Maranhão de Flávio Dino à beira do abismo

0comentário

Flávio Dino conseguiu a façanha de arruinar as finanças do Maranhão em menos de um mandato

Em pouco mais de três anos e meio, o governador Flávio Dino (PCdoB) rebaixou o Maranhão da condição de estado promissor economicamente para um ambiente de risco financeiro, prestes a entrar em colapso. É o que revelam dados do Tesouro Nacional, que vêm tendo ampla divulgação na imprensa local e na mídia país afora.

Reportagem veiculada em 2 de março de 2015 pelo Bom Dia Brasil, da TV Globo, comprovou a situação financeira confortável que o comunista encontrou ao assumir o governo, em 1º de janeiro daquele mesmo ano, com a promessa de mudar o Maranhão. A matéria trouxe um levantamento que revelou que o estado foi um dos cinco, além do Distrito Federal, que não haviam aumentando gastos com pessoal em 2014.

Outro número reforçou o cenário favorável do Maranhão ao ser entregue nas mãos do comunismo: os gastos com a folha não chegavam a 39%, bem longe do limite prudencial estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, de 46,55%, e muito mais distante, ainda, do limite máximo, de 60%. Antes mesmo do fim do primeiro mandato do governador reeleito, as despesas com a folha já atingem 57% da receita corrente líquida, segundo números do Tesouro Nacional, o que fez acender o alerta de perigo, tamanha a proximidade do abismo.

O aumento de mais de 18% dos gastos com pessoal em apenas três anos e meio expôs o descontrole da gestão comunista em relação às finanças do Estado. A constatação foi assustadora, já que o quadro pode evoluir para a insolvência (incapacidade de recuperar-se financeiramente), conforme os parâmetros do próprio Tesouro.

Desesperado, o governo tenta, a todo custo, evitar o pior. Mas a fórmula adotada é um duro golpe na população, um pacote de maldades que inclui a retirada de direitos de servidores públicos, por meio de ações judiciais, a exemplo da diferença de 21,7%, que Flávio Dino insiste em tentar barrar, mesmo já estando esgotadas todas as possibilidades de recurso nos tribunais, e a descompressão salarial dos professores, benefício concedido por meio de um acordo firmado entre a categoria e a gestão que antecedeu a do comunista.

Com os cofres vazios e já tendo consumido, até mesmo, as reservas do Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria (Fepa), a gestão comunista recorreu, também, à criação de uma taxa que incidirá sobre o transporte de minérios. E fontes bem situadas já sinalizam que haverá aumento de tributos, dando como certa a alta do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para determinados itens.

Até então um celeiro de oportunidades de negócios, o Maranhão foi perdendo fôlego desde que Flávio Dino assumiu o comando do Palácio dos Leões, até ficar à beira da ruína, situação em que se encontra hoje, para desgosto dos que alimentavam a esperança de dias melhores.

sem comentário »

Durante viagem às Subseções da OAB no interior, Sâmara Braúna recebe mais adesões à sua campanha

0comentário

Série de visitas de Sâmara Braúna a subseções da OAB/MA no interior comprovou popularidade da candidata

A candidata que mais cresce nas pesquisas de intenção, agora é também a que mais recebe adesões por parte de advogadas e advogados inscritos nas subseções da Ordem dos Advogados do Brasil nos municípios maranhenses. Sâmara Braúna esteve recentemente em Açailândia, Imperatriz e Balsas onde falou sobre propostas de sua campanha e projetos para uma gestão eficiente e proativa da OAB Maranhão.

Durante o encontro com os colegas nessas três subseções, a representante da Chapa 3 ponderou sobre questões de grande preocupação para a classe que é a inclusão e a manutenção do profissional no mercado de trabalho com os avanços tecnológicos.

Sâmara Braúna tem chamando atenção da classe para a advocacia do futuro, um assunto que não é enfrentado pelos adversários e nunca foi debatido pela OABMA.

“O avanço tecnológico interferirá diretamente no mercado de trabalho da classe, a qual precisa estar preparada para essa nova realidade, sobretudo pelo fato de que o mercado já está saturado e predatório então precisamos criar oportunidades para os profissionais.”

O principal desafio da candidata é capacitar o profissional para a advocacia do futuro, e como uma das propostas lança a capacitação dos profissionais em todo Estado do Maranhão.

“A qualificação do profissional é a porta de entrada para o mercado e a advocacia do futuro já é presente. Não podemos mais perder tempo ouvindo propostas que na verdade são meras obrigações da OABMA. Faremos do site da OABMA o maior portal de ensino jurídico do Maranhão que alcançará toda a advocacia de onde estiver, seja de sua casa ou do seu escritório. ” finalizou a candidata.

sem comentário »

Conselho Seccional da OAB decide hoje à tarde destino da chapa de Thiago Diaz

0comentário

Possível inelegibilidade de Thiago Diaz resvalaria em dois integrantes da Chapa 2

Está marcada para acontecer agora à tarde uma sessão do Conselho Seccional da OAB que pode mudar os rumos da corrida para a presidência da seccional maranhense, já que os conselheiros vão julgar as contas do atual presidente e candidato à reeleição, Thiago Diaz.

O atual presidente da Ordem teve sua candidatura inelegível por não ter tido as contas de sua gestão aprovadas pelo Conselho. Embora tenha apresentado uma certidão, assinada pela presidente da Comissão Temporária Eleitoral da OAB, Cynthia Teresa Jorge Lago, afirmando que não consta qualquer decisão que retire de Diaz as condições de elegibilidade para concorrer ao cargo de Presidente da Ordem, o conselheiro Wagner Araújo garante que Thiago, como cabeça de chapa, está inelegível. “Já existe um precedente onde mesmo o candidato sendo eleito, a chapa inteira foi impugnada por não estar em condições de elegibilidade no ato da inscrição da chapa”, garante Araújo.

O conselheiro afirma que ainda em caso de eventual vitória de Diaz, a chapa não poderá assumir, o que deve ocasionar a realização de uma nova eleição na seccional maranhense. Wagner chama a atenção ainda para um outro detalhe: a falta de isenção da Comissão Eleitoral para a sessão de julgamento. “Podemos colocar em xeque a credibilidade dos membros por serem ligados a Thiago Diaz, por isso a importância dessa sessão”, destaca o conselheiro.

Wagner esclarece ainda a notícia de que a inelegibilidade de Diaz resvalaria em dois membros da chapa 2 OAB de Verdade, e que acabaria por tornar a chapa encabeçada por Carlos Brissac também inelegível. “Os dois membros da chapa que fazem parte da diretoria da gestão atual de Thiago Diaz, não estão inelegíveis, pois, diferente de Diaz, Pedro de Alencar e Alice Salmito Cavalcanti não participaram da sessão de julgamento das contas e oficializaram suas ressalvas em relação às contas de Diaz, o que os resguardaram de quaisquer responsabilidades “, garante Wagner, que finaliza dizendo que, “ainda que os advogados estivessem inelegíveis, como não são cabeça de chapa, podem ter seus nomes substituídos dentro do prazo estabelecido de cinco dias úteis, como prevê o Provimento 146/2011 da OAB”.

sem comentário »

Famem, Aged e Sagrima buscam soluções para regularizar abatedouros municipais

0comentário

Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de visitar e conhecerem pessoalmente os princípios de funcionamento e as instalações necessárias para a regularização dos abatedouros

Custos elevados, entraves da legislação e falta de informações tem impedido as prefeituras de construírem ou de regularizarem os abatedouros municipais. O caso é grave e foi levado ao conhecimento da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) pelo presidente do Sindicado dos Fiscais Agropecuários – SINFA.

Para se ter uma ideia da situação, nenhum dos 217 municípios maranhenses possuem abatedouros municipais regularizados pelos órgãos de inspeção animal (AGED), sendo a maioria dos abates feitos de forma clandestina, sem higiene e que pode causar danos a saúde dos consumidores, visto que não há um acompanhamento por parte de um veterinário para atestar a saúde do animal.

Outra preocupação dos órgãos com os matadouros clandestinos é que não há cuidado com o bem estar do animal, causando-lhe enorme sofrimento no momento do abate.

Apreensiva com esta situação, a Federação encabeçou uma reunião em sua sede com todos os responsáveis diretamente no processo de fiscalização e controle, os quais se fizeram presentes na ocasião a AGED, a SAGRIMA, o Ministério Público, SINPA e todo o corpo técnico dos setores de saúde, projetos, agricultura e meio ambiente da federação.

Após uma ampla discussão entre os órgãos, chegou-se a conclusão que os trâmites burocráticos não permitiriam a regularização em curto prazo. E que diante dos elevados custos de construção e de manutenção, nem que todos os municípios possuíam disponibilidade orçamentária para tê-los em sua estrutura administrativa.

Com um enorme desafio pela frente, a entidade e os órgãos governamentais organizaram-se em um grupo de trabalho que vem buscando modelos e experiências de outros estados para tentar adequar a nossa realidade, além de estar realizando visitas técnicas aos abatedouros privados localizados nos municípios.

Já tendo realizado a primeira visita técnica a um abatedouro de São Luís no dia 31/10, nesta quinta(8/11) e sexta-feira(9/11) foi a vez da equipe da FAMEM, AGED e do consórcio do CIM fazerem o acompanhamento dos abatedouros privados das cidades de São Bernardo e Tutoia, respectivamente, no qual estiveram presentes a convite da federação os prefeitos Alberto Rocha(Prefeito de Santa Quitéria) e Leonardo Caldas(Prefeito de Milagres do Maranhão), além do chefe de gabinete de Anapurus, Pedro Francisco e dos secretários de agricultura de Tutóia e de Santana do Maranhão.

Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de visitarem e conhecerem pessoalmente os princípios de funcionamento e as instalações necessárias para a regularização destes locais a partir de abatedouros privados da região que estão em funcionamento e que contam com a certificação SIE (Selo de Inspeção Estadual).

“Estamos buscando auxiliar os municípios que já possuem uma estrutura com viabilidade a se regularizarem, e assim, servirem de apoio regional aos demais da sua proximidade. Outra possibilidade também que estamos estudando, seria através de consórcios públicos, onde teríamos um abatedouro construído em um ponto estratégico para o abate e transporte, e nos demais consorciados seria construído somente um entreposto(câmaras frigoríficas) para receberem as carcaças dos animais. A parceria público privada também poderá ser uma saída para esse embrólio”, defende a coordenadora do setor de Agricultura e Meio Ambiente da entidade, Rita de Cássia.

A Famem está desenvolvendo o projeto base com o menor custo/benefício para as prefeituras, obedecendo todos os critérios dos órgãos de fiscalização e controle para disponibilizar aos municípios interessados na construção.

Diante da abertura de programa para construção, ampliação e reforma de abatedouro pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, com prazo de apresentação de proposta até o final do mês de novembro, o presidente da Famem, Cleomar Tema, solicitou que o Setor de Projetos e Convênios realize um mutirão para auxiliar os prefeitos municipais no cadastramento das propostas por meio do SICONV.

sem comentário »

Adriano Sarney afirma que “Decreto do Sigilo” é inconstitucional

2comentários

Adriano alertou sobre a inconstitucionalidade do decreto e disse que a medida é um “tiro no pé” do governo

O deputado estadual Adriano Sarney (PV) fez duras críticas ao chamado “Decreto do Sigilo”, um documento polêmico editado pelo governador Flávio Dino (PCdoB) que, entre outros pontos, limita a liberdade de gravação de áudios ou vídeos no ambiente escolar. “É um absurdo esta tentativa de utilizar-se do sistema educacional para tentar ganhar projeção política junto à esquerda brasileira”, ressaltou Adriano.

O parlamentar alertou sobre a inconstitucionalidade do decreto e disse que a medida é um “tiro no pé” do governo, pois abrirá precedentes perigosos e poderá acobertar ocorrências de bullying, desrespeito ao professor, casos de violência e até tráfico de drogas, além da doutrinação à esquerda e à direita.

“A escola é um lugar público e os alunos que acharem que estão sendo agredidos ou doutrinados pelo professor, ou seja lá por quem for, têm o direito sim de gravar, de filmar, de se defender e de formular provas para se defender no segundo momento. O professor que se sentir agredido por um aluno e o aluno que se sentir agredido por outro aluno, porque está sendo vítima de bullying, pode e deve gravar o fato, assim como um terceiro aluno que achar que o seu colega está sendo vítima de bullying, pode gravar. O aluno que quiser flagrar alguém vendendo droga ou qualquer ato ilícito dentro da escola pode, sim, filmar”, explicou Adriano.

De acordo com o decreto (Artigo nº 4), professores, estudantes ou funcionários somente poderão gravar vídeos ou áudios durante as aulas e demais atividades de ensino, mediante consentimento de quem será filmado ou gravado. Adriano declarou, na tribuna da Assembleia, que este dispositivo revela a visão retrógrada do governo comunista. O parlamentar afirmou que irá defender os interesses de alunos e professores que se sentirem tolhidos em seus direitos no ambiente escolar.

Assista:

2 comentários »

Balneário Veneza, em Caxias, passará por limpeza e manutenção

0comentário

sem comentário »

São Luís sediará encontros regionais de psiquiatria

0comentário


São Luís será sede da XVII Jornada Maranhense de Psiquiatria e do II Encontro Estadual de Médicos Residentes em Psiquiatria no Maranhão. Com tema Psiquiatria e Responsabilidade Social o evento terá presença de nomes da área no cenário nacional, entre eles Dra. Ivete Gattás e Dr. Diego Freitas Tavares, além de um minicurso sobre Transtorno do Espectro Autista.

O evento acontece nos dias 23 e 24 de novembro, no auditório do Conselho Regional de Medicina do Maranhão, no bairro do Renascença. As inscrições poderão ser efetuadas no local, com valores de R$60 para profissionais e R$30 para estudantes. Aos participantes será entregue certificado de 20 horas. Mais informações com Lucélia, pelo telefone (98) 98831-0910.

sem comentário »

Sarney Filho será secretário de Meio Ambiente do DF

2comentários

Sarney Filho comandará a pasta do Meio Ambiente do DF

Segundo informou o site Metrópoles, o deputado federal Sarney Filho (PV) será secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal. O parlamentar aceitou convite feito pelo governador eleito, Ibaneis Rocha (MDB).

Ministro do Meio Ambiente por duas vezes, nas gestões do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e do atual presidente da República, Michel Temer (MDB), Sarney Filho é uma das maiores autoridades do país quando o assuntos é a causa ambiental.

Deixou importante legado em suas duas passagens pelo ministério, como a criação de várias áreas de preservação ambiental e o fomento à discussão sobre o clima.

Também já representou o Brasil em diversos debates no exterior, defendendo os interesses nacionais e sempre alertando para a importância do país no combate ao aquecimento global.

Deputado federal por nove mandatos, Sarney Filho disputou, este ano, a eleição para o Senado, mas não obteve êxito.

2 comentários »

Grupo Nobre Simplicidade comemora II anos nesta nesta quinta-feira (15)

0comentário

Com o tema ‘Proclamando seu Samba Ano II’, o grupo Nobre Simplicidade comemora seu aniversário com muito samba neste feriado, quinta-feira (10)

O Boteco do Ivan será o palco desta grande comemoração que terá como atração, o Meio dia da Imperatriz Leopoldinense.

A festa está prevista para começar as 16h com os grupos : Argumento (Vitor Hugo e Neyzinho), Sindicato do Samba, Cupim, Feijoada Completa, Os Praças, Ivan Marques e Palmares.

O Grupo Nobre Simplicidade – O Grupo Nobre Simplicidade, é um Grupo de musica Cultural brasileira, tendo como ritmos mixado o Samba e Pagode. Tem como integrantes, músicos que fizeram parte de grandes grupos de São Luís e já possuem uma longa carreira no cenário musical Maranhense.

Grupo Nobre Simplicidade festejará dois anos de sucesso em grande estilo

A banda é caracterizada pelo estilo próprio de interpretar clássicos do samba, sempre adequando os ritmos a levada do partido alto, Samba dolente, e Sambas modernos e contemporâneos. A banda se destaca pela interatividade com o público, postura em palcos, além de tentar fazer de forma mais fiel possível a reprodução harmônica de músicas executadas, com arranjos próprios. Possui como referências Fundo de Quintal, João Nogueira, Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho, Revelação, Beth Carvalho, Alcione , Djavan, Benito de Paulo, João Bosco entre outros.

O grupo tem no currículo acompanhamento de alguns grandes artistas locais e nacionais como Ronaldinho (Ex-Fundo de Quintal), Ytalo Bezerra ( Filho do saudoso Bezerra da Silva), Quirino, Neto Peperi e Chiquinho Vírgula. Fez também aberturas de Shows de artistas consagrados no Cenário Nacional, como: Délcio Luís, Arlindinho Cruz , Sombrinha, Márcio Art e Grupo Vou Pro Sereno.

O grupo também têm parcerias em composições com alguns dos maiores compositores de samba do País, como Mauro Diniz.

sem comentário »

Marcial Lima propõe debate sobre cobrança abusiva em contas de energia

1comentário

Marcial Lima defendeu atuação firme da Câmara Municipal contra as cobranças abusivas da conta de energia

O vereador Marcial Lima (PRTB) propôs, em discurso na tribuna da Câmara Municipal de São Luís, um debate sobre o valores das contas pagas pelos consumidores à Companhia Energética do Maranhão (Cemar). Ele citou exemplos de cobranças consideradas exorbitantes, inclusive de valores diferentes atribuídos a duas contas de um mesmo cliente da empresa que consumiu quantidade igual de kilowats em um mês e nos 30 dias subsequentes.

Marcial afirmou que a cobrança abusiva pela energia elétrica é um problema comum à maioria dos cidadãos e disse que vê com preocupação a situação.

Marcial conclamou a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal, da qual ele próprio faz parte, a debater a questão. “Este assunto não pode ser ignorado”, ressaltou.

O vereador também questionou o  fato de a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) ser sempre responsabilizada pela Cemar quando há reclamações sobre aumentos na tarifa energética. “Vamos bater forte nessa situação. Conclamo todos os vereadores a se revezarem em suas respectivas comunidades para sair em defensa do povo, que sofre com a cobrança abusiva pelo consumo de energia”.

Assista ao discurso:

Um abraço! Vereador Marcial Lima ao VIVO na Tribuna da Câmara Municipal de São Luis, Acompanhe de perto a atuação do seu Parlamentar, é importante este acompanhamento..

Posted by Marcial Lima II on Monday, November 12, 2018

1 comentário »