Prefeitura vai disciplinar trânsito no Castelão por ocasião do jogo Sampaio X Volta Redonda

0comentário

Em função do jogo entre Sampaio Corrêa e Volta Redonda, neste sábado (23), a Prefeitura de São Luís por meio da Secretaria de Trânsito e Transporte (SMTT) vai reordenar o trânsito nos diferentes pontos que dão acesso ao estádio Estádio Castelão.

As equipes de agentes da SMTT farão intervenções no entorno da arena, desde a manhã, intensificando o controle e fiscalização a partir das 13h, tanto nas vias principais, quanto nas imediações do estádio.

A secretaria fará o controle e monitoramento do trânsito, contando com o suporte de agentes, viaturas e motocicletas. Em relação ao transporte, a frota ônibus de sábado, circulará regularmente para atender o aumento da demanda de passageiros.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

sem comentário »

Marcial Lima promove amplo debate sobre saúde pública em audiência concorrida na Câmara

0comentário

Marcial Lima destacou que papel do vereador é discutir prioridades da população (Fotos: Biné Morais/O Estado)

A Câmara Municipal de São Luís ficou lotada durante a audiência pública que discutiu a situação do sistema de saúde em São Luís. De iniciativa do vereador Marcial Lima (PEN), a audiência reuniu representantes do Legislativo Municipal, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e diversas entidades representativas dos profissionais da saúde. A Prefeitura de São Luís foi representada pelo secretário de Saúde, Lula Fylho. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Osmar Filho (PDT).

Marcial Lima fez referência à situação das unidades de saúde, dos hospitais de emergência e alertou para as condições precárias de trabalho dos funcionários, que compromete o atendimento nas unidades.

O vereador também mencionou as filas. “Por que as pessoas esperam tanto tempo para marcar uma consulta?”, questionou, lembrando que é papel do vereador discutir melhorias para a população, principalmente quando o assunto é de suma importância para a sociedade.

A audiência contou com a participação de um número expressivo de profissionais de saúde, como enfermeiros e técnicos de enfermagem, que denunciaram a falta de manutenção das instalações físicas de hospitais e demais unidades médicas. Também citaram a falta de materiais hospitalares, como esparadrapo, gaze, seringas e outros itens, que dificultam a prestação de serviço eficiente no setor de saúde.

Planejamento

Plenário da Câmara Municipal ficou lotado durante a audiência pública que discutiu a saúde pública

Em sua fala, a promotora de Defesa da Saúde, Glória Mafra, reforçou a importância de um maior planejamento na saúde, citando o Plano Diretor de Regionalização (PDR), cuja versão mais atual é de 2004, baseado na população de 2003. De acordo com o documento, São Luís se compromete a atender 127 dos 217 municípios do Maranhão. “Se hoje nós temos atendimentos aqui em São Luís, feitos principalmente pela porta de urgência, uma resposta está aqui. O fato de não termos esse documento atualizado gera um ônus para São Luís”.

Outro prejuízo trazido pela falta de atualização do documento é o fato do Ministério da Saúde ter congelado o valor per capta transferido à capital, que atualmente é dos piores do Brasil, com valor R$ 45 menor, em média, em relação ao valor pago a outros estados do país.

De acordo com a promotora, o Ministério Público está trabalhando junto ao Tribunal de Contas do Estado para transformar a Programação de Serviços de Ação de Saúde (atual nomenclatura do PDR) em documento de prestação de contas. Dessa forma, haveria o interesse dos gestores em atualizar o instrumento.

Sobre a realidade de filas na Central de Marcação de Consultas, vistoriada recentemente pelo MP, o promotor de Defesa do Idoso, José Augusto Cutrim, ressaltou o compromisso assumido pelo secretário Lula Fylho de acabar com essa situação. “Temos que conceber que o Estado não consegue mais resolver as coisas sozinho. Nós, sociedade, temos que ajudar a construir as soluções”, ressaltou.

sem comentário »

Em Colinas, terra natal de Márcio Jerry, presos se abrigam em puxadinho nos fundos de delegacia

0comentário

Puxadinho construído pelos próprios presos nos fundos da Delegacia de Colinas não tem grades

Uma visita itinerante do Sindicato dos Policiais Civis do Maranhão (SINPOL-MA) percorreu, entre os dias 18 e 19 de setembro, as cidades subordinadas à 6ª Delegacia Regional de São João dos Patos, e constatou a situação de completo abandono das delegacias de Colinas, Barão de Grajaú e Paraibano. Um dos problemas mais graves identificados foi um puxadinho construído nos fundos da Delegacia de Colinas para abrigar 16 presos.

O objetivo inicial foi manter o diálogo permanente com a categoria, que não escondeu sua insatisfação com as já conhecidas irregularidades nas delegacias, o que evidencia e ratifica o total abandono da Polícia Civil.

Ao inspecionar a Delegacia de Colinas, terra natal do todo-poderoso secretário de Estado da Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, a missão sindical se deparou com o pior cenário possível: falta de efetivo; desvio de função, o que prejudica de sobremaneira a atividade investigativa da Polícia Civil; péssima estrutura da unidade; e superlotação, com 50 presos de justiça.

Mini-favela

Delegacia de Colinas superlotada

Ao vistoriar os fundos da delegacia, os sindicalistas se surpreenderam com uma espécie de mini-favela prisional, construída pelos próprios presos e que serve de morada para 16 detentos. É possível ver na foto que a estrutura do puxadinho erguido pelos detentos é frágil. Não existem grades e os presidiários transitam livremente pelo ambiente, que tem mais características de um sítio do que de uma unidade prisional.

Na Delegacia de Colinas também foi constatada a falta e o sucateamento de viaturas policiais, o que demonstra o total descompromisso da Secretaria de Segurança e do governador Flávio Dino (PCdoB) com a Polícia Civil.

De acordo com o SINPOL, de todo o montante disponibilizado, neste ano, à Secretaria de Segurança Pública, o percentual direcionado à Polícia Civil não chega nem a 1%. Mais precisamente, foi investido apenas 0,7% na instituição.

 

sem comentário »

Deputado Zé Inácio enaltece Congresso Universitário da UEE Maranhão

0comentário

Deputado Zé Inácio prestigiou congresso da União Estadual Dos Estudantes Do Maranhão – Livre

O deputado Zé Inácio subiu à tribuna da assembleia nesta quarta-feira (20) para dar destaque ao Congresso Estadual dos estudantes do Maranhão, que aconteceu no último domingo (17), na UFMA.
O evento foi realizado em parceria com a União Nacional do Estudantes (UNE) e contou com debates sobre democracia, política e economia.

Na ocasião, também foi realizada a fundação de uma representação dos estudantes universitários do Estado, a União Estadual Dos Estudantes Do Maranhão – Livre (UEE – Livre), que terá como gestora a chapa Frente Brasil Popular, eleita na mesma ocasião, e que é composta pela juventude do PT, a JPT, pelo Levante Popular da Juventude e pela UJS. Além disso, Movimento Rua também participará da gestão, contribuindo com o fortalecimento da entidade.

Segundo o presidente eleito, Lucas Moraes, “a gestão será pautada pela defesa de uma universidade democrática e livre, do ensino público e de qualidade, e contra os retrocessos do atual governo. ”

Para Zé Inácio, “esse é um movimento de extrema importância que a juventude do nosso estado está construindo. Essa luta por melhorias no ensino universitário e contra os retrocessos que o atual governo vem impondo mostra a força dos nossos jovens, e a UEE poderá contar com o apoio do nosso mandato popular. ”

sem comentário »

Thaís Moreno de volta aos palcos neste fim de semana

0comentário

A cantora Thaís Moreno volta aos palcos neste fim de semana para quatro apresentações, duas na orla marítima, uma em um evento particular e outra uma badalada casas de eventos de São Luís. A artista agitar o público com todo o seu talento musical e carisma, que a consagraram como uma das principais atrações musicais das noites da cidade.

Logo mais, às 22h, Thaís canta no Beach Bar, na Avenida Litorânea (Praia do Calhau), seu tradicional point das sextas-feiras. No repertório, muito forró, sertanejo, suingueira e outros gêneros que costumam embalar a juventude festeira.

Sábado, a cantora faz show em uma festa particular. Cada vez mais requisitada para esse tipo de evento, Thaís Moreno é certeza de animação para anfitriões e convidados e sempre retribui com simpatia o carinho que recebe dos admiradores que conquista a cada apresentação.

Domingo, a artista terá dois compromissos na agenda. Às 16h, solta a voz no Oásis Beach, onde também já é figurinha carimbada e onde já arrebatou uma legião de fãs. Às 20h, Thaís Moreno será a grande atração da festa Noite Gabbana, no Athenas Bistrô (Avenida São Luís Rei de França, Turu). Aberta a partir das 17h, a casa de shows terá entrada livre até as 18h.

sem comentário »

No Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, Wellington reforça projetos por acessibilidade

0comentário

Wellington já presidiu audiência pública que discutiu direitos de portadores de deficiência

Garantir a acessibilidade, efetivar a inclusão e o cumprimento dos direitos das pessoas com deficiência. Foram esses os pontos levantados pelo deputado Wellington do Curso (PP) ao destacar o dia nacional de luta da pessoa com deficiência, celebrado hoje (21).

Para Wellington, a defesa dos direitos das pessoas com deficiência não é algo apenas de hoje, mas sim de todos os dias.

“Um dos males que cerca a sociedade ainda é o egoísmo. As pessoas costumam ter uma visão individualista e só concedem atenção a algo quando fazem uso, o que faz com que a sociedade afaste o olhar sensível que deve ser direcionado ao próximo. Já apresentamos inúmeros projetos em defesa das pessoas com deficiência, como o cartão acessibilidade, o selo empresa amiga da pessoa com deficiência, implantação de sinalização sonora, entre outras. Precisamos garantir a inclusão e a acessibilidade não apenas na teoria, mas sim na prática. Reafirmo o meu compromisso incondicional com cada pessoa com deficiência do Maranhão”, afirmou Wellington.

sem comentário »

Prefeitura de São Luís entrega 21 casas a famílias afetadas por obras do Canal do Rio das Bicas

1comentário

Edivaldo com o secretário Gustavo Marques no ato de entrega das casas

A Prefeitura de São Luís entregou, ontem, 21 unidades habitacionais destinadas a Área Prioritária de Reassentamento I, no Coroadinho. Foram contempladas famílias de baixa renda assistidas pelo Município com o benefício do aluguel social.

As obras integram as ações do Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga, financiado pelo Banco Mundial, e com contrapartida da Prefeitura de São Luís.

A Secretaria Municipal de Projetos Especiais (SEMPE) assina as obras, que foram executadas pela Vitral Construção e Incorporação Nossa Senhora de Fátima.

Números

21 casas com área construída, variando entre 42,03 e 57,49 metros quadrados, implantadas em terreno de 6.595,09 metros quadrados

As casas são geminadas, contendo em sua planta base dois quartos, sala de estar, cozinha, banheiro e área de serviço, no total de 41,55 metros quadrados 21 famílias afetadas pelas obras do Canal do Rio das Bicas foram beneficiadas.

Cidadania

Secretario Gustavo Marques disse que casas representam melhoria da qualidade de vida das famílias e atendem a um remanejamento gerado por conta de obras de cunho ambiental e sanitário

Há opções de casas adaptadas para pessoas com deficiência e casas com um cômodo a mais para instalação de comércio, no total de 56,84 metros quadrados.

Responsabilidade Social

Segundo o secretário Gustavo Martins Marques, as casas cumprem papel social relevante, pois ao mesmo tempo que representam a melhoria da qualidade de vida dessas famílias, atendem a um remanejamento gerado por conta de obras de cunho ambiental e sanitário.

1 comentário »

Casa das Dunas com muito forró das antigas

0comentário

Bandas Limão com Mel, Brasas do Forró e o cantor Daniel Diau são as atrações do Forró Fest das Antigas, neste sábado, às 21h

Banda Limão com Mel consagrou-se no estilo forró romântico, que continua a encantar o Brasil

O forró das antigas pede passagem no Forró Fest, evento que acontece na noite deste sábado, às 21h, na Casa das Dunas (Avenida Litorânea), reunindo Limão com Mel, Brasas do Forró e Daniel Diau. A festa promete casa cheia, pois o forró que marcou época nunca pede a majestade.

A banda Limão com Mel está comemorando em 2017 a chegada dos seus 24 anos de história no mercado do forró. O famoso grupo da cidade de Salgueiro, no Sertão pernambucano, está festejando a nova fase com a contratação da nova vocalista, Adma Andrade, ao lado dos veteranos Diego Rafael e Kley Donatti.

Recentemente, a banda lançou o CD Promocional “Ao Vivo” em Salgueiro, com destaque para os novos hits “Taxista Apaixonado”, “Amor de Despedida” e para o delírio dos fãs, uma coletânea de sucessos de carreira, enriquecem o projeto de 36 faixas, representando qualidade e profissionalismo lado a lado.

O disco consolida a caminhada com notoriedade no estilo forró romântico, que continua a encantar o Brasil, principalmente, ao aquecer a nostalgia de sua estrada com canções difíceis de esquecer, entre elas, “Um Sonho de Amor”, “Vivendo de Solidão”, “Porque Não Vê”, “Máquina do Tempo”, “Toma Conta de Mim”, “Tome Amor” e muitos outros sucessos marcantes.

Brasas do Forró é uma banda de forró eletrônico pioneira no gênero, oriunda da cidade de Fortaleza, Ceará. Surgiu em meados de junho de 1989, sob a liderança do sanfoneiro Ivanildo Façanha Moreira (Didi). Ao longo de sua história, a banda acumula sucessos que até hoje são lembrados, como “Pra recomeçar”, “Todo tempo é pouco pra te amar”, “Irreverência”, “Tão pedindo vaneirão”, dentre outros.

O Forró Feste receberá também o cantor Daniel Diau, ex-Calcinha Preta, que cantará músicas como “O amor tudo suporta”, “Menino bobo”, “Recado de Portaria”, “Muro”, entre outras.

Serviço

O quê
Forró Fest

Quando
Neste sábado, às 21h

Onde
Casa das Dunas (Avenida Litorânea)

Ingressos: R$ 80,00 (Espaço Dunas) e R$ 120,00 (Frontpraia)

sem comentário »

Cézar Bombeiro reivindica “Mais Asfalto” para o Jardim São Cristovao II e bairros do entorno

2comentários

Ônibus e motocicleta dividem espaço em trecho esburacado e com lama: múltiplos problemas atormentam a comunidade

O vereador Cézar Bombeiro (PSD) encaminhou indicação à Prefeitura de São Luís solicitando obras do programa “Mais Asfalto” para o Jardim São Cristóvão II e para o Residencial 500 Anos. A maioria das vias dos dois bairros necessita de melhorias de infraestrutura com urgência.

Após reunir-se com moradores dos dois bairros e de comunidades vizinhas e constatar a buraqueira nas ruas e avenidas, lamaçais, mato sem capina e outros graves problemas, Cézar Bombeiro reforçou seu compromisso de interceder junto ao Governo do Estado e à prefeitura da capital por obras que amenizem o drama dos populares.

Ele observa que as intervenções na região não devem se restringir ao entorno Parque Independência, onde será realizada a Expoema, entre os dias 14 e 21 de outubro. O trecho que dá acesso à exposição agropecuária está sendo recuperado, mas as vias do Jardim São Cristóvão II, do Residencial 500 Anos e de outros bairros próximos continuam em condições precárias.

Reunião 

Populares mostram a Cézar Bombeiros os múltiplos problemas de infraestrutura do bairro

Cézar Bombeiro se reuniu com moradores do Residencial 500 Anos, Dom Ricardo, Residencial Campo Belo I e II, Residencial Cidade Del Leste I e II. Os populares aproveitaram o gancho da Expoema para reivindicar as obras que tanto precisam. “Contamos com a sensibilidade dos governantes, para que aceitem nossa proposta de trazer o “Mais Asfalto” para o Jardim São Cristovão II e todo o entorno, nem que seja no peito e na raça”, destacou.

Assista ao vídeo:

2 comentários »

Cemar recebe reconhecimento da Federação Maranhense de Futebol

0comentário

Gerente de Comunicação da Cemar, Luiz Carlos Cardoso,recebeu placa em reconhecimento à contribuição da empresa ao futebol

A Federação Maranhense de Futebol (FMF), em nome dos dirigentes, atletas e milhões de torcedores, homenageia a Companhia Energética do Maranhão (Cemar), por sua relevante contribuição ao desenvolvimento do Futebol Maranhense, mediante patrocínio aos clubes, rpor meio da Lei de Incentivo ao Esporte nº 9.436, de 15 de agosto de 2011.

A legislação viabiliza o aporte de recursos financeiros de empresas contribuintes do ICMS para projetos esportivos aprovados na forma da lei.

O reconhecimento foi feito no evento que sorteou os grupos da Copa do Nordeste de 2018, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), que contou com a presença do executivo de Comunicação e Marketing da Cemar, Luiz Carlos Cardoso.

sem comentário »