Alunos vão para a escola em ‘paus de arara’

3comentários

Alunospaudearara

Os estudantes que moram no Povoado Verde, na zona rural do município de São Raimundo das Mangabeiras, no sul do Maranhão estão sendo levados para a escola em caminhões abertos conhecidos popularmente como “paus de arara”.

Com a carroceria aberta, os veículos não oferecem o mínimo de segurança durante as viagens dos alunos que são distribuídos entre crianças e adolescentes.

Os veículos transportam as crianças que moram em propriedades com até 60 km de distancia da escola. No caminhão, eles seguem até a escola em condições precárias. Na maioria das vezes viajam de maneira improvisada, amontoados em bancos construídos com madeira estreita.

A lona que cobre o teto dos veículos serve de proteção contra o sol, mas o plástico só faz aumentar o calor dos alunos. Eles não têm onde se segurar e fazem todo caminho solto na carroceria do carro e uma freada brusca pode ser perigosa para eles.

A estudante Elisangela dos Santos afirma que quando os alunos mais velhos não estão no veículo os mais novos são obrigados a faltar às aulas. “Nós somos os mais grandes que vai no carro e nós tem de proteger os mais pequenos que vem no carro. Quando nós não vem tem vez que os pequenos não vem porque não tem como se segurar só”, revela.

Segundo os estudantes, a justificativa dada pela a direção da escola é de que não existe ônibus suficiente para transportar todos os alunos. Muitos desses meninos e meninas chegam a rodar até 50 km no “pau de arara” para poder chegar até a escola.

A viagem até a escola para muitos desses alunos dura em média duas horas. Os primeiros descem na Escola Municipal Nascimento de Moraes, onde funciona o ensino fundamental. Já os últimos descem na Escola São Luis Gonzaga, também da rede municipal de ensino.

Chegar até a escola para muitos deles significa alívio depois tanto desconforto e medo. Como é o caso da estudante Naiara Oliveira que diz que teme pelos buracos na estrada. “A gente vem nesse pau velho de arara caindo nos buracos. É ruim demais”.

Por meio de nota, o prefeito de São Raimundo das Mangabeiras, Francismar Carvalho, disse que ampliou de cinco para 28 linhas o transporte escolar no município, mas não dispõe de ônibus suficientes para transportar todos os alunos. Por isso a Prefeitura fez um acordo com algumas comunidades para oferecer o serviço em carros paus de arara. O prefeito disse que vai voltar a manter contato com essas comunidades para tentar resolver a situação.

Leia mais

3 comentários para "Alunos vão para a escola em ‘paus de arara’"


  1. edukante :: Simplifique a Gestão Escolar

    O edukante é um projeto da empresa Manage4Systems embarcado no Porto Digital do Recife. Desde 2010, uma equipe de engenheiros de software e pesquisadores vem trabalhando constantemente na concepção e no aperfeiçoamento de ferramentas que unem eficiência, praticidade, acessibilidade, transparência, segurança, criatividade e inovação quando o quesito é: gestão escolar.

    O gestor da instituição de ensino interessada em otimizar seus processos pode acessar o site http://www.edukante.com, efetuar o cadastro, confirmar o procedimento por e-mail e navegar pelo sistema com as credenciais fornecidas pela equipe do edukante. Sua arquitetura web permite aos usuários experimentar todas as funcionalidades do sistema online, estejam eles conectados a computadores desktops ou dispositivos móveis como notebooks, tabletes ou smartfones.

    Proporcionando uma compreensão global acerca da realidade de cada instituição de ensino, o edukante agrega ferramentas de controle acadêmico, financeiro, pedagógico, comunicacional e ensino à distância, o que facilita o acompanhamento dos quadros evolutivos de todos os setores que compõem o ambiente escolar. Ao mesmo tempo em que integra gestores, professores, alunos e responsáveis financeiros em uma única plataforma online, o acesso aos painéis é expandido ou restringido de acordo com as necessidades e funções de cada usuário.

    Os professores, por exemplo, têm a possibilidade de utilizar o painel do edukante para o lançamento de notas, controle de frequência, criação de ambientes de aprendizagem virtual e comunicação com gestores, alunos e responsáveis. Já o painel dos alunos dá acesso a documentos acadêmicos, boletins, frequência, entre outros links. Os pais ou responsáveis podem, ainda, resgatar boletos bancários e analisar dados financeiros sobre matrículas.

    Adaptável ao modelo educacional de cada instituição de ensino, o edukante é um sistema democrático que, em constante evolução e de forma inteligente, molda-se a sugestões e a conceitos criativos distintos, oferecendo mecanismos simples, acessíveis e eficientes a todos os segmentos, dimensões e configurações escolares.

    Além disso, o sistema permite uma maior economia financeira aos gestores escolares, uma vez que boa parte das tarefas de rotina passa a ser automatizada, como gerar relatórios, balanços financeiros e emitir documentos. Os processos virtuais exigem menos trabalho manual, fazendo com que os funcionários da secretaria, por exemplo, otimizem o expediente com atividades complementares.

    O edukante proporciona uma integração cada vez maior entre a escola e o aluno, colaborando para o alcance de uma educação mais assertiva e acessível para todos.

    http://www.edukante.com
    [email protected]
    81 32241334

  2. Kit Marketing 2016

    Olá blogsoestado

    Meu nome é Renato, achei o seu site na internet e tomei a liberdade
    de oferecer o meu produto, que nesse momento delicado do mercado, é
    um excelente meio para conquistar novos clientes!

    Estou falando do Kit Marketing 2016

    São milhares de emails totalmente segmentados por profissões, cidades, estados, setores…etc.. com ele você fala com clientes potenciais de todo
    o Brasil, seja qual for a sua área.

    Comece a divulgar o seu produto ou serviço para milhares de futuros clientes, acesse http://www.listadeemail.com.br e descubra como é barato e
    fácil!

    Estou disponibilizando totalmente grátis uma lista de teste
    para você conhecer um pouco do nosso produto:
    http://www.bit.ly/1Qnmruh

    No caso de dúvidas envie um email para [email protected]

    Grande Abraço e Sucesso
    Renato
    http://www.listadeemail.com.br

  3. Estudantes são transportados para escola em "pau de arara" | Diego Emir

    […] Blog do Zeca Soares […]

deixe seu comentário