Girotecas adquiridas pelo governo do estado vão para Escolas Dignas de comunidades quilombolas

0comentário

O governo do Maranhão está adquirindo cinco bibliotecas móveis que serão brevemente instaladas em escolas dignas de cidades do interior. O projeto, segundo o empresário Milton Lira, é piloto, podendo ser ampliado para outras unidades existente em diversos municípios do estado. As chamadas Girotecas são bibliotecas móveis que podem ser facilmente instaladas graças à flexibilidade da sua estrutura, nos mais diversos ambientes, se adaptando a praticamente qualquer espaço. Contam, entre outros itens, com um acervo básico de 4 mil livros, entre físicos e digitais e equipamentos tecnológicos voltados para garantir a inclusão.

Giroteca já instalada em escola de São Luís, com acessibilidade, tecnologia e muita literatura.
Em breve, estarão presentes em cinco Escolas Dignas

“As Girotecas estão sendo muito bem aceitas nas escolas onde foram instaladas (a prefeitura de São Luís, em sua gestão anterior, adquiriu 20 unidades) e tenho certeza de que prestarão um grande serviço ao serem absorvidas por esse belo projeto do governo, que são as escolas dignas”, comenta Milton Lira, proprietário da livraria Vozes e um dos mais tradicionais livreiros de São Luís.

 Para Milton, a Giroteca se destaca por vários aspectos. Um deles, é a rapidez e facilidade com que qualquer instituição pode montar sua biblioteca. “Uma vez instalada, o que leva apenas dois ou três dias, a Giroteca já está disponível para o uso”, diz. Outro fator que o empresário considera relevante é o apoio que o projeto vem dando à literatura produzida no Maranhão, uma vez que é prioritária em suas prateleiras a presença de livros produzidos por escritores do nosso estado. “É uma forma de valorizar a literatura produzida aqui, estimulando a produção local”, afirma.

O empresário Kléber de Castro, idealizador das bibliotecas móveis, destaca que com essa aquisição o governo do estado faz ainda um resgate histórico, de atenção e respeito às comunidades quilombolas maranhenses, uma vez que as Girotecas agora obtidas já têm destino certo: elas irão servir comunidades quilombolas nos municípios de Mata Roma, Itapecuru, Vargem Grande, Mirinzal e São Vicente Ferrer. “É louvável a iniciativa de atender a essas comunidades, garantido às suas crianças e jovens acesso ao livro e à leitura”, diz.

Sem comentário para "Girotecas adquiridas pelo governo do estado vão para Escolas Dignas de comunidades quilombolas"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS