Machismo

0comentário

Adriano Sarney*

Deputado Adriano cita pesquisa do Ibope que aponta que o machismo é o preconceito mais praticado no Brasil

Assim como outros temas abordados nesta série de artigos relacionados ao preconceito, a problemática da desigualdade de gêneros é ligada à uma forte crença, difícil de combater. Na raiz do preconceito contra as mulheres está a cultura machista impregnada na sociedade brasileira, tanto nos homens quanto em algumas mulheres. Pode ser consciente, mas também inconsciente. É algo que as pessoas “aprendem” em casa, na escola e com os amigos, muitas vezes com a colaboração da grande mídia e da internet.

Segundo uma pesquisa do IBOPE de 2017, o machismo é o preconceito mais praticado no Brasil, seguido pelo racial, LGBT e gordofobia. Constatou-se que 61% dos entrevistados já pronunciaram algum comentário machista, mesmo que alguns não reconheçam o preconceito. A pesquisa também constatou que embora 45% dos brasileiros consigam perceber o preconceito em frases ditas ou ouvidas em seu convívio, metade destas pessoas diz não reagir ao ouvir um comentário machista. Esta última constatação nos remete à duas questões: 55% das pessoas não consideram as frases preconceituosas e dos que consideram, apenas metade, 22,5%, chamam a atenção do interlocutor. Isto reafirma o quanto o preconceito machista está enraizado em nossa cultura e que precisa ser debatido nas escolas.

Apresentei na Assembleia Legislativa o projeto de lei 156/2016 que institui noções básicas da Lei Maria da Penha nas escolas no intuito de forçar o debate nos círculos mais jovens. Infelizmente, o projeto foi rejeitado na Comissão de Constituição e Justiça com o argumento de que ele geraria despesas ao governo estadual.

No exemplo de hoje relato uma denúncia que recebi no meu gabinete de uma mulher que sofria quase que diariamente de assédio sexual no ônibus. Com medo de reagir e sem saber como proceder ou a quem recorrer, ela era forçada a conviver com a situação. Constatei que muitas mulheres que utilizam o transporte coletivo em São Luís são vítimas dessas agressões, principalmente quando o ônibus está lotado. Os agressores, canalhas decadentes, frutos da cultura machista misógina, se aproveitam do pouco espaço para cometer o crime. Por isso apresentei e aprovamos a Lei 10.953/2018 que institui o “Programa de Combate ao Assédio Sexual Contra Mulheres Dentro do Transporte Coletivo”. Esse programa, dentre outras coisas, instrui a vítima a recorrer ao motorista ou a outro funcionário da empresa de ônibus e os orienta a agir. O motorista deve comunicar à polícia imediatamente e fornecer dados da localização do ônibus via GPS para auxiliar os policiais na captura do agressor imediatamente.

A legislação avançou no sentido de punir quem comete o ato de discriminar mulheres- xingar, assediar ou agredir por exemplo. Mas, como tenho explicado em textos anteriores, o preconceituoso, neste caso o machista, não obrigatoriamente cometerá uma ação contra alguém. Mudar ou “re-ensinar” uma pessoa sobre algo que vai contra o que ela acha o certo é uma tarefa árdua, mas não impossível. Isso me remete mais uma vez para a frase de Nelson Mandela utilizada no artigo sobre o preconceito racial, “ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar.”

Para combater o machismo é preciso mais do que leis, é necessária educação para o reconhecimento das diferenças e conscientização sobre a igualdade de gênero. Somos todos iguais.

*Deputado estadual

sem comentário »

“Continuamos na luta no combate ao câncer”, diz Wellington do Curso em inauguração de novo equipamento no Hospital Aldenora Bello

0comentário
Deputado Wellington com o vice-presidente da Fundação Antônio Dino, Antônio Dino Tavares

O deputado estadual Wellington do Curso esteve presente, na última quarta-feira (22), na solenidade que entregou o novo aparelho de radioterapia (Acelerador Linear) ao Hospital Aldenora Bello. O aparelho resulta de uma união de forças dos entes a fim de diminuir a quantidade de pacientes em fila de espera para iniciar o tratamento de combate ao câncer.

Atualmente, o número de pacientes é de 1.200 na fila de espera.

“Estivemos na solenidade de entrega do mais novo aparelho de radioterapia (Acelerador Linear) no Hospital Aldenora Bello. Como deputado estadual, destinamos nossas emendas parlamentares para garantir o atendimento dos maranhenses. Essa já é uma conquista, mas continuamos na luta no combate ao câncer e seguimos firmes em defesa da população. Afinal, o câncer não espera!”, disse o deputado Wellington em suas redes sociais.

Assista:

sem comentário »

Bloquinho “Se Tu Não Quer Tem Quem Queira”terá prévia no Casarão Colonial

0comentário

O evento acontece neste domingo, 26, às 15h, com a presença de grupo CDC, Flávio Maca, Estilo 98, Os Cafajestes, DJ Adriano e Nivaldo Santos, com as cantoras Anastácia Lia e Milena

São Luís – O endereço que virou ponto de encontro da ala jovem de São Luís tem programação especial neste domingo (26), das 15h à meia-noite. O Casarão Colonial, na Rua Afonso Pena, no Centro Histórico, fará a prévia do bloco “Se Tu Não Quer Tem Quem Queira!”. A programação será das mais dançantes e contagiantes.

O cantor Dinho Dias comanda os vocais do grupo Os Parças

O espaço receberá o grupo CDC, Flávio Maca, Estilo 98, Os Cafajestes, DJ Adriano e Nivaldo Santos, com as cantoras Anastácia Lia e Milena no palco.  Segundo o proprietário do Casarão Colonial, Ricardo Fernandes, é o esquenta para uma novidade que agitará o pré-Carnaval da capital maranhense.

A cantora Anastácia Lia dará mais um show com sua voz potente e afinada

“No dia 8 de fevereiro, faremos o nosso bloquinho, que batizamos de ‘Se Tu Não Quer Tem Quem Queira!’, na Casa Terra, no Olho d’Água, um local bastante aconchegante e que reunirá muita gente bonita. Estão todos convidados, tanto para este domingo quanto para o dia 8, para pular com a gente o pré-Carnaval, com estilo”, anunciou Ricardo Fernandes. 

sem comentário »

Viga desaba sobre casebre durante temporal e quase atinge mãe e bebê na Avenida IV Centenário

1comentário
Viga que se rompeu e desabou sobre o casebre, às margens da Avenida IV Centenário

Por pouco uma tragédia não aconteceu, na noite da última quinta-feira (23), no trecho da Avenida IV Centenário nas imediações do bairro Monte Castelo, onde há uma ocupação formada por famílias de baixa renda. Uma viga que sustenta uma das pontes da via se rompeu e atingiu um casebre onde uma mãe amamentava um bebê.

Populares conferem os estragos causados pelo rompimento da viga

Vizinhos relataram ao blog que a estrutura não caiu sobre a mulher e a criança, de apenas três meses, por uma fração de segundos. “Ela correu carregando o bebê e conseguiu evitar o pior. Foi um milagre”, relatou uma fonte que testemunhou o acidente.

Populares temem que o resto da estrutura ceda nas próximas chuvas, já que a previsão é que os temporais se intensifiquem em São Luís. A comunidade, formada por pessoas extremamente pobres, clama por uma intervenção do poder público para que a tragédia anunciada não se concretize.

Rachadura sinaliza ameaça de novos desabamentos na área e drama para os moradores

Até o momento, nenhuma autoridade se pronunciou sobre o fato.

Sobre a Avenida IV Centenário

Inaugurada em 5 de dezembro de 2014, a Avenida IV Centenário, passados seis anos desde que foi oficialmente entregue, ainda registra baixo fluxo de veículos. Mesmo assim, já carece de serviços de manutenção em vários trechos.

Construída como parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Rio Anil, cuja finalidade era urbanizar a antiga área de palafitas existente na região, com doação de apartamentos a centenas de famílias carentes, a avenida passou a ter suas margem direita novamente ocupada por casebres nos últimos anos.

1 comentário »

Eleições 2020! Força política e empatia popular são atributos de Beto das Vilas para virar prefeito

0comentário
Beto das Vilas tem arregimentado apoios importantes na corrida pela sucessão municipal em São José de Ribamar

O presidente da Câmara Municipal de São José de Ribamar, Manoel Albertin Dias dos Santos, o Beto das Vilas (PV), que é pré-candidato a prefeito na cidade balneária, esteve hoje no escritório Corrêa Lima, Saad & Santos Advogados Associados, formado pelos juristas Tufi Maluf Saad, Adriano Santos Araújo e Itamargarethe Corrêa Lima, com o objetivo de firmar uma parceria que possa reforçar o trabalho jurídico para a campanha eleitoral deste ano.

No encontro que fez aos causídicos, o chefe do legislativo ribamarense estava acompanhado do vereador Paulo Alencar (SD) e do líder comunitário Jamys Gualhardo, um dos mais fortes representantes da região do Parque Vitória. O parlamentar afirmou que a visita teve o objetivo de conversar com a banca sobre assuntos relacionados à politica e afirmou que recebeu as melhores referências. “O encontro serviu para conversamos um pouco sobre política e perspectivas para 2020”, destacou o politico.

A advogada Itamargarethe, que também é jornalista por formação, avaliou o encontro e destacou que a força política e empatia popular de Beto das Vilas são atributos que podem contribuir para ele virar prefeito.

“Esse primeiro bate papo serviu para conhecer um pouco mais de um homem simples, mas com um grande capital político, em consequência da simplicidade, muito embora seja necessária a realização de outros encontros para que possamos concretizar essa parceria”, afirmou a advogada.

Alçado a uma posição de certo destaque por conta dos seis mandatos consecutivos ao cargo no legislativo, o parlamentar que tem uma brilhante popularidade na cidade, é visto por todos os analistas do lugar como um ‘outsider’, para a disputa do executivo ribamarense em 2020.

A força politica dele é tão grande que hoje conta com apoio da maioria no legislativo municipal, pois dos 17 vereadores com representação na Câmara, 09 apoiam o projeto politico dele, podendo, inclusive, chegar a onze adesões.

Para a disputa de outubro, Beto das Vilas vem consolidado para enfrentar o prefeito Eudes Sampaio, que também deve concorrer ao pleito. Porém, como está no poder a 10 anos, o atual chefe do executivo ribamarense – que já foi vice dos ex-prefeitos Luís Fernando e Gil Cutrim – está fracassando e por conta disso, sua rejeição é altíssima. Além disso, o antecessor que renunciou ao cargo no executivo acabou por contaminar a administração municipal, pois, para muitos, mesmo fora da prefeitura, ele continua como o prefeito de fato.

Sem tomar conhecimento dos fracassos do atual gestor, Beto das Vilas vai se consolidando para enfrentar mais um desafio em sua vida pública e é o favorito para ser o próximo prefeito da cidade balneária.

sem comentário »

Caxias: Fábio Gentil e Paulinho reúnem secretariado e inauguram novo modelo de gestão municipal

0comentário
Ao lado do prefeito Fábio Gentil, o vice, Paulo Marinho Júnior, destacou que o novo modelo de gestão trará importantes benefícios para o povo de Caxias

Em reunião nessa quinta-feira (23), o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, e o vice, Paulo Marinho Júnior, definiram um novo modelo de gestão municipal em Caxias. Os gestores apresentaram um balanço das últimas ações realizadas e traçaram metas para tornar a administração ainda mais dinâmica, com foco em mais melhorias para a população.

Os membros do secretariado apresentaram as ações das suas respectivas pastas nos últimos 15 diaa

Fábio, Paulinho e todos os secretários passaram o dia reunidos para estabelecer metas e planejar ações em benefício dos caxienses. “Nosso compromisso sempre foi e continuará sendo com o nosso povo, e ninguém mais”, reafirmou o prefeito. 

Pensada em conjunto por Fábio Gentil e Paulo Marinho Júnior, a nova fase na gestão pública municipal em Caxias, em 2020 , consiste em manter a administração focada em metas e resultados. Foi a segunda reunião de avaliação e monitoramento.

O prefeito, o vice e os secretários definiram um cronograma de reuniões periódicas para ajustar e aperfeiçoar a gestão municipal

No modelo implementado para este ano, o gestor municipal trabalha um novo conceito na gestão pública, traçando metas para cada secretaria, em busca de resultados que atendam cada vez melhor a população.

Durante o encontro, cada secretário e secretária teve 10 minutos para apresentar os resultados da pasta que comanda nos últimos 15 dias. “As reuniões de avaliação e monitoramento serão feitas constantemente, a cada 15 dias, marcando um novo momento da gestão pública municipal em Caxias”, anunciou Paulinho.

sem comentário »

Reitor da UFMA debate com presidente do TJ-MA projetos de sustentabilidade

0comentário
Reitor Natalino Salgado discutiu com a direção do TJ-MA projeto para montagem de um laboratório de edificações e eficiência energética

SÃO LUÍS – Na manhã desta sexta-feira, 24, o reitor Natalino Salgado foi recebido pelo desembargador Joaquim Figueiredo, presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), para discutir, entre outros assuntos da pauta, o desenvolvimento de um projeto para a formação de um laboratório de edificações e eficiência energética, que terá como uma das atividades a certificação das obras de reforma e construção do setor judiciário maranhense, buscando o desenvolvimento sustentável interinstitucional.

O presidente do TJ-MA valorizou o encontro e enfatizou a união das instituições para o desenvolvimento da sustentabilidade no judiciário maranhense. “Temos a felicidade de manter essa parceria com a Universidade e receber os professores Natalino Salgado e Fernando Carvalho, além do desembargador Jorge Rachid, presidente da Comissão Socioambiental do Tribunal de Justiça, para dar maior ênfase a esta parceria e à produção desse laboratório”, afirmou.

Ele acrescentou que, como foi realizada apenas a primeira reunião de trabalho, a proposta está em fase embrionária, e que outras reuniões serão feitas para tornar o projeto mais concreto. O reitor Natalino Salgado destacou a importância do reforço das parcerias existentes e de projetar novas para beneficiar a população maranhense. “A Universidade e o Tribunal são duas instituições que estão a serviço da sociedade, uma colaborando com a outra”, ressaltou. 

Também estiveram presentes o pró-reitor da Ageufma, Fernando Carvalho; o desembargador Jorge Rachid, presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (CGPL); Mário Lobão, diretor geral do TJ-MA; e o Núcleo de Gestão Socioambiental, representado por Joelma Nascimento e Patryckson Santos.

Saiba +

A Universidade Federal do Maranhão já tem um projeto para desenvolvimento de projetos de sustentabilidade e eficiência energética gerenciado pela Superintendência de Infraestrutura e em parceria com empresas-juniores dos cursos de Engenharia Elétrica e Civil da UFMA, com foco na redução do consumo de energia na Cidade Universitária.

A primeira fase dos trabalhos consiste no gerenciamento de todos os dados e diagnósticos que servirão de base para as tomadas de decisões na implantação de um projeto de gestão energética na UFMA. Cada empresa-júnior será responsável por desenvolver uma parte do projeto, dentro de suas respectivas especialidades.

sem comentário »

Osmar Filho autoriza segunda etapa de convocação de aprovados no concurso público da Câmara Municipal

0comentário
Presidente Osmar Filho empossou os primeiros aprovados em solenidade realizada mês passado

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís, presidida pelo vereador Osmar Filho (PDT), divulgou edital autorizando a realização da segunda etapa de convocação dos aprovados e classificados no primeiro concurso público para provimentos de cargos na estrutura administrativa da Casa de Leis.

Estão sendo convocados 43 candidatos aprovados para os cargos de Assistente Administrativo, Técnico em Comunicação Social (Divulgação Institucional), Técnico em Comunicação Social (Rádio), Técnico em Comunicação Social (Relações Públicas), Técnico em Comunicação Social (Repórter Fotográfico), Técnico em Comunicação Social (TV), Técnico em Assessoramento Legislativo, Técnico em Informática, Analista Legislativo, Bibliotecário e Historiador.

A lista contendo os nomes está disponível no site da CMSL (www.camara.slz.br), no campo Concurso – Segunda Convocação dos Candidatos Aprovados.

Os candidatos deverão apresentar os exames médicos exigidos no edital do certame no setor de Perícia do Instituto de Previdência e Assistência do Município (IPAM) a partir do dia 03 de fevereiro.

Em seguida, deverão comparecer ao setor de Recursos Humanos da Câmara para entregar documentação exigida no referido edital. As datas para entrega estão contidas no edital da segunda etapa de convocação.

Qualquer outra informação acerca do processo pode ser obtida junto à Presidência da Comissão do Concurso, através do telefone (98) 98126 8276, no horário das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

A primeira convocação dos aprovados aconteceu em novembro do ano passado. Menos de um mês após este processo, os candidatos chamados e que apresentaram a documentação necessária foram nomeados por Osmar Filho.

“A exemplo do que já está acontecendo, com os primeiros empossados, estes novos servidores irão contribuir, sobremaneira, com as ações administrativas executado pela Câmara, fazendo com que a Casa preste, cada vez mais, um atendimento mais ágil e eficiente à população e ao que se refere ao trabalho parlamentar”, afirmou o presidente.

Novas convocações serão realizadas pela Mesa Diretora nos próximos meses.

O concurso público, vale destacar, tem validade de dois anos, segundo o edital, podendo ser prorrogado por igual período.

sem comentário »

Paço do Lumiar: prefeita Paula Azevedo antecipa pagamento de janeiro e mostra compromisso de valorizar o servidor

0comentário

Prefeita de palavra. É assim que Paula Azevedo, prefeita em exercício de Paço do Lumiar é vista pelos servidores. Nesta sexta-feira (24) ela determinou mais uma vez que o pagamento da folha salarial fosse antecipado. O anúncio foi feito por meio dos canais oficiais de comunicação do município.

Com isso, Paço do Lumiar sai na frente e é um dos primeiros municípios do Maranhão a quitar a folha de pagamento referente ao mês de janeiro de 2020.

Prefeita Paula Azevedo demonstra que valoriza o funcionalismo público

A decisão considera os gastos típicos dos servidores municipais neste início de ano, como matrículas e materiais escolares, pagamento de impostos, além do distanciamento entre o último salário recebido, antecipado para antes do Natal. A viabilidade do adiantamento salarial também demonstra o compromisso e a boa saúde fiscal do município.

“Então, estamos mais uma vez honrando nosso compromisso e demonstrando que temos condições financeiras e administrativas para isso, para manter o pagamento dentro do mês. A gente sabe que no começo do ano o servidor precisa organizar uma série de contas extras e por isso nos preocupamos com o pagamento ”, declarou a  prefeita Paula Azevedo.

sem comentário »

Grupo Mateus alerta sobre a criação de perfis falsos nas redes sociais

0comentário

Atenção! Diversos perfis fakes têm sido criados nas redes sociais com o nome de empresas do Grupo Mateus para atrair seguidores. A maioria desses perfis promete supostos vale-compras de até R$ 500 para clientes que curtirem as páginas ou, até mesmo, ofertando valores em dinheiro. Esclarecemos que esse tipo de ação não faz parte da política da rede e que condenamos tal atitude.

O Grupo ressalta que as únicas contas oficiais e vinculadas ao Mateus são: @mateussupermercados @mix_atacarejo @grupomateusoficial
@eletromateusoficial @caminosupermercadosoficial
Todas referentes às operações nos estados do Maranhão, Pará e Piauí.

Caso os clientes identifiquem um perfil falso, solicitamos que denunciem por meio das contas oficiais do Grupo. É importante denunciar para que as informações enganosas sejam excluídas e não atinjam um número maior de pessoas.

sem comentário »