PM encontra machado viking dentro de ônibus em operação contra assaltos

0comentário
Machado artesanal com características vikings encontrado dentro de ônibus foi levado por policiais para o Plantão Central da Cidade Operária

A Polícia Militar localizou e apreendeu um machado viking, de fabricação artesanal, durante operação para coibir assaltos a ônibus na área da Cidade Operária, na noite dessa sexta-feira (20). A arma chamou atenção dos policiais e de curiosos por causa do estilo e do poder de provocar lesões, por ter duas lâminas opostas altamente afiadas.

De acordo com o relato das forças de segurança pública, por volta das 22h38, a equipe GTM CHARLIE realizava rondas ostensivas na área do 6° Batalhão de Polícia Militar, a fim de coibir assaltos a ônibus na região. Em abordagem a um ônibus da linha Santa Clara/Centro, nas imediações do bairro São Cristóvão, os policiais solicitaram que os passageiros descessem para averiguação.

Embaixo dos bancos

Feita a revista pessoal nos passageiros, nada foi encontrado. Ao darem continuidade à busca no interior do veículo, os militares localizaram, embaixo dos assentos da parte traseira do coletivo, um machado artesanal com características vikings. O achado inusitado causou perplexidade em muitos dos que testemunharam o fato.

Os policiais tentaram, mas não conseguiram localizar o proprietário da arma. Ao perguntarem aos passageiros a quem pertencia o machado. A guarnição, então, levou o machado para o Plantão Central da Cidade Operária para a adoção das medidas cabíveis.

sem comentário »

Ministro Victor Godoy inaugura prédio do BICT e anuncia novos investimentos para a UFMA

0comentário
A solenidade de inauguração foi comandada pelo ministro de Estado da Educação, Victor Godoy Veiga, e pelo reitor Natalino Salgado.

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) inaugurou, nessa sexta-feira, 20, o novo prédio do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), situado na Cidade Universitária Dom Delgado, no Câmpus de São Luís. A solenidade de inauguração foi comandada pelo ministro de Estado da Educação, Victor Godoy Veiga, e pelo reitor Natalino Salgado, com as presenças de gestores do MEC e da administração superior da Universidade, autoridades, estudantes e convidados.

Além do ministro da Educação e do reitor da UFMA, a composição do dispositivo de honra foi formada pelo presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Ponte; pelo diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da UFMA, Auro Tanaka; pelo coordenador do prédio das Engenharias da UFMA, Marcos Aurélio Santos; pelo coordenador do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Igo Tôrres Lima, e pelo presidente do Diretório Central dos Estudantes da UFMA, Marcony Edson Silva de Matos.    

Victor Godoy abriu o seu pronunciamento afirmando que a UFMA tem um reitor, que, além de médico, é um excelente administrador. Ele lembrou que a UFMA foi a primeira universidade federal a aderir à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Segundo o ministro, uma decisão visionária do reitor Natalino Salgado. Em seguida, destacou resultados de trabalho e falou sobre a importância do prédio do BICT para as engenharias no Maranhão.

“Hoje é um dia de festa. É um dia de comemoração. Nós estamos aqui, na entrega desse prédio, e, para mim que conheço bastante o trabalho do reitor Natalino Salgado e de toda a sua equipe, esse prédio tem o tamanho e a qualidade que a UFMA merece. É muito gratificante estar aqui, representando o Ministério da Educação para apoiar a UFMA na implementação dos cursos, contem com o MEC”, afirmou o ministro Victor Godoy.

O reitor da UFMA, Natalino Salgado,. cumprimenta o ministro de Estado da Educação, Victor Godoy Veiga, no ato da inauguração

“Antecipo aqui, inclusive, o apoio que a gente aprovou, no Ministério da Educação, de R$ 3,5 milhões, para a UFMA concluir os prédios da Enfermagem, no câmpus de São Luís, e do curso de Medicina, no câmpus de Imperatriz, ambos previstos para serem inaugurados em novembro deste ano”. Victor Godoy anunciou ainda que o MEC vai apoiar na extensão do programa dos chips, beneficiando os alunos mais vulneráveis.

“Dei o meu compromisso ao reitor para ajudar em tudo o que for possível para implantar os cursos de Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Transporte Multimodal, com foco no portuário, e, posteriormente, o curso de Engenharia Robótica. Nós valorizamos o ensino superior e desejamos que esse novo equipamento traga muito desenvolvimento para a região, melhores condições aos alunos, docentes, técnicos administrativos, para que, no futuro, a gente veja muitos engenheiros formados, ajudando no desenvolvimento do nosso país”, finalizou Victor Godoy.

O reitor Natalino Salgado iniciou o seu discurso enaltecendo o trabalho de todos que somaram esforços para a construção do prédio. “Nós estamos hoje inaugurando uma edificação desse tamanho e com essa complexidade de infraestrutura e potencial para permitir todo o desenvolvimento de pesquisa, de ensino e qualidade, sobretudo numa área estratégica, que é a engenharia. Um trabalho que se deve a muitos trabalhadores. Trabalhadores que precisam receber a nossa gratidão e a nossa homenagem”, disse o reitor Natalino Salgado.

“A Educação é que move o desenvolvimento de qualquer país. Qualquer país que deseja crescer investindo em inovação e educação, por seus princípios democráticos, terá sempre a educação como motor para igualdade social. Renovo sempre aqui o apoio que temos recebido do MEC”, complementou o reitor. Segundo ele, o Ministério da Educação também deu um grande apoio para a conclusão do Câmpus de Balsas, que vai ser inaugurado nos próximos meses.

Em seu pronunciamento, o reitor Natalino Salgado destacou que a Educação é que move o desenvolvimento de qualquer país

O reitor anunciou ainda que a UFMA está com um grupo de alto nível construindo projetos estratégicos para ampliar as engenharias na instituição. Uma delas é na área de transporte multimodal, com foco na área portuária. São áreas estratégicas para o nosso estado e país”, concluiu o reitor.

Visita ao HU-UFMA-Ebserh-MEC

Pela manhã, o ministro da Educação, acompanhado de assessores, entre eles, Antônio César Alves Rocha, presidente em exercício da Rede Ebserh — estatal que administra o hospital—, fez uma visita técnica ao Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA-Ebserh-MEC). Na ocasião, Victor Godoy Veiga destacou a atuação da unidade hospitalar no cenário brasileiro.

Saiba mais sobre BICT

Instalado em uma área de 7.817.34 metros quadrados, o novo prédio do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) vai sediar os cursos das engenharias aeroespacial, ambiental e sanitária, civil, da computação e mecânica. Docentes e discentes compartilharão conhecimentos e aprendizado em amplas e modernas instalações, em um ambiente confortável e motivador para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação.  

Crescendo em ritmo acelerado, impulsionada pela conquista de índices e resultados de excelência, a UFMA vem se destacando como uma das melhores instituições de ensino superior do Norte-Nordeste. Sempre focada em sua missão, desenvolve, há décadas, um trabalho de alta relevância no processo de transformação de realidades, em diversas áreas das engenharias. Antenada às novas demandas de crescimento econômico e tecnológico do estado, a instituição implantou, em 2013, o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT).

A cerimônia também contou com as presenças de gestores do MEC e da administração superior da Universidade, autoridades, estudantes e convidados

A partir de então, o curso de graduação se configura numa formação tecnológica mais ampla e abrangente. O primeiro ciclo tem um caráter interdisciplinar. O segundo é formado pelas engenharias aeroespacial, ambiental e sanitária, civil, da computação e mecânica. Para atender ao curso, uma nova estrutura foi construída pela UFMA, com recursos do Governo Federal.

Novo prédio: inovação na educação

Ocupando uma área de 7.817,34 metros quadrados, o novo prédio do BICT foi orçado em quase 14 milhões de reais e vai contribuir para o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e extensão. Com três pavimentos, o prédio proporcionará maior integração entre os cursos de engenharia. Todo o prédio é equipado com elevador para garantir acessibilidade.

O pavimento térreo é formado por dois miniauditórios, laboratórios de informática e de atividades acadêmicas, coordenações de cursos, secretarias acadêmicas, cantina e área de convivência. O primeiro pavimento tem salas de aulas conjugadas e laboratórios específicos das engenharias, e, no segundo pavimento, estão localizadas salas para professores, espaços para atendimentos aos estudantes, salas de reunião e área de vivência.

sem comentário »

“Se o Governador andasse de ônibus, saberia que os assaltos aumentaram nos coletivos em São Luís”, diz deputado Wellington ao destacar mais de 500 roubos

0comentário

Em apenas quatro meses do ano de 2022, São Luís já registrou mais de 506 assaltos a coletivos. Foram esses dados que o deputado Wellington utilizou para cobrar uma articulação de ações do Governador Flávio Dino, por meio da Secretaria de Segurança Publica, no combate à criminalidade no transporte público da capital e aumento do efetivo por meio da nomeação de novos policiais.

A situação se agravou nos últimos dias, em contrapartida, o Governo do Estado insiste em dizer que a criminalidade não aumentou no Maranhão.

“Se o Governador andasse de ônibus, ao invés de utilizar os helicópteros, com certeza saberia que a violência ainda domina, saberia que os assaltos no transporte público ainda continuam com números elevados. Saberia a realidade da população. Por isso, encaminho ofício ao Governador solicitando que articule ações que previnam assaltos aos ônibus.
Sabem por que não fazem nada? Porque as “autoridades” não usam transporte público. Logo, esse risco não os incomoda.Na Assembleia Legislativa, cobro que o Governo do Estado saia dessa “bolha” de segurança e faça a nomeação de mais policiais civis e militares (aprovados no concurso, pois ainda tem 1.400 aguardando nomeação, mais subjudices e remanescentes). É inadmissível que continuem brincando com a vida das pessoas dessa forma. Não dá pra fingir que não existe violência. É só ouvir a população e ver que sim, infelizmente, os assaltos ainda são dominantes em nosso transporte público. E a população anda sobressaltada e temerosa”, disse Wellington.

LOCAIS DE MAIOR FREQUÊNCIA DE ASSALTOS A ÔNIBUS:

As localidades com os maiores números de assalto são o Terminais da Praia Grande, Cohama e São Cristóvão; bairros do Angelim (Av. Jerônimo de Albuquerque); Avenida Guajajaras; Avenida dos Franceses (proximidades da Rodoviária), São Francisco (pontos diversos da Avenida Castelo Branco) e zona rural.

sem comentário »

Salomão Jr. canta o melhor da MPB no Restaurante Beiruth, neste sábado, às 20h

0comentário

Uma boa pedida para a noite deste sábado (21) é saborear as delícias da culinária árabe servidas pelo Restaurante Beiruth, na Galeria Flores, na Avenida dos Holandeses, no Calhau. E para tornar a experiência gastronômica ainda mais agradável, tem o melhor da MPB, ao som de voz e violão, com o cantor Salomão Jr.

Artista consagrado por seu canto inspirado e inconfundível e por seu repertório composto por clássicos da música eternizados por gerações, Salomão Jr. é sempre uma atração à parte para o público de bom gosto.

