Saída do Iape pode mudar tudo no Estadual

9comentários

Muita gente está fazendo confusão em relação à decisão tomada pela 2ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva na última sexta-feira. Ela muda ou não a classificação do Campeonato Maranhense?

Conversei com o auditor do TJD, Tadeu Carvalho. Ele me disse que a 2ª Comissão Disciplinar julgou apenas o fato do Iape ter deixado o Campeonato Maranhense e o seu presidente, Isaías Pereirinha. Nada mais do que isso.

Tadeu Carvalho disse que tomou conhecimento através da imprensa sobre uma possível anulação dos jogos realizados pelo Iape no Campeonato Maranhense, mas adiantou que a decisão da 2ª Comissão Disciplinar não tem absolutamente nada a ver com a questão que vem sendo bastante comentada nos bastidores.

– Não estou vendo alcance nenhum nisto que está sendo levantado pela imprensa – finalizou Tadeu Carvalho.

Vai mudar tudo?

No entendimento do diretor técnico da FMF, Pedro Vasconcelos o artigo 68 do Código Brasileiro da Justiça Desportiva determina que quando uma agremiação abandona uma competição e ela é disputada em pontos corridos, como é o caso do Campeonato Maranhense, a agremiação que perdeu pontos para aquela que abandonou a competição passa a ter direito aos pontos perdidos.

Neste caso, o Moto e Imperatriz, por exemplo que perderam para o Iape ganharão 3 pontos. O MC que só empatou com o Iape terá mais 2 pontos e diminuirá para quatro pontos a diferença em relação ao Sampaio.

Por outro lado, o diretor técnico da FMF, Pedro Vasconcelos disse que vai esperar o TJD notificar a Federação Maranhense de Futebol para determinar através de ato administrativo que os pontos ganhos pelo Iape sejam recuperados pelas equipes que perderam.

A polêmica vai ser grande!!!!

Jogos do Iape

Cordino 3 x 4 Iape
Imperatriz 0 x 1 Iape
Iape 1 x 1 Maranhão
São José 0 x 2 Iape
Iape 2 x 2 Santa Quitéria
Iape 2 x 1 Moto Club
Bacabal 1 x 1 Iape
Sampaio 1 x 0 Iape

Nova classificação

1 Sampaio 27 pontos
2 Maranhão 23 pontos
3 Santa Quitéria 20 pontos
4 Cordino 18 pontos
5 Moto Club 18 pontos
6 Imperatriz 17 pontos
7 São José 15 pontos
8 Bacabal 13 pontos

9 comentários para "Saída do Iape pode mudar tudo no Estadual"


  1. Pereira

    TEM Q DEVOLVER OS PONTOS DE QUEM PERDEU…QUE DA NO MESMO….KKKKKKKKK. SÓ QUE VAI DEMORAR SUFICIENTE ATÉ QUE A COISA SE CLASSIFIQUE DE FORMA A NÃO MAIS SE PREJUDICAR COM A PERDAS OU COM A DEVOLUÇÃO DOS PONTOS DOS OUTROS….ISSO É UMA VERGONHA !!!! VAMOS SER COERENTES E RESPONSÁVEIS, NO MEIO DESSA CONFUSÃO AINDA ESTÁ O TORCEDOR. ….RSRSR

  2. JOAQUIM CARVALHO

    PARA O COMENTARIO NR 3 O TIMONTEDEMERDA, DESDE QUANDO AMARRAVA CACHORRO COM LINGUIÇA QUE A SARDINHA
    SO GANHA NAS FALCATRUAS, DESDES OS TEMPOS DOS CORONEIS, É SO PERGUNTAR OS MAIS VELHOS COMO ERA.

  3. Roberto Sousa

    Já que eu paguei para assistir a pelo menos quatro jogos (contando com as rodadas duplas) que tiveram a participação do IAPE e que não valeram nada,pergunto:
    Quem deve ser responsabilizado pelos gastos com ingresso e outros relativos aos jogos para que eu possa solicitar o meu dinheiro de volta?

  4. José Carloss lobasto Oliveira MAQUEANO

    Se o regulamento não beneficiasse o sampaio podia RASGAR…
    Zeca, falando em IAPE… é verdade que ele tirou o clube porque ele deixou o rombo na câmara? Ou ele tirou o time porque quer se aproximar do Sampaio pensando nas eleições do ano que vem visto que iape não iria dá voto pra ele? ou de repente aas 2 coisas?
    o arbitro acusado vai deixar por isso mesmo?

    RESPOSTA: SINCERAMENTE NÃO SEI. SOMENTE O PEREIRINHA PODE FALAR SOBRE ESTE ASSUNTO.

  5. Sérgio Macedo de Abreu

    Caro Zeca,

    A análise do Jorge Viveiros é perfeita e sensata. Será que as pessoas não estão conseguindo entender e interpretar uma coisa tão simples. O artigo 68 é muito claro. O único prejudicado é o clube que abandonou a competição. Ninguém ganha e perde nada somente o IAPE.

    Abração.

    RESPOSTA: ESTE É O MEU ENTENDIMENTO TAMBÉM. A MATÉRIA QUE FIZ COLOQUEI TODAS AS INTERPRETAÇÕES.

  6. Ze Carlos

    Concordo com o Viveiros que aliás é advogado, o regulamento diz que o time que abandonou o campeonato no caso o IAPE, é que perde os pontos conquistado, ou seja, ele tinha 18 ficara com zero, veja bem, o time que abandonou, não os times que jogaram com ele e comquistaram pontos.
    Acontece que esses times não tem competencia em campo estão doido pra tirarem ponto do Bolivão. Vão jogar bola bando de timecos.

  7. Tímon.

    Algumas coisas são bem engraçadas no Mraranhão. O pior de tudo é que isso só dá margem a discussões infindáveis, fazendo surgir elementos como o tal Neto aqui que logo conclui que o Sampaio só ganha assim (com auxílio da arbitragem e tapetão – disse com ares de doutor). Eu só queria saber se os 29 títulos estaduais e os dois nacionais foram ganhos assim. Na verdade, êta povinho de fofocas como asseverava o Padre Vieira, êta povinho medíocre. Mudando de assunto, só a título de comparação vcs se recordam da polêmica envolvendo Sampaio e Santa Cruz de Recife pela série B? Pois é, roubaram o Sampaio lá na CBF e o tal Neto nada disse.

  8. Neto

    No ano passado na segunda divisão o CORDINO goleou o CHAPADINHA no primeiro jogo do primeiro turno e com isso a diretoria do CHAPADINHA tirou seu time do campeonato. A FMF ao invés de considerar o resultado positivo da partida e beneficiar os outros times com 3 pontos por WO, fez foi tirar os 3 pontos ganhos do CORDINO e com isso beneficiou o MOTO e as demais equipes…
    Agora estão querendo fazer o contrário porque se não vai prejudicar o SAMPAIO que só ganha assim mesmo, com o auxílio da arbitragem e no tapetão!!!

    VERGONHA DESSA FMF ( A PIOR DO BRASIL E SE DUVIDAR A DO MUNDO)

  9. Jorge Henrique de Viveiros Vieira

    Boa noite, Zeca!
    Não vejo porque o Sampaio se preocupar com o julgamento da 2ª Comissão Disciplinar que puniu o IAPE pelo abandono do campeonato.
    O art. 68 do Regulamento Geral das Competiçôes da CBF é muito fácil de ser interpretado. No caso em tela o clube que abandonou a competição (IAPE) é quem perde os pontos que conquistou. O Sampaio não perde nada e a classificação do campeonato não será alterada.
    Jorge Viveiros.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: