Cariocas ‘aquecem’ rivalidade no Brasileirão

0comentário

montagem

O Campeonato Brasileiro chega a sua 15ª rodada e nem o mais otimista dos cariocas poderia imaginar, antes do início da competição, que os quatro times estariam entre os dez melhores colocados e brigando por uma vaga no G-4. Mesmo com a conquista do Flamengo em 2009, só o Fluminense, que manteve o atacante Fred e contratou muito, começou a competição entre os candidatos ao título. Agora, depois de uma arrancada de Vasco e Botafogo, eles mostram força, deixam a rivalidade ainda mais ‘aquecida’ e os torcedores ficam animados por um final de ano feliz.

Com 32 pontos, o Fluminense é líder isolado. O Botafogo, que chegou a frequentar a zona do rebaixamento, aparece na quarta posição, com 21. Flamengo e Vasco estão empatados com 20 na 8ª e 9ª posições, respectivamente, e podem chegar ao G-4 na próxima rodada.

Para Caio Ribeiro, comentarista da TV Globo, o grande motivo da boa fase do futebol carioca é o trabalho feito pelos treinadores. Segundo ele, a experiência e o conhecimento dos elencos são fundamentais para um rendimento favorável.

Acho que a melhora está ligada ao perfil dos treinadores”Caio Ribeiro- Acho que a melhora está ligada ao perfil dos treinadores. O Vasco, depois da entrada do PC, é outro. Mesmo antes dos reforços, o time já apresentava uma postura diferente. Tanto o Joel como o Muricy são treinadores que sabem da importância do elenco e trabalham no tempo certo. Tem que dividir com o trabalho dos jogadores, mas os técnicos têm um papel fundamental nessa fase. O Flamengo tomou poucos gols e isso acabou ajudando. O Rogério está se virando com o que tem – disse.

A presença dos quatro cariocas entre os dez primeiros colocados não é inédita. O Brasileiro de 2007, por exemplo, terminou dessa forma, com o Flamengo em 3º, o Fluminense em 4º, o Botafogo em 9º e o Vasco em 10º. Em quatro rodadas do campeonato de 2007, os cariocas estavam entre os dez melhores.

O que não é comum é o sentimento de “superioridade” em relação aos demais centros. Na era dos pontos corridos, o Flamengo só liderou o Brasileiro em 12 rodadas, sendo dez em 2008 e duas ano passado. O Botafogo ficou na frente em 15 rodadas, três em 2005 e 12 em 2007. O Fluminense em duas rodadas de 2005, duas em 2006 e quatro vezes este ano. Já o Vasco apareceu em 1º lugar apenas uma vez nos pontos corridos, em 2007, após a 5ª rodada. Outro fator importante, é que desde o Brasileiro de 2008 (31ª rodada) os quatro não venciam juntos.

Líder isolado do Campeonato Brasileiro deste ano, com 32 pontos, o Fluminense foi o clube carioca que mais investiu para a competição. Depois de sofrer com a possibilidade de um rebaixamento na temporada passada, a diretoria tricolor abriu os cofres e reforçou a equipe. Além do técnico Muricy Ramalho, que foi tricampeão brasileiro pelo São Paulo e é considerado um dos melhores do Brasil, contratou Washington e repatriou Belletti, Emerson e Deco, que deve estrear no próximo domingo no clássico contra o Vasco. Os resultados aparecem: em 14 jogos, o time venceu dez.

O futebol carioca está mais sério, investindo para ser campeão”PC GusmãoO adversário do Fluminense na próxima rodada vem de uma recuperação muito boa. O Vasco, que começou muito mal e ficou seis rodadas na zona do rebaixamento, se viu na necessidade de reforçar a equipe para não voltar para a Serie B. Mesmo com poucas receitas, a diretoria trabalhou e acabou ‘transformando’ o time com a renovação de Carlos Alberto e as chegadas de Zé Roberto, Eder Luis e do eterno ídolo Felipe. Dos 21 pontos disputados após a Copa, o time conquistou 15.

– O futebol carioca está mais sério, investindo para ser campeão. Não pensando em rebaixamento, pensando em reforços de peso. É assim que deve ser. Fico feliz pelos clubes – disse PC Gusmão, técnico do Vasco.

Campeão estadual em cima do Flamengo, o Glorioso manteve o elenco, o técnico Joel Santana, e ainda conseguiu a volta dos jogadores Maicosuel e Jobson. Depois de chegar a frequentar a zona do rebaixamento, o Glorioso conseguiu uma melhora considerável e agora ocupa a quarta posição.

Atual campeão brasileiro, o Flamengo não conseguiu manter o “Império do Amor”, ataque formado por Adriano e Vagner Love, e ainda sofre com o sistema ofensivo. Zico voltou ao clube como diretor executivo e vem tentando realizar um trabalho de reestruturação. Depois de apostar em várias duplas de ataque, ele acertou a contratação de Leandro Amaral, que se recuperava de uma lesão no joelho, e de Renato Abreu. Sem grandes estrelas, o rubro-negro não conseguiu se manter no G-4. Mas também não se vê ameaçado pela zona de rebaixamento, como a falta de reforços poderia sugerir. A distãncia para o 16º colocado, o Atlético-PR, é de seis pontos.

Leia mais no Globoesporte.com

Sem comentário para "Cariocas ‘aquecem’ rivalidade no Brasileirão"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: