Professora Maria de Lourdes Lacroix é escolhida patrona da Felis 2015

_EGD2835

A Feira de Livros de São Luís deste ano terá como patrona a professora Maria de Lourdes Lauande Lacroix. Serão homenageados ainda a bibliotecária e professora da Ufma Mary Ferreira, o escritor Alberico Carneiro Filho e a poeta popular Raimunda Frazão. Postumamente será homenageado o historiador Mário Meireles. O nome da professora Maria de Lourdes popularizou-se a partir da publicação do seu livro “A fundação francesa de São Luís e seus mitos”, onde questiona a tese de uma São Luís fundada por franceses. Segundo ela, a paternidade francesa da capital, onde até então eles eram tratados como invasores, só surge no final do século XIX e início do XX, como forma de dar uma identidade nova à decadente São Luís. Se a polêmica ainda não cansou, a Feira será uma ótima oportunidade para mais uma vez o assunto ser colocado em pauta.

 

Func abre inscrições para concurso literário

concursoEstão abertas as inscrições para o 36º Concurso Literário Cidade de São Luís, promovido pela prefeitura por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func).

O objetivo é selecionar, premiar e publicar trabalhos inéditos de autores maranhenses, neste que é o único concurso literário existente na cidade. Tempos atrás havia um Plano Editorial do estado, que capengou até desaparecer de vez.

Os candidatos poderão se inscrever até o dia 13 de junho, na sede da Func (Rua Isaac Martins, 144, Centro), no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h, com a ficha de inscrição preenchida, documentos pessoais e cópias impressas da obra literária, de acordo com o edital.

O concurso premiará 20 autores em dez diferentes categorias: romance, novela, conto, poesia, ensaios, peça teatral, literatura infatojuvenil, jornalismo literário, crônicas e literatura de cordel, sendo estes dois últimos inéditos.

Serão avaliados critérios como técnica narrativa, originalidade, estilo, linguagem, poética, entre outros.

Os vencedores, por categoria, receberão prêmio no valor de 7 salários mínimos
(equivalente a R$ 5.516,00, em valores de hoje) para o 1º lugar e de 3 salários mínimos (equivalente a R$ 2.364,00). Cada classificado selecionado até o 5º lugar receberá certificado de participação.

A comissão julgadora do concurso será formada por presidente e 20 membros avaliadores (2 por categoria, sendo um local e outro nacional). No caso de empate, o Voto de Minerva será dado pelo presidente.

Cada obra vencedora em 1º lugar terá tiragem de mil exemplares, com distribuição de 700 livros para o autor, 200 para instituições de ensino, pesquisa e bibliotecas e 100 para ao acervo da prefeitura.

Mais informações no site http://www.saoluis.ma.gov.br/func.

Perfil

Autor de livros infanto-juvenis com mais de uma dezena de títulos publicados. É publicitário, jornalista profissional e leitor contumaz, sendo alguns dos objetivos do blog compartilhar experiências, alegrias literárias e aproximar leitores de todas as idades de escritores, ilustradores e outros profissionais ligados ao mundo das letras.

Busca

Posts recentes

Comentários

Comentários

Arquivos

Categorias

Mais Blogs

Rolar para cima