A triste história do transporte por ferry-boats no Maranhão

0comentário

Por Francisco Soares*

Serviço de transporte por ferry-boats passa por grave crise no Maranhão depois de mais de 50 anos da sua criação

Em 1969, o então governador José Sarney, através da   Lei 3009/69, criou o serviço de ferry-boat para fazer o transporte aquaviário de cargas e passageiros entre os portos do Itaqui e Itaúna, próximo a Alcântara. Em seguida, com o devido aval da Assembleia Legislativa,  abriu um financiamento junto à  SUNAMAM – Superintendência Nacional da Marinha Mercante, para construção de 02 ferrys: o Baia de São Marcos e o  Baia de  São José,  pelo estaleiro EBIN, na cidade de  Niterói/RJ. Em 1971, o então governador Pedro Neiva de Santana assinou um convênio entre o Departamento de Estradas e Rodagem do Maranhão – DER-MA e a Companhia de Navegação do Norte- CONAN, ficando estabelecido um  prazo  de 16 anos para que a CONAN operasse o serviço de ferry-boat. Os signatários assumiram os seguintes direitos e deveres: a CONAN obrigava-se a realizar viagens regulares; o DER-MA faria a definição prévia das  tarifas de passageiros, cargas e veículos; o Governo do Estado, através do DER MA, garantiria a subvenção à CONAN, em caso de prejuízo operacional, e também garantiria a manutenção dos terminais de embarque/desembarque.

Em seguida, os dois ferrys entraram em operação, com seus potentes 04 motores propulsores acoplados a rabetas com giro de 360º, com navegação lateral, boa estabilidade, mas, infelizmente, impróprios para utilizarem as rampas fixas existentes nos terminais.

No início dos anos 80, os ferrys sofreram deterioração, motivada pelo sistema de rampas fixas existente nos terminais e deixaram de prestar um serviço de qualidade, sendo, portanto, retirados de operação pela Capitania dos Portos do Maranhão. 

Em 1986, o então presidente da República, José Sarney, determinou ao seu ministro dos Transportes, José Reinaldo Tavares, que a concessão dos ferrys fosse transferida pelo DER-MA para a Companhia Docas do Maranhão (CODOMAR), que recebeu as duas embarcações deterioradas e garantiu suas reformas emergenciais. Ato contínuo, foi aberto processo administrativo de compra, pela PORTOBRAS, junto à Companhia de Navegação Baiana, dos ferrys Mont Serrat (mais tarde denominado Alcântara) e Vera Cruz (mais tarde denominado Pinheiro). A CODOMAR também iniciou a construção do Terminal de Passageiros com cais flutuante na Ponta da Espera e outro em Cujupe, região litorânea de Alcântara e, depois disso, solicitou a transferência dos referidos terminais, que pertenciam à União, para o Estado. Feito isso, iniciou-se o processo de terceirização de mão-de-obra dos serviços de ferrys com a contratação da  Companhia de Navegação Pericumã.   

Em 1993, o então governador Edison Lobão, através de Lei, concedeu a isenção de ICMS para o serviço de transporte por ferry-boat, vigorando até maio de 1997. Em 1995, a CODOMAR iniciou uma operação conjunta com a empresa SERVIPORTO, que disponibilizou seu ferry  Itaúna e depois construindo outros, dessa vez  apropriados para o uso de rampas fixas, denominados  Cidade de Alcântara (1996), Cidade de Pinheiro (1997) e Cidade de Cururupu (1999). A partir daí, a SERVIPORTO, em parceria com a INTERNACIONAL MARITIMA LTDA, construíu um sistema de rampa fixa no Terminal da Ponta da Espera, o que aumentou o número de viagens de São Luís para a Baixada .

Entre 2007 e 2011, a empresa SERVIPORTO contratou, junto ao estaleiro BELCONAV S/A, localizado em Belém- PA, a construção do ferry “Alcântara”, com capacidade média para 350 passageiros e 35 carros de passeio. Contratou também o “Cidade de Pinheiro”, com capacidade média para 900 passageiros e 50 carros de passeio, além do “Cidade de Cururupu”, para 348 passageiros e 35 carros de passeio. A outra empresa, INTERNACIONAL MARÍTIMA, em 2006, colocou em operação o ferry “Baía de São Marcos”, uma  embarcação de 65 metros de comprimento, com capacidade para transportar 280 passageiros e 110 carros.

Desde 2015, já no governo de Flavio Dino, os serviços de fiscalização e regulamentação do transporte por ferry-boats foram transferidos para a MOB. De lá para cá, o serviço foi perdendo qualidade e, na ausência de um contrato de concessão, haja vista o sistema operar apenas com autorizações de caráter precário, os equipamentos marítimos foram se depreciando e a frequência das viagens, diminuindo. Em 2021, ainda no segundo governo de Flavio Dino, foi realizada uma licitação pública, cuja empresa vencedora sequer possuía ativos de navegação marítima. Essa contratação fracassada, aliada a uma inédita intervenção do Estado na empresa SERVIPORTO, acabou provocando prejuízos incalculáveis ao sistema de transporte aquaviário no estado do Maranhão.

Recentemente, no dia 20 de maio de 2022, já na gestão de Carlos Brandão, o Governo do Estado anunciou um distrato com a empresa paraense CELTE NAVEGAÇÃO, ganhadora da licitação duvidosa, alegando os motivos já conhecidos por  toda a sociedade maranhense: a total incapacidade da empresa vencedora de atender o escopo dos serviços licitados pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB). 

Diante do caos administrativo protagonizado pela MOB, o senador Roberto Rocha, ácido crítico do atual governo comunista, resolveu politizar a questão e agora defende com unhas e dentes uma intervenção federal no serviço de ferry boat e em seus terminais.

Resta, por fim, lembrar que os terminais de Cujupe e Ponta da Espera pertencem efetivamente ao Porto do Itaqui, que é operado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), por concessão da União, ou seja, se a União quiser, ela pode fazer um distrato parcial e retomar os referidos terminais a qualquer momento.

Apesar de tantas glórias passadas promovidas pelo ex-governador José Sarney, o atual serviço de ferry-boats no estado do Maranhão, agora, nos remete a uma história de triste fim. A nossa esperança reside na capacidade administrativa do governador Carlos Brandão de resolver essa absurda crise criada e alimentada pela má gestão da MOB.

*Ex-presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Maranhão (ARSEP) e ex-secretário adjunto de Transporte do Estado do Maranhão

sem comentário »

Vagas abertas para contratações no Laboratório Lacmar

0comentário
O Laboratório Lacmar está com vagas abertas para contratações de novos colaboradores em três áreas específicas.

Em crescente expansão e com um dos mais modernos parques tecnológicos de todo o país, o Laboratório Lacmar está com vagas abertas para contratações de novos colaboradores em três áreas específicas.

Para coordenador hospitalar, a formação desejada é de Gestão Hospitalar, Farmácia Bioquímica, Biomedicina ou área afins; e preferencialmente candidatos (as) com MBA na área. Com experiência mínima de 05 anos em área técnica; experiência em liderança de equipes e conhecimentos em norma PALC. Vaga para PCD (pessoa com deficiência).

A outra vaga é para técnico(a) de coleta. Para profissionais técnico(as) em análises clínicas; para atuar em unidade complexo penitenciário de Pedrinhas; e disponibilidade para horário comercial.

E também há vaga para Analista de Departamento Pessoal, para pessoas com graduação em Ciências Contábeis, Administração ou afins. Desejada sólida experiência nas rotinas do DP, Folha de pagamento, Sefip, DCTFweb e PerdComp.

Preferencialmente com conhecimento em softwares como Fortes e Domínio; conhecimento intermediário em Excel e Pacote Office (Word e PowerPoint). Vaga para PCD (pessoa com deficiência).

Os interessados devem enviar seus currículos até o dia 22 de maio para o email: [email protected]. No assunto devem colocar “nome da vaga e o nome do candidato”.

sem comentário »

Mais de 100 crianças do bairro Pirapora são atendidas em ação de saúde odontológica

0comentário
Odontóloga examina dentição de criança durante a ação de saúde bucal no Pirapora

Limpeza dentária, aplicação de flúor e noções corretas sobre escovação. Essas foram algumas ações de saúde odontológica promovidas, na manhã de sábado (21), pela rede de clínicas OdontoCompany, no bairro Pirapora, vizinho ao Santo Antônio.

Foram beneficiadas mais de 100 crianças da comunidade, que receberam cuidados especiais para manter seus dentes sadios e prevenir danos futuros à saúde bucal, que podem interferir no funcionamento do organismo como um todo.

Odontóloga repassa orientações às crianças sobre como cuidar melhor da saúde bucal

A ação foi mais uma demonstração do compromisso com o bem estar e a qualidade de vida da população, com atenção especial à infância. Atividades como essa servem de exemplo a outras empresas, para que também exerçam o seu papel social.

Disposta a proporcionar o melhor atendimento possível aos cidadãos do futuro, a OdontoCompany, uma das maiores redes de clínicas odontológicas do mercado, ofereceu uma oportunidade e tanto às crianças mais humildes, que sofrem com a carência desse tipo de serviço no sistema público de saúde.

Dezenas de crianças do bairro Pirapora foram beneficiadas pela ação de saúde bucal realidade pela OdontoCompany

A ação de saúde bucal no bairro Pirapora foi uma prova de que o esforço de todos torna mais célere e eficiente o atendimento das demandas do povo.

sem comentário »

PM encontra machado viking dentro de ônibus em operação contra assaltos

0comentário
Machado artesanal com características vikings encontrado dentro de ônibus foi levado por policiais para o Plantão Central da Cidade Operária

A Polícia Militar localizou e apreendeu um machado viking, de fabricação artesanal, durante operação para coibir assaltos a ônibus na área da Cidade Operária, na noite dessa sexta-feira (20). A arma chamou atenção dos policiais e de curiosos por causa do estilo e do poder de provocar lesões, por ter duas lâminas opostas altamente afiadas.

De acordo com o relato das forças de segurança pública, por volta das 22h38, a equipe GTM CHARLIE realizava rondas ostensivas na área do 6° Batalhão de Polícia Militar, a fim de coibir assaltos a ônibus na região. Em abordagem a um ônibus da linha Santa Clara/Centro, nas imediações do bairro São Cristóvão, os policiais solicitaram que os passageiros descessem para averiguação.

Embaixo dos bancos

Feita a revista pessoal nos passageiros, nada foi encontrado. Ao darem continuidade à busca no interior do veículo, os militares localizaram, embaixo dos assentos da parte traseira do coletivo, um machado artesanal com características vikings. O achado inusitado causou perplexidade em muitos dos que testemunharam o fato.

PL Policial militar exibe a arma artesanal, cuja propriedade continua desconhecida

Os policiais tentaram, mas não conseguiram localizar o proprietário da arma. Ao perguntarem aos passageiros a quem pertencia o machado. A guarnição, então, levou o machado para o Plantão Central da Cidade Operária para a adoção das medidas cabíveis.

sem comentário »

Ministro Victor Godoy inaugura prédio do BICT e anuncia novos investimentos para a UFMA

0comentário
A solenidade de inauguração foi comandada pelo ministro de Estado da Educação, Victor Godoy Veiga, e pelo reitor Natalino Salgado.

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) inaugurou, nessa sexta-feira, 20, o novo prédio do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), situado na Cidade Universitária Dom Delgado, no Câmpus de São Luís. A solenidade de inauguração foi comandada pelo ministro de Estado da Educação, Victor Godoy Veiga, e pelo reitor Natalino Salgado, com as presenças de gestores do MEC e da administração superior da Universidade, autoridades, estudantes e convidados.

Além do ministro da Educação e do reitor da UFMA, a composição do dispositivo de honra foi formada pelo presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Ponte; pelo diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da UFMA, Auro Tanaka; pelo coordenador do prédio das Engenharias da UFMA, Marcos Aurélio Santos; pelo coordenador do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Igo Tôrres Lima, e pelo presidente do Diretório Central dos Estudantes da UFMA, Marcony Edson Silva de Matos.    

Victor Godoy abriu o seu pronunciamento afirmando que a UFMA tem um reitor, que, além de médico, é um excelente administrador. Ele lembrou que a UFMA foi a primeira universidade federal a aderir à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Segundo o ministro, uma decisão visionária do reitor Natalino Salgado. Em seguida, destacou resultados de trabalho e falou sobre a importância do prédio do BICT para as engenharias no Maranhão.

“Hoje é um dia de festa. É um dia de comemoração. Nós estamos aqui, na entrega desse prédio, e, para mim que conheço bastante o trabalho do reitor Natalino Salgado e de toda a sua equipe, esse prédio tem o tamanho e a qualidade que a UFMA merece. É muito gratificante estar aqui, representando o Ministério da Educação para apoiar a UFMA na implementação dos cursos, contem com o MEC”, afirmou o ministro Victor Godoy.

O reitor da UFMA, Natalino Salgado,. cumprimenta o ministro de Estado da Educação, Victor Godoy Veiga, no ato da inauguração

“Antecipo aqui, inclusive, o apoio que a gente aprovou, no Ministério da Educação, de R$ 3,5 milhões, para a UFMA concluir os prédios da Enfermagem, no câmpus de São Luís, e do curso de Medicina, no câmpus de Imperatriz, ambos previstos para serem inaugurados em novembro deste ano”. Victor Godoy anunciou ainda que o MEC vai apoiar na extensão do programa dos chips, beneficiando os alunos mais vulneráveis.

“Dei o meu compromisso ao reitor para ajudar em tudo o que for possível para implantar os cursos de Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Transporte Multimodal, com foco no portuário, e, posteriormente, o curso de Engenharia Robótica. Nós valorizamos o ensino superior e desejamos que esse novo equipamento traga muito desenvolvimento para a região, melhores condições aos alunos, docentes, técnicos administrativos, para que, no futuro, a gente veja muitos engenheiros formados, ajudando no desenvolvimento do nosso país”, finalizou Victor Godoy.

O reitor Natalino Salgado iniciou o seu discurso enaltecendo o trabalho de todos que somaram esforços para a construção do prédio. “Nós estamos hoje inaugurando uma edificação desse tamanho e com essa complexidade de infraestrutura e potencial para permitir todo o desenvolvimento de pesquisa, de ensino e qualidade, sobretudo numa área estratégica, que é a engenharia. Um trabalho que se deve a muitos trabalhadores. Trabalhadores que precisam receber a nossa gratidão e a nossa homenagem”, disse o reitor Natalino Salgado.

“A Educação é que move o desenvolvimento de qualquer país. Qualquer país que deseja crescer investindo em inovação e educação, por seus princípios democráticos, terá sempre a educação como motor para igualdade social. Renovo sempre aqui o apoio que temos recebido do MEC”, complementou o reitor. Segundo ele, o Ministério da Educação também deu um grande apoio para a conclusão do Câmpus de Balsas, que vai ser inaugurado nos próximos meses.

Em seu pronunciamento, o reitor Natalino Salgado destacou que a Educação é que move o desenvolvimento de qualquer país

O reitor anunciou ainda que a UFMA está com um grupo de alto nível construindo projetos estratégicos para ampliar as engenharias na instituição. Uma delas é na área de transporte multimodal, com foco na área portuária. São áreas estratégicas para o nosso estado e país”, concluiu o reitor.

Visita ao HU-UFMA-Ebserh-MEC

Pela manhã, o ministro da Educação, acompanhado de assessores, entre eles, Antônio César Alves Rocha, presidente em exercício da Rede Ebserh — estatal que administra o hospital—, fez uma visita técnica ao Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA-Ebserh-MEC). Na ocasião, Victor Godoy Veiga destacou a atuação da unidade hospitalar no cenário brasileiro.

Saiba mais sobre BICT

Instalado em uma área de 7.817.34 metros quadrados, o novo prédio do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) vai sediar os cursos das engenharias aeroespacial, ambiental e sanitária, civil, da computação e mecânica. Docentes e discentes compartilharão conhecimentos e aprendizado em amplas e modernas instalações, em um ambiente confortável e motivador para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação.  

Crescendo em ritmo acelerado, impulsionada pela conquista de índices e resultados de excelência, a UFMA vem se destacando como uma das melhores instituições de ensino superior do Norte-Nordeste. Sempre focada em sua missão, desenvolve, há décadas, um trabalho de alta relevância no processo de transformação de realidades, em diversas áreas das engenharias. Antenada às novas demandas de crescimento econômico e tecnológico do estado, a instituição implantou, em 2013, o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT).

A cerimônia também contou com as presenças de gestores do MEC e da administração superior da Universidade, autoridades, estudantes e convidados

A partir de então, o curso de graduação se configura numa formação tecnológica mais ampla e abrangente. O primeiro ciclo tem um caráter interdisciplinar. O segundo é formado pelas engenharias aeroespacial, ambiental e sanitária, civil, da computação e mecânica. Para atender ao curso, uma nova estrutura foi construída pela UFMA, com recursos do Governo Federal.

Novo prédio: inovação na educação

Ocupando uma área de 7.817,34 metros quadrados, o novo prédio do BICT foi orçado em quase 14 milhões de reais e vai contribuir para o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e extensão. Com três pavimentos, o prédio proporcionará maior integração entre os cursos de engenharia. Todo o prédio é equipado com elevador para garantir acessibilidade.

O pavimento térreo é formado por dois miniauditórios, laboratórios de informática e de atividades acadêmicas, coordenações de cursos, secretarias acadêmicas, cantina e área de convivência. O primeiro pavimento tem salas de aulas conjugadas e laboratórios específicos das engenharias, e, no segundo pavimento, estão localizadas salas para professores, espaços para atendimentos aos estudantes, salas de reunião e área de vivência.

sem comentário »

“Se o Governador andasse de ônibus, saberia que os assaltos aumentaram nos coletivos em São Luís”, diz deputado Wellington ao destacar mais de 500 roubos

0comentário

Em apenas quatro meses do ano de 2022, São Luís já registrou mais de 506 assaltos a coletivos. Foram esses dados que o deputado Wellington utilizou para cobrar uma articulação de ações do Governador Flávio Dino, por meio da Secretaria de Segurança Publica, no combate à criminalidade no transporte público da capital e aumento do efetivo por meio da nomeação de novos policiais.

A situação se agravou nos últimos dias, em contrapartida, o Governo do Estado insiste em dizer que a criminalidade não aumentou no Maranhão.

“Se o Governador andasse de ônibus, ao invés de utilizar os helicópteros, com certeza saberia que a violência ainda domina, saberia que os assaltos no transporte público ainda continuam com números elevados. Saberia a realidade da população. Por isso, encaminho ofício ao Governador solicitando que articule ações que previnam assaltos aos ônibus.
Sabem por que não fazem nada? Porque as “autoridades” não usam transporte público. Logo, esse risco não os incomoda.Na Assembleia Legislativa, cobro que o Governo do Estado saia dessa “bolha” de segurança e faça a nomeação de mais policiais civis e militares (aprovados no concurso, pois ainda tem 1.400 aguardando nomeação, mais subjudices e remanescentes). É inadmissível que continuem brincando com a vida das pessoas dessa forma. Não dá pra fingir que não existe violência. É só ouvir a população e ver que sim, infelizmente, os assaltos ainda são dominantes em nosso transporte público. E a população anda sobressaltada e temerosa”, disse Wellington.

LOCAIS DE MAIOR FREQUÊNCIA DE ASSALTOS A ÔNIBUS:

As localidades com os maiores números de assalto são o Terminais da Praia Grande, Cohama e São Cristóvão; bairros do Angelim (Av. Jerônimo de Albuquerque); Avenida Guajajaras; Avenida dos Franceses (proximidades da Rodoviária), São Francisco (pontos diversos da Avenida Castelo Branco) e zona rural.

sem comentário »

Salomão Jr. canta o melhor da MPB no Restaurante Beiruth, neste sábado, às 20h

0comentário

Uma boa pedida para a noite deste sábado (21) é saborear as delícias da culinária árabe servidas pelo Restaurante Beiruth, na Galeria Flores, na Avenida dos Holandeses, no Calhau. E para tornar a experiência gastronômica ainda mais agradável, tem o melhor da MPB, ao som de voz e violão, com o cantor Salomão Jr.

Artista consagrado por seu canto inspirado e inconfundível e por seu repertório composto por clássicos da música eternizados por gerações, Salomão Jr. é sempre uma atração à parte para o público de bom gosto.

Restaurante Beiruth, agradando o paladar e os ouvidos Imperdível!

sem comentário »

Momento histórico para o curso de Medicina da Universidade Ceuma

0comentário

Instituição de ensino superior concedeu Título de Doutor Honoris Causa um memorian ao cardiologista maranhense José Eduardo Moraes Rego Sousa, firmou convênio para estágio de alunos de Medicina em São Paulo, inaugurou dois novos espaços destinados ao aprendizado do que há de mais moderno em ensino médico e sediou reunião da Academia Maranhense de Medicina

Momento da outorga do Título de Doutor Honoris Causa in memorian ao Dr. José Eduardo Moraes Rego Sousa, representado no ato pela viúva, a também cardiologista Amanda Moraes Rego

Momento histórico para o curso de Medicina da Universidade Ceuma, ainda em comemoração aos 32 anos de fundação da instituição educacional. Em vasta programação realizada no Campus Renascença, foi realizada a entrega, in memorian, do Título de Doutor Honoris Causa outorgado ao médico cardiologista e professor maranhense José Eduardo Moraes Rego Sousa, pioneiro no implante de stents farmacológicos no mundo e na condução de um estudo clínico sobre essa endoprótese cardíaca. A cerimônia foi prestigiada por diversas autoridades, por dezenas de alunos, professores e coordenadores, pelo fundador do Grupo Ceuma, Mauro Fecury, e pela presidente da Mantenedora da instituição de ensino superior, Ana Lúcia Chaves Fecury.

Mauro e Ana Lúcia Chaves Fecury descerram a placa de inauguração da Sala de Simulação Realística que leva o nome da renomada médica cardiologista

O coral da Universidade Ceuma, acompanhado pela banda do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS), entoou o Hino Nacional Brasileiro, um dos momentos mais emocionantes da solenidade, marcado por efusivos aplausos. Na plateia, membros da comunidade académica e convidados ouviam, atentos, os discursos de exaltação ao homenageado, ao ensino da Medicina, à prática médica e à instituição de ensino superior por lançar no mercado profissionais de excelência, que cumprem com louvor a missão de salvar vidas, nas mais diferentes especialidades.

Inauguração do Centro de Anatomia Virtual Dr. José Eduardo Moraes Rego Sousa

A honraria acadêmica póstuma concedida pela Universidade Ceuma ao Dr. José Eduardo Moraes Rego Sousa, morto em março deste ano, foi entregue pela reitora Cristina Nitz à viúva, a também médica cardiologista intervencionista Amanda Guerra Moraes Rego Sousa. Ao agradecer a homenagem, ela fez a seguinte declaração: “é um título honroso, que contempla toda uma vida, uma vida inteira de dedicação ilimitada e de conquistas dignas de reconhecimento”. exaltou.

Mesa digital interativa do Centro de Anatomia Virtual, que simula a realidade e garante um aprendizado mais dinâmico ao aluno

A fala da Dra. Amanda Moraes Rego veio acompanhada de uma novidade que certamente colocará o curso de Medicina da Universidade Ceuma em um patamar ainda mais elevado: a assinatura de um convênio que permitirá a alunos do 12º período de Medicina da instituição fazer estágio eletivo no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, de São Paulo, que tem a Dra. Amanda Moraes Rego como presidente da Comissão de Pós-Graduação.

Programação foi prestigiada por autoridades públicas, personalidades do meio acadêmico e convidados

Novos espaços

Além da entrega do Título de Doutor Honoris Causa e do anúncio do convênio, a programação foi marcada pelas inaugurações do Centro de Anatomia Virtual Dr. José Eduardo Moraes Rego Sousa e da Sala de Simulação Realística Dra. Amanda Guerra Moraes Rego Sousa. As instalações são dotadas com equipamentos de tecnologia de ponta, adquiridos para possibilitar o contato dos alunos de Medicina da Universidade Ceuma com o que há de mais moderno na preparação acadêmica, a fim de torná-los profissionais muito mais capacitados a atuar nas mais diversas situações, sejam ambulatoriais, sejam em casos de urgência e emergência.

Equipamento simulador de sinais vitais, moderno instrumento utilizado nas aulas de Medicina na Universidade Ceuma

A agenda movimentada de eventos foi encerrada com uma reunião de membros da Academia Maranhense de Medicina, no Auditório Expedito Bacelar, que passou por ampla reforma, assim como outros espaços do Campus Renascença.

Veja mais fotos:

Sessão solene da Academia Maranhense de Medicina no Auditório Expedito Bacelar
A banda do 24º Batalhão de Infantaria de Selva, sempre presente nos eventos promovidos pela instituição de ensino superior
A médica cardiologista Amanda Guerra Moraes Rego agradece à Universidade Ceuma pelo reconhecimento ao legado deixado as por seu marido
O Coral da Universidade Ceuma interpreta com emoção o Hino Nacional Brasileiro
sem comentário »

Prefeitura de São José de Ribamar assina ordem de serviço para a construção de uma praça na Vila Dr.Julinho

0comentário
O prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho, assina ordem de serviço autorizando a construção da praça

A Prefeitura de São José de Ribamar assinou na manhã desta quarta-feira (18), a ordem de serviço para a construção de uma  praça na Vila Dr. Julinho. O local onde a praça será construída, atualmente funciona uma quadra, que está em estado precário. Além da praça, que terá bancos, arborização e playground, o projeto também contempla a reforma da quadra, que passará a ser poliesportiva, a construção de arquibancadas, pista de cooper e ciclovia.

As benfeitorias serão aproveitadas por jovens, crianças e adultos da comunidade, que tem, em sua maioria, moradores em situação de vulnerabilidade social.

Prefeito Dr. Julinho faz gesto de carinho a criança da comunidade que acompanhou a assinatura da ordem de serviço

Segundo o estudante Vinícius Souza, a Vila Dr. Julinho sofre inúmeras discriminações sociais, e a praça vem para trazer lazer e união entre os moradores. “As pessoas pensam que aqui só tem criminalidade, mas isso não é verdade. Aqui tem gente de bem, gente batalhadora que sai de casa todos os dias para trabalhar e ganhar o pão de cada dia. Nós merecemos! Essa praça vai nos proporcionar lazer e esporte para nossas crianças. Vamos sair dessa condição de ociosidade”, destacou o jovem.

Máquina é usada para limpar o terreno onde será construída a praça

A obra começou logo depois que a ordem de servico foi assinada. A previsão é que seja concluída em menos de 12 meses.

Equipe técnica confere detalhes do projeto de engenharia que será executado na Vila Dr. Julinho

De acordo com o prefeito da cidade, Dr. Julinho, esse é mais um investimento para melhorar a qualidade de vida da população. “Seguimos trabalhando por uma São José de Ribamar que contemple a todos. A Vila Dr. Julinho ficou esquecida por muito tempo e agora temos o compromisso de devolver dignidade a essas pessoas. Vamos construir a praça e as ruas receberão pavimentação. Já começamos pela rua Bom Jesus, com pavimentação em bloquetes”, disse o prefeito.

sem comentário »

Desembargador Joaquim Figueiredo deixa presidência do TRE-MA com a certeza do dever cumprido

0comentário
Desembargador Joaquim Figueiredo observa sua fotografia e seu nome eternizados na galeria de ex-presidentes do TRE-MA

O desembargador Joaquim Figueiredo se despediu nessa quinta-feira (19) da presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) com a certeza do dever cumprido. Foram dois anos de intenso trabalho, com adoção de medidas impactantes, muitas delas inovadoras, para fortalecer a democracia por meio do exercício do voto.

Joaquim Figueiredo, que será sucedido no cargo pela desembargadora Ângela Salazar, deixa um legado de importantes realizações à frente do TRE-MA, com destaque para as ações de modernização do processo eleitoral, por meio do investimento maciço em informatização e em qualificação de pessoal.

As medidas voltadas à segurança da votação também foram destaque no biênio em que o magistrado esteve à frente da corte. E, sem sombra de dúvidas, repercutirão nos próximos pleitos, em todo o Maranhão.

Sem sombra de dúvidas, foram dois anos marcados por avanços relevantes para a Justiça Eleitoral maranhense, que se aprimorou graças à competência e ao esforço do agora ex-presidente e das parcerias firmadas com diversos órgãos e instituições.

Cerimônia que marcou a despedida de Joaquim Figueiredo do cargo e a posse da nova presidente, Ângela Salazar, foi bastante prestigiada por autoridades

O biênio que se encerra entrará para a história do TRE-MA, pois no período foi criado um ambiente ainda mais favorável para que a sociedade possa escolher seus representantes com a certeza do pleno respeito à legislação eleitoral e à Constituição.

Determinado e comprometido com a missão que abraçou, Joaquim Figueiredo preparou o terreno para que as eleições de outubro desde ano transcorram dentro da normalidade, sem sobressaltos, com desfecho fiel ao planejamento traçado.

Cabe agora à nova presidente, Ângela Salazar, e ao novo corregedor eleitoral, desembargador José Luiz Oliveira de Almeida, darem continuidade ao trabalho virtuoso realizado pelo antecessor.

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/danielmatos/wp-admin/
Twitter Facebook RSS