Restaurante Beiruth, agradando o paladar e os ouvidos Imperdível!

sem comentário »

Momento histórico para o curso de Medicina da Universidade Ceuma

0comentário

Instituição de ensino superior concedeu Título de Doutor Honoris Causa um memorian ao cardiologista maranhense José Eduardo Moraes Rego Sousa, firmou convênio para estágio de alunos de Medicina em São Paulo, inaugurou dois novos espaços destinados ao aprendizado do que há de mais moderno em ensino médico e sediou reunião da Academia Maranhense de Medicina

Momento da outorga do Título de Doutor Honoris Causa in memorian ao Dr. José Eduardo Moraes Rego Sousa, representado no ato pela viúva, a também cardiologista Amanda Moraes Rego

Momento histórico para o curso de Medicina da Universidade Ceuma, ainda em comemoração aos 32 anos de fundação da instituição educacional. Em vasta programação realizada no Campus Renascença, foi realizada a entrega, in memorian, do Título de Doutor Honoris Causa outorgado ao médico cardiologista e professor maranhense José Eduardo Moraes Rego Sousa, pioneiro no implante de stents farmacológicos no mundo e na condução de um estudo clínico sobre essa endoprótese cardíaca. A cerimônia foi prestigiada por diversas autoridades, por dezenas de alunos, professores e coordenadores, pelo fundador do Grupo Ceuma, Mauro Fecury, e pela presidente da Mantenedora da instituição de ensino superior, Ana Lúcia Chaves Fecury.

Mauro e Ana Lúcia Chaves Fecury descerram a placa de inauguração da Sala de Simulação Realística que leva o nome da renomada médica cardiologista

O coral da Universidade Ceuma, acompanhado pela banda do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS), entoou o Hino Nacional Brasileiro, um dos momentos mais emocionantes da solenidade, marcado por efusivos aplausos. Na plateia, membros da comunidade académica e convidados ouviam, atentos, os discursos de exaltação ao homenageado, ao ensino da Medicina, à prática médica e à instituição de ensino superior por lançar no mercado profissionais de excelência, que cumprem com louvor a missão de salvar vidas, nas mais diferentes especialidades.

Inauguração do Centro de Anatomia Virtual Dr. José Eduardo Moraes Rego Sousa

A honraria acadêmica póstuma concedida pela Universidade Ceuma ao Dr. José Eduardo Moraes Rego Sousa, morto em março deste ano, foi entregue pela reitora Cristina Nitz à viúva, a também médica cardiologista intervencionista Amanda Guerra Moraes Rego Sousa. Ao agradecer a homenagem, ela fez a seguinte declaração: “é um título honroso, que contempla toda uma vida, uma vida inteira de dedicação ilimitada e de conquistas dignas de reconhecimento”. exaltou.

Mesa digital interativa do Centro de Anatomia Virtual, que simula a realidade e garante um aprendizado mais dinâmico ao aluno

A fala da Dra. Amanda Moraes Rego veio acompanhada de uma novidade que certamente colocará o curso de Medicina da Universidade Ceuma em um patamar ainda mais elevado: a assinatura de um convênio que permitirá a alunos do 12º período de Medicina da instituição fazer estágio eletivo no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, de São Paulo, que tem a Dra. Amanda Moraes Rego como presidente da Comissão de Pós-Graduação.

Programação foi prestigiada por autoridades públicas, personalidades do meio acadêmico e convidados

Novos espaços

Além da entrega do Título de Doutor Honoris Causa e do anúncio do convênio, a programação foi marcada pelas inaugurações do Centro de Anatomia Virtual Dr. José Eduardo Moraes Rego Sousa e da Sala de Simulação Realística Dra. Amanda Guerra Moraes Rego Sousa. As instalações são dotadas com equipamentos de tecnologia de ponta, adquiridos para possibilitar o contato dos alunos de Medicina da Universidade Ceuma com o que há de mais moderno na preparação acadêmica, a fim de torná-los profissionais muito mais capacitados a atuar nas mais diversas situações, sejam ambulatoriais, sejam em casos de urgência e emergência.

Equipamento simulador de sinais vitais, moderno instrumento utilizado nas aulas de Medicina na Universidade Ceuma

A agenda movimentada de eventos foi encerrada com uma reunião de membros da Academia Maranhense de Medicina, no Auditório Expedito Bacelar, que passou por ampla reforma, assim como outros espaços do Campus Renascença.

Veja mais fotos:

Sessão solene da Academia Maranhense de Medicina no Auditório Expedito Bacelar
A banda do 24º Batalhão de Infantaria de Selva, sempre presente nos eventos promovidos pela instituição de ensino superior
A médica cardiologista Amanda Guerra Moraes Rego agradece à Universidade Ceuma pelo reconhecimento ao legado deixado as por seu marido
O Coral da Universidade Ceuma interpreta com emoção o Hino Nacional Brasileiro
sem comentário »

Prefeitura de São José de Ribamar assina ordem de serviço para a construção de uma praça na Vila Dr.Julinho

0comentário
O prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho, assina ordem de serviço autorizando a construção da praça

A Prefeitura de São José de Ribamar assinou na manhã desta quarta-feira (18), a ordem de serviço para a construção de uma  praça na Vila Dr. Julinho. O local onde a praça será construída, atualmente funciona uma quadra, que está em estado precário. Além da praça, que terá bancos, arborização e playground, o projeto também contempla a reforma da quadra, que passará a ser poliesportiva, a construção de arquibancadas, pista de cooper e ciclovia.

As benfeitorias serão aproveitadas por jovens, crianças e adultos da comunidade, que tem, em sua maioria, moradores em situação de vulnerabilidade social.

Prefeito Dr. Julinho faz gesto de carinho a criança da comunidade que acompanhou a assinatura da ordem de serviço

Segundo o estudante Vinícius Souza, a Vila Dr. Julinho sofre inúmeras discriminações sociais, e a praça vem para trazer lazer e união entre os moradores. “As pessoas pensam que aqui só tem criminalidade, mas isso não é verdade. Aqui tem gente de bem, gente batalhadora que sai de casa todos os dias para trabalhar e ganhar o pão de cada dia. Nós merecemos! Essa praça vai nos proporcionar lazer e esporte para nossas crianças. Vamos sair dessa condição de ociosidade”, destacou o jovem.

Máquina é usada para limpar o terreno onde será construída a praça

A obra começou logo depois que a ordem de servico foi assinada. A previsão é que seja concluída em menos de 12 meses.

Equipe técnica confere detalhes do projeto de engenharia que será executado na Vila Dr. Julinho

De acordo com o prefeito da cidade, Dr. Julinho, esse é mais um investimento para melhorar a qualidade de vida da população. “Seguimos trabalhando por uma São José de Ribamar que contemple a todos. A Vila Dr. Julinho ficou esquecida por muito tempo e agora temos o compromisso de devolver dignidade a essas pessoas. Vamos construir a praça e as ruas receberão pavimentação. Já começamos pela rua Bom Jesus, com pavimentação em bloquetes”, disse o prefeito.

sem comentário »

Desembargador Joaquim Figueiredo deixa presidência do TRE-MA com a certeza do dever cumprido

0comentário
Desembargador Joaquim Figueiredo observa sua fotografia e seu nome eternizados na galeria de ex-presidentes do TRE-MA

O desembargador Joaquim Figueiredo se despediu nessa quinta-feira (19) da presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) com a certeza do dever cumprido. Foram dois anos de intenso trabalho, com adoção de medidas impactantes, muitas delas inovadoras, para fortalecer a democracia por meio do exercício do voto.

Joaquim Figueiredo, que será sucedido no cargo pela desembargadora Ângela Salazar, deixa um legado de importantes realizações à frente do TRE-MA, com destaque para as ações de modernização do processo eleitoral, por meio do investimento maciço em informatização e em qualificação de pessoal.

As medidas voltadas à segurança da votação também foram destaque no biênio em que o magistrado esteve à frente da corte. E, sem sombra de dúvidas, repercutirão nos próximos pleitos, em todo o Maranhão.

Sem sombra de dúvidas, foram dois anos marcados por avanços relevantes para a Justiça Eleitoral maranhense, que se aprimorou graças à competência e ao esforço do agora ex-presidente e das parcerias firmadas com diversos órgãos e instituições.

Cerimônia que marcou a despedida de Joaquim Figueiredo do cargo e a posse da nova presidente, Ângela Salazar, foi bastante prestigiada por autoridades

O biênio que se encerra entrará para a história do TRE-MA, pois no período foi criado um ambiente ainda mais favorável para que a sociedade possa escolher seus representantes com a certeza do pleno respeito à legislação eleitoral e à Constituição.

Determinado e comprometido com a missão que abraçou, Joaquim Figueiredo preparou o terreno para que as eleições de outubro desde ano transcorram dentro da normalidade, sem sobressaltos, com desfecho fiel ao planejamento traçado.

Cabe agora à nova presidente, Ângela Salazar, e ao novo corregedor eleitoral, desembargador José Luiz Oliveira de Almeida, darem continuidade ao trabalho virtuoso realizado pelo antecessor.

sem comentário »

ACM Anjo Movimenta nos bairros neste sábado, 21 de maio

0comentário

Anjo da Guarda recebe a 3ª edição do projeto que apoia empresários e comunidade com a oferta de diversos serviços, entre eles, abertura de empresas, consultas oftalmológicas e odontológicas e vacinações

ACM Anjo Movimenta realizado no ano passado na Praça Benedito Leite

Ações cada vez mais próximas dos empresários para entender melhor o funcionamento de suas empresas dentro das regiões em que estão instaladas e assim ajudá-los a melhorar a realidade de seus negócios, além disso uma oportunidade de apoio à comunidade local, oferecendo serviços que vão da área de saúde, até  intermédio para entrada no mercado de trabalho, tudo isso será oferecido pela Associação Comercial do Maranhão (ACM), que levará para a área do Itaqui Bacanga, neste sábado, 21 de maio, a 3ª edição do ACM Anjo Movimenta, que este ano acontece no bairro do Anjo da Guarda, na Casa Brasil, a partir das 8h30.

De acordo com o presidente da ACM, Cristiano Barroso Fernandes, o ACM Anjo Movimenta, no ano de 2020, foi pensado para ser uma iniciativa da entidade de atenção ao empresariado no primeiro ano de pandemia da covid-19 e, graças ao apoio de diversas entidades empresariais parceiras, secretarias do estado e do município e grandes empresas, a ação ganhou outras proporções para também apoiar a comunidade que sofreu com os impactos da maior crise sanitária vivenciada nos últimos anos.

“O sucesso do evento foi tão grande que decidimos pela continuidade. Em 2022, em seu terceiro ano, o ACM Anjo Movimenta vem muito mais estruturado, com novos parceiros e agora itinerante, no Anjo da Guarda, bairro de grande densidade empresari al e populacional de São Luís”, informou o presidente.

Um dos objetivos da ACM nesta e outras ações que a entidade empreende é poder estimular os negócios de forma estratégica, independente do porte da empresa. Muitos bairros na capital maranhense – o Anjo da Guarda é um grade exemplo, são hoje importantes núcleos populacionais, com vida própria e atividades econômicas pujantes, onde a comunidade não precisa mais se deslocar para ir ao Centro fazer compras, realizar consultas médicas ou pagar contas. O comerciante desta região sabe quais são as necessidades de seus clientes e pode buscar um melhor desempenho para o seu negócio a partir do momento em que muitos serviços de orientação e apoio estão mais ao seu alcance e esse é um dos objetivos do ACM Anjo Movimenta, de garantir maior interação entre a entidade empresarial e os empresários maranhenses, sempre pensando em mais comodidade e menos burocracia.

“Na Estação Empresarial, com apoio do Sebrae, da Agência Municipal de Desenvolvimento (Amdes) e Federação das Associações Empresariais do Maranhão (Faema) teremos atendimento ao microempreendedor, orientação sobre formalização de empresas e também ao produtor rural. São serviços fundamentais para os que os empreendedores fortaleçam seus negócios e continuem gerando mais empregos e renda para a população”, acrescentou o presidente.

Entre os pilares do ACM Anjo Movimenta é apoiar também a comunidade, levando serviços essenciais gratuitos para uma melhor qualidade de vida

Comunidade

Entre os pilares do ACM Anjo Movimenta é apoiar também a comunidade, levando serviços essenciais gratuitos para uma melhor qualidade de vida, auxílio com contenção de despesas fixas e também para inserção no mercado de trabalho. Com ajuda de outras entidades, empresas, secretarias do estado e município e demais instituições, a ação oferecerá diversos serviços, entre eles, consulta oftalmológica (parceria com a Óptica Braz), odontológica, aferição de pressão, oficinas de reaproveitamento de resíduos sólidos (parceria com a Fiema/Sesi), distribuição de kits odontológicos, testes de glicemia, distribuição de preservativos (parceria com a Fecomércio/ Sesc Saúde). A Secretaria de Saúde do Município (Semus), por exemplo, vai disponibilizar mais de 15 tipos de vacinas.

A Equatorial, novamente presente no ACM Anjo Movimenta, fará cadastro da Tarifa Social, negociação de débito, coleta de resíduos recicláveis e oferecerá troca de lâmpadas incandescente e fluorescentes por LEDs. Já a Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres), estará na estação Social oferecendo Atendimento Sine (cadastro e consulta de vagas de emprego), com a Feira da Economia Solidária (artesanato e agricultura familiar), também nesta estação estudantes poderão fazer a emissão de carteira estudantil (com a Umes) e a Data Control fará sorteio de bolsas de cursos.

Outra novidade na edição de 2022, será o Walking Tour (Passeio Turístico) pelo Anjo da Guarda, com saída a partir das 9h da Casa Brasil. A história do bairro, suas peculiaridades nos seus mais de 50 anos de fundação serão contadas por um guia turístico. O passeio, com adesão no valor de R$ 50, terá como pontos de visita a Praça do Anjo, Teatro Itapecuraíba e Igreja de Nossa Senhora da Penha.

“É muito bonito ver que a cada ano estamos mais fortalecidos, com a ajuda de todos os parceiros temos a certeza que a terceira edição do ACM Anjo Movimenta, mais uma vez, será um sucesso”, completou Cristiano Barroso Fernandes.”, completou Cristiano Barroso Fernandes.

sem comentário »

Dr. Gutemberg cria lei para amparar pessoas com Doenças Inflamatórias Intestinais (DII)

0comentário
O vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís participou de mais um encontro com representantes da Associação Maranhense de Doenças Inflamatória Intestinais – AMADII.

O Maio Roxo é o mês de conscientização sobre as doenças inflamatórias intestinais (DII). Para amparar os pacientes nessa luta, o vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, o médico e vereador Dr. Gutemberg Araújo (PSC) criou a Lei 6.727/2020 que institui a ‘Política Pública Municipal de Proteção dos Direitos da pessoa Portadora de ‘DII’.

Uma outra proposta do Dr. Gutemberg, já aprovada na casa parlamentar, é incluir o dia 19 de maio como o Dia Municipal das Doenças Inflamatórias Intestinais. As duas iniciativas surgiram após encontros com os representantes da Associação Maranhense de Doenças Inflamatória Intestinais – AMADII.

“O trabalho da AMADII é referência. Agradeço à Dra. Licia Maria Fernandes Rodrigues, presidente da AMADII, à Sandra Passos, vice-presidente da Associação, e a todos que me receberam de braços abertos. As doenças inflamatórias intestinais não afetam só o paciente, mas toda a família. Por isso, criei essas Leis para ressaltar a importância do diagnóstico precoce e ainda proteger os direitos das pessoas que lutam contra essas doenças”, explica Dr. Gutemberg.

A doença inflamatória intestinal (DII) ocasiona uma inflamação do sistema digestivo, podendo causar danos irreversíveis à estrutura dos intestinos. Perda de peso, dores abdominais, sangramento, febre e anemias são alguns dos sintomas. As DIIs compreendem, principalmente, a doença de Crohn e Retocolite ulcerativa, que são patologias inflamatórias crônicas do trato digestório.

No Brasil, 13% em cada 100 mil habitantes sofrem com o problema. E apesar de não haver cura, os tratamentos podem devolver a qualidade de vida aos pacientes.

Dr. Gutemberg agradeceu à Dra. Licia Maria Fernandes Rodrigues, presidente da AMADII, à Sandra Passos, vice-presidente da entidade, e a todos que o receberam de braços abertos

“Foi fundamental esse apoio do Dr. Gutemberg. Precisamos levar ao conhecimento da população que o diagnóstico precoce e o tratamento podem permitir o controle das doenças e trazer um alívio para toda a família”, afirma Dra. Lícia Maria Fernandes Rodrigues, presidente da AMADII.

Para Goreth Cardoso, esposa de um paciente portador da Doença de Crohn, as doenças intestinais influenciam no psicológico do paciente porque o intestino funciona como o nosso ‘segundo cérebro’.

“Tudo que nós temos de emocional vai para o intestino. E é importante repercutir o problema para as pessoas saberem que ele existe e tem tratamento. Fiquei emocionada com a sensibilidade do Dr. Gutemberg. O apoio dele em batalhar pelos direitos das pessoas que sofrem com essas doenças é de extrema importância para todos nós”, afirma Goreth Cardoso.

Em São Luís, a AMADII conta com dois ambulatórios para diagnóstico e tratamento das doenças: no Hospital da Universidade Federam do Maranhão (UFMA) e na Universidade Ceuma. Atualmente, são mais de 500 pacientes cadastrados na Associação, inclusive pacientes do interior do Estado. E no último domingo deste mês (29/05), a AMADII realiza a Caminhada pela Vida, às 16h, no Parque do Rangedor.

sem comentário »

Deputado Wellington pede apoio da Força Nacional e nomeação de mais policiais para combater criminalidade no Maranhão

0comentário

O deputado estadual Wellington do Curso se posicionou, nessa quinta-feira (19), sobre o aumento significativo de crimes contra o patrimônio e contra a vida cometidos no Maranhão. Somente na noite de quarta-feira (18), três assaltos foram cometidos na Região Metropolitana, tendo um deles resultado na morte de uma das vítimas.

Diante do aumento significativo no número de crimes, o deputado estadual Wellington do Curso propôs a convocação da Força Nacional com base no artigo 2º do Decreto Nº 5.289 de 29 de novembro de 2004.

“Somente na noite de ontem, dia 18, três assaltos foram cometido. Em deles, a vítima morreu. A criminalidade aumentou no Maranhão. Não há dúvidas disso. Portanto, com base no Decreto Nº 5.289/2004 apresentei indicação para convocar a Força Nacional. Infelizmente, a maior vítima dessa omissão do Governo do Estado é a população”, disse o deputado Wellington.

Ainda na pauta da segurança, o deputado estadual Wellington do Curso reforçou a necessidade de nomeação imediata de mais policiais civis e militares.

“Não dá pra falar em ações de combate à criminalidade se nem efetivo para isso nós temos. Companhias dos interiores do Maranhão, por exemplo, possuem 4 a 6 policiais. Um verdadeiro absurdo. Há locais em que os militares não dispõem nem de viaturas. O Governo do Estado deve, com urgência, nomear mais policiais civis e policiais militares. Caso contrário, continuaremos sendo vítimas da bandidagem”, concluiu o parlamentar.

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/danielmatos/wp-admin/
Twitter Facebook RSS