O futebol do empirismo

11comentários

Por Juraci Filho
Cronista esportivo e diretor da Rádio Timbira

No mundo todo, há décadas, a modalidade esportiva futebol, se tornou um produto comercial, capaz de movimentar cifras milionárias em torno do “planeta bola”. Mas infelizmente no Maranhão parece que vivemos na era da paleontologia, pois não há nenhuma preocupação em bem explorar as marcas de clubes e principalmente o target (público-alvo) do nosso futebol que já demonstrou ser fantástico.

O futebol maranhense pereceu, vítima de uma série de fatores, como: decadência anunciada, inércia da entidade mater, conivência acentuada dos clubes, falta de alternância no comando administrativo e até parte da imprensa ficou sem oxigenação. Os métodos obsoletos dessa modalidade estão se perpetuando aqui, no entanto todos aqueles que militam nesse esporte julgam-se “poderosos”, “insuperáveis”, e até se duvidarem “cientistas da bola”, não é por aí; como jornalista esportivo já tive a oportunidade de presenciar várias reuniões do conselho técnico, órgão normativo e deliberativo da F.M.F para elaborar regulamentos, tabelas e fórmulas de disputa dos campeonatos regionais, na maioria das vezes, vi muita brincadeira e pouca discussão centrada e abalizada sobre o futebol, resultado: ninguém ler o regulamento, por conseguinte, no meio das disputas muitas celeumas são criadas.

Enquanto isso, o futebol maranhense que já esteve na 1ª Divisão, e que no final da década de 90 tínhamos o Sampaio Corrêa e o Moto Club na série B, ou seja, 2ª Divisão, o “Papão do Norte” ascendeu primeiro, mas também caiu primeiro e a “Bolívia Querida” que havia conquistado um título inédito, campeão da série C invicto, desabou da segunda para a terceira divisão, fruto de administrações que não lograram êxito. No momento a realidade é dura e difícil, porque estamos numa 4ª Divisão sem saber quando iremos sair dela, em algumas oportunidades, no rádio, cheguei a dizer, quando ainda estávamos na série C, o seguinte: olha, a série C é a “porta de entrada do inferno” e a série D é “o inferno completo”, Foi um aviso!

Os clubes e até a imprensa reclamam da falta de patrocínio da iniciativa privada, porquê quase que semanalmente observamos empresas que nasceram aqui e se expandiram pelo Brasil e o mundo, patrocinar o Madureira – RJ, ABC de Natal, etc. Mas como grandes marcas vão associar seus produtos a marcas desgastadas? Essa é uma reflexão que precisa ser feita, quando uma empresa associa seu produto/serviço a um time de futebol, o mínimo que se quer é a boa visibilidade do clube, quanto mais competições ele vier a disputar e se possível ganhá-las, é melhor o feedback para quem está investindo.

No caso daqui, qual é o time que está evoluindo? Qual é o clube que tem visibilidade nacional? É triste dizer isso, porém é a pura e insofismável realidade do nosso futebol. Daí a resposta para a maioria das portas que se fecham quando vão buscar patrocínios; vocês sabiam que durante alguns anos, a Alumar comprou 500 ingressos em todas as rodadas do campeonato maranhense e pagou adiantado? Não sabiam?… Pois é a Alumar, fui informado, que pediu para não divulgar de jeito nenhum.

É preciso dizer que indubitavelmente em qualquer atividade da vida, a alternância de poder, faz bem: a democracia, a conjuntura administrativa e principalmente ao esporte. O Sr. Carlos Alberto Ferreira vai completar duas décadas e meia a frente desse combalido futebol, sem ter apresentado um projeto desenvolvimentista se quer, nesse tempo todo…

Além desses aspectos, impressiona-me o surgimento de novos dirigentes que poderiam levar uma nova concepção ao futebol maranhense, gente mais disposta, com a mente arejada e moderna, no entanto, eles infelizmente acabam não transformando o meio, mas sim se adaptando ao mesmo. É notório que eles (dirigentes) podem até não comungar com a inércia da Federação Maranhense de Futebol, mas não fazem absolutamente nada para renovar as idéias.

A imprensa esportiva tem uma relação intrínseca com os dirigentes de clubes, por que penso assim? porquê a imprensa atravessa uma crise financeira muito forte, em virtude do futebol maranhense não viver uma fase boa, e nesse contexto é necessário e importante dizer que os dirigentes de clubes são abnegados também, pois metem “a mão no bolso” para bancar elencos, logística e outras coisas mais que a modalidade precisa. Trata-se de uma relação perniciosa, porque esses dois instrumentos de propagação e desenvolvimento do futebol passam a defender interesses próprios e não uma causa comum: o esporte.

A imprensa, não cabe só a função de divulgar, como também é inadmissível que haja um super-clássico: Sampaio x Moto, num domingo, e na segunda-feira se comece um programa esportivo, falando da federação…

  Na verdade temos uma imprensa dividida e desunida, o que traduz a perda de força política, como antigamente tinha. Cada emissora de rádio, por exemplo, “atira para uma direção, e acaba acertando o próprio pé”, aí entendo que não estamos dando uma parcela boa de contribuição para que saíamos desse ostracismo; parte dessa imprensa se perdeu no tempo e no espaço, e portanto, necessita de uma boa e oportuna reciclagem. Sobre os dirigentes, o achismo impera nas hostes clubisticas, onde “todo mundo sabe tudo”, todos têm Phd em futebol, e a história do futebol gonçalvino coleciona dirigentes que entraram com força e dinheiro, muito por sinal, e fecharam suas empresas até entrando em colapso.

Esse relato acima serve para mostrar uma dissertação não de um ser que tem verdade absoluta, mas sim explicitar, de forma singela, o quanto o empirismo atrapalha o futebol timbira. Em pleno século 21 não se pode conceber o trabalho seja de uma federação, clubes ou até mesmo a imprensa com achismo, precisamos dar ao futebol um tratamento cientifico.

Alguém sabe dizer se a federação ou clubes já pesquisaram por quê a torcida envelheceu nos estádio? Por que o público nos jogos do camp. Maranhense tem média de 700 torcedores? Em uma cidade de 1 milhão de habitantes, quantos gostam de futebol maranhense? Quantos freqüentam os estádios? Por que não se ver crianças, adolescentes e jovens, em grande escala, nos estádios daqui? E por quê nossos filhos e/ou sobrinhos não vestem as camisas de Moto, Sampaio, MAC, Iape, Imperatriz etc.?

A Federação anunciou três competições para 2011, alguém pesquisou junto à torcida maranhense, se o torcedor quer o campeonato estadual no primeiro ou segundo semestre?

Alguém sabe dizer por quê no futebol do maranhão, as chamadas datas sazonais, ou seja, comemorativas como: dia das mães, dia dos pais, dia da crianças, 21 de abril e 15 de novembro etc.. Não são exploradas no calendário do futebol?

Eu vou tentar responder: não existe no esporte maranhense e principalmente no futebol, o trabalho de marketing, que os dirigentes acham uma enorme besteira ou luxo…

Qualquer empresa que vai se instalar em uma determinada cidade, faz uma pesquisa de campo, quantificação de público-alvo para saber a tendência do mercado consumidor, isso é cientificidade, trabalho profissional, coisa que os nossos dirigentes teimam em desconsiderar. Na hora que os “cartolas” do nosso combalido futebol, entenderem que devem dar ao esporte um tratamento profissional/cientifico/sério e esquecer o amadorismo em suas rotineiras atitudes, vamos melhorar e melhorar muito esses índices cruéis e inconcebíveis dessa modalidade tão popular e apaixonante em nosso estado.

11 comentários para "O futebol do empirismo"


  1. Joaquim Aguiar

    MUITO BOM JURA FILHO .ACHO QUE VC ,ZECA E OUTROS DA NOVA GERAÇÃO DEVERIAM FAZER ALGO A NIVEL DE IMPRENSA QUE MOTIVE OS DIRIGENTES A FAZEREM UM REPENSAR SOBRE OS DESTINOS DO NOSSO FUTEBOL .ACHO QUE O MOMENTO É MAIS QUE OPORTUNO .SERÁ QUE QUEREM CONTINUAR COM O PIRES NA MÃO SE SUBMETENDO AOS CAPRICHOS E DESORGANIZAÇÃO DA FMF ? PARA QUE SERVE A ASSOCIAÇÕ DE CLUBES ? QUANTAS REUNIÕES JÁ FIZERAM PARA CRIAREM UM PROJETO DE MARQUETING QUE POSSA SALVAR OS CLUBES ? QUAL É O PROBLEMA DOS CLUBES ? SÃO AS TAIS CERTIDÕES ? PORQUE NÃO VIABILIZAM OS RECURSOS VIA ASSOCIAÇÕ? OS CLUBES NÃO PODEM FICAR ETERNAMENTE ESPERANDO AJUDA DOS GOVERNOS ,DEVEM CRIAR SUAS PROPRIAS ALTERNATIVAS . PELO QUE OUVI O MAC JÁ DEU UM PASSO NESTA DIREÇÃO ,PARECE-ME QUE O MOTO ESTÁ FAZENDO ALGUMA COISA . NÃO ETENDO COMO BEM SUCEDIDOS EMPRESÁRIOS ,HOMENS INTELIGENTES NÃO CONSEGUEM FAZER NO FUTEBOL O QUE FAZEM NAS SUAS EMPRESAS ,TAMBÉM FALTA UNIÃO PARECE QUE CADA UM QUER FAZER POR SI E TERMINAM NÃO FAZENDO NADA .FAÇAM UM PROJETO SERIO ,REGULARIZEM OS CLUBES QUE APARECERÃO PATROCINADORES .ESTA FORMULA APRESENTADA PELA FMF SEM PATROCINIOS VAI FALIR TODOS OS CLUBES, 11 MESES DE COMPETIÇÃO SEM RENDA COMO SE MANTER ?NA RODADA DO CAMPEONATO ULTIMA QUINTA FEIRA DEU 700 TORCEDORES .COMO FAZER UMA COMPETIÇÃO DESTA FORMA ?

  2. paulo César

    Esse tal de Maior do mundo tinha que se identificar, ele só escre besteira o Sampaio é a primeira força do nosso futebol, depois vrem o moto, o Sampaio está ganhando suas partidas dentro de campo no qual todos jogam contra ele como se estivessem disputando final. Maior do mundo se o Sampaio não existisse o futebol local já tinha acabado. Você tem parar de achar que aqui nada presta, pois você não vai ao estádio e muitos menos ver jogos pela TV, porque a qualidade lá é inferior a muitos jogos do nosso campeonato, vê se tú te enxerga rapaz e lava a tua boca antes de falar do Sampaio, respeite os torcedores do Samapio, inclusive a memória daqueles que já se foram, os teus pronunciamentos aqui no blog, não contribuem para nada para o debate. Quanto ao texto do jurací Filho eu só discordo quando ele relata que a Alumar compra ingressos para o futebol e não faz questão de dar o seu nome, ora bolas cadê o espírito empreendedor da Alumar em tentar colocar a sua marca para ajudar o nosso futebol é muito fácil se patrocinar quando se está la no alto é um pensamento muito pequeno por parte dos gestores daquela organização e eu creio que deve ser gente de fora que fica rico aqui no estado e tem a mania de falar mal de tudo.

  3. ANDERSON

    TEM UM PODEROSO POR TRAZ DO ALBERTO E GEOGRAFIA, ENTRETANTO ELE NÃO PODE APARECER POIS É SABIDO QUE ELE É BOLIVIANO FANÁTICO E AINDA POR CIMA JÁ INVESTIU E SE DEU MAU, COMO TAMBEM TEM GENTE DE OLHO NELE!!!

  4. José Carlos Lobato Oliveira MAQUEANO

    MAIOR DO MUNDO
    É isso aí mesmo!!!
    os torcedores da sardinha se iludem e pensam que o timeco deles vai subir a qualquer momento pra série C. Mas, ne verdade tá atrasando todo o nosso futebol.

  5. FRANCISCO GAGLIANONE

    JURACI, O TITULO DA SUA MATÉRIA VEIO BEM A CALHAR COM O MOMENTO QUE VIVE O MOTO CLUB HOJE. FALO DO MOTO,MAS PODIA SERVIR PARA OS DEMAIS, PORQUE O CLUBE FOI REBAIXADO E ESTÁ DISPUTANDO A SEGUNDA DIVISÃO POR CONTA DE SUCESSIVAS DESASTROSAS ADMINISTRAÇÕES. NÃO VOU AQUI FALAR QUEM FOI OU QUEM DEIXOU DE SER, QUERO APENAS MOSTRAR QUE PARECE QUA LIÇÃO NÃO FOI APRENDIDA E TEM TUDO PARA SE REPETIR EM 2011.
    O MOTO IRIA SE LICENCIAR DO FUTEBOL PROFISSIONAL POR UM TEMPO, ME PARECE DE UM ANO, PARA COLOCAR A CASA EM ORDEM, DIGA-SE PAGAR SEUS FUNCIONÁRIOS QUE NÃO RECEBEM SEUS SALÁRIOS FAZ TEMPO. ENTÃO APARECEU UMA EMPRESA DE FUTEBOL, NÃO SE SABE DE ONDE, PROMETEU MUNDOS E FUNDOS E SALVO RARAS EXCEÇÕES TUDO MUNDO EMBARCOU , E SÓ DEPOIS QUE PERDEU A O 1º TURNO DA SEGUNDONA, FOI QUE VIRAM QUE A BARCA ERA FURADA. SEM LEN ÇO E SEM DOCUMENTO, JÁ QUE TINHAM COMO CERTO VENCER O 1º TURNO DA SEGUNDONA, A DIRETORIA FICOU SEM NORTE, FORAM ENTÃO APELAR PARA UM EX-PRESIDENTE, QUE ATENDENDO O APELO RESOLVEU BANCAR O TIME E CONTRATOU UMA SÉRIE DE JOGADORES E FORMOU UMA BOA EQUIPE. TORÇO SINCERAMENTE QUE HOJE, O MOTO VENÇA O 2ºTURNO E VOLTA PARA A DIVISÃO DE “ELITE” DO NOSSO FUTEBOL, POIS O FUTEBOL MARANHENSE SE ESTÁ RUIM COM ELE…PIOR SEM ELE. MAS VAMOS LÁ… VENCENDO… SUBINDO … O QUE VAI ACONTECER??? ESSE EX-PRESIDENTE VAI CONTINUAR BANCANDO??? TALVEZ VENHA UMA JUNTA GOVERNATIVA E/OU OUTRO MESSIAS, DE PREFERÊNCIA UM POLÍTICO, QUE A MAIORIA DA IMPRENSA ESPORTIVA ADORA JOGAR CONFETE.
    NUM PRIMEIRO MOMENTO, A PRESENÇA DO ABNEGADO OU DO MESSIAS PODE SER ATÉ IMPORTANTE, PARA TIRAR O TIME DO ATOLEIRO, SÓ QUE FUTEBOL PROFISSIONAL CUSTA CARO, E FUTEBOL PROFISSIONAL SEM RETORNO FINANCEIRO E QUEIMAR DINHEIRO E ACREDITO QUE NINGUÉM ESTÁ PRÁ QUEIMAR DINHEIRO OBTIDO DE TRABALHO HONESTO.
    PORTANTO APESAR DE TODO O ENTUSIAMO, QUE COM CER TEZA É MOMENTÂNEO, CONTINUA-SE A PRATICAR O FUTEBOL DO EMPIRISMO.

  6. Val Wilson

    Para mudar o futebol maranhense, tem que arrancar Geografia e Alberto Ferreira da Federação. Ninguem tem coragem de investir no futebol, com esses caras comandando, já chega. O FUTEBOL PEDE SOCORRO URGENTE. Eles só querem mulheres bonitas nas suas secretarias. Essa administração, Alberto faz perfeito. Já viram a mais nova de lá ? Misse maranhão tá é longe.

  7. clayton

    pura verdade PARABENS

  8. Hugo Saraiva

    Eu tive a oportunidade de conversar com Juraci na época de um trabalho sobre o futebol Maranhense, há uns 2 anos, e, lendo esse texto, só tenho a convicção da coerência dele… Por isso que sempre digo que o caráter não pode ser ambíguo (não deve existir “caráter profissional”, “caráter pessoal”, etc.. E um só!). Infelizmente pessoas como ele não tem voz ativa na imprensa maranhense… Tampouco existem pessoas com a seriedade dele para assumir um cargo de Presidente da FMF… Sempre existirão pessoas prejudicadas com a saída dos mandatários do nosso futebol. E isso nunguém liga em mudar justamente pelo medo de uns “puxa-sacos” perderem aquela mão amiga na hora do sufoco (leia-se emprego)

  9. José Carlos lobato Oliveira MAQUEANO

    JURACI, vocÊ mandou bem
    Pra conseguirmos algo diferente, temos que fazer algo que nunca fizemos.
    Infelizmente, no nosso futebol tudo é igual, nada muda o pior que tem muita gente acomodada com a série D, pois muitos acham Arlindo, Braid, Sandow, Meinha, Cabreira grandes treinadores de futebol, até os joagores são sempre os mesmos, dirigentes nem vou comentar, são vitalicios.
    Juraci, eles nem sabem o que é marketing, o único meio de comunicação que faz bem esse papel é o rádio, mas infelizmente atinge um público bem pequeno e é justamente o público que já vai a campo (os guerreiros) infelizmente, nem todos ouvem uma AM. Pra se ter uma ideia tem amigo meu que chega até mim nas segundas feiras me perguntando se teve jogo do estadual no final de semana, mas sabe de toda a rodada do campeonato carioca e do paulista.
    Já mandei 3 emails para o MAC e nunca me responderam; só para comparar, eu fiz o meu cadastro no site do São Paulo, time que tenho simpatia e já me ligaram 2 vezes pra eu ser sócio, LÓGICO QUE NEGUEI, NÃO SOU OTÁRIO DE AJUDAR TIME DE OUTROS ESTADOS, a telefonista já tava insistindo e tive que mentir dizendo que eu já era sócio do meu time local. E falar em ser sócio, ninguém pode se associar no MAC, ISSO É INCRIVEL.
    Os dirigentes não treinam os seus funcionários. Há 2 anos eu e um amigo fomos à sede do MAC e a atedente disse mais ou menos assim: “VOCÊS SAO MUITO CORAJOSOS DE COMPRAR UMA CAMISA DESSA”. e ela disse a mesma coisa pra namorada de um outro amigo meu.
    OBS: Fui comprar a atual camisa, em junho, e não era a mesma funcionária de 2008.

  10. O Maior do Mundo

    Caro Zeca Soares,concordo com você,futebol no Maranhão está na idade da pedra,por isto que bato muito em quem é realmente culpado.Falo da Federação e Sampaio.
    E não bato no Sampaio,só porque é Sampaio,bato muito neste clubinho,neste timinho sabe porque? Porque este timinho da praia de São Luís não quer a organização deste pobre futebol maranhense.
    Olha bem Zeca Soares! Se o Sampaio quisesse, através da política,através dos puxa-sacos da Imprensa,tanto das rádios e alguma televisões maranhense,ele conseguiria organizar este futebol paupérrimo.
    Mais amigo Zeca Soares,passa ano e entra ano e o Sampaio está na sua,pois ele fica na sua sabe porque? Porque ele sabe que com a ajuda da Federação,ele com certeza vai chegar todo os anos na Copa do Brasil,e algum Capeonato a nível nacional como a Série D.
    e O Sampaio sabe que se organizar o futebol maranhense as suas chances ficam reduzidas,e ele sabe que tudo que ele quiser ele consegue com a federação desorganizado.
    Os dirigentes do Sampaio são pequenos como é pequena a federação.
    Jamais o Sampaio poderia aceitar mudanças repentinas na tabela,mudança de horários e datas,mais ele aceita isso pra lá na frente ele ser beneficiado.Nunca ví o Sampaio pleitear uma mudança repentina pra não conseguí-la.
    Aí fica este time medíocre,sem expressão a nível nacional,correndo atrás de dois jogos na Copa do Brasil,e alguns jogos na Série D.
    O Time do Sampaio é tão desorganizado como é a Federação,é tão arcaico como é esta madrasta do futebol maranhense.
    Amigo Zeca Soares,agora neste campeonato,vimos como a federação é conivente com a sardinha enlatada,ele simplismente ficou 3 jogos a menos que o líder Iape.
    O futebol no Maranhão continuará a ser ultrapassado,pois o timeco do Sampaio quer ser sempre beneficiado,ele tão idiota que é acha perfeito o Moto está na Segunda Divisão,mais isto é péssimo para o nosso futebol.
    O que tem que acabar no Maranhão,é estes bobões da federação,que quando times da Capital vão jogar nos interiores do Maranhão,mandam Juízes da Capital,e para o nosso espanto,ainda mandam estes mesmos Juízes com resultados já programados.
    Então se querem a oraganização do futebol no Maranhão,tem que parar com estas bobagens de campeonatos programados para o Sampaio,outro time ganhar.
    E não bato no Smpaio com leviandade não,por isso que seus torcedore ficam vibrando por ter ganhado títulos na década de 70.
    Time grande tem ganhar título sempre,e jamais digo jamais ser conivente com quem quer que seja.
    Peço que os torcedores do mandí da água salgada,não fiquem zangados com verdades que tem que ser ditas.

  11. Paulo

    O que acontece hoje no nosso futebol é o reflexo de falta de administração, pessoas como seu Geografia e Alberto Ferreira e oportunistas como seu Pereirinha não criam um projeto de marketing para resgatar o torcedor maranhense ao estádio. Os dirigentes de clubes agem como se fossem verdadeiros donos dos clubes, não administram essa entidades como empresa. Quanto a FMF seu Alberto Ferreira tinha que ser processado e convidadao a largar aquela presidência. Outro dia o Geografia falou quem é culpado por falta de público nos estádios são os clubes que não trazem jogadores bonitinhos e ruins de bola para cá e não a FMF, ou seja pessoas como ele já deveriam ser extirpados do nosso futebol, alguém tem que protestar contra esse crápulas que cuidam do futebol só com intuito de se beneficiarem. O texto do Juraci Filho reflete muito bem a realidade do nosso futebol que precisa urgente de pessoas comprometidas em mudar a situação atual.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: