Passando a limpo – Fernando Júnior

3comentários

O comentarista esportivo Fernando Júnior, atualmente na Rádio Educadora AM é o entrevistado deste domingo no BLOG, dentro da Série “Passando a limpo” o futebol maranhense. Ele conta ao BLOG que nunca imaginou que pudéssemos chegar a um momento tão ruim e prefere não apontar culpados. Quando o assunto é a Federação Maranhense de Futebol, Fernando Júnior é bem objetivo: “Não temos Federação. Temos Alberto”.

Fernando Júnior diz ainda ao BLOG que “os tempos modernos exigem planejamento até mesmo em pequenos negócios. Mesmo um futebol na UTI como o nosso movimenta grandes quantias. O PIB no futebol maranhense este ano ultrapassa alguns milhões. Pergunto: alguém já se preocupou em pelo menos dimensionar isso?”

A série “Passando a limpo” é publicada também no caderno de esportes E+, do jornal O Estado do Maranhão.

Entrevista com Fernando Júnior
Comentarista esportivo

BLOG – Em algum momento da sua carreira, você chegou a imaginar que chegaríamos a essa situação atual do futebol no Maranhão?

FERNANDO JÚNIOR – Não. Em momento nenhum. Mesmo agora, diante deste estado de coisas, ainda acho que devemos ser otimistas. Temos que encontrar forças para reagir. Mas, é preciso coragem – como diria nosso grande poeta Nonato Buzar. Há muitos exemplos a serem seguidos. O fundo do poço pode servir de alavanca e nos catapultar de volta a melhores dias.

BLOG – Existe um culpado pela situação ou são vários?

FERNANDO JÚNIOR – Difícil apontar culpado ou culpados. Nem acho que isso adiante alguma coisa. Acho que ao invés de “caçarmos as bruxas” devemos buscar os realizadores, até mesmo os sonhadores. Devemos acreditar que é possivel!

BLOG – Muito se fala da culpa da imprensa? Nós temos culpa nisso realmente? Onde é que nós estamos errando?

FERNANDO JÚNIOR – Somos um segmento importante. Evidente que setores da imprensa esportiva contribuiram nEgativamente ao longo dessa decadência.
Muitas vezes pecamos por omissão. Noutras, pecamos até na concepção do erro. Um exemplo bem recorrente: contratações. Ávidos por novidades nos noticiários, quantas vezes não induzimos nossos dirigentes a contratar, contratar. “E os reforços presidente?” Quais as novidades que a torcida pode esperar prá esse ano?” “O time ainda não está formado… existem lacunas a serem preenchidas.” “Essa equipe é muito verde… é necessário que se contrate jogadores experientes.” Pergunto, quantas vezes dissemos isso nos microfones ou escrevemos em nossos textos? E qual foi o resultado das centenas de contratações feitas nos últimos anos?
 
BLOG – Bem e você diria o que sobre o papel da Federação?
 
FERNANDO JÚNIOR – Tenho posição muito firme em relação a isso. Não temos Federação. Temos o Alberto. Como disse antes, culpado ou culpados identificados não nos resolve nada. Mas temos que ter um ponto de partida. Não se fecha um ciclo como num passe de mágica. Assim como foi fechado o ciclo da “era José Oliveira” é necessário que se encerre urgentemente a “era Alberto.

BLOG – E os clubes porque não reagem?

FERNANDO JÚNIOR – Difícil esperar que brotem bons galhos sem que antes se faça uma poda. Temos visto algumas tentativas de reação. O Sampaio bem que tentou com o Frota.

BLOG – Porque o torcedor se mantém passivo a tudo isso?
 
FERNANDO JÚNIOR – O Torcedor quer espetáculo. Bons jogos. Seriedade nas competições. Quando tudo isso voltar a ser oferecido o torcedor se motivará novamente.

BLOG – Muito se fala que o Maranhão é um celeiro de “craques”. Você acha que o profissional maranhense é valorizado como deveria?
 
FERNANDO JÚNIOR – Numa escala maior, isso acontece a nível Nacional com a evasão de jogadores para o exterior. O exílio prematuro de nossos melhores jogadores não é causa. É consequência.

BLOG – Ouço muita reclamação sobre falta de planejamento nos clubes. O que você pensa sobre este assunto? 

FERNANDO JÚNIOR – Os tempos modernos exigem planejamento até mesmo em pequenos negócios. Mesmo um futebol na UTI como o nosso movimenta grandes quantias. O PIB no futebol maranhense este ano ultrapassa alguns milhões. Pergunto: alguém já se preocupou em pelo menos dimensionar isso?

BLOG – Porque as nossas equipes não conseguem bons patrocínios?

FERNANDO JÚNIOR – Os grandes patrocinadores e até mesmo os pequenos são movidos pelas leis do mercado e pela legislação fiscal. Nossos clubes precisam se adequar a essas regras. Simples assim, como diria o Deça. O Governo está tentando cumprir uma determinação do Governador João Alberto de ajudar os clubes e não consegue porque nenhum time tem condições de receber doação.

BLOG – Qual é a saída agora que o nosso futebol está na 4ª divisão? 

FERNANDO JÚNIOR – Planejamento. Futebol empresa. Renovação. Um novo ciclo. Um tratamento de choque.
 
BLOG – O que podemos esperar no futuro? 
 
FERNANDO JÚNIOR – Não dá prá piorar mais né? Ou dá? Eu sou otimista. Agora não basta otimismo. As mudanças não vão cair do céu. Eu, e muitos de nós temos que estar prontos para um grande mutirão. Chega de individualismos, de projetos pessoais. 
 
DO BLOG

Quero aproveitar a oportunidade para agradecer a sua participação aqui no BLOG. Sinto-me bastante honrado em tê-lo como leitor. Aproveito a oportunidade para te dizer que ainda na época da Faculdade de Comunicação começei a ouví-lo naquela grande equipe da Rádio Timbira e desde então passei a admirá-lo pelos relatos simples, objetivos e sem paixões… Coisas que, no futebol, só faz que é craque. Muito obrigado.

3 comentários para "Passando a limpo – Fernando Júnior"


  1. justinofilho

    FERNANDO JÚNIOR – Não. Em momento nenhum. Mesmo agora, diante deste estado de coisas, ainda acho que devemos ser otimistas. Temos que encontrar forças para reagir. Mas, é preciso coragem – como diria nosso grande poeta Nonato Buzar. Há muitos exemplos a serem seguidos. O fundo do poço pode servir de alavanca e nos catapultar de volta a melhores dias.

    Justino Filho ,pena que o comentarista não conheça o futebol do Maranhão a muitos anos isso vem ocorrendo e que nao tem que tenha coragem de mexer com o presidente que aí está e vai ficar pior e so deixarem ele continuar e tão fácil derrubar e só esperar o ano que vem quem viver verá. Será que publicam meu cometário aí no Imirante? Não vi publicado.

  2. nestor filho

    valeu fernando vc continua sendo mt sensato.todos nós temos culpa..por isso q vc continua sendo o comentárista que agente gosta de ouvir.

  3. andreson

    E eu volto a perguntar, por que imprensa e torcida nao unem? vamos boicotar as competiçoes da fmf (federação maranhense de falcatruas), sem transmissoes esportivas e sem publico, mais fundo do que ja está acho impossivel chegar, mas vamos forçar a barra com eles. vamos fazer greve de audiencia para fmf…

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: