Fique sabendo…

1comentário

Problemas técnicos
Devido a problema no seu parque gráfico, a circulação do jornal O Estado atrasou nesta quinta-feira e só foi iniciada às 8h. A direção do jornal agradece a compreensão dos leitores e clientes.

Queda do FPM
As constantes quedas na arrecadação das prefeituras via Fundo de Participação dos Municípios têm preocupado os gestores de todo o Maranhão. No mês de julho, as previsões pessimistas se confirmaram, e as perdas com a principal receita na maioria dos 217 municípios maranhenses chegaram a 31%, se comparadas ao volume do mês de junho. Segundo o presidente FAMEM, prefeito Junior Marreca, o principal impacto da perda de receitas oriundas das transferências constitucionais pode ser sentido de imediato na educação e na saúde das cidades. “A repercussão é imediata. Se diminui a arrecadação com o Fundo de Participação dos Municípios, diminui automaticamente a quantidade de recursos do FUNDEB e do FUS”, ressalta o presidente.

Beija-Flor
A Secretaria de Estado da Cultura iniciou as inscrições online para a seleção de sambas-enredo de compositores maranhenses que desejam concorrer no carnaval 2012 da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis, do Rio de Janeiro, cujo tema “São Luís – O poema encantado do Maranhão” é uma homenagem aos 400 anos de fundação de São Luís, a serem celebrados em 2012. Os autores maranhenses interessados em participar têm até o dia 27 de julho para fazer suas inscrições pela página eletrônica da Secma (www.cultura.ma.gov.br).

Fórum de Educação
Com o objetivo de constituir o Fórum Estadual de Educação que irá acompanhar a aplicação e o desenvolvimento do Plano Nacional de Educação (PNE) nos próximos dez anos, representantes de dez instituições ligadas ao campo educacional reuniram-se ontem, no auditório da Secretaria de Educação da Educação (Seduc). O encontro serviu para formar a comissão que será responsável pela instalação da entidade no estado.

Greve legal
O Pleno do TJ-MA negou, por unanimidade, o pedido do Estado do Maranhão que solicitava o retorno imediato de toda a categoria dos delegados civis às atividades, sob pena de desconto nos contracheques dos dias paralisados. Os delegados estão em greve desde o dia 2 de junho deste ano, e trabalham com o percentual de 50%, conforme decisão de tutela antecipada proferida no início de junho pelo desembargador José Luiz Almeida, determinando, ainda, o funcionamento de todas as delegacias de polícia do Estado e dos serviços de plantão, sob pena de multa diária de R$100 mil, em caso de descumprimento.

Glaucoma
O PAM Cidade Operária deu inicio ontem, ao Mutirão de Combate ao Glaucoma. A ação está sendo desenvolvida em parceria com o Governo Federal e acontecerá todas as quartas-feiras no prédio do Centro de Ensino São José Operário, em São Luís, onde os pacientes estão sendo atendidos até a inauguração do hospital.

Serviço
A Caema comunica que haverá uma parada no Sistema Produtor do Italuís, no horário das 9h às 13h, nesta sexta-feira (15) para substituição das muflas da elevatória de água tratada e manutenção de reservatório. Para reduzir o tempo de desabastecimento, os técnicos já estão trabalhando no local. A previsão é que a normalização ocorra dentro de 48 horas.

Exploração sexual
Lançada ontem, dia em que se comemorou os 21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA),  a campanha Carinho de Verdade lança um videoclipe com a participação de 22 cantores que se uniram e soltaram a voz em proteção às crianças vítimas de violência sexual. A iniciativa do Conselho Nacional do SESI reuniu o time formado por Ivete Sangalo, Luan Santana, Fafá de Belém, Xuxa, Fagner, Sandra de Sá, Zélia Duncan, Maria Gadú, Vitor e Léo, Lenine, Jerry Adriani, Toni Garrido, Luiza Possi, Léo Jaime, Daniel, Preta Gil, Aline Barros, Saulo (Banda Eva), Buchecha, Beth Carvalho e Padre Fábio de Melo gravam a canção em defesa de meninos e meninas do Brasil.

1 comentário para "Fique sabendo…"


  1. Leila Cristina

    Os delegados estão no direito deles, mas precisam entender a situação da população.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: