Esporte e segurança como fatores de sociabilidade

0comentário

Um sábado diferente para a comunidade do bairro Parque Vitória, no município de São José de Ribamar. Tudo porque os moradores puderam aproveitar o dia para a prática do lazer por meio da realização do programa “Maranhão Feliz”, atividade desenvolvida pela Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel). Com o objetivo de proporcionar o esporte e o lazer às comunidades da capital e do interior, o “Parque Vitória Feliz” fez parte da programação de comemoração dos 175 anos da Polícia Militar do Maranhão (PMMA).

De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel, a parceria entre a Sedel e a Polícia Militar é importante para a socialização das pessoas. Por isso, as ações desenvolvidas pela Secretaria servem de instrumento para o desenvolvimento do esporte e do lazer nas comunidades maranhenses.

“Hoje, o Maranhão Feliz tem um significado especial pois está fazendo parte dos 175 anos da Polícia Militar, com ações de congraçamento com a sociedade. A PM tem papel muito importante no Estado por ter proximidade e o respeito do cidadão. É importante ter o esporte e a segurança como fatores de sociabilidade”, declarou Joaquim Haickel.

E a comunidade do Parque Vitória aprovou o programa “Maranhão Feliz”. Tanto que a alegria de crianças, jovens, adultos, idosos era visível. Para o motorista Aprígio Freitas Rodrigues, morador do bairro há mais de dez anos, atividades como as que foram desenvolvidas neste sábado fazem muito bem para a comunidade. “Isso é muito bom para a garotada. É bom demais. Nossas crianças precisam disso”, afirmou.

A intenção da Sedel de levar a diversão para a população por meio da prática do lazer já tem resultados muito positivos. Para a jovem Ana Carolina da Silva, de 13 anos, o “Maranhão Feliz” deveria voltar mais vezes ao bairro. “Eu gostei muito. É muito divertido. Espero que venha mais vezes por estou muito feliz”, disse.

Dentre as atividades realizadas no “Parque Vitória Feliz” destacam-se o futebol de travinha, basquete, vôlei, peteca, futsal, espiribol, tênis de mesa, jogo de damas, dominó, xadrez, jogo de botões, queimado, capoeira e recreação.

Capacitação

Antes da realização do dia de lazer no bairro do Parque Vitória, a Sedel desenvolveu, durante a semana, um curso de capacitação com professores e com moradores da comunidade para que os alunos possam desenvolver mais atividades de lazer com os moradores do bairro. O curso teve duração de vinte horas.

“Uma das grandes vantagens do Maranhão Feliz é que são sempre desenvolvemos este trabalho em comunidades diferentes, com três dias de capacitação para que haja uma continuidade do programa nestas comunidades. Por isso, nossa satisfação é sempre renovada. Este é um ponto de sucesso da Sedel”, explicou o chefe do Departamento de Lazer da Sedel, Gilmário Pinheiro.

Para a professora de Educação Infantil da Escola Dom Quixote, Aldjane Pinto da Silveira, que participou do curso de capacitação da Sedel, agora é colocar em prática todo o aprendizado. “Participei do curso e gostei porque com certeza vou aproveitar nas minhas aulas de lazer. Vou levar algumas brincadeiras para minhas crianças lá na escola”, explicou a professora.

“Maranhão Feliz”

O “Programa Maranhão Feliz” foi iniciado pela Secretaria de Esporte e Lazer em janeiro deste ano. Na ocasião, a Sedel promoveu o “Liberdade Feliz”, ação destinada para a comunidade do bairro da Liberdade. Em seguida, o projeto foi levado aos bairros do Desterro e do Santo Antônio, em São Luís, e à comunidade da Vila Flamengo, em São José de Ribamar. A Sedel irá dá continuidade a este programa a outros bairros de São Luís e às cidades do interior do Estado durante todo o ano de 2011.

As informações são da Sedel (Fotos: Biaman Prado)

Sem comentário para "Esporte e segurança como fatores de sociabilidade"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: