correligionários, amigos e simpatizantes, para demonstrar seu desejo. O parlamentar disse que antes de tomar a decisão, ouviu seus familiares e pessoas que o ajudaram em sua caminhada política.

“Demos hoje a largada para esse grande projeto, uma decisão tomada ao lado do meu grupo, dos amigos e familiares. Pessoas que sempre me ajudaram e me incentivaram a acreditar que é possível fazer muito mais como deputado federal”, justificou.

Também no mesmo mês, Barbara Soeiro aproveitou para declarar sua intenção de disputar a eleição. Ela escolheu otradicional clube Alvorada, no São Cristóvão, para confirmar que disputaria o pleito. Em seu discurso, Soeiro homenageou as mães, na antevéspera do dia especial, e agradeceu cada gesto de carinho, apoio e corrente positiva demonstrada no semblante de pessoas simples, que estavam ali, para marchar juntos dentro de um projeto construído pela própria população.

“Ser mãe é o ato mais sublime da humanidade, pela sensibilidade de materializar uma obra de Deus, eu tenho esse orgulho, e na minha vida com Albino, meus filhos, João Octávio e Ilana. Não construir fortuna, mas temos o maior dos patrimônios: uma família alicerçada no amor e na esperança. Como vereadora, estou no segundo mandato, e impulsionada pelo povo, quero colocar o meu nome, como pré-candidata a deputada estadual, sempre respeitando os valores éticos, com o firme propósito de ajudar meus conterrâneos a melhorar de vida, sobretudo todos vocês, que precisam ser vistos e alcançados pelo Poder Público”, disse.

No mês de junho, mais uma pré-candidatura foi oficializada. Desta vez, foi à vez de Sá Marques que, em decisão conjunta com seus correligionários, decidiu lançar sua pré-candidatura a uma vaga na Câmara Federal.

O evento aconteceu na Associação “Casa de Lili”, no bairro João Paulo e contou com a presença também do presidente estadual do Partido Humanista da Solidariedade (PHS), Jorge Arturo. De acordo com o parlamentar, a pré-candidatura é importante para que se possa discutir com a comunidade, projetos a serem implementados em seu programa de campanha.

Neste mês de julho, foram oficializadas outras duas pré-candidaturas. No sábado (14), o vereador Pavão Filho fez o lançamento de sua pré-candidatura a deputado federal. Ele pertence ao principal partido da base da aliança que apoiará a reeleição do governador Flávio Dino (PCdoB) e deve ser um dos principais nomes a disputar votos na Ilha de São Luís, cidade onde desenvolve importante trabalho voltado para a educação.

Com vários mandados de deputado estadual e vereador da capital, Pavão realizou o ato na sede da Fundação Maranhense de Assistência Comunitária (FUMAC), no bairro Monte Castelo, instituição a qual o parlamentar dedica total atenção e que acabou lhe valendo o rótulo de vereador da educação.

Outro vereador que lançou sua pré-candidatura a deputado no sábado foi o presidente do PT de São Luís, Honorato Fernandes, que vai disputar mandato de deputado estadual. O evento realizado na Associação Médica de Imperatriz, contou com a presença de militantes e dirigentes petistas, membros e lideranças de movimentos sociais e sindicais, além de lideranças comunitárias e sociedade civil.

Quem também movimentou o final de semana no cenário politico, foi o vereador Pedro Lucas Fernandes. Ele recebeu na noite de sexta-feira (13), o apoio explícito de nove colegas plenário. O reforço político consolida ainda mais o petebista na capital maranhense para disputar um assento em Brasília na eleição de outubro.

O evento contou com a presença do deputado federal Pedro Fernandes (PTB), e dos vereadores Umbelino Júnior (PPS), Chico Carvalho (PSL), Edson Gaguinho (PHS), Nato Júnior (PP), Isaias Pereirinha (PSL), Antônio Marcos Silva, o Marquinhos (DEM) e Osmar Filho, presidente eleito da Câmara de São Luís para o biênio 2019-2020.

Durante o jantar, Pedro Lucas também comemorou a adesão dos vereadores Joãozinho Freitas (PTB) e Irmão Domingos (PEN), que já ocuparam vagas no parlamento ludovicense nesta legislatura. O primeiro, por exemplo, pode se efetivar no mandato em caso de vitória do pré-candidato petebista nas urnas.

sem comentário »

Câmara aprova LDO 2019 e define Comissão de Recesso

1comentário

Plenário da Câmara Municipal de São Luís fez deliberações importantes na última sessão do período legislativo

A Câmara Municipal de São Luís aprovou, na última sessão plenária desse período legislativo, o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2019, enviado a Casa pela Prefeitura Municipal de São Luís. No total, nove emendas foram apresentadas, sendo seis pela Comissão de Orçamento, duas pela Mesa Diretora e uma proposta pelo vereador Raimundo Penha (PDT), que é vice-líder do governo. No entanto, oito foram aprovadas e uma foi rejeitada.

O projeto de lei nº 051/2018, oriundo da mensagem nº 06/2018, do Poder Executivo, define as diretrizes, metas e prioridades para a elaboração e execução da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2019. Das oito emendas aprovadas, três são modificativas, outras três são supressivas e duas foram aditivas.

Uma das emendas modificativas aprovadas alterou o Artigo 44, do projeto da LDO. No dispositivo enviado ao parlamento, o Executivo queria promover a revisão dos valores venais dos imóveis da capital com base na Planta Genérica de Valores, sem a autorização do Legislativo, mas com as modificações, a norma passa a ter a seguinte redação.

“Art.44. O Poder Executivo Municipal promoverá a revisão dos valores venais dos imóveis com base na Planta Genérica de Valores, após aprovação pelo Poder Legislativo, nos termos do Art.352, § 4º do Código Tributário Municipal, ficando assegurada, pelo menos a atualização monetária da base de calculo do imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana, com observância das disposições da Lei Municipal nº 3.945, de 28 de dezembro de 2000”, diz trecho do parecer da Comissão de Orçamento.

Na justificativa, o colegiado destacou que a alteração do texto do referido artigo visa atender aos preceitos do Art. 2º da CF, que trata da independência e harmonia dos Poderes. “Ademais, a Planta Genérica de Valores do Município constitui base de calculo para pagamento do IPTU, devendo, portanto, ter aprovação do Poder Legislativo consoante o que estabelece o Art.352, §4º do CTM”, pontou.

Por sua vez, entre as emendas supressivas aprovadas retira itens do projeto da LDO. No Parágrafo Único, do Artigo 64 da proposta original, o executivo propôs usar a programação constante do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021, caso a Lei de Diretrizes Orçamentaria 2019 não fosse aprovada até o próximo dia 31 de julho.

Na justificativa, a Comissão de Orçamento garantiu que a supressão do dispositivo visa atender aos preceitos do Art. 2º da CF, que trata da independência e harmonia dos Poderes. “Ademais, o referido artigo não trata de matéria orçamentaria e contraria o texto constitucional”, esclareceu.

A lei, que estima receitas e despesas do município pode ficar entre R$ 3,1 bilhões e R$ 3,2 bilhões, dependo da previsão da Lei Orçamentária Anual (LOA) que estabelece as despesas e as receitas que serão realizadas no governo no período de um ano.

O valor previsto para o ano que vem é um pouco maior que o montante de 2018 cuja receita total ficou em R$ 3,05 bilhões. Em 2017, a soma aprovada para o exercício chegou a R$ 2,78 bilhões. Após a aprovação, a LDO 2019 segue agora para sanção do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), que pode manter ou vetar as sugestões apresentadas pelos legisladores da capital.

PPA 2018-2021

A Câmara tinha até o próximo dia 28 como prazo legal para votar a LDO, mas o documento acabou sendo aprovado ainda na sessão de quarta-feira, após deliberação do presidente da Casa, vereador Astro de Ogum (PR). A Lei de Diretrizes Orçamentárias é o primeiro passo para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2018-2021 de São Luís para o próximo ano, assim como o Plano Plurianual (PPA), que determinam de fato quais os investimentos que o município deverá fazer, a partir da arrecadação obtida, assim como os gastos previstos.

Pela regra, a LOA deve ser enviada à Casa pelo Poder Executivo até o dia 30 de setembro, podendo ser aprovada no parlamento municipal até o dia 28 de dezembro, para que possa ser aplicada ano que vem.

TRÂMITE DA LDO

Antes de ser aprovada pelo plenário, a LDO já havia recebido parecer da Comissão Permanente de Orçamento, Finanças, Planejamento e Patrimônio Municipal da Câmara, além de ter passado por audiência pública no próprio Legislativo, no mês de junho. O chefe do legislativo destacou que, independente de ideologia ou lado que ocupa na Casa, os vereadores ludovicenses trabalharam de forma célere para aprovar a proposta.

“Gostaria de agradecer todos os meus pares por aprovar a LDO. Houve entendimento de todos os colegas que, independente de ideologia ou lado que ocupa na Casa, trabalharam de forma célere. Além disso, realizamos audiência pública, que gerou a oportunidade de ouvir a sociedade e suas representações, para saber o melhor caminho a seguir também na elaboração das emendas. Todo esse engajamento é uma prova de maturidade da Casa em respeito à população ludovicense”, ressaltou Astro de Ogum.

RECESSO

Além de aprovar a LDO, a Mesa Diretora da Casa instituiu na mesma sessão a Comissão de Representação Interna, que vai atuar durante o recesso parlamentar.

Antes de definir a formação do colegiado, o presidente do Legislativo, Astro de Ogum (PR) destacou a atuação de cada vereador e isso foi feito nominalmente, parabenizando as ações dos parlamentares. Em seguida, leu os nomes dos vereadores que compõe a comissão que terá Concita Pinto (Patriota), Sá Marques (PHS), Edison Gaguinho (PHS), Cézar Bombeiro (PSD) e Francisco Carvalho (PSL).

O colegiado tem como prerrogativa, o poder de plenário, com a deliberação sobre a sustação de atos normativos do Executivo que exorbitarem do poder regulamentar ou dos limites de delegação legislativa, desde que se caracterize a necessidade do caráter de urgência e sobre projeto de lei relativo a créditos adicionais, desde que haja parecer prévio da Comissão de Orçamento da Casa.

Além disso, também é atribuição da comissão, resolver questões inadiáveis, além de apreciar e votar pedidos de licença que possam ocorrer durante o recesso parlamentar. De acordo com o Regimento da Casa, as atividades legislativas serão retomadas em 1º de agosto.

1 comentário »

Lojas Americanas vende o mesmo produto por dois preços diferentes em São Luís

0comentário

DVD do filme “Reanimator” é vendido a dois preços diferentes pelas Lojas Americanas

Dentre os muitos casos de violação aos direitos do consumidor registrados em São Luís, há a comercialização de um mesmo produto a dois preços diferentes. Não são poucos os estabelecimentos que praticam essa irregularidade, seja por falha de gestão, seja por má fé. Na capital maranhense, este blog já flagrou, em mais de uma oportunidade, as Lojas Americanas cometendo esse ato lesivo contra seus clientes.

Um exemplo recente foi constatado na filial da rede instalada no São Luís Shopping. O produto em questão era um DVD do filme “Renimator”, clássico do terror trash – filmes de baixo orçamento, feitos com custos e com qualidade inferior – dos anos 80, que narra a história de um cientista que desenvolve uma técnica de ressurreição de seres humanos em laboratório, com desfecho trágico.

Em uma gôndola da loja, o filme é vendido ao preço de R$ 9,99. Em outra prateleira, a poucos metros, o mesmo produto é comercializado a R$ 12,95. Azar do consumidor que encontrar o item mais caro sem saber que pode economizar quase R$ 3,00. Importante lembrar que, nesse caso, confirme prevê o Código de Defesa do Consumidor, deve prevalecer o preço menor.

O blog faz um alerta aos órgãos de defesa do consumidor, principalmente ao Procon, que investe muito mais em ações midiáticas, em detrimento da sua atribuição primordial de fiscalizar as relações de consumo e punir violações como a praticada por uma das maiores redes de varejo do país.

sem comentário »

Deputado Wellington cobra fornecimento de vacinas contra poliomielite

0comentário

Wellington alertou que no Maranhão há expressiva quantidade de municípios que não alcançaram a cobertura vacinal

De acordo com o Ministério da Saúde, o Maranhão tem a segunda pior cobertura vacinal contra a poliomielite do país, já que dos 312 município que não atingiram nem 50% de cobertura, 31 são cidades maranhenses. Foi esse cenário de alto risco que o deputado estadual Wellington do Curso citou ao cobrar do governo do estado, por meio da Secretaria de Saúde, forneça as vacinas que combatam a doença.

“O índice alerta para um alto risco e, infelizmente, aqui no Maranhão há uma significativa quantidade de municípios que não alcançaram essa cobertura. Além disso, vários municípios apresentam uma taxa abaixo de 50%, o que eleva muito o risco de ocorrência da doença se esse vírus chegar a circular. Por essa razão, em caráter de urgência, solicitamos ao Governador que forneça a vacina contra a poliomielite, que é o que torna a criança protegida contra o vírus que se aloja no intestino e provoca a paralisia dos membros inferiores”, disse o deputado Wellington.

Como encaminhamento do pronunciamento, o deputado Wellington protocolou ofício no Ministério Público Federal para que o órgão notifique as prefeituras que não cumpriram a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Caso as Prefeituras insistam em descumprir a determinação, poder-se-á ajuizar Ação de Improbidade Administrativa.

sem comentário »