Copa do Mundo 2014

0comentário

020933027-dp00.jpgO Brasil viverá um pouco o clima de Copa do Mundo neste domingo, quando serão conhecidas as 12 cidades que receberão jogos no torneio de 2014, a ser realizado no país. O anúncio, que será feito hoje, às 15h30m (de Brasília) em Nassau, capital das Bahamas, terá transmissão ao vivo da TV Globo e do SporTV.  Saiba mais aqui.

Nove cidades já estão praticamente garantidas, pelo projeto que apresentaram à Fifa e pela sua tradição no futebol: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Curitiba, Recife, Fortaleza e Salvador.

Sobram três vagas. Uma estaria entre duas cidades do Pantanal, Cuiabá e Campo Grande, com vantagem para a primeira. Outra vaga seria a sede da Amazônia, e neste caso Manaus parece estar na frente de Belém. A última ficaria com Natal, que levaria a melhor sobre Goiânia, Florianópolis e Rio Branco. Nessa sexta-feira, o site do colunista Ancelmo Gois informou que a Fifa já tem as 12 vencedoras. 

O anúncio será feito em reunião do comitê da Fifa no país da América Central, mais especificamente durante uma entrevista coletiva com Ricardo Teixeira, presidente da CBF, e dois representantes da organização máxima do futebol mundial: o presidente Joseph Blatter e o secretário-geral Jérôme Valcke.  

– Nesse processo de escolha não há vencedores ou vencidos. A cidade que não for indicada poderá participar da Copa do Mundo com as alternativas que a competição oferece, como centros de treinamentos para as seleções e outros eventos específicos – afirmou Ricardo Teixeira, em declaração ao site oficial da CBF.

A discussão sobre vencedores e vencidos não fica restrita à escolha das sedes, já que outras duas brigas estão em jogo: pelo direito de receber a partida inaugural e a decisão. Já existe um consenso de que o último jogo será no Maracanã, assim como no Mundial de 1950. A abertura poderia ser no Mineirão ou no Morumbi. Correndo por fora nessa disputa, ainda há o Mané Garrincha – que será batizado de Estádio Nacional de Brasília após a sua reconstrução. 
 
– A abertura será em São Paulo, e o encerramento no Rio. Dificilmente uma decisão de bom senso fugirá disso – disse, confiante, o diretor de futebol do São Paulo, João Paulo de Jesus Lopes. – O Morumbi e o Maracanã têm possibilidades rápidas de se adequarem às exigências da Fifa.

Cronologia

A corrida para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 começou em maio de 2007, quando as cidades concorrentes – 21 na época – apresentaram seus projetos à CBF. Em agosto do mesmo ano, a Fifa realizou a primeira inspeção em Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro, elaborando um relatório positivo a respeito delas.     

Candidato único, o Brasil foi escolhido como a sede do Mundial em 30 de outubro de 2007, em anúncio em Zurique, na Suíça. Durante o ano de 2008, especulou-se se seriam dez ou 12 cidades-sede no torneio. Em janeiro passado, Joseph Blatter confirmou que seriam 12 e justificou sua decisão pela dimensão continental do Brasil. No fim do mesmo mês, iniciaram-se as inspeções da Fifa às 17 cidades candidatas.

Sem comentário para "Copa do Mundo 2014"


  1. PAULO CÉSAR VIEIRA DE OLIVEIRA

    A senhora Alexandra Tavares deixou um senhor já idoso louco por aquilo!!!!!!!!!!!! ai veja o que deu.

  2. alex motense

    Infelizmente São Luis ficou de fora e olha que o nordeste vem com 4 sedes.

    São Luis estava bem contada pra ser uma das sedes, inclusive tendo em vista que a sede da amazonia seria em manaus.
    Slz seria uma sede perfeita, perto do Pará e também amazonia legal, só que com atrativos como a cultura, praias e etc.

    Infelizmente brigas políticas inviabilização a nossa candidatura, cidades menores e de menor infraestrutura vão ganhar grandes investimentos de transporte, viário, etc.

    Não vamos ficar chupando dedo.

  3. elio torres

    segundo o prezidente da cbf as cidades que nao forem escolhida tabem poderao colaborar com a copa do mundo cedendo seus estadios para jogos treinos com isso sao luis pode claro participar. pra isso e so torcer por belem pra ser a sede e impertriz que fica a 500 klm de belem. se gonverno da da guerreira. nao alterar o projeto creio que nao farao isso que seria uma maldade enorme com a maior torcida do interior do estado que sempre marca presensa assidua em campo. e fizerem o que estar projetado inclusive com grama esmeralda o frei epifanio ficara um exelente estadio pra 20 mil pessoas.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: