Séries C e D deverão ter novas fórmulas em 2011

1comentário

A terceira e quarta divisões do futebol nacional deverão mudar em 2011. A Série C poderá ter dois grupos de 10 clubes na primeira fase. Na Série D, serão oito grupos de cinco equipes.

A alteração na Série C ainda depende de um estudo de viabilidade financeira que está sendo realizado pelo diretor técnico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Virgílio Elísio. O grande entrave reside nos deslocamentos das equipes do Norte e Nordeste. O Rio Branco do Acre, por exemplo, teria de viajar a Natal, Fortaleza-CE, Sobral-CE, Campina Grande-PB e Maceió-AL. A solução deverá vir do contrato de televisionamento dos jogos da terceira divisão, já acertado pela CBF com a Rede Brasil.

– O Virgílio Elísio não me garantiu, mas disse que está fazendo as contas dos gastos com deslocamento. Perguntei a ele qual seria a possibilidade, de 0 a 10, e ele deu nove – conta o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto Neto, que vem sendo porta-voz desse pedido junto à CBF desde o ano passado.

A grande vantagem da mudança é oferecer um calendário melhor para as equipes, que teriam a garantia de disputar, pelo menos, 18 jogos, sendo nove em casa.

– É um absurdo fazer um grupo para disputar oito jogos. Ele (Elísio) reconhece que seria melhor em dois grupos de 10, só que as distâncias lá em cima são muito longas – frisa Novelletto.

Série D

Mais adiantada está a questão da Série D. O formato adotado em 2009 e 2010, de 10 grupos de quatro times, será alterado para oito chaves de cinco equipes.

– A D está definida: serão oito grupos de cinco, saindo 16 para o mata-mata.

A composição das chaves será regionalizada. Com a mudança, cada um dos 40 times da Série D terá a garantia de oito partidas e 10 semanas de atividade na primeira fase, contra seis jogos no modelo anterior.

A principal razão dessa alteração é outra: evitar a distorção que havia na fase de mata-mata. Como se classificavam 20 equipes, na terceira fase sobravam 10, o que forçava a realização de uma etapa eliminatória em que oito seguiam adiante. Com a nova fórmula (em oito grupos de cinco), avançarão 16 times, permitindo a realização de oitavas, quartas, semifinais e finais de forma linear.

Fonte: Jornal O Pioneiro

1 comentário para "Séries C e D deverão ter novas fórmulas em 2011"


  1. iramar

    Zeca, coloca o video do Bem Amigos de ontem 15/11 o Zeca Baleiro era o convidado e deu de presente ao apresentador a camisa do Maranhao Atletico Clube.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: