São Pedro o manda-chuva!

0comentário

Basta começar a chover que todo mundo logo pensa: “lá vem São Pedro!”. E não é que hoje – em que é comemorado o dia dele – o santo foi caprichoso e mandou chover como nunca!

Na crendice popular São Pedro é tido como o guardião das portas do céu e, quando chove muito, costuma-se dizer que ele está fazendo faxina. O padroeiro dos pescadores também é considerado o mais sério dos santos. Para as moças solteiras, Santo Antonio é o santo casamenteiro, mas é no dia de São Pedro que se escolhe o melhor pretentendente. Hoje é o dia mulherada!!!

E já que o dia é dele, e ele resolveu comemorar com muita chuva, quem somos nós para desagradar o santo, não é mesmo? Então é só escolher o arraial e cair na chuva.

 

São Pedro
São Pedro foi um pescador de origem muito humilde. Quando se tornou um dos apóstolos de Jesus Cristo, mal sabia ele da responsabilidade que o esperava: encarregado de fundar a Igreja católica, Pedro foi o primeiro papa da história!

Boi do Passa-Fogo em Viana

Por Sidney Pereira

As carretilhas de artíficio – detonadores carregados de pólvora – iluminaram a noite de Viana, no norte do Maranhão, no ritual do Boi do Passa-Fogo – uma manifestação original do folclore maranhense.

Os moradores – armados com “espadas” e rojões -, saíram em perseguição ao boi de faz de conta – ritual com mais de cem anos. Cerca de quinhentas dúzias de carretilhas foram empregadas no ritual – tradição perigosa que iluminou as ruas históricas da cidade.

Enquanto o boi rodopiava nas ruas, dezenas de pessoas davam entrada no hospital, com queimaduras. Mas, mesmo diante do risco – as rajadas de brasa foram lançadas no bumba-boi até de madrugada – pra manter acesa a tradição.

Sem comentário para "São Pedro o manda-chuva!"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: