Grupo Ceuma divulga passo a passo do Bolsa Mérito 2019

0comentário

O ano letivo começa com ótimas novidades para os candidatos bem avaliados no ENEM. Até 29 de janeiro, a Universidade Ceuma oferece bolsas de estudo para os alunos que alcançaram nota acima de 550 pontos no ENEM sem ter zerado a Redação. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo site da instituição.

O Bolsa Mérito vale para o ENEM de 2016, 2017 ou 2018 e as bolsas abrangem descontos de 20%, 25%, 30% e 50% para cursos da graduação presencial (exceto Medicina), desde que o candidato tenha se matriculado no prazo estipulado pelo edital do Programa. Outros critérios para a concessão de bolsas são: o Bolsa Mérito é cumulativo aos financiamentos FIES e PROUNI e a oferta de vagas vai depender da formação de turmas nos campi e turnos específicos. O edital informa ainda a pontuação mínima para os candidatos concorrerem às bolsas:

– Bolsas de 20% – a partir de 550 pontos no ENEM

– Bolsas de 25%, – a partir de 600 pontos no ENEM

– Bolsas de 30%, – a partir de 650 pontos no ENEM

– Bolsas de 50% – a partir de 700 pontos no ENEM

Para ser um dos candidatos ao Programa Bolsa Mérito, siga o passo a passo:

1 – Acesse o link https://www.extranet.ceuma.br/novoportal/vestibular/inscrição/2019/3/curso, escolha o curso (exceto Medicina), o campus e o turno da sua preferência, informe seus dados e finalize a inscrição.

2 – Fique ligado. Na sexta, 1º de fevereiro, o site www.ceuma.br divulga a lista dos classificados e seu nome pode ser um deles. A data do resultado pode ser adiada.

3 – Se você foi classificado, parabéns. Faça sua matrícula até 8 de fevereiro e seja bem-vindo à Universidade Ceuma, a melhor particular do Maranhão.

Confira o Edital 02 /2019 do Bolsa Mérito

sem comentário »

SAAE Caxias interromperá abastecimento em bairros para manutenção preventiva

0comentário

O SAAE de Caxias vai executar a limpeza e a manutenção preventiva da estação de tratamento do bairro Volta Redonda, além de outros trabalhos, nesta quinta-feira, dia 24 de janeiro. Fique atento à programação:

sem comentário »

Osmar Filho participa de assinatura de OS para urbanização da Ilhinha

0comentário
Osmar Filho assinou a ordem de serviço para a execução das obras do PAC Ponta do São Francisco

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho (PDT), participou, nesta terça-feira (21), da solenidade de assinatura da ordem de serviço para início das obras integrantes do projeto denominado PAC Ponta do São Francisco.

“É um grande investimento de urbanização, que trará não só o embelezamento da área, mas proporcionará, sobretudo, qualidade de vida aos moradores, além de que vai contribuir para o impulsionamento da economia local”, destacou Osmar Filho.

O chefe do legislativo municipal, que viveu parte de sua infância no bairro, assinou o documento como testemunha, afirmou estar feliz com as melhorias e agradeceu ao governador Flávio Dino (PCdoB) por olhar com carinho para a região que tanto precisa de atenção.

O projeto do governo do estado compreende um conjunto de obras de urbanizações com infraestruturas básicas de rede de esgoto sanitário doméstico, drenagem pluvial, rede de abastecimento de água, redes gerais de iluminação e força, estruturais, recuperação e continuidade do talude existente, aterro de áreas sujeitas a alagamentos causados pelo fluxo das marés e construção de equipamentos públicos de apoio à pesca e lazer, em conformidade com seus respectivos projetos urbanísticos e complementares.

Também inclui a criação de estacionamentos, rampas de acesso pesqueiro ao Rio Anil e Bacia de São Marcos, galpão de apoio as comunidades pesqueiras e que estão localizadas ao longo da Avenida Ferreira Goulart.

Junto às demais autoridades, Osmar Filho oficializou o início das obras públicas

Na presença do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e de diversas autoridades estaduais e municipais, Flavio Dino lembrou que é uma área de ocupação bastante antiga, que já passou por sucessivas intervenções por parte do Governo Estadual e da Prefeitura e, que a obra é uma complementação desses esforços anteriores.

“Nós sabemos que ainda há muito o que fazer para melhorar a região e este já é um grande avanço, na medida que o investimento de mais de R$ 7 milhões, resultado de uma parceria com o Governo Federal e a Prefeitura de São Luís, vai garantir a urbanização uma parte considerável do bairro.”, afirmou.

O governador lembrou, ainda, que há também na área, já em fase de conclusão, o Residencial José Chagas, empreendimento com 256 apartamentos executado no âmbito do programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), com contrapartida do Governo do Estado, com o objetivo de erradicar famílias que vivem em vulnerabilidade social na localidade.

sem comentário »

Criminosos explodem caixas eletrônicos da AABB, no Calhau

0comentário
Terminal de autoatendimento bancário foi destruído pela explosão

Bandidos até agora não identificados explodiram, na madrugada desta quarta-feira (23), caixas eletrônicos que ficam na parte externa da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), na Avenida dos Holandeses (Calhau). O crime aconteceu nesta madrugada e foi o segundo registro dessa natureza, neste início de ano, em São Luís.

Na madrugada do último dia 17, houve o primeiro registro de explosão de terminal de autoatendimento bancário de 2018, na agência do BB do bairro Alemanha, na Avenida dos Franceses.

Audácia

A ação criminosa na AABB foi considerada audaciosa, pois aconteceu em um trecho distante menos de um quilômetro do Comando Geral da Polícia Militar. A área tem inúmeras câmeras de videomonitoramento, mas nem isso intimidou os criminosos.

A polícia investiga a explosão desta madrugada e a registrada na agência do BB da Alemanha, semana passada. Até o momento nenhum dos autores foi identificado.

sem comentário »

Sintsep discutirá situação de aposentados em encontro

0comentário

O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Estadual no Maranhão (Sintsep) promoverá, nessa sexta-feira (25), a partir das 8h30, no auditório da Casa do Trabalhador, o 1° Encontro de Aposentados.

No evento, será feita uma análise da situação dos aposentados na perspectiva da garantia dos direitos.

O Sintsep, na pessoa do presidente Cleinaldo Bil Lopes, observa que a iniciativa de mobilizar os aposentados para o debate é uma forma de fortalecer a organização desse segmento.

sem comentário »

Nota de esclarecimento aos professores e à população luminense

0comentário

Em resposta a reivindicações de professores que ensinam na rede municipal de Paço do Lumiar, a Prefeitura esclarece que:

  1. A lei do reajuste do piso dos professores será encaminhada à Câmara Municipal, APÓS O RECESSO LEGISLATIVO. O prefeito Domingos Dutra sempre pagou o piso e é de conhecimento público que o reajuste só pode ser concedido por meio de lei;
  2. Os professores que fizeram concurso de 40 horas terão de cumprir sua jornada de trabalho de acordo com a lei: 32 horas-aulas;
  3. A legalização das 30 horas ainda não está consolidada, encontra-se ainda em discussão;
  4. A hora-aula continua 50 minutos, porém o professor precisa complementar em sala de aula os 10 minutos de cada hora, conforme resolução do CAOP – Educação, da Procuradoria Geral de Justiça.
    Explicando: As horas de contato com os alunos são HORAS DE RELÓGIO. Como o município tem seus horários de 50 minutos, os 10 restantes precisam ser complementado.
    Hoje eles só dão 13 horas-aula, quando deveriam dar 16 horas, no caso dos professores de 20h. SITUAÇÃO MAIS ONEROSA PARA O ERÁRIO PÚBLICO É A DOS PROFESSORES CONCURSADOS PRA 40H QUE DEVERIAM LECIONAR 32 HORAS-AULA E SÓ ESTÃO 20 HORAS EM CONTATO COM O ALUNO. CONVÉM DESTACAR QUE PAÇO PAGA 15,6% ACIMA DO PISO NACIONAL PARA PROFESSORES DE 40 HORAS;
  5. Foi montada uma comissão para apresentar o estudo e o impacto financeiro ao Município das progressões (gratificações por títulos de especialização, mestrado e doutorado);
  6. Por fim, o prefeito Domingos Dutra ressalta que reivindicações são justas e um direito dos trabalhadores, mas repudia qualquer manifestação movida por oportunismo político.

Prefeitura de Paço do Lumiar, 22 de janeiro de 2019

sem comentário »

Aplicativo maranhense funciona como assistente pessoal

1comentário
Maranhense Wiberlley, de 26 anos, natural de Penalva, é o idealizador do aplicativo

“Chama Will”, tem um ano de criação e pode ajudar a resolver os problemas do dia a dia e se conecta com professionais interessados e disponíveis para atender

Quem nunca foi ao Google para pesquisar um profissional? Seja um encanador, pinto, eletricista, ou qualquer outra área para resolver aquele problema em casa ou no trabalho. Mas só tem um detalhe: é necessário ficar ligando para vários profissionais e assim encontrar quem pode atender.

Agora o método ficou mais fácil e pode ser resolvido na palma da mão. Estamos falando da Startup maranhense, “Chama Will”, criado pelo maranhense de Penalva (MA), Wiberley Cunha e que hoje fatura em um ano de testes e funcionamento mais de R$ 10.000.000 em distribuição de renda aos seus profissionais e parceiros na capital maranhense.

Wiberlley Cunha tem 26 anos e tem ideias empreendedoras desde os seus 15 anos de idade. Até os 18 anos foi moto taxista em Penalva e depois começou a dirigir 700 km por dia, levando pessoas e mercadorias a São Luís. Aos 23 anos, começou a fazer um curso de instalação para ar-condicionado. “O meu sonho era abrir uma prestadora de serviço de climatização, mas as aulas que tive não ajudaram. Gastei todas as minhas economias comprando materiais necessários para abrir a empresa e o curso foi pura enrolação”, conta o empresário.

Com o passar dos anos, a ideias foram evoluído e com muito aprendizado e determinação e buscando pessoas certas para sua equipe, Wil vem mostrando ao Maranhão que não se pode desistir dos sonhos. “Sem emprego, dinheiro para o aluguel ou para pagar a prestação do carro, deixei de pensar nos meus problemas e foquei em encontrar uma solução não só para mim, mas para os diversos prestadores de serviço (pintor, pedreiro, eletricista, encanador…) espalhados pelo Brasil. A solução é para estes profissionais que não possuem oportunidade no mercado para se promover, mostrar a qualidade do seu serviço e se conectar a clientes de modo rápido e eficaz”, destaca o CEO.

Chama Will

Hoje, ChamaWill sugere profissionais por geolocalização, mostra até três disponíveis e interessados em atender clientes. Todos são cadastrados na plataforma passam por um rigoroso processo de verificação para fazer parte da comunidade da Will, acompanhamos todo o atendimento e temos suporte 24h. “Todas as ideias que aplicamos na plataforma, foram necessidades que eu senti na pele durante os anos que passei trabalhando como profissional de manutenção de ar condicionado. Hoje tudo faz sentido. Diante de tanto trabalho e dedicação, estamos na nossa terceira rodada de investimentos e estamos nos preparando para iniciar as operações em Fortaleza, no estado do Ceará”, comenta o empreendedor.

AGENDAMENTO DE ENTREVISTAS:

ENTREVISTADO: Wiberley Cunha, C.E.O DA WILL

ASSESSORIA DE IMPRENSA – TUDO COMUNICAÇÃO

JEFERSON LAUANDE – (98) 9 8320-0001

E-MAIL: JEFERSONLAUANDE@GMAIL.COM

1 comentário »

Professores de Paço do Lumiar sairão em passeata em protesto por reajuste e outros direitos

0comentário
Educadores reivindicam reajuste do Fundeb e outros direitos trabalhistas

Professores e demais profissionais da rede municipal de ensino em Paço do Lumiar farão uma passeata, na manhã desta quarta-feira (23), em protesto pelo reajuste 4,17% do Fundeb, legalização das 30 horas, pela manutenção da hora-aula de 50 minutos, pelas progressões salariais (títulos de especialização, mestrado e doutorado, que são colocados para ganhar as gratificações por titulação), um calendário de pagamento para todos os profissionais da educação e um novo estatuto do educador luminense.

O grupo se reunirá a partir das 8 horas, em frente ao Farol da Educação do Maiobão, com faixas e cartazes, além de carros de som. De lá, os manifestantes caminham em direção ao prédio da Semed, que fica na Avenida 13, próximo ao Viva Maiobão.

Um dos representantes do Movimento de Valorização dos Servidores da Educação de Paço do Lumiar (MO.VA.SE), Peterson Miranda, conta que a manifestação é resultado da falta de diálogo com a categoria e da ausência de bom senso por parte da Secretaria de Educação.

“Em 2018, o então secretário Fábio Rondon entrou em acordo com a categoria e reduziu a jornada para 30 horas. No entanto, não legalizou através de decreto. Com o novo Secretário, Paulo Roberto, essa possibilidade ficou afastada e os professores correm o risco de ter a carga horária de 40 horas, sem receber o salário por essa carga horária. Um absurdo! Por isso, a manifestação”, afirmou o professor de história.

Diego Pereira, professor de ciências e integrante do movimento, diz que a passeata dos profissionais da educação é a única alternativa que os trabalhadores encontraram para chamar a atenção da administração municipal. “Tentamos negociar com a prefeitura, mas infelizmente não houve outro meio senão a manifestação”, afirma.

sem comentário »

Vereadores se reúnem com senador eleito Weverton e obras para São Luís serão prioridade

0comentário
Weverton, Osmar Filho e demais vereadores discutiram agenda de ações para a capital

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho (PDT), recebeu, nesta segunda-feira (21), a visita de cortesia do senador eleito Weverton Rocha (PDT).

Além de Osmar, estavam no encontro os vereadores Pavão Filho (PDT), Paulo Victor (PROS), Aldir Júnior (PR), Chaguinhas (PP), Chico Carvalho (PSL), Beto Castro (PROS) e Raimundo Penha (PDT).

O senador eleito, que assume o mandato no dia 1º de fevereiro, falou  do compromisso com os vereadores de São Luís de buscar recursos para obras importantes na capital.

Segundo Weverton, no mandato de senador, ele buscará verbas para todos os municípios do estado.

“O mandato de senador representa o Estado que, na verdade, é um conjunto dos municípios porque as pessoas moram nas cidades. Teremos um mandato municipalista. E diante disto, vou trabalhar em busca de recursos e obras para todos os municípios e São Luís, como capital, merece uma atenção grande”, afirmou.

Osmar Filho afirmou que vereadores apresentarão as demandas e principais problemas de São Luís que podem ser resolvidos com ajuda do governo federal.

Além disto, o pacto federativo, segundo o parlamentar, precisa ser revisto e a bancada federal do Maranhão pode contribuir com o debate.

“Conversamos sobre várias demandas e uma delas foi o pacto federativo que precisamos dar prosseguimento, readequá-lo como forma da municipalidade não continuar sendo penalizada com a perda de recursos constitucionais. Com a ajuda dos deputados e senadores – e o senador Weverton Rocha assumiu este compromisso –  este trabalho, em prol do povo da capital, terá êxito, tenho certeza ”, explicou Osmar.

sem comentário »

Prefeito Hilton Gonçalo conhece projeto de desenvolvimento em Petrolina (PE)

0comentário
Hilton e Fernanda Gonçalo pretendem levar experiência a Santa Rita e Bacabeira

O prefeito Hilton Gonçalo esteve na última semana na cidade de Petrolina, zona do agreste pernambucano, onde foi buscar informações do Projeto Pontal, que vem desenvolvendo a agricultura na região. Acompanhado da prefeita de Bacabeira, Fernanda Gonçalo, os dois pretendem trazer as técnicas para desenvolver a agricultura dos municípios do Munim.

O Projeto Pontal foi desenvolvido pela Codevasf. A iniciativa teve como objetivo irrigar uma área de 7,6 mil hectares na cidade de Petrolina. Com a garantia de água nos terrenos foi possível desenvolver a agricultura, através da plantação das culturas de manga, uva, banana, coco e outras frutas.

Projeto propiciou a irrigação de uma área de 7,6 mil hectares no agreste pernambucano

Praticamente tudo que é produzido nas terras do Projeto Pontal é exportado para Europa e América do Norte, através do Aeroporto Internacional de Petrolina, uma das principais vias para escoamento da produção agrícola da região para países da Europa e da América do Norte – fica a 75 quilômetros do projeto.

Hilton Gonçalo quer se inspirar no projeto para realizar o seu sonho de tornar Santa Rita autossuficiente economicamente

Hilton e Fernanda Gonçalo foram recebidos pelo superintendente da Codevasf de Petrolina, Aurivalter Cordeiro. Na oportunidade, informações foram trocadas e ambos disseram que desejam manter o intercâmbio para desenvolver algo semelhante em Santa Rita e Bacabeira.

Área irrigada pelo Projeto Pontal, que favorece exportação de produtos para a Europa e América do Norte

“Nós temos uma ambição de tornar Santa Rita uma cidade autossuficiente economicamente. Temos inúmeros projetos que fomentam geração de emprego e renda. Aqui em Petrolina, viemos pegar informações para fortalecer nossa agricultura. Queremos produzir frutas e exportar para o mundo todo, assim como fazem no agreste pernambucano”, declarou Hilton Gonçalo.

sem comentário »