Em carta aberta, comércio de Caxias se posiciona contra lockdown

0comentário
Sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias: entidade é contra fechamento total das atividades no município

Em carta aberta ao Poder Executivo Municipal, na última sexta-feira (16), manifestando posicionamento muito diferente do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Caxias (Sintrap), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias (CDL) posicionou-se contra a decretação fe lockdown no município. A entidade representa o setor lojista em Caxias e, na carta, também sugere algumas medidas que podem ser tomadas para impedir a disseminação da Covid-19. 

No documento, a CDL afirma que “percebemos o empenho do poder público de nossa cidade em manter nossa comunidade saudável, e, acreditamos nas decisões que estão sendo tomadas com seriedade e comprometimento com toda a população”, ressalta a entidade.

Além disso, a CDL também demonstrou preocupação com a quantidade de pessoas desocupadas em todo o país, que estão em desemprego aberto, já ultrapassando os 14 milhões de trabalhadores fora do mercado, a maior taxa em toda a história do país, o que demonstra ser um problema nacional, um dos impactos sanitários e econômicos causados pela pandemia.

A entidade encerra a carta dizendo estar ciente das suas responsabilidades no sentido de que precisa redobrar os cuidados relacionados à proteção da saúde dos seus colaboradores, mas também de que precisa manter os postos de trabalho dessas mesmas pessoas. E garante estar disposta a trabalhar em conjunto para enfrentar a disseminação da Covid-19 em Caxias.

Segue a carta aberta:

sem comentário »

Deputado Wellington denuncia “cones da morte” e exposição de policiais para fins midiáticos

0comentário
Deputado Wellington saiu mais a vez em defesa dos profissionais de segurança pública do Maranhão

O deputado estadual Wellington do Curso encaminhou ofício de sua autoria ao Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão pedindo para que seja revista a política de policiamento ostensivo que tem implicado nos conhecidos “cones da morte”, caracterizados pela exposição de policiais em viaturas paradas nas rotatórias da cidade.

Ao fundamentar o ofício, o deputado Wellington destacou a autonomia da Polícia Militar e ressaltou a importância de também garantir a qualidade de vida dos agentes de segurança pública.

“Oficiei ao comandante-geral da Polícia Militar para que reveja a atual estratégia de expor policiais militares em viaturas paradas em rotatórias na Grande Ilha de São Luís. Enquanto as poucas viaturas ficam paradas nos retornos, os criminosos tomam conta da cidade cometendo assaltos nos bairros e periferias. Estamos solicitando também informações com relação à quantidade de viaturas existentes nas polícias Militar e Civil. Entendemos sim a autonomia da corporação, mas, ao que parece, são ações midiáticas, apenas para dar a falsa impressão de segurança. Fazem isso mesmo que custe a exposição da vida dos policiais, que ficam expostos sem necessidade alguma à criminalidade. É um verdadeiro ‘cone da morte’. Por isso, aguardamos um posicionamento do Comando Geral, a fim de que todos entendam que, por trás de cada farda, existem seres humanos. Suas vidas também importam!”, afirmou o deputado Wellington.

Assista:

sem comentário »

Acompanhado do vereador Marcial Lima, prefeito Eduardo Braide instala Ponto Limpo na Avenida Camboa

2comentários
Ao lado do prefeito Eduardo Braide, Marcial planta uma das mudas do Ponto Limpo no canteiro central da Avenida Camboa

Mais um local em que era frequente o descarte incorreto de resíduos sólidos foi revitalizado pela Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana (CGLU), neste sábado (17). Desta vez, o novo Ponto Limpo da cidade fica localizado na Avenida Camboa, uma das mais movimentadas da cidade e que é ligação direta ao Centro de São Luís.

De acordo com o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, a ação Ponto Limpo, executada pelo CGLU desde o início do ano, tem por objetivo incentivar atitudes conscientes da população ludovicense. “Essa ação tem sido importante para recuperar áreas degradadas. Por meio dela queremos que a população se conscientize da necessidade de mantermos uma cidade limpa, o que só é possível com cada um fazendo sua parte”.

Prefeito Eduardo Braide e equipe acompanham o plantio feito pelo vereador Marcial Lima

O prefeito estava acompanhado do vereador Marcial Lima (Podemos), líder do governo na Câmara Municipal de São Luís; do presidente do CGLU, Joabson Júnior e de moradores do bairro.

No local onde foi instalado o Ponto Limpo deste sábado era comum o descarte incorreto de resíduos como entulhos, galhos de árvores, resto de móveis, lixo, entre outros. “A gente tem trabalhado para mudar essa realidade que existe na maioria dos bairros e avenidas de São Luís. Felizmente, estamos tendo uma recepção muito boa por parte da população, pois ela é a ponta desse trabalho e de quem verdadeiramente precisamos para fazer uma cidade melhor”, ressaltou o presidente do CGLU, Joabson Júnior.

Marcial Lima bserva o prefeito Eduardo Braide plantando muda no canteiro onde foi instalado o Ponto Limpo

Para a ação, foram recuperados os canteiros de um trecho de cerca de 100 metros da avenida onde carroceiros, sobretudo, descartavam resíduos trazidos de outros bairros. Todos foram pintados, receberam nova adubação, grama e plantas, deixando o espaço totalmente ajardinado e proporcionando um novo aspecto à avenida.

Ewuile completa responsável pela instalação do Ponto Limpo na execução do serviço

O Ponto Limpo deste sábado, instalado na Camboa, é o nono espaço revitalizado em quatro meses da iniciativa, que já passou por vários bairros e se fará presente em outras dezenas ainda neste primeiro semestre de 2021, como prevê a Prefeitura de São Luís que, em paralelo, mantém regular o serviço de coleta domiciliar de lixo e conta com a colaboração de toda a população para a construção de uma cidade melhor.

Assista;

2 comentários »

Tutóia: MP recomenda exoneração de parentes do prefeito da administração municipal

0comentário
Prefeito Diringa emprega parentes em sua gestão, segundo constatou o Ministério Público

O Ministério Público do Maranhão encaminhou, nesta sexta-feira, 16, Recomendação para o Município de Tutoia, na pessoa do prefeito Raimundo Nonato Abraão Baquil, conhecido como Diringa, para que sejam exonerados parentes seus nomeados para cargos de secretários municipais, secretários adjuntos e cargos comissionados, função de confiança ou função gratificada.

O titular da Promotoria de Justiça de Tutóia, Fernando José Alves Silva, requisitou que seja encaminhado ao Ministério Público, no prazo de 10 dias úteis, documento comprobatório dos atos administrativos praticados para o cumprimento da Recomendação.

Conforme procedimento investigatório do Ministério Público, o prefeito de Tutóia nomeou os próprios filhos como secretários adjuntos e sobrinhos para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, bem como nomeou, como secretários municipais, pessoas que não comprovaram qualquer habilitação na área de atuação ou correlata.

Para o promotor de justiça, as nomeações configuram a prática de nepotismo, o que viola a Constituição Federal, definida pela Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal como “a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios”.

Na condição de secretários municipais que não comprovaram qualquer habilitação na área de atuação ou qualificação técnica para o exercício do cargo, estão Tony Rayder Filgueiras Lima Baquil (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), Helimárcio Sousa Costa (Agricultura Familiar) e Rodrigo Silva Sales (Esporte e Lazer).

Como secretários municipais adjuntos com relação de parentesco com o prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, chefe de gabinete, ou vereadores, estão Kelle Roberta Filgueiras Lima Baquil e John Rayder Filgueiras Lima Baquil.

Entre os ocupantes de cargos comissionados alcançados pela Recomendação encontram-se Karine Neves Baquil, Antônio Jamílson Neves Baquil, Francinato do Nascimento Baquil, Wanderson da Silva Baquil, Magda Maelly Silva Baquil, Diego Silva Baquil, Ismara Silva Baquil, Odaílton José Matos Araújo, Orlênio de Jesus Matos Araújo, Maimonedes Matos Araújo, Tamara Raimunda Matos Araújo.

A Recomendação do Ministério Público orienta que todos os nomeados em relação de parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, com o prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, chefe de gabinete, qualquer outro cargo comissionado do referido município ou vereadores sejam exonerados imediatamente.

CARGOS POLÍTICOS

Embora os secretários municipais não sejam enquadrados na Súmula Vinculante nº 13, por se tratarem de cargos de natureza política, para o Ministério Público, os secretários Tony Rayder Lima Baquil, Helimárcio Sousa Costa e Rodrigo Sales não devem ser beneficiados, porque, “além de não serem portadores de qualquer curso superior, não comprovaram qualquer habilitação na área de atuação ou correlata, o que revela a ausência de qualificação técnica para o exercício eficiente do cargo”.

Quanto ao cargo de secretário municipal adjunto, o promotor de justiça de Tutóia esclarece que o mesmo possui natureza administrativa e não política, por ser a pessoa escolhida e associada ao titular de uma pasta (Saúde, Educação etc.) para auxiliá-lo em suas funções. Portanto, está sujeito à vedação da prática de nepotismo prevista na Súmula Vinculante nº 13.

DEFINIÇÃO DE PARENTES

Citando o artigo 1.594 do Código Civil, o promotor Fernando José Alves Silva explica que os pais e os filhos são parentes de 1º grau; os irmãos, avôs e netos são parentes de 2º grau; e os bisavós, tios, sobrinhos e bisnetos são parentes de 3º grau. Já o parentesco por afinidade, conforme o artigo 1.595, é aquele em que cada cônjuge ou companheiro se alia aos parentes do outro.

Fonte: Ministério Público do Maranhão

sem comentário »

Mulher é presa em flagrante ao traficar drogas em pacotes de cuscuz na Região Tocantina

0comentário

Dentro das embalagens estavam escondidos cinco porções de maconha, seis sachês de cocaína e 49 pedras de crack

As cinco porções de maconha, seis sachês de cocaína e 49 pedras de crack apreendidos

A Polícia Civil do Estado do Maranhão, por meio da 10ª Delegacia Regional de Imperatriz e do Grupo de Pronto Emprego (GPE/ITZ), prendeu em flagrante a mulher N.P.S pela prática do crime de tráfico de drogas. Para burlar a ação das forças de segurança pública, a droga foi escondida dentro de três pacotes de cuscuz, mas a artimanha não deu certo.

De acordo com a ocorrência, uma denúncia anônima foi feita à Delegacia Regional de Imperatriz informando sobre um eventual transporte de substância entorpecente para o município de Vila Nova dos Martírios. O denunciante relatou que uma encomenda teria sido entregue em um ponto de van e que seria entregue na mencionada cidade.

Ao.investigar a denúncia, a equipe do GPE identificou, acompanhou a referida van e aguardou a entrega da mercadoria para N.P.S. Em seguida, a suspeita foi abordada, momento em que a encomenda foi verificada e constatado que se tratava de três pacotes de cuscuz e que dentro deles havia cinco porções de maconha, seis sachês de cocaína e 49 pedras de crack.

A mulher foi conduzida para o plantão da 9ª Delegacia Regional de Açailândia para lavratura do auto de prisão em flagrante.

sem comentário »

Dr. Gutemberg destaca Dia Mundial da Voz e parabeniza fonoaudiólogos

0comentário
Dr. Gutemberg alertou que o Brasil tem alta incidência de câncer de laringe

Mais do que um canal de comunicação, a voz é a ferramenta mais importante de trabalho para muitos profissionais. O médico, professor, e vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Dr. Gutemberg (PSC), fez questão de lembrar a importância do Dia Mundial da Voz, celebrado nesta sexta-feira – 16 de abril. Ele parabenizou os fonoaudiólogos e destacou a importância da voz para a saúde, pois alterações na fala podem sinalizar o diagnóstico precoce de doenças mais sérias.

“Alterações no timbre da voz, tosse frequente, dificuldade de falar, pigarro ou rouquidão podem indicar além de um problema vocal, uma outra doença mais séria. Mudanças na voz também podem alertar para infecção por Covid-19. Vale lembrar ainda que o Brasil é um país que possui uma grande incidência em câncer de laringe. Por isso, é importante chamarmos a atenção para todos estes casos”, disse Dr. Gutemberg.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o segundo país com maior incidência de câncer de laringe, e atinge em média oito mil brasileiros que morrem em decorrência desta doença.

Em São Luís, Dr. Gutemberg criou a Lei que institui o Programa ‘Saúde Vocal’ para os servidores da Prefeitura de São Luís (Lei nº 4.870/2007).

“Problemas na voz atingem uma gama de profissionais: professores, advogados, atendentes, profissionais da saúde. De 5 a 8% da população tem algum problema na voz, muitas vezes sem saber que pode ser cuidado. O Programa ‘Saúde Vocal’ auxilia no tratamento da voz dos nossos servidores municipais”, destaca Dr. Gutemberg.

sem comentário »

Prefeito Eduardo Braide se reúne com diretores nacionais da Rede D’Or que anunciam construção de novo hospital em São Luís

0comentário
Braide discutiu com os diretores da Rede D’Or o projeto de construção do novo hospital, que está na fase de liberação de licenças para início das obras, cujo prazo de conclusão é de 30 meses

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, recebeu, nesta sexta-feira (16), diretores nacionais da Rede D’Or. Os diretores anunciaram a construção de um novo hospital da rede que terá 240 leitos, fruto de um investimento de R$272 milhões, com previsão de ficar pronto em 2023.

“Será um novo hospital amplo e moderno, que contará com 240 leitos, gerando 2.400 novos empregos só na fase da construção, e depois, mais 2000 empregos quando entrar em funcionamento”, destacou o prefeito.

O presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de São Luís, Felipe Mussalém, também participou da reunião. A nova unidade será construída na atual área do estacionamento do hospital já existente no Jaracati.

O projeto de construção do novo hospital está na fase de liberação de licenças para início das obras que devem durar cerca de 30 meses.

“Vamos gerar ainda mais empregos, porque tem mais investimentos vindo para a nossa cidade”, pontuou o prefeito Eduardo Braide.

sem comentário »

Vereador Marcial Lima lamenta morte do médico e ex-prefeito de Grajaú Dr. José Jorge

0comentário
Dr. José Jorge deixou importante legado a Grajaú, tanto na medicina, quanto na política

O vereador Marcial Lima (Podemos) manifestou pesar pela morte do médico e ex-prefeito de Grajaú Dr. José Jorge, ocorrida nesta sexta-feira (16), em São Luís. O ex-gestor municipal tinha 72 anos e não resistiu às complicações da Covid-19. A perda abalou profundamente os grajauenses e moradores de outras cidades da região.

Falando também em nome do prefeito da capital, Eduardo Braide (Podemos), Marcial destacou a trajetória de bons serviços prestados por Dr. José Jorge, tanto, na medicina, quando na administração pública. “O Maranhão está de luto pela perda desse profissional e político, que deixa um legado ao município de Grajaú e a toda a região vizinha. Descanse em paz, Dr. Zé Jorge”, escreveu o vereador, em mensagem nas redes sociais.

Realizações

Dr. José Jorge com a ex-governadora Roseana Sarney em ato no Palácio dos Leões

Zé Jorge foi prefeito do município de Grajaú de 1976 a 1982. Na sua gestão, em 1980, deu-se início à construção da Estação de Tratamento de Água (ETA), com capacidade para tratar 120m³/h de água captada do Rio Grajaú.

Construiu e fundou, em 1990, o Hospital Santa Neusa, “um sonho, esse que trazia desde a infância a generosidade de cuidar das pessoas da nossa querida Grajaú” (Trecho do texto publicado em 15/04/2021 pela comemoração dos 31 anos da casa de saúde).

O político no palanque em evento de campanha na década de 80

O corpo do Dr. José Jorge foi transladado de São Luís a Grajaú, onde chegou no final da tarde..

Em comunicado oficial, a família Martins Jorge disse que por conta da pandemia do novo coronavírus, o corpo será velado por um momento em frente à sua residência, na Rua Patrocínio Jorge, Centro, e em seguida seguirá para o Cemitério Público do Centro da cidade.

Panfleto de campanha a prefeito de Dr. José Jorge, então um jovem médico e político

“Formulamos nossos agradecimentos a todos que comparecerem a este ato, como também agradecemos as orações a ele dirigidas”, expressou a família enlutada.

sem comentário »

Wellington cobra documentos do relator da CPI dos Combustíveis não compartilhados com demais membros

0comentário
Deputado Wellington do Curso em reunião da CPI dos Combustíveis

O deputado estadual Wellington do Curso apresentou, nesta sexta-feira (16), requerimento ao relator da CPI dos Combustíveis, deputado Roberto Costa, solicitando que encaminhe cópia de relatório em que constam as informações, amplamente divulgadas, de que “73% dos postos analisados realizaram aumento com indícios de abusividade na primeira quinzena de fevereiro”.

Ao justificar o requerimento, o deputado Wellington deixou claro que nenhum relatório ou documento análogo foi submetido aos membros durante a última reunião.

“Diante das informações, amplamente divulgadas, de que ‘73% dos postos analisados realizaram aumento com indícios de abusividade na primeira quinzena de fevereiro’, apresentei hoje requerimento em que solicito ao relator da CPI dos combustíveis a cópia do relatório em que constam tais dados. Ora, se as informações são da CPI deveriam ser compartilhadas com todos os membros e não apenas com um ou outro. Além disso, não foi submetido aos membros da CPI nenhum relatório ou documento análogo durante a última reunião. Pedi, inclusive, a adoção de providências por parte do relator da CPI dos Combustíveis e, consequentemente, publicação de nota de esclarecimento à população, caso reste comprovada a inexistência de relatório com as supracitadas informações. Nosso compromisso é com a verdade e não com ações midiáticas”, disse o deputado Wellington.

Confira o requerimento>

Assista ao vídeo:

sem comentário »

Petroleiro maior do que dois campos de futebol atraca no Porto do Itaqui

0comentário
O Polar Bright é operado pela Transpetro, subsidiária da Petrobrás, e descarregou combustível em três navios de menor porte

O petroleiro Polar Bright, de 250 metros de comprimento e 44 mestros de boca, atracou no início deste mês no Porto do Itaqui.Para se ter uma ideia das dimensões gigantescas, o navio é mais comprido do que dois campos de futebol (padrão CBF) juntos.

O navio gigante tem 250 metros de comprimento, mais comprido do que dois campos de futebol juntos

O Polar Bright, operado pela Transpetro, atracou no berço 106 do terminal portuário para descarregar 126 mil m² de combustível em três navios de menor porte.

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/danielmatos/wp-admin/
Twitter Facebook RSS