Prata de casa

12comentários

Você sabia que os últimos quatro títulos de campeão estadual foram conquistados por equipes comandadas pelos treinadores considerados maranhenses: Arlindo Azevedo, Meinha e Sandow Feques? Dos três, apenas Meinha é pernambucano, mas já está no Maranhão a bastante tempo e também pode ser considerado prata de casa.

A informação merece nossa reflexão. Não vou generalizar até porque sei que não são todos, mas parece muito contraditório o torcedor maranhense não gostar de técnicos locais e os últimos títulos terem sido conquistados exatamente por profissionais da terra.

O Sampaio iniciou o ano com Vinícius Saldanha. Após tanta pressão, a diretoria Tricolor acabou dispensando o treinador. Assumiu Arlindo Azevedo. Bastou perder os primeiros jogos e as críticas crueis ganharam força. Com Sandow Feques foi diferente. Sem a pressão do torcedor dos times mais antigos, Feques teve tranquilidade necessária e soube com sabedoria conduzir o JV Lideral ao título e colocar o seu nome na galeria dos técnicos campeões.

Além da falta de paciência do torcedor com o treinador prata de casa, as condições dadas por nossos clubes a esses profissionais nem sempre são as mesmas que os que vêm de fora recebem. Os salários são bem diferentes e o elenco também. Assim, os resultados não aparecem e o jeitinho acaba sempre sendo o mesmo. Os clubes importam profissionais pagando um preço bem alto. É assim que acontece também com os jogadores.

Não acredito que o exemplo do JV Lideral com Sandow Feques venha a mudar de uma hora para outra esta realidade, mas é preciso pensar mais sobre tudo isto. Será que não estamos indo buscar fora aquilo que já temos aqui? Essa é uma discussão muito importante e que o BLOG convida você a participar também. Deixe o seu comentário aqui.

12 comentários para "Prata de casa"


  1. raimundo

    O ARLINDO AZEVEDO FOI CAMPEÃO 2008 COM FLAUBERTH, LUCAS, DECO, GEGÊ , KELSON, GABRIEL, MIZAEL, O ALA Q ESTA HOJE NO IAPE E 1 MONTE DE OUTROS +, É PRECISO DIZER + ALGUMA COISA?

  2. Reinaldo Rodrigues (o Pastor)

    É a mais pura e triste realicade do nosso futebol no estado Zeca, estamos passando por esse mesmo problema aquí em Bacabal, já que 70 % dos jogadores do elenco para essa temporada são pratas da casa, a própria torcida cobra da diretoria jogadores de fora mas esquecem que fomos campeão em 1996 somente com jogadores de casa, mas fica a nossa participação de melhorar a imagem do nosso futebol no estado e na nação.

  3. Malcoln

    Concordo com voce, Zeca, e com o Geraldo (claro!). E vou mais longe: pra mim o Sandow é o melhor técnico que nós temos e acho que o trabalho de alguns, como o do Murici, no SÃO PAULO, deveria ser respeitado e apoiado também nos momentos negativos. O Sandow já demonstrou sua capacidade muito antes de ser campeão pelo JV (e quem era o JV antes do Sandow?) e provou acima de tudo que o nosso estado tem profissionais de alto nível, inclusive atletas. Foi também injustiçado e deu a volta por cima. Os dirigentes do nosso futebol deveriam abrir o olho, pois já existe a 4ª divisão. E se não tivesse? Quando criarem a quinta, teremos que visitá-la também? Será que um dia faremos parte de uma elite do futebol? Pelo menos da segundona, que já é bastante competitiva e atraente.
    “Companheiros de esperança” vamos continuar lutando por melhorias… Um dia agente vence!!!

  4. Henrique Junior

    Nunca consegui entender a necessidades que os Clubes maranhense sentem de importar jogadores dispensados de clubes de outros estados brasileiros. Deixaram de promoverem peneira no interior do Estado. Existem maranhenses que brilham no futebol brasileiros, em vários estados, que sairam direto de suas cidades e foram aventurar a carreira profissional em equipes fora do nosso Estado.
    Os exemplos ja ocorreram com títulos de equipes formadas por jogadores maranhese, a exemplo do JV que tem sua base, ou sua totalidade, formada por jogadores maranhenses.
    Se vamos disputar o campeonato maranhense porque os clubes não firmam o compromisso de sairem em excursão para o interior do Estado fazendo jogos amistosos e recrutando jogadores?
    O Aguia de Marabá faz esse trabalho constantemente, fazendo jogos na Região de Marabá e testando jogadores, e, não podemos dizer que não dar resultado.
    As vezes penso que as importações de jogadores é para agradar alguem, algumas vezes atendendo pedido de treinadores que para onde vão levam sua “panelinha” de jogadores

  5. Adauto da fonseca e Silva

    Zeca
    Quero dizer a este advogado do Sandow, que ele pegou o time feito e bem feito, pelo Mael e depois entregou a camisa, levando o seu genro que time nenhum queria somente ele para garantir o seu emprego, e ele sabe melhor que todo mundo o que faz este Cosme na vida de errado. Agora esta em dizer que o Sandow foi até nos Estados Unidos ministrar curso claro que foi de graça, e nenhum dos técnicos consultados aceitaram o convite do professor Eloi dono de um curso de inglês na rua Rio Branco na época. Nos tivemos outros técnicos maranhense que trabalhram la fora e foram campeões e você nem destaca, mas eu vou citar alguns aqui: Venicius Saldanha, Arlindo Azevedo, e Braid Ribeiro, este meu mestre foi campeão nacional ano passado na Guiné(Africa), e ja passou por varias continentes e em atividade, reveja o seus comentario e diga ao Lepoldo que o Adauto sempre alerta estar do lado dos menos favorecidos e com serviços prestado no futebol nacional e internacional. Estas informações é para inrrequecer a sua pagina.
    Adauto sempre alerta

  6. JoséCarlos Lobato Oliveira MAQEUANO

    Olha só o João Pedro fazendo um comentário bacana…
    Acho que ainda falta muita coisa para nossos treinadores., defendo tudo que é do MA, mas técnico? não temos. Agora, bons jogadores temos e de sobra, porém são muito mal trabalhados justamente porque não temos bons treinadores, imaginem nas divisões de base, lógico que também falta um investimento bacana dos dirigentes.
    João Pedro, tu acreditas que a imprensa considera que até BAEZINHO FOI UM GRANDE TREINADOR do futebol maranhense?

  7. alexandre

    E EM RELAÇÃO A COPA DO BRASIL A MELHOR CAMPANHA DE UM TIME MARANHENSE FOI A DO MAC QUE CHEGOU A 3ªFASE COMANDADO POR UM TREINADOR MARANHENSE TAMBEM !!!! ROGERIO JANSEN .

  8. Torcedor Consciente

    Esta na hora de olharmos com mais carinho e atenção para o que é nosso.
    A conquista do JV veio confirmar que “Santo de casa faz milagres”.

    Torcedor Consciente

  9. Leopoldo

    Zeca
    Fiz alguns comentarios, inclusive sobre a utilizaçao dos nossos tecnicos de futebol – pratas da casa – e um elogio ao sandow, com informações sobre a ida dele aos Estados Unidos ministrar uma Clinica de Futevol… e nao saiu! assim como essa, outraqs duas, sobre a ‘profissionalizaçao’ de nossos dirigentes… tambem nao sairam…
    esta me censurando?

    Leopoldo

    RESPOSTA: DE MANEIRA ALGUMA. PUBLIQUEI TODOS OS COMENTÁRIOS QUE CHEGARAM DESDE O DOMINGO ATÉ AGORA. TALVEZ QUANDO VC ENVIOU NÃO ESTAVA NO SISTEMA E A PUBLICAÇÃO TENHA ACONTECIDO DEPOIS.

  10. wenem amaral

    Temos excelente atletas prata da casa, o grande problema esta na falta de condições que os dirigentes dão aos atletas Maranhense, baixo salários e isso faz com o atleta que tem familia prefere trabalhar em outro ramo que não seja o futebol.

  11. geraldo

    Seu post é muito pertinente, e mostra que eu ao longo do tempo tenho razão ao defender os valores maranhenses, como jogadores, treinadores e preparadores físicos. O que falta, meu caro amigo Zeca, é a mudança de comportamento dos dirigentes do futebol maranhense, que, ainda não aprenderam e continuam trabalhando de forma amadora, sem planejar, organizar e buscar dentro de um universo em que a mão-de-obra é vasta.O título do JV é apenas uma demonstração de que, quando o futebol é tratado com seriedade e profissionalismo, sem paixões e ressentimentos. Parabéns ao Sandow Feques, que na minha opinião é um dos melhores técnicos da região. Só faltava o titulo.

    RESPOSTA: VERDADE GERALDO. E SE VOCÊ NÃO SABE UM INTERNAUTA MANDOU UM POST AFIRMANDO QUE EU NÃO ME AFINAVA COM VOCÊ. BOBAGEM, NÃO PODEMOS DEFENDER SEMPRE O MESMO PONTO DE VISTA, MAS EM OUTROS PENSAMOS RIGOROSAMENTE IGUAL.

  12. joão pedro

    Nós temos bons treinadores, o que falta é conhecimento externo,pois não basta só acompanhar pela televisão, tem que acompanhar os simpósios (PALESTRAS) enfim se aperfeiçoar, trocar idéias com os treinadores renomados, acompanhar as mudanças táticas dos times, nós temos treinadores que ainda se perdem quando da necessidade de mudanças dentro de um jogo, até mesmo na troca de um jogador. São bons? são, mais falta um pouco mais de conhecimento. idéia. ao invéz de irmos ao governo com o pires na mão em busca de dinheiro, por que não pedirmos a ele que nos traga um dos grandes treinadores para um simpósio em nosso estado. seria uma boa, pelo menos uma vez por ano.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: