Política vence o futebol no Piauí

0comentário

Com dimensões continentais, o Brasil se orgulha de ter não apenas um Campeonato Nacional – e suas respectivas divisões -, como também 27 estaduais. Uns ganham notoriedade pelos grandes clubes em disputa e clássicos históricos. Outros chamam a atenção por problemas extracampo. A edição 2011 do Campeonato Piauiense não foge a esta triste regra. Por intervenção da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que emitiu um documento oficial na última segunda-feira, assinado pelo presidente da entidade, Ricardo Teixeira, a Junta Governativa, encabeçada por Reinaldo Ferreira, que até então comandava a Federação de Futebol do Piauí (FFP), foi destituída.

– Estava ali não pelo meu querer, mas porque os clubes escolheram. A próxima batalha está ai, porque o Flamengo-PI vai brigar para assumir. Nesse momento, minha posição é tranquila, quero estar fora de problemas. Aliás, não entreguei a Federação ainda. Eles (Zé Lima e opositores) levaram um chaveiro, abriram a porta e tomaram posse por conta própria, ou seja, isso é caso de polícia. Os próximos problemas que acontecerem, seu Ricardo Teixeira resolve – afirmou Reinaldo Ferreira, que também é mandatário do Piauí Esporte Clube, por telefone, ao GLOBOESPORTE.COM.

Ao baixar a resolução n° 05/2011, a CBF determinou que o presidente do Parnahyba, José de Lima e Silva, também conhecido como Zé Lima, seja também o presidente da FFP. O texto do documento indica que o nomeado é aquele representante da agremiação com mais tempo de filiação na FFP. Contudo, o clube há mais tempo filiado é o Flamengo-PI, fundado em 8 de dezembro de 1937 e que assinou a ata de fundação da Federação em 25 de novembro de 1941. O Parnahyba se filiou em 1967, apesar de ser o clube mais antigo do Piauí, fundado em 1913.

– Eu me apresentei hoje (terça-feira) na Federação, às nove da manhã, ao porteiro, com o documento da CBF em mãos, acompanhado de representantes dos dez clubes que apoiam a decisão e assumi o cargo, em cumprimento do que ordena a decisão. Aos clubes que não estão de acordo, queremos propagar a união de todos, sem desavenças, sem discordâncias e que, daqui a sessenta dias, nós tenhamos um presidente definitivo – defendeu-se Zé Lima.

Para cumprir o Artigo 37 do Estatuto da FFP, que diz:

“Em caso de renúncia coletiva da diretoria, cumpre ao presidente da associação filiada, mais antiga, a assumir a presidência da Federação e responder pelo seu expediente normal. Convocando, dentro de 15 dias, impreterivelmente, a assembleia geral para a recomposição do poder”.

A CBF teria que nomear como presidente o atual gestor do Flamengo-PI, Raimundo Miranda. A entidade, vide documento oficial, também não reconhece nenhum ato sob a gestão da Junta Governativa deposta. Portanto, é possível que a oitava e nona rodadas do primeiro turno sejam novamente disputadas, uma vez que, a partir destas, foram definidos os semifinalistas e justamente sob o regimento de Reinaldo Ferreira.

– A CBF nomeou um delegado para assumir a Federação, que é o atual presidente do Parnahyba. Só que, quando mandou o delegado assumir, disse que era o do clube mais velho filiado à Federação, o que foi um erro, porque o clube mais velho é o Flamengo. Vai gerar outra confusão – previu Reinaldo Ferreira.

Entretanto, o Flamengo-PI, por mais que tenha direito de entrar na briga, não tem condições no momento, uma vez que também vive um período político turbulento.

– O Flamengo-PI, hoje, não pode tomar qualquer posição contra ou a favor dessa decisão, porque está sob a administração de um interventor, que teria que ter convocado eleições para presidente. O clube é o mais antigo filiado, porém com essa situação administrativa indefinida, fica difícil tomar qualquer decisão – disse Jankel Costa, ex-vice-presidente do clube.

Portanto, no que depender de Zé Lima, o Campeonato Piauiense recomeça já na próxima quinta-feira.

– O torcedor está ansioso para o campeonato reiniciar. Ele quer ver jogo. Há um acordo firmado e assinado entre os quatro semifinalistas para entrar em campo na próxima quinta-feira, e vão ser disputados novamente os jogos, de ida e volta, com os clubes dentro das condições que manda a regra do campeonato – garantiu.

Entenda o caso:

Dia 15 de dezembro de 2010 houve eleição na Federação de Futebol do Piauí (FFP) para a escolha do novo presidente. Lula Ferreira, candidato da situação, derrotou o candidato da oposição, Cesarino Oliveira, por 14 votos a 13. Em 10 de janeiro de 2011, após o recesso de fim de ano, a justiça comum impugnou a chapa de Lula Ferreira, alegando que sua candidatura era irregular, e determinou a posse imediata do candidato, até então derrotado Cesarino Oliveira.

No dia 6 de abril, na Assembléia Geral, a CBF suspendeu os direitos associativos da FFP em face da presença da justiça comum no processo eleitoral. Em 12 de maio, Cesarino Oliveira – que estava na presidência sob mandato judicial – renunciou e assumiu, no dia seguinte, a Junta Governativa, encabeçada por Reinaldo Ferreira, que convocou novas eleições para o dia 23 do mesmo mês.

No entanto, no dia da eleição, a Junta Governativa baixou uma nova resolução, alterando o número de votos de alguns clubes. Neste mesmo dia, o processo eleitoral foi suspenso, pois não houve acordo entre clubes opositores e a FFP. No dia seguinte, os semifinalistas decidiram não entrar em campo, em protesto contra a redistribuição do número de votos para a presidência da Federação. Um novo pleito foi convocado para o dia 4 de junho.

– O estatuto diz que só tem direito a dois votos aquele clube que disputa duas modalidades – no amador e no profissional. Na sexta-feira, dia 20, foi anexado no quadro da Federação quem tinha direito a dois votos e a um voto, o que gerou um descontentamento da oposição, que era contra o ex-presidente Cesarino. A eleição não aconteceu por conta de um tumulto por parte dos opositores. Em decorrência, continuei como presidente, mais com dois membros modificados na junta – explicou Reinaldo Ferreira.

Dia 27 de maio, os representantes dos quatro semifinalistas: Eliseo Aguiar (presidente do River), José de Lima e Silva (presidente do Parnahyba), Edílson Costa Barros (representante do 4 de Julho) e Chico Wilson (presidente do Comercial) se reuniram com Reinaldo Ferreira com o objetivo de tornar os jogos de volta das semifinais os jogos de ida. Mas não houve acordo, uma vez que as súmulas das partidas de ida foram encaminhadas para o TJD-PI (Tribunal de Justiça Desportiva).

– Ocorre que, até o dia 23 de maio, a Junta Governativa era reconhecida, legal. Houveram dois editais baixados pelo senhor Reinaldo Ferreira, determinando o número de votos de cada clube para o dia da eleição. Percebendo que perderia, ele modificou um dos editais, subtraindo votos de alguns clubes. Mudou a regra do jogo na última hora, e ninguém aceitou – rebateu Zé Lima.

Caso os clubes não entrassem em campo novamente, seria caracterizada desistência da competição. No caso de reincidência, segundo os artigos 203 e 204 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), as agremiações seriam excluídas do campeonato, e automaticamente o quinto, sexto, sétimo e o oitavo colocados respectivamente disputariam uma nova semifinal.

Mas o Comercial foi a campo, sem o consentimento de sua diretoria, por iniciativa de jogadores e comissão técnica. A princípio, o Comercial venceria o River por WO e estaria classificado para a final do turno, enquanto a FFP decidiria como proceder em relação à outra semifinal entre 4 de Julho e Parnahyba. Contudo, com a decisão da CBF, Zé Lima, presidente do Parnahyba assumiu também a presidência da FFP e decidiu por recomeçar o Estadual nesta quinta-feira, a partir das semifinais, sendo disputados novamente os jogos de ida e volta.

A resolução n° 05/2011 da CBF, no entanto, anula automaticamente os 13 últimos jogos do Campeonato Piauiense, todos disputados ainda sob a gestão de Reinaldo Ferreira. Pelo texto do documento, os atos nulos de Reinaldo Ferreira são desde que a junta foi constituída pelos próprios clubes, no dia 13 de maio. Neste período, 13 jogos foram disputados.

Sendo assim, o novo gestor da FFP,  Zé Lima seria obrigado a providenciar novas partidas para Comercial x Flamengo, Piauí x Picos, 4 de Julho x Barras, Princesa do Sul x River, Flamengo x Piauí, Picos x Flamengo, Princesa do Sul x 4 de Julho, Barras x Comercial e Piauí x Parnahyba – jogos válidos pela oitava e nona rodada, além de ter que realizar uma nova fase semifinal, que pode até ter outros participantes.

Antes desses jogos anulados pela CBF, a classificação da Taça Estado do Piauí (primeiro turno) era a seguinte: Comercial, River e Parnahyba – 13 pontos ganhos; 4 de Julho – oito pontos; Flamengo-PI – seis; Barras e Piauí – cinco; Picos – dois; e Princesa do Sul – 0. Portanto, Flamengo, Barras, Piauí e Picos voltariam a ter chances reais de classificação para a semifinal.

Reportagem: Marcello Carrapito, do Globoesporte.com e fotos: Acessepiauí

Sem comentário para "Política vence o futebol no Piauí"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: