Talvez muitos não saibam (eu não sabia), mas escritores e jornalistas têm um santo padroeiro para quem dirigir suas preces nos momentos difíceis – além, é claro, de o TODO PODEROSO. O nome a ser invocado é o de São Francisco de Sales, que se tornou protetor dos homens de letras graças a sua intensa produção literária. Nascido François de Sales a 21 de agosto de 1567, na França, São Francisco de Sales foi mentor de São Vicente de Paulo e de Santa Joana de Chantal, tendo criado com esta uma ordem monástica, a Ordem da Visitação. Se quiser rezar para o Santo, diga assim: Glorioso São Francisco de Sales, vosso nome carrega a doçura do coração mais aflito, suas obras exaltam a seleta piedade, sua vida foi um sacrifício contínuo de amor perfeito cheio de sabor real para as coisas espirituais, abandono generoso e amoroso à vontade divina. Ensina-me a humildade interior e a doçura exterior e a imitação de todas as virtudes que tens sabido imitar dos Corações de Jesus e Maria. Amém.
Importante observar que a oração não é para transformar o fiel em um melhor escritor, muito menos ajudar a bombar nas vendas. Mas transformá-lo numa pessoa melhor. O que já é muito.
1 comentário em “Jornalistas e escritores têm seu próprio padroeiro: glorioso São Francisco de Sales”
Com sua fé em Jesus, Francisco viu a importância dos cristãos estarem sempre bem informados para poderem viver plenamente o Evangelho.