“Enquanto servidores públicos fazem greve e são perseguidos no Detran, o diretor segue fazendo campanha eleitoral antecipada”, denuncia deputado Wellington

0comentário

Durante a sessão plenária dessa terça-feira (07), o deputado estadual Wellington do Curso fez referência à forma desrespeitosa como o Governo do Estado, por meio do diretor do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), trata os servidores públicos efetivos do órgão. Desde o dia 16 de novembro, os servidores iniciaram greve por tempo indeterminado, suspendendo o movimento grevista para uma tentativa de acordo com o Governo, algo que não ocorreu, razão pela qual retomaram a greve na última segunda-feira (06).

Para o deputado Wellington, a omissão do Governo do Estado demonstra o desrespeito da atual gestão, razão pela qual solicitou atenção para a pauta de reivindicações apresentada pelos servidores públicos.

“Os servidores públicos do Detran iniciaram greve por tempo indeterminado no dia 16 de novembro, suspendendo o movimento grevista para uma tentativa de acordo com o Governo, algo que não ocorreu, razão pela qual retomaram a greve na última segunda-feira. Flávio Dino está à frente de um governo que não dialoga nem ouve os servidores públicos. Prova disso é que enquanto servidores públicos fazem greve e são perseguidos no Detran, o diretor segue fazendo campanha eleitoral antecipada. Todos esses fatos já foram encaminhados ao Ministério Público. Apesar disso, solicito, também, ao Governo do Estado que atenda a pauta de reivindicações apresentada pelos servidores. Não é favor. É obrigação”, disse o deputado Wellington.

sem comentário »

Licitação para construção de Complexo Operacional dos Correios em São Luís acontece no próximo dia 14

0comentário

Acontece na próxima terça-feira (14), a licitação para construção de Complexo Operacional dos Correios em São Luís. As propostas para locação do imóvel onde será instalado o Complexo Operacional e Administrativo podem ser enviadas até as 9h do mesmo dia. Para o julgamento da licitação, será adotado o critério de menor preço global do lote.

A contratação será realizada no modelo Built to Suit (BTS) para construção sob medida, de forma a atender às necessidades do contratante. O prédio será edificado em um terreno de propriedade dos Correios, com área de 43 mil m², localizado no km 0 da BR-135, com concessão do direito de superfície. O edifício atenderá normas específicas referentes à ergonomia, acessibilidade, segurança, eficiência energética e sustentabilidade, incluindo instalação de placas de energia solar e sistema de tratamento de águas pluviais para reuso.

O novo complexo abrigará um Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas, um Centro de Logística Integrada, um Centro de Distribuição Domiciliária e um Centro de Transporte Operacional, além de gerências operacionais e administrativas.

Como participar – Os interessados devem se cadastrar na plataforma Licitações-e, do Banco do Brasil. Ao concluir essa etapa, pessoas físicas e jurídicas conseguem enviar propostas de forma eletrônica para participar da disputa online na data agendada. O edital com todas as informações está disponível na plataforma Licitações-e, pelo nº 899949, e também na página de Licitações dos Correios. Basta fazer a busca por modalidade ‘Licitações Correios – Aberta” e escolher “Maranhão” na coluna dependência.

sem comentário »

Hipnoterapeuta e Treinadora comportamental de vida e carreira traz curso de imersão para começar 2022 sem travas

0comentário

Precisando começar 2022 com o pé direito? Conheça os três pilares para destravar o novo ano com o curso de imersão: O Despertar

A Hipnoterapeuta e Treinadora comportamental de vida e carreira Lisandra Martins é a idealizadora do curso de imersão O Despertar

O Despertar é idealizado por Lisandra Martins, Hipnoterapeuta e Treinadora comportamental de vida e carreira. A imersão de treinamento comportamental e emocional, utiliza dinâmicas de alto impacto para compreender, reeducar a mente subconsciente e resolver problemas emocionais.

Ao longo do processo será despertado e construído a identidade de várias áreas da vida, com quebra de padrões de comportamento familiar, destravando assim, todo o potencial que a pessoa tem.

Desse modo, será despertado a auto confiança, recursos internos para ativar a mentalidade de avanço, identificando travas e medos para acessar o próximo nível e conquistar aquilo que deseja e não sabe como.

O curso adquire ferramentas e recursos para ter um ano de 2022 mais próspero e abundante nos mais variados níveis da vida, para assim, acessar o que tem de melhor.

2022 é o ano de oportunidades. É o momento de destravar, despertar o seu propósito, mostrar seus valores, sua identidade, sem depender do externo, ativar, então, a sua melhor versão, ter garantia de sucesso e atingir resultados. “Para aqueles que não querem que suas vidas sejam de privação, de dificuldade, naquela rotina de ficar pagando boleto, acostumando sempre com a falta de recurso, a escassez. Para aqueles que querem aumentar a sua qualidade de vida, sair do patamar de inferioridade, ir para o próximo nível. Para aqueles que querem ativar o seu poder pessoal, o seu empoderamento.” , citou a idealizadora da imersão, Lisandra Martins.

Uma vez equilibrados, teremos uma vida cheia de qualidade, bem-estar e, longa. Que tal se basear nas metas estabelecidas e inspirar-se para mudar de hábito no clima de esperança e oportunidades que um ano novo traz?

O segredo do curso de imersão: O Despertar traz plenitude e superação.

SERVIÇO PARA AGENDA:

O que? Imersão: O Despertar.
Quando? 11 de dezembro de 2021.
Onde? Hotel Costa do Atlântico.
Horário? 08h às 22h.

sem comentário »

Maranhão Rally consagra vencedores da 1ª Competição Rally Indoor

0comentário
Competição de motocicletas foi acirrada

Circuito fechado de rally em um terreno com muita areia para os pilotos acelerarem bastante. A fórmula  está pronta. E com a grande aceitação de pilotos, a 1°Competição Rally Indoor, organizada pelo Maranhão  Rally, mostrou que veio para ficar no calendário off-road maranhense. O evento teste realizado no último dia 28, no loteamento do Rio Una Condomínio Clube, no município de Morros, reuniu pilotos nas categorias: motos, Utv’s e quadriciclos.

A categoria motos foi dividida em nacional,  importada e feminina. Já a categoria UTv foi dividida em: Utv 1 (categoria preparação livre); Utv 2 (categoria 160 hp – potência do motor) e Utv 3 (categoria Utv 4 lugares).

Piloto disputa uma das provas da categoria UTV

Os pilotos experimentaram toda adrenalina de acelerar forte em um circuito fechado de 4 km. Cada piloto completou 4 voltas. O somatório das 3 melhores voltas consagrou os vencedores. As disputas foram acirradas em todas as categorias.  A prova completa ofereceu trechos muito rápidos em um piso misto de piçarra e areia.

O multicampeão na categoria motos, piloto Raul Lima, que já foi oito vezes campeão Estadual de Motocross e vice-campeão do Rally dos Sertões, na categoria Motos Self e na categoria Marathon, destaca a experiência em participar do Rally Indoor.

Pódio com os três primeiros colocados na categoria quadriciclos

“Gostei muito do evento. Uma experiência diferente das competições que costumo participar, representando o Maranhão, como o Rally dos Sertões. O legal do Indoor é que temos um circuito fechado, diferente do Rally Cross Country, no qual temos trilhas mais abertas, e no deparamos com fatores externos. No Indoor, você já entra focado para acelerar forte. O evento do Maranhão Rally só vem agregar ao nosso esporte”, afirma Raul Lima.

Representando as mulheres, as pilotas de moto Priscila Lima e Mirtes Silva deram um show na pista, pilotando com muita velocidade e técnica.

Pódio da categoria motocicletas, feminino

“Foi uma prova muito bem elaborada repleta de adrenalina, em um terreno desafiador com piso de piçarra e curvas fechadas. Gostei muito. Parabenizo a organização da prova, o Artur Carvalho e João Afro, pela dedicação ao evento e por terem criado a categoria feminina para incentivar mais mulheres no esporte. Vamos para a próxima competição”, afirma Mirtes Silva, vencedora dessa etapa.

Além da grande aceitação dos pilotos, destaque também para o público. Vários amigos, familiares e curiosos apareceram para prestigiar o evento, mas quem curtiu mesmo foram os moradores do município de Morros e adjacências, pois tiveram um fim de semana diferente e puderam conferir bem de pertinho e com segurança, toda a emoção das máquinas acelerando forte no circuito.

Pódio da categoria motos importadas

O sucesso do evento foi tão grande, que o Maranhão Rally já anunciou 4 etapas da Competição Rally Indoor para o ano que vem, 2022.

“Foi bem gratificante a experiência da prova indoor. O nervosismo e a adrenalina foram vistos só no olhar dos competidores. E, graças a Deus, tudo ocorreu conforme o planejado. Todo feedback positivo pelos competidores fez todo árduo trabalho valer a pena. A maioria dos pilotos participaram pela primeira vez de uma competição de velocidade e a alegria após cada volta era contagiante. Agora é virar a página e focar no Rally de Regularidade que terá sua última etapa no dia 18 de dezembro, em Barreirinhas”, disse o diretor de provas do Maranhão Rally, Artur Carvalho.

Pódio da categoria motos nacional com os melhores colocados

Para fechar o calendário off-road maranhense, em dezembro, o Maranhão  Rally promove  a  4° Etapa do Campeonato  Maranhense  de Rally  de Regularidade (CMR 2021), no município  de Barreirinhas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site  www.maranhaorally.com.br

*1° COMPETIÇÃO  RALLY INDOOR/ CLASSIFICAÇÃO GERAL

  • Categoria Motos Feminina
    1º – Mirtes Silva Ferreira
    2º – Priscila Barbosa
  • Categoria Motos Nacional
    1º – Kaliel Allin França
    2º – Laercio Joca
    3º – Rafael Lopes Pessoa
    4º – Ícaro Guilherme
  • Categoria Moto Importada
    1º – Raul César Lima
    2º – João Kevin Soares
    3º – Deleon Garcia
  • Categoria Quadriciclos
    1º – José Geraldo Amorim
    2º – Renato Costa
    3º – Bento Alves Jatoba
  • Categoria UTV 1
    1º – José Geraldo Amorim
    2º – Peterson Kardec Costa
    3º – Sergio Facundo
  • Categoria UTV 2
    1º – Peterson Kardec Costa
    2º – Manoel Victor
    3º – Rodrigo Proença
  • Categoria UTV 3
    1º – Antônio Ataíde Matos
    2º – Luiz Tarquinio
sem comentário »

Deputado Wellington denuncia atendimento desumano em clínicas de Flávio Dino ao expor caso de idoso de 82 anos carregado por netos por falta de cadeiras de rodas

0comentário

O deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (17), para fazer uma grave denúncia sobre a forma negligente como o governador Flávio Dino trata o sistema público de saúde no Maranhão. O fato ocorreu na Policlínica do Vinhais, quando um idoso de 82 anos precisou ser carregado pelos netos, já que a Policlínica não disponibilizava sequer uma cadeira de rodas.

Na ocasião, o deputado Wellington apresentou requerimento encaminhado ao Governo do Estado e solicitou esclarecimentos e adoção de providências em caráter de urgência.

“Recebemos esse vídeo dos familiares de Raimundo Nonato dos Santos Sousa, de 82 anos, que foi humilhado hoje em uma Policlínica do governador Flávio Dino no Vinhais. O idoso necessitava de uma cadeira de rodas para se locomover dentro da própria policlínicas, mas funcionários informaram que lá não havia esse equipamento. Os netos, então, foram até a UPA do Vinhais e informaram o ocorrido, mas também negaram a cadeira de rodas. Isso é desumano, é crueldade. Um idoso teve que ser carregado nas costas porque em clínicas de Flávio Dino, né não existem nem cadeira de rodas. Já encaminhei os fatos ao Ministério Público para que isso seja apurado. Também apresentei requerimento ao Governo do Estado para que preste os devidos esclarecimentos”, anunciou o parlamentar.

Assista:

sem comentário »

Rio Anil Shopping informa horário de funcionamento nesta quarta-feira (8), feriado de Nossa Senhora da Conceição

0comentário
O Rio Anil Shopping funcionará parcialmente no feriado alusivo ao Dia de Nossa Senhora da Conceição

Nesta quarta-feira, 8 de dezembro, feriado de Nossa Senhora da Conceição, o Rio Anil Shopping abre suas portas para funcionamento nos seguintes horários: as lojas e quiosques, praça de alimentação e de lazer funcionam das 10h às 22h. O Mateus Supermercado abre das 9h às 22h. Cinema, das 14h às 22h, a Smart Fit, das 8h às 14h, e o PlayPark, das 13h às 22 h. 

Lotérica, agência do Bradesco, cartório e o Laboratório Gaspar não abrirão.

sem comentário »

Acusado de matar e atear fogo no corpo do pai é condenado a 27 anos de reclusão

0comentário
Juiz negou aos acusados o direito de recorrer em liberdade

Lucas Sousa Almeida foi condenado a 27 anos e 6 meses de reclusão, pela morte do pai João Bonifácio de Almeida. O 4º Tribunal do Júri de São Luís também condenou Raimundo Wagner Mineiro a 24 anos e 9 meses de reclusão, pelo crime ocorrido na noite do dia 26 de março de 2018, na casa da vítima, localizada em um sítio, na Vila Tiradentes, área da Vila Maranhão. Após matarem o idoso a golpes de faca, os réus enrolaram o corpo em uma rede e atearam fogo para simular um incêndio.

O julgamento, que ocorreu nessa segunda-feira (6), no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), começou por volta das 8h30 e só terminou às 23h. O juiz José Ribamar Goulart Heluy Júnior, titular da 4ª Vara do Júri, negou aos acusados o direito de recorrer, em liberdade, da decisão dos jurados. Após a sessão, os réus foram levados de volta à Penitenciária de Pedrinhas, onde já estavam presos. Na época do crime Lucas Almeida era estudante de Direito de uma faculdade particular na capital, onde foi preso semanas depois do assassinato.

Na acusação atuou o promotor de Justiça, Samaroni Maia, assistido pelos advogados Antônio Costa Sobrinho e Rachel Lucy Sipaúba. A defesa de Lucas Almeida ficou com os advogados Olívia Castro Santos, Luís Gustavo Amaral Cutrim e Rodrigo José Aires Almeida. Já a defesa do réu Raimundo Wagner Mineiro foi feita pelo defensor dativo Ítalo Leite. A primeira testemunha a depor foi um meio-irmão paterno do acusado Lucas Almeida, que mora em outro estado e veio a São Luís para o julgamento.

Lucas Sousa Almeida foi condenado pela prática e participação e Raimundo Wagner Mineiro, pela prática do crime de homicídio triplamente qualificado por motivo fútil, meio cruel e mediante recurso que impossibilitou a defesa da vítima. Eles vão cumprir a pena, inicialmente, em regime fechado no Complexo Penitenciário de São Luís. Ou juiz deixou de considerar o período em que os condenados estão presos provisoriamente pelo crime.

Crime premeditado

Na sentença, o magistrado destaca que o crime foi premeditado, tanto que os réus foram com Ivonete de Sousa Silva, mãe de Lucas Almeida, à residência da vítima já com intuito de cometerem o crime. “Acrescento, ainda, o fato do condenado Lucas ter ido para uma formatura, no dia seguinte à empreitada criminosa, e não ter atendido o pedido de socorro da vítima, seu próprio pai, demonstrando total descaso com a vida do ser humano que lhe deu vida”, ressalta o juiz.

Conforme a sentença, perante as autoridades policiais, o réu Lucas Almeida confessou a participação na morte do pai, mas nos seus dois interrogatórios judiciais – audiência de instrução e durante a sessão do júri – negou todas as acusações feitas contra ele, admitindo apenas ter ido ao local do crime para levar a sua mãe para conversar com a vítima. Também negou ter conhecimento da empreitada criminosa, nem praticou qualquer ato atribuído a ele na pronúncia.

Consta nos autos que a vítima era caminhoneiro autônomo; que conheceu Ivonete de Sousa Silva em um posto de gasolina em São Luís e conviveram por cerca de cinco anos e dessa união nasceu Lucas Sousa Almeida. A vítima estava em litígio com a ex-companheira pelos bens que consistiam em uma casa, um caminhão e um automóvel.

sem comentário »

Assembleia Legislativa é avaliada como um dos Poderes mais transparentes do Maranhão

0comentário
Palácio Manuel Beckman, sede da Assembleia Legislativa do Maranhão

A Assembleia Legislativa do Maranhão foi avaliada com ‘Índice de Transparência A’ – o mais elevado – pelo Núcleo de Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA), no que diz respeito à divulgação, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira em meios eletrônicos de fácil acesso público. 

O estudo, realizado em setembro deste ano, destaca o Legislativo maranhense como um dos Poderes mais transparentes na avaliação da Corte de Contas do Estado. 

Para estabelecer o índice, o demonstrativo leva em conta o cumprimento de 13 itens observados no Portal da Transparência com informações exigidas por lei. São eles: receita, despesa, transferências voluntárias recebidas/realizadas, recursos humanos, diárias, licitações e contratos, relatórios fiscais, serviço de Informações ao cidadão, acessibilidade, informações prioritárias, informações institucionais, Poder Legislativo Estadual ou Municipal.

Critérios

O estudo tem como objetivo verificar o cumprimento da legislação vigente e dos princípios constitucionais relativos à transparência e à publicidade dos atos. Conforme a avaliação, a Assembleia Legislativa do Maranhão cumpriu as exigências estabelecidas na maioria dos critérios.  

Para o presidente do Parlamento Estadual, deputado Othelino Neto (PCdoB), a avaliação positiva feita pelo Núcleo de Fiscalização do TCE mostra que tem dado certo todo o trabalho desenvolvido pela Casa do Povo para atingir a excelência no quesito transparência. 

“O índice A atribuído à Assembleia só corrobora com aquilo que sempre primamos, que é a total transparência de nossas práticas e atos administrativos. No nosso Portal da Transparência, todas as informações estão dispostas de forma bem clara, como assim exigem as normas. Eu fico imensamente feliz por termos recebido essa avaliação tão positiva, o que significa que estamos no caminho certo”, disse Othelino Neto.  

O diretor-geral da Alema, Valney Pereira, explicou que o quesito relativo à transparência consiste no fornecimento de informações referentes, principalmente, às receitas e despesas que são executadas pela Casa. “E no Portal da Transparência, esses dados estão demonstrados de forma minuciosa para que os órgãos de controle e os próprios cidadãos possam fazer o acompanhamento dos gastos públicos”, enfatizou.

sem comentário »

Prefeitura de Caxias começa a aplicar 3ª dose de vacina contra Covid-19

0comentário

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou a redução do intervalo entre a aplicação da 2ª e da 3ª dose da vacina contra a Covid-19.

A partir desta terça-feira (7), todas as pessoas com idade a partir de 18 anos que tomaram a 2ª dose da vacina há quatro meses ou mais já podem comparecer a um dos pontos de vacinação do município e tomar a dose de reforço.

A imunização ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Ginásio João Castelo, na Clínica Unifacema e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da zona urbana e da zona rural de Caxias.

sem comentário »

Ação para adoção de cães e gatos será realizada em Ribamar

0comentário

Com o objetivo de promover adoção responsável de cães e gatos resgatados das ruas ou retirados de situação de maus-tratos, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com a Associação Maranhense de Defesa dos Animais (Amada), realizará sábado (11), a Feirinha de Adoção de Cães e Gatos de São José de Ribamar.

A ação, que começa às 9h, no Parque da Cidade, oferecerá vacinação animal e orientações sobre adoção responsável. O adotante passará, ainda, por uma breve entrevista no local, para que seu perfil e rotina familiar sejam avaliados.

Para adotar um pet, é necessário ter mais de 18 anos e ter em mãos RG, CPF e comprovante de residência.

Durante o evento, a Semus vai promover palestra de adoção consciente e a importância da castração para redução da superpopulação de animais de rua.

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/danielmatos/wp-admin/
Twitter Facebook RSS