De volta ao Fla, Frederico Castro mira índice olímpico

1comentário

Mudança completa. Em busca do índice olímpico para Londres 2012, o nadador maranhense Frederico Castro, resolveu voltar a treinar fora do Maranhão. Após passar o ano de 2011 morando em São Luís e competindo pelo Fluminense-RJ, Frederico Castro decidiu que o momento seria ir para longe de casa. No início deste ano, saiu da equipe tricolor, retornou ao Rio de Janeiro e acertou sua volta ao Flamengo-RJ. Tudo isso, para conseguir estar nas Olimpíadas de Londres, este ano.

Em entrevista exclusiva ao Portal Imirante.com, Frederico Castro explicou como estas mudanças aconteceram. Segundo o atleta, a mudança de ares é tida como necessária para que consiga alcançar seus objetivos.

Frederico afirmou que um dos fatores determinantes para a sua saída de São Luís, neste momento, se deu em função da ausência de um centro de treinamento voltado para uma “natação competitiva”. No Rio de Janeiro, por exemplo, Frederico usufrui de um centro voltado somente para a natação de alto rendimento, onde é acompanhado diariamente por técnicos, fisiologistas, fisioterapeutas e psicólogos.

“Foi necessário mudar porque onde eu treinava não tinha mais espaço para natação competitiva, e o Alexandre Nina não aceitou passar a dar treino na Duvel, piscina que nos foi disponibilizada. Então, optei por treinar num centro onde se tem toda uma estrutura voltada somente para a natação: cinco técnicos, fisiologistas, fisioterapeutas, psicólogos, piscina olímpica, sala de musculação com os aparelhos que simulam o nado. Os treinos são muito mais específicos, apesar de serem de menor duração. A intensidade que é cobrada nos treinamentos é passando do limite de cada atleta”, explicou.

De volta ao Flamengo-RJ após passagem pelo Fluminense-RJ, o nadador maranhense assinou contrato por um ano com o clube rubro-negro e disse se sentir em casa. “O bom filho à casa torna. Mostrei serviço quando estive aqui antes e isso facilitou muito na hora de fechar o contrato”, afirmou.

Londres 2012

Sobre a expectativa de estar em Londres para a disputa das Olimpíadas, Frederico Castro diz estar muito tranquilo.Ele acredita ser possível conseguir o índice, principalmente, nos 200m borboleta. Mas, para isso, terá de treinar muito para seguir competindo em alto nível.

E, a partir do próximo dia 12, Frederico Castro e outros sete atletas estarão na cidade de Sucre, na Bolívia, se preparando para o Grand Prix, em março, e para a seletiva olímpica, em abril.

“Serão três semanas a 2.800 metros de altitude, num centro de treinamento de natação. Como o ar é rarefeito, o corpo produz muito mais glóbulos vermelhos, o que dá mais resistência muscular e cardiorrespiratória. Vai ser minha primeira vez. Meus adversários estão nesse momento em centros de treinamento em altitude, mas o Flamengo optou por fazer esses treinamentos mais próximos da competição. Estou treinando para que o índice aconteça logo em março, no Grand Prix. Se vai acontecer ou não, ninguém sabe”, disse.

1 comentário para "De volta ao Fla, Frederico Castro mira índice olímpico"


  1. Jorge Gobel

    Meu caro amigo Zeca, acho que todo atleta de rendimento e que quer realmente seguir carreira naquilo que escolheu, tem que realmente procurar onde melhorar a sua performace. Isso acontece principalmente com atletas de natação. O exemplo maior é Cesar Cielo que só conseguiu chegar onde chegou quando se mudou para os EUA. O Fred a quem tenho um enorme carinho, conheço desde dos tempos da categoria infantil (ficou em muitas competições junto comigo e meu filho no mesmo quarto do hotel) não poderia jamais dizer que no lugar onde treinava não existe mais espaço para natação competitiva. Só para voce e seus leitores terem uma idéia do que vou falar, meu filho Vinicius Gobel deixou de nadar já faz mais de cinco anos. Desde dos 14 ele nunca deixou de ganhar um campeonato brasileiro em que participou. Foi convocado para seleção brasileira nas suas categorias diversas vezes e tudo treinando na Escola de Nataçao NINA onde o propio Fred treinou a vida toda. Desde os tempos do meu filho o Alexandre Nina, propietário deste Escola, sempre tem um ou dois atletas fazendo parte da seleção brasileira até nos dias de hoje. Então São Luis tem sim uma natação competitiva. Seria muito mais bonito se o Fred falasse que aqui em São Luis não teria mais paramentros para ele continuar seus treinamentos, pois pelo nivel que ele chegou ele ira ficar sem estimulo para treinar forte para uma vaga Olimpica. Agora quem quer realmente buscar seus objetivos briga até com os ponteiros do relógio ainda mais se falando em natação. Indo para o Flamengo ou qualquer outro clube de Minas ou São Paulo ele terá companheiros de raias que podem estimula-lo a buscar os seus objetivos. Não podemos jamais deixar de valorizar os nossos profissionais. Alexandre Nina é um verdadeiro guerreiro da natação maranhense e brasileira. Briga de igual por igual com os grandes do eixo Rio/São Paulo/Minas.
    Desejo toda a sorte para o menino Fred e fico torcendo muito para ele buscar esse índice olimpico e lembrando para que ele nunca deixe de lembrar de como e onde tudo começou.
    Um abraço seu Zeca.
    Gobel

    RESPOSTA: OBRIGADO, GOBEL.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: