Flávio Dino monta gabinete de crise às pressas após dupla execução na Litorânea

0comentário
Flávio Dino em reunião com a cúpula da segurança pública: gabinete de crise para reprimir facções criminosas

O duplo homicídio ocorrido na tarde desse domingo (27) na Avenida Litorânea, motivados pela guerra de facções criminosas que tem causado pânico em São Luís nos últimos dias, levou o governador Flávio Dino (PCdoB) a montar um gabinete de crise às pressas.

Logo após as execuções, Dino convocou para uma reunião emergencial, no Palácio dos Leões, o secretário de Segurança Pública Jefferson Portela; o comandante geral da polícia do Maranhão, coronel Pedro Ribeiro; o delegado geral da Polícia Civil, Armando Pacheco; e o chefe do Gabinete Militar, coronel Silvio Leite.

O governador determinou à PM e às demais forças de segurança pública que não deem trégua à criminalidade.

É aguardar para ver.

sem comentário »

STJ cassa decisão da Justiça do Maranhão e torna Dr. Julinho novamente inelegível

0comentário
Dr. Julinho voltou a ficar inelegível

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) derrubou decisão do Tribunal de Justiça do Maranhão que dava ao médico Júlio César de Sousa Matos, o Dr. Julinho (PL), o direito de disputar a eleição de prefeito de São José de Ribamar este ano. O ministro relator Francisco Falcão deu provimento a um recurso interposto pelo Estado do Maranhão contra uma decisão local que limpou a ficha do político e o tornou novamente inelegível.

A corte superior acatou recurso especial da Procuradoria Geral do Estado (PGE) que pleiteou que fosse levado em consideração acórdão do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) que condenou Julinho por irrelaridades financeiras no exercício do cargo diretor da Maternidade Benedito Leite, vinculada à rede estadual de saúde.

O médico havia obtido ganho de causa na Justiça maranhense ao alegar que não recebeu a notificação referente à sua condenação no processo julgado pelo TCE-MA. Por outro lado, o ministro relator manifestou entendimento diferente, uma vez que nos autos consta a informação de que uma funcionária da casa da ex-esposa de Julinho recebeu a citação no referido endereço e assinou o documento, comprovando a entrega.

Francisco Falcão reconheceu a validade da notificação, acatando os argumentos da PGE de que a mesma foi recebida, por via postal, no endereço fornecido pelo próprio Julinho, situação amparada pela Constituição Federal e já julgada procedente por outros tribunais brasileiros.

Segue a decisão na íntegra:

sem comentário »

Vereador Cézar Bombeiro dá a largada em sua campanha à reeleição

0comentário

O vereador Cézar Bombeiro (PSD) deu a largada neste domingo (27) em sua campanha à reeleição. E para marcar o início da corrida pela renovação do mandato, o parlamentar divulgou um card com o número que o identificará na urna eletrônica, abaixo da expressão “No peito e na raça, que faz alusão à sua luta árdua por espaço na política e em defesa das comunidades, em especial o bairro Liberdade, seu principal reduto.

Cézar Bombeiro também compartilhou um vídeo, produzido por sua equipe de assessores, que mostra o card da sua campanha reproduzido na parede de um edifício de São Luís, com direito a trilha sonora, enquanto a cidade segue sua rotina.

Sempre auerrido nas disputas eleitorais em que se envolve, Cézar Bombeiro demonstra que também usará a criatividade para conquistar os votos que precisa para continuar na Câmara Municipal de São Luís na próxima legislatura.

Assista:

sem comentário »

Fred Campos acha que o povo é burro?

0comentário

Toda semana o candidato a prefeito surge com uma nova pesquisa obscura, saída sabe-se lá de onde

Fred Campos investe pesado no clima de já ganhou para tentar ludibriar o povo luminense

Oc asa ex-vereador e empresário Fred Campos, aparentemente, acha que o povo de Paço do Lumiar não é nada inteligente, e que deve mesmo ser tratado como uma mera massa de manobra não pensante.

A cada semana o agora candidato a prefeito surge com uma nova pesquisa eleitoral obscura, saída sabe-se lá de onde, em que figura sempre em primeiro lugar, com certa vantagem sobre a atual prefeita e candidata à reeleição Paula Azevedo (PCdoB).

O ex-vereador, que não é bobo, tenta incutir no imaginário luminense a ideia de que “a parada está ganha” – e com isso conquistar os votos daqueles eleitores que só votam em quem lidera as pesquisas, para não “desperdiçar” seu voto.

A realidade, como noticiou o jornal O Estado do Maranhão, é bem diferente: de acordo com pesquisa do Instituto Data M, único a prever com precisão o resultado da última eleição de Paço do Lumiar, a prefeita Paula Azevedo está à frente na disputa eleitoral e caminha a passos largos para a reeleição.

Ciente de que, possivelmente, está cometendo uma fraude eleitoral ao divulgar suas pesquisas fajutas, Fred Campos as propaga às escondidas, por meio de apoiadores, e apenas nos grupos de WhatsApp, preservando seus perfis nas redes sociais.

Como todo político profissional, Fred Campos usa e abusa do seu poder econômico para tentar ludibriar o eleitorado luminense, e torce para que ele esqueça do seu retumbante fracasso como vereador – quando não apresentou sequer um único projeto consistente em benefício da população.

Nos bastidores, a irritação de Fred Campos com o crescimento da prefeita Paula é evidente. E deve ter aumentado neste domingo (27), após a divulgação do vídeo em que o governador Flávio Dino fala ao povo de Paço do Lumiar pela reeleição da prefeita Paula.

“Venho me dirigir a todos voNcês para dizer que se eu fosse eleitor de Paço, eu votaria na Paula para prefeita. Ela está preparada para continuar o trabalho que ela recém começou. Tenho certeza que ela vai continuar sintonizada com as nossas ideias e propostas, que são o melhor caminho para o desenvolvimento do nosso estado, e especialmente para o desenvolvimento de Paço do Lumiar”, afirmou o governador Flávio Dino, que conta com quase 70% de aprovação no município.

Fred Campos, depois dessa, deve ter arrancado os poucos cabelos que lhe restam…

sem comentário »

Fabiana Vilar leva mensagem de Duarte Júnior à zona rural de São Luís

0comentário
A candidata a vice-prefeita Fabiana Vilar levou mensagem de Duarte Júnior a comunidade da zona rural de São Luís

A candidata a vice-prefeita de São Luis pelo PL, Fabiana Vilar, deu início a campanha eleitoral com uma intensa agenda na zona rural de São Luís neste domingo (27).

Em visitas aos povoados Dezoito, Rua do Fio, Ferventa e Alegre, Fabiana acompanhada do candidato a vereador Júnior Nazaré, dialogou com os moradores do local.

Fabiana Vilar fez referência à falta de acesso a direitos básicos para a população da zona rural

“Vim aqui hoje representando o nosso candidato a prefeito Duarte Jr e o nosso grupo político. O nosso compromisso com vocês é transformar a vida e a realidade que hoje vivemos. Não podemos mais permitir que vocês convivam com tantas restrições, sem estradas, sem escolas, sem água, sem o básico. Vamos juntos resolver.”, disse.

As comunidades visitadas relataram que se sentem abandonadas pela gestão municipal, e que acreditam que o grupo liderado por Duarte Jr e Fabiana, lhes possibilitem uma vida mais digna.

A candidata a vice-prefeita dialoga com liderança comunitária sobre propostas

“Sou morador há mais de 20 anos dessa comunidade e não vi ainda uma gestão municipal que olhasse para nós como precisamos, mas ainda tenho esperança que isso acontecerá.”, relatou sr. Aristóteles Abreu.

Líder comunitário representante das comunidades visitadas, Raimundo Nonato Pinto, falou das dificuldades em terem seus pleitos atendidos pelo poder público. “ Estamos nessa luta por essas famílias há anos, mas é muito difícil sermos atendidos quando a gente chega na Prefeitura ou nas secretárias. Quando falamos que somos da zona rural, a gente percebe o desprezo com nossas necessidades.”, desabafou.

Argola e Tambor

Representante de uma das comunidades aproveitou a presença de Fabiana Vilar para apresentar demandas

Em seguida, a candidata a vice-prefeita participou no Argola e Tambor de um evento com lideranças comunitárias e religiosas da Igreja Assembleia de Deus, área 103, campo São Luís. “ Fui recebida pelos pastores Ribamar Martins e Ismael Furtado, lideranças importantes que conversaram conosco sobre os anseios das comunidades mais carentes da nossa cidade.”, relatou Fabiana.

Os pastores demonstraram otimismo com o projeto inovador e comprometido com os anseios da população defendido por Duarte Jr e Fabiana Vilar. “ Foi um grande prazer receber em nossa comunidade a Fabiana e com ela a mensagem do candidato Duarte Junior.”, declarou o pastor Ismael Furtado, da Igreja Assembleia de Deus, campo São Luís, área 103.

sem comentário »

Em Pinheiro, Othelino Neto e Ana Paula Lobato reforçam a importância da participação de mais mulheres militando na política

0comentário
Público numeroso prestigiou o ato político promovido pelo prefeito Luciano Genésio e a deputada Thayza Hortegal, com a presença de Othelino e Ana Paula Lobato

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), prestigiou, na noite de sexta-feira (25), em Pinheiro, o Encontro de Fortalecimento das Mulheres na Política. O evento contou também com a participação do candidato à reeleição, prefeito Luciano Genésio (PP), e da sua companheira de chapa, Ana Paula Lobato (PDT), candidata a vice-prefeita do município, e da deputada estadual Thaíza Hortegal (PP).

Na ocasião, Othelino Neto destacou a importância de ter mulheres militando em espaços de poder. “Quanto mais mulheres participando da política, melhor para a sociedade como um todo. Não apenas participando como candidatas, mas militando ativamente e fazendo análise crítica ao escolher seus candidatos”, ressaltou o chefe do Legislativo, desejando, ainda, êxito às candidatas nas eleições deste ano.

“Nosso desejo é que, aqui em Pinheiro, mais mulheres nos representem, disputando o pleito deste ano para ocuparem uma parte significativa das cadeiras na Câmara Municipal, que hoje é composta apenas por homens. Com todo respeito aos vereadores, precisamos mudar esse dado porque é necessário que mais mulheres ocupem esses espaços e participem plenamente da política em Pinheiro”, ressaltou Othelino.

Othelino defendeu mais espaço na política para as mulheres em Pinheiro

O presidente ralatou ainda que, na Assembleia Legislativa do Maranhão, pela primeira vez na história, a Mesa Diretora é formada por mais mulheres que homens. “Damos exemplo para o país”, destacou.

Sensibilidade

No encontro, a candidata a vice-prefeita de Pinheiro, Ana Paula Lobato, disse que lutará para que mais mulheres participem ativamente da política.

“Foi um momento importante para dizermos às mulheres que elas podem, sim, estar na política e que esse é o meio de lutarmos, imprimindo o nosso toque feminino, com o olhar sensível e materno, por uma Pinheiro muito melhor ainda e mais desenvolvida”.

A expressiva participação popular no evento demonstrou adesão do povo à candidatura do prefeito Luciano Genésio à reeleição, tendo como vice Ana Paula Lobato

Em sua fala, o prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio, assumiu o compromissos com a abertura de mais espaços para atuação das mulheres na cidade. “Criaremos a Secretaria da Mulher e um Centro de Referência da Mulher para que elas tenham, ainda mais, representatividade”, garantiu o candidato à reeleição, que justificou a escolha da sua companheira de chapa, vorizando a mulher na política.

“Escolhi uma mulher para ser minha companheira na próxima gestão, não só pela sensibilidade, mas também pela parceria que já estamos desenvolvendo no nosso município e porque sei que ela, como esposa do deputado Othelino, tem sido a maior incentivadora dos investimentos que ele tem destinado a nossa cidade como parlamentar, principalmente nas áreas da saúde e infraestrutura”, afirmou Genésio.

Incentivo

A deputada Thaíza Hortegal, presidente estadual do PP Mulher, falou sobre a pretensão de instalar a Procuradoria da Mulher em Pinheiro e da necessidade de encorajar o público feminino a entrar na política.

Os aliados de braços dados no palanque em sinal de união em torno do mesmo projeto político

“Mulheres seguindo o caminho da política é um ato muito grande de coragem e extremamente louvável. Eu sempre incentivei as mulheres a entrarem na política para participar do processo dando o melhor de si e, acima de tudo, com união e respeito”.

Também participaram do evento secretários municipais, vereadoras e vereadores candidatos no próximo pleito eleitoral.

sem comentário »

Insatisfeito com exclusão de debates, Adriano desiste de candidatura a prefeito de São Luís

0comentário
Adriano está fora da disputa da eleição de prefeito

O deputado estadual Adriano Sarney (PV) anunciou, por meio de carta aos eleitores divulgado na manhã deste domingo (27), a retirada da sua candidatura a prefeito de São Luís. O parlamentar alegou estar sendo vítima de um jogo antidemocrático na disputa da sucessão municipal, pois sua participação em debates televisivos entre os concorrentes ao cargo.

Adriano ficou insatisfeito após ter sido excluído dos dois debate eleitorais que será realizado pela TV Difusora. O deputado alega que sua colocação na disputa o credencia a participar dos programas, já que nas pesquisas de intenção de votos está à frente de candidatos já convidados

Ele citou as regras rígidas impostas pela matriz da TV Globo para a participação em debates nesta campanha. O agora ex-candidato disse que com as tais normas entende que a emissora não realizará debate nesta campanha.

Adriano argumentou, ainda, que esperava ter nos debates a oportunidade de transmitir suas ideias à população, uma forma de compensar seu tempo curto no horário eleitoral.

Disse também que os 40 candidatos a vereadores do PV estão liberados para votar em quem bem entenderem.

Segue a carta de Adriano Sarney aos eleitores:

Carta aos candidatos e eleitores do PV em São Luís

Saudações verdes!

Foi uma longa jornada de superação desde o lançamento de nossa pré-candidatura há 1 ano até chegarmos neste dia. Formamos uma das maiores chapas de vereadores da disputa, somos 40. Com fé em Deus e nas pessoas de São Luís, vamos ter representação na Câmara Municipal. Escolhemos a surpreendente jovem Vall Nascimento para compor a majoritária como nossa candidata à vice-prefeita. Continuamos pontuando bem nas pesquisas, apesar de estarmos caminhando sem o apoios de grupos, partidos ou políticos tradicionais, e de termos sido candidato em eleições anteriores na capital. Temos que ter orgulho de tudo isso!

Devido ao nosso limitado tempo de TV – 6 segundos-, estávamos confiando na presença nos debates para expormos nossas ideias e mostrarmos para as pessoas nosso diferencial: conhecimento e experiência econômica e administrativa para levarmos São Luís para um novo patamar de desenvolvimento. O momento pede um gestor qualificado e me sinto preparado para assumir essa responsabilidade de superarmos a maior crise econômica e social das últimas décadas.

No entanto, não foi possível garantir nossa presença nos três debates com maiores audiências. A Rede Globo nacional impôs condições duras para a realização do evento devido a pandemia. Nossa opinião é de que não haverá debate neste veículo de maior audiência. Por outro lado, a TV Difusora/SBT realizará dois debates, mas, surpreendentemente, utilizou-se de uma regra eleitoral para nos deixar de fora, mesmo pontuando nas pesquisas acima da maioria dos outros candidatos que terão a chance de expor suas ideias. Acreditamos que, nestas condições impostas pela TV Difusora, o processo eleitoral em São Luís não será democrático uma vez que a maioria da população aguarda ansiosamente pelos debates.

Decidimos então retirar nossa candidatura a prefeito de São Luís. Vamos seguir com nossos candidatos a vereadores de forma independente.

Um abraço e boa sorte a todos!

Adriano Sarney
Presidente Estadual do PV

Bárbara Souza Soeiro
Presidente Municipal de São Luís do PV

entanto, não foi possível garantir nossa presença nos três debates com maiores audiências. debates.

Decidimos então retirar nossa candidatura a prefeito de São Luís. Vamos seguir com nossos candidatos a vereadores de forma independente.

Um abraço e boa sorte a todos!

Adriano Sarney
Presidente Estadual do PV

Bárbara Souza Soeiro
Presidente Municipal de São Luís do PV

sem comentário »

Edivaldo avança com obras de reconstrução do mercado da Cohab

1comentário
Prefeito Edivaldo e comitiva vistoriam obras de recuperação do mercado

O prefeito Edivaldo Holanda Junior avança na execução do maior programa de reestruturação dos mercados públicos de São Luís e neste sábado (26) vistoriou as obras de reconstrução do mercado da Cohab.

Em suas redes sociais Edivaldo destacou que as obras no mercado da Cohab integram um conjunto de obras do tipo em execução pela cidade. “Ainda temos outros oito mercados sendo reconstruídos ou reformados”, informou.

Atualmente, as equipes estão avançando na colocação da estrutura de sustentação da nova cobertura metálica do mercado. Assim como fez no mercado do Coroadinho, todo o antigo espaço do mercado da Cohab foi demolido para a construção de outro totalmente novo. O novo mercado da Cohab vai beneficiar cerca de 200 feirantes.

Por meio do programa São Luís em Obras Edivaldo está reestruturando os principais mercados públicos da capital, mudando a realidade de degradação, falta de higiene e desorganização em que eles se encontravam.

Até o fim do ano 10 mercados serão entregues totalmente novos. Já foram reinaugurados por Edivaldo o novo mercado do Coroadinho, que ganhou instalações totalmente novas e foi modernizado, e a ampliação do mercado do Anil, que ganhou praça de alimentação.

1 comentário »

Dr. Gutemberg cria Lei para incentivar a doação de órgãos em São Luís

0comentário
Vereador Dr. Gutemberg quer ampliar acesso a transplantes em São Luís

‘Setembro Verde’ é o mês dedicado à doação de órgãos. O ponto alto da campanha é neste domingo, 27, Dia Nacional da Doação de Órgãos. A campanha também integra o calendário municipal de São Luís por meio da Lei 6.187/2017, de autoria do médico e vereador Dr. Gutemberg Araújo (PSC).

O parlamentar destaca que com a pandemia da covid-19, no primeiro semestre deste ano, houve uma queda de 6,5% na taxa de doadores efetivos. Dr. Gutemberg também explica que um único doador pode salvar inúmeras vidas.

“São realizados vários testes para definir a morte encefálica da pessoa, que está na UTI com o cérebro morto, mas o coração batendo. Entendo que para a família é difícil aceitar a morte. Mas o coração desse familiar querido, que teve morte encefálica, pode dar vida a outra pessoa. Eu sou doador de órgãos e aceito que o ato de doar é um ato de amor e solidariedade”, esclarece Dr. Gutemberg.

Dr. Gutemberg também criou a Lei nº 325, ainda em 2013, que dispõe sobre a obrigatoriedade da divulgação de materiais impressos nos hospitais, prontos socorros e clínicas médicas, estimulando a doação de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para transplantes, informando os procedimentos legais e os contatos da Central de Transplante.

“No Brasil, para ser doador de órgãos, é preciso conversar com a sua família e manifestar o seu desejo de doar. Doadores vivos podem realizar a doação de rim, parte do fígado e da medula óssea. No Maranhão, temos a Central de Transplantes, no Hospital Carlos Macieira. Os contatos são: 3268-6960/ 98424-6434”, completa o vereador.

sem comentário »

Anunciado o novo espaço de entretenimento conceitual de São Luís

0comentário

Novidade é o Boteco da Terra, a ser inaugurado no início do mês de outubro, nos jardins da Casa Terra, no Olho d’Água; projeto foi concebido pela nutricionista carioca Patrícia Sousa em parceria com a fisioterapeuta maranhense Mirella Castelo Branco, sob a gerência de Ana Lúcia Sousa Mota

A Casa Terra fica localizada em ponto estratégico do bairro Olho d’Água e sua estrutura sediará o Boteco da Terra

São Luís está na iminência de ganhar um espaço de entretenimento diferenciado que fisgará uma ala conceitual apreciadora de projetos marcados pela simplicidade com um toque de elegância, glamour e bom gosto. O Boteco da Terra será inaugurado no início do mês de outubro, nos jardins da Casa Terra, imóvel de propriedade do estilista Rodrigo Raposo, no Olho d’Água, com acesso fácil pela extensão da Avenida Litorânea.

O projeto tem a assinatura de duas mulheres de personalidade forte: a nutricionista carioca Patrícia Sousa e a fisioterapeuta maranhense Mirella Castelo Branco. A gerência geral é da experiente Ana Lúcia Sousa Mota. A estreia será regada a um show descontraído da cantora Fabrícia, que retornou à agenda cultural com repertório eclético e contagiante.

“O espaço é simplesmente encantador, daqueles que surpreendem desde a entrada e conquistam por cada detalhe de sua composição. Pensamos em um ambiente para o público adulto, de bom gosto e, ao mesmo tempo, para aquelas pessoas que não abdicam de dividir bons momentos com a família aos fins de semana”, frisa Patrícia Sousa.

Ambientação temática, mesas circundadas por árvores imponentes, som ambiente, iluminação especial e palco para apresentações de artistas e bandas dos mais variados ritmos musicais completam o cenário.

“É um verdadeiro bosque incrustado numa área aprazível de São Luís e que, sem dúvida alguma, será um diferencial no portfólio do entretenimento local”, garante Mirella Castelo Branco, acrescentando que o público ainda terá a facilidade do estacionamento.

Combinação

 O Boteco da Terra, instalado em um endereço sempre muito bem frequentado e que se destaca pelo requinte, abrirá nas sextas e sábados, a partir das 16h, brindando os fins de semana da Ilha do Amor com uma combinação perfeita: música, natureza, bom gosto, gente bonita e cardápio acessível.

“O nome já diz tudo: Boteco da Terra. Ou seja, o nosso boteco, um ambiente para se ficar à vontade, com segurança, respirando ar puro, assistir ao pôr do sol e ouvir música de qualidade. Definitivamente, ideal para se encontrar os amigos e relaxar”, enfatiza Mirella Castelo Branco.

A gerência do projeto está nas mãos de Ana Lúcia Sousa Mota, que acumula anos de experiência nessa área e cujo nome está ligado a eventos para públicos exigentes, realizados na própria Casa Terra.

“Aqui na Casa Terra, nós temos trabalhado focados na satisfação das pessoas, sempre pensando em melhorar cada vez mais. O Boteco da Terra incorpora o nosso DNA de uma maneira que nunca havíamos imaginado. O projeto está maravilhoso”, finalizou Ana Lúcia Sousa Mota.

Serviço

O quê

Boteco da Terra

Quando

 Inauguração no início do mês de outubro

Onde

Casa Terra, na Rua São Bernardo, 40, Olho d’Água, com acesso fácil pela extensão da Avenida Litorânea

Mais informações e pautas: (98) 99230-5853

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/danielmatos/wp-admin/
Twitter Facebook RSS