Quando a torcida faz a diferença…

15comentários

Quem tem a maior torcida no Pará? É o Remo ou o Paysandu? Essa discussão veio à tona ontem, mais uma vez no Estádio Olímpico Mangueirão.

40.139 torcedores do Clube do Remo lotaram o estádio ontem, para acompanhar a decisão da Taça Pará, contra o Águia de Marabá e comemoraram a vitória azulina por 2 a 0. (Foto: Marcelo Seabra/O Liberal).

Chegar a nos encher de inveja. Remo x Águia é um jogo que tem o mesmo peso de Sampaio x Viana. A diferença é que lá, mesmo com a TV foram mais de 40 mil. Aqui apenas 850.

Quero falar também do Campeonato Cearense. No sábado, mais de 30 mil acompanharam a partida entre Fortaleza x Horizonte e ontem a dose se repetiu para Ceará x Tiradentes.

Tem algo errado aí. Se no Pará e no Ceará a coisa está assim, o que estaria ocorrendo no Maranhão?

Ficam os exemplos e a discussão para os nossos dirigentes.

15 comentários para "Quando a torcida faz a diferença…"


  1. James (torcedor do Remo)

    ACR motense falou algo digno de nota

    1º) elitizaram o campeonato brasileiro; o Brasil é um país continental que ama futebol e não pode ter apenas 20 clubes na 1ª divisão (é precioso regionalizar novamente, pelo menos criar competições regionais que garantam acesso à 1ª divisão);”

    engraçado isso, ja vi babacas do naipe do Flavio Prado falando q é um absurdo um campeonato nacional com mais de 20 clubes, sem levar em consideração o tamanho territorial do nosso país, esses patetas sempre quizeram seguir os padrões Europeus, mas se esquecem q o Brasil é quase do tamanho da Europa (descontando a Russia é claro rsrs),… deveriamos não seguir padrões gringos, e sim criar algo nosso, e se tivessemos q copiar alguém, o mais correto seria tentar fazer algo nos moldes da NBA,. até pelo fato dos EUA se um país tão grande quanto o Brasil, e la a coisa das conferencias (q seria + ou – como a regionalização que o ACR falou) funciona e vai muito bem obrigado há anos, até os playoffs, q seria como os antigos mata mata do Brasileiro, ninguém ousa questionar a justiça do sistema, ja aqui foram extintos, para seguir esse modelo Europeu com os tais pontos corridos… a desorganização e incompetencia dos nossos dirigentes podem até ter levado o futebol em estados como Maranhão e Pará a falencia ou quase falencia, mas tem muito mais coisa aí, do q a gente possa imaginar.

  2. ACR Motense

    Valeu, Reinaldo (Torcedor do Remo), disse tudo.
    MUDA TUDO, vai tomar bem no meio do olho do teu fiofó… único time grande é o c…
    Ontem mesmo eu estava tendo esse tipo de discussão com um babaca flamenguista que mora perto da minha casa: não torço, não olho, não acompanho o futebol do sul/sudeste, tenho verdadeira hojeriza por aquela musiquinha da globo anunciando mais uma pelada em rede nacional…
    Mas eu tenho uma teoria, e a CBF e a globo para mim são as grandes culpadas disso tudo.
    1º) elitizaram o campeonato brasileiro; o Brasil é um país continental que ama futebol e não pode ter apenas 20 clubes na 1ª divisão (é precioso regionalizar novamente, pelo menos criar competições regionais que garantam acesso à 1ª divisão);
    2º) isso fez com que automaticamente apenas os Estados mais favorecidos economicamente pudessem ter times na 1ª divisão (o Nordeste tem no máximo 2 ou 3 times na 1ª divisão, geralmente sobe um, cai outro, é assim);
    3º) com isso o futebol local (e de outros Estados menos favorecidos como o nosso) simplesmente sucumbiu frente ao poderio da globo, isso tirou o torcedor do estádio;
    4º) aliado a tudo isso, tem a desorganização e incompetência dos dirigentes locais…
    Aí, meus amigos, é dose, ninguém aguenta…
    SOU MOTENSE E CARREGO MEU TIME NAS COSTAS MESMO, E DAÍ?

  3. Luciano Kelson Aldenir

    Motenses e Bolivianos vamsu tomar vergonha
    vamus encher nosso estadios ..
    E seguir o exemplo do Santa do Ceara do Bahia Vitoria Remo , somos nordestinos e não Cariocas e nem Paulistas
    Abraços a vc torcedor Maranhense de verdade

  4. abreu

    CONCORDO COM O PAULO, OS MARANHENSES PREFEREM O QUE É DE FORA, ISSO É UM AGRANDA IDIOTISSE. NO DOMINGO LÁ DO LADO DA BATUQUE TINHA UNS BANDOS DE OTÁRIOS TORCENDO COM FAIXA, BATERIA TORCIDA ORGANIZADA E ATÉ MÚSICAS, PELO VASCO CONTRA O BOTAFOGO, BANDO DE IDIOTAS, LÁ NO SUL CHAMAM AGENTE SÓ DE PARAÍBAS COMEDORES DE CARNE SECA. QUANDO TEM JOGO GRANDE AQUI EM SÃO LUIS TIPO SAMPAIO E AGUM TIME GRANDE NA COPA DO BRASIL, AÍ LOTA O ESTÁDIO, TEM QUE SER É SEMPRE, PORQUE O MAIOR PATROCINADOR DE UM TIME É A TORCIDA, VAMOS LEVANTAR NOSSO FUTEBOL.

  5. MUDA TUDO

    MUDA TUDO, tu só falou idiotice, mete sempre o Sampaio no meio, tu é mais um desses invejosos do sucesso do maior time do Maranhão, ou tu queria que o Sampaio fosse lascado como teu Bode Velho, que não fede e nem cheira.
    O Sampaio é o único time nesse falido futebol no Maranhão que já conquistou Campeonatos Brasileiro, Copa Norte, e não teve ajuda de arbitragem não! idiota, já participou da COnmebol, hoje sul-americana. imagina, nesse futebol pobre, já participamos de tudo isso, colocamos 55, 100 mil no Castelão, e teu bode velho que não fede e em cheira o que foi que ele já ganhou em nível de Brasil.
    Ou tu achas que o Bolivão que tem a maior folha de pagamento é o time mais estruturado, não tem condição de ganhar nada, desses timecos daqui, vai enxugar gelo MUDA TODO!!!
    E não adianta ficar secando o Bolivão na serie D, pois nós sempre vamos tá em competição nacional, e te cuida nesta quinta-feira vai ter TACA!!!

  6. James

    Olha rapaz, na verdade é meio q aquela historia de que a grama do vizinho é sempre mais verde rsrsrs…. de fato o Paraense tem uma ligação muito forte com as coisas da sua terra, mas acreditem em questão de organização as coisas não devem ser muito diferentes do Maranhão, quem foi ao jogo no Domingo viu o tamanho da desorganização, é até dificil entender o porq da torcida Paraense continuar frequentando os estadios, ja que as administrações desastrosas fizeram e fazem de tudo para afugentar o torcedor dos estadio, lembrem-se q o Remo há 3 anos não conquistava 1 turno de campeonato estadual, e há 2 sequer teve vaga para disputar a quarta divisão, então as coisas são um pouco mais complexas do q se pode imaginar… eu lembro q não faz tanto tempo assim ouvia noticias de Moto e Sampaio levarem otimos publicos em seus jogos, então é meio dificil saber o q aconteceu por aí pra q as coisas tenham degringolado dessa forma…. só posso dizer q o futebol Paraense não esta tão melhor assim q o do Maranhão, a unica diferença é q a torcida aqui, ainda insisti, eu sou um exemplo vivo disso, não perco 1 jogo do Remo, ams uma hora a paciencia acaba rsrsrs.

  7. James

    Olha rapaz, na verdade é meio q aquela historia de que a grama do vizinho é sempre mais verde rsrsrs…. de fato o Paraense tem uma ligação muito forte com as coisas da sua terra, mas acreditem em questão de organização as coisas não devem ser muito diferentes do Maranhão, quem foi ao jogo no Domingo viu o tamanho da desorganização, é até dificil entender o porq da torcida Paraense continuar frequentando os estadios, ja que as administrações desastrosas fizeram e fazem de tudo para afugentar o torcedor do estadio, lembrem-se q o Remo há 3 anos não conquistava 1 turno de campeonato estadual, e há 2 sequer teve vaga para disputar a quarta divisão, então as coisas são um pouco mais complexas do q se pode imaginar… eu lembro q não faz tanto tempo assim ouvia noticias de Moto e Sampaio levarem otimos publicos em seus jogos, então é meio dificil saber o q aconteceu por aí pra q as coisas tenham degringolado dessa forma…. só posso dizer q o futebol Paraense não esta tão melhor assim q o do Maranhão, a unica diferença é q a torcida aqui, ainda insisti, eu sou um exemplo vivo disso, não perco 1 jogo do Remo, mas uma hora a paciencia acaba rsrsrs.

  8. João Carlos C.da Silva

    O maior problema do futebol maranhense é que a Federação através de uma diretoria INCOMPETENTE, passou mais de três décadas promovendo os maiores absurdos possíveis, com isso a coisa foi caindo no estado de degradação até chegar onde estamos.É bom ressaltar que aliado ao comando dos dirigentes ou melhor, dos pseudos presidentes e diretores das equipes, que na realidade só tiraram proveito político dos torcedores e afundaram os times (vide o caso Moto) onde não aparece ninguém com o propósito de realmente fazer algum trabalho digno e reerguer uma equipe com destaque nacional, eu como boliviano também quero dizer que o ex-presidente Manoel Ribeiro dilapidou a instituição Sampaio, não me venham aqui dizer que foi campeão invicto da terceira divisão, pois o custo benefício foi favorável ao mesmo, afinal se elegeu várias vezes às custas da torcida, e posteriormente com ele fomos rebaixado, o patrimônio do clube ficou em ruínas, dezenas de ações trabalhistas, foi tido na mida nacional como o time mais caloteiro do Brasil e outras sequelas que até hoje perduram e atrasam a instituição. E quando essa mesma figura desdenhou a torcida dizendo que não precisa do time e muito menos da torcida teve o troco (ia me esquecendo do filho que também foi eleito pela torcida) . Então isso tudo somado ao descrédito pela administração inócua da FMF foi aos poucos levando ao fundo do poço nossas equipes, pois se o Sampaio for mal, por conseguinte irá o Moto Mac e tantos outros feitos pelas Prefeituras que nascem e morrem, depois ressuscitam, depende da conveniência do “gestor”. E assim ainda conseguimos ao longo desses anos sobreviver, torcedores temos e muito, já provamos isto, basta o Sampaio participar de uma competição nacional, o Nhozinho Santos fica pequeno, aí é um Deus nos acuda, é Ministério Público, bombeiros, Procon, o diabo a quatro cobrando as mesmas coisas, e a torcida todas as vezes provando que nosso público é maior de que muitos estados, inclusive do interior paulista, que nos menosprezam e a média de público é ridícula. Sendo que talentos temos de sobra quanto ao quesito patrocinadores, os caras que dirigem os times daqui não tem interesse, eles querem que somente eles apareçam, porque é inconcebível vermos tantos patrocínios bons estampados nas camisas de outros times de menor expressão que os nossos tendo as mesmas empresas aqui na terra e outras mais fortes como ALUMAR, VALE, ELETROBRAS, etc.
    Para finalizar já é preocupante a “nova” administração da FMF e a participação do Sampaio na série D, os mesmos erros continuam, inclusive com jogadores como Cleo, Deca, Mimica, Robinho, Célio Codó (só jogam aqui) Deca, enfim a mesma teimosia do Sérgio Frota dizendo que tá tudo bom, é por isso e por outras coisas que a torcida dá o troco, afinal não somos bobos.

  9. José Carlos Lobato Oliveira MAQUEANO

    OS MARANHENSES CARIOCAS, querem lutar pra quem enche mais os bares de São Luís, é uma grande idiotice isso, ficar vibrando em frente a uma televisão e para a algo que não lhe pertence.

  10. Reinaldo (Torcedor do Remo)

    Começando respondendo a pergunta, qual a maior torcida?
    R: Torcida do Remo
    Li os comentários e concordo com todos, mas aqui no Pará as coisas não são diferentes do Maranhão, na questão política principalmente, e no caso de torcida realmente tem uma pequena diferença que faz a diferença, a de torcer para times do Rio e de SP, isso já ta começando a ficar assim, mais pelo interior do estado do Pará, a mídia influencia muito, e juntando com a baixa dos clubes no cenário nacional os torcedores acabam torcendo para queles que estão na mídia. Eu acho ridículo uma pessoa de um estado como nosso dizer que torce para um clube de outro estado, digo dizer que seu time do coração é um de fora e deixa o outro da sua cidade de fora. Em Belém isso acontece mais é pouco, lembro do jogo entre Remo e Flamengo no Mangueirão onde o estádio ficou lotado e a mídia dizendo que era a torcida do flamengo, isso é mentira porque eu estava lá, os idiotas dividiram a arquibancada meio a meio pode um negócio desses?
    A torcida do Remo lotou o lado dela e invadiu o lado do Flamengo e apertou eles, e tinha bastante gente torcendo pelo flamengo, e um certo momento essa torcida começou a gritar assim: é bicoloo é bicolooo é gaycolooo.. rsrsrsrsr, ae eu pude ver que a torcida que estava lá torcendo pelo flamengo na verdade era do Gaysandu, um bando de secador viadinhos…rsrsrsrs.
    Bom pessoal do Maranhão, eu recordo bem dos confrontos entre Remo e Paysandu (PA)contra Sampaio Correia e Moto clube(MA), lembro também do Bacabal(MA) e Tuna luso(PA), bons tempos esses hem??? Uma conselho pra vcs daí, amem os clubes de vcs, talvez seja essa a diferênça entre nós, nunca desista deles, como num casamente: na riquesa e na pobresa, na saúde e na doença, na tristeza e na alegria sou Remo de coração. Remo estar abaixo somente de Deus e de minha Família, abraço e sucesso para vcs e seus clubes, so não quando forem jogar contra o Remo rsrsrsrsrsrs.

  11. DANIEL RODRIGUES LOPES FILHO

    CONCORDO COM TUDO QUE O PAULO DA COHAMA RELATOU. ESTOU MORANDO ATUALMENYE EM BELÉM. É DE FAZER INVEJA O AMOR QUE O PARAENSE POSSUI PELAS COISAS DE SUA TERRA. O EXEMPLO É O FUTEBOL. NESSE DOMINGO AQUI EM BELÉM NINGUÉM SABIA O QUE ERA CAMPEONATO CARIOCA OU PAULISTA. INCRÍVEL É DE ENCHER OS OLHOS.
    NÓS MARANHENSES NÃO SABEMOS VER OS VALORES DE NOSSA TERRA, VALORIZANDO OS DE FORA E EM RESPOSTA A ESSA NOSSA IDOLATRIA BESTA, SÃO OS ADJETIVOS PEJORATIVOS QUE O SUL E SUDESTE DO PAÍS NOS IMPÕE.

  12. MUDA TUDO

    Zeca,
    Vamos em primeiro lugar analisar alguns fatos que estou acompanhando. Houve “teoricamente” uma mudança radical na FMF, onde colocaram um interventor que deveria marcar eleições e depois entregar ao legitimado a mesma.
    O próprio interventor, utilizando os mesmos expedientes do antigo Presidente, hoje é o Presidente da FMF.
    Depois se abraçou com o Sampaio, cujo Presidente também é o Presidente da AMA clube.
    Chegou ao cúmulo de dar maior pontuação ao Sampaio que ao meu Mac e Moto.
    Perdeu a verba do Nota e qual explicação?
    Porque o BEC não perdeu os 2 mandos de campo?
    Você já viu jogo de 1 time só?
    Você iria sabendo que teu time vai perder!
    Pronto, esta é a explicação.
    Porque o Sampaio não sobe? Porque ele pensa que Brasileiro é Campeonato Maranhense!
    Ouvi de Sérgio Frota palavras ofensivas a você, quando sempre que criticou, criticou pelo bem do futebol.
    Adeus Futebol!

  13. Jorge Franco

    Sobre os comentários ate agora postados só observo critica chegou a hora da cronica esportiva junto com a aclem (eu acho que é a sigla da associação dos desportista maranhense) sentarem com a FMF e formarem um grupo a fazer um estudo em loco tanto no CE, PA e PE para copiar ou fazer melhoria para nosso futebol com a ajuda do Goveno Estadual e Municipal e as Empresa que estão gerando renda no nosso Estado.
    Outra sugestão fazer um trabalho educativo nos bairro fazendo um tormeio com os nomes dos times de futebol do maranhão sendo financiado pelos orgãos e empresas.

  14. Tímon falando a verdade.

    Senhor Zeca Soares tem muita mais coisa errado no Maranhão, senão vejamos:

    Tanto no Ceará como no Pará tudo é mais organizado. Há algo que eles já fizeram para mudar certas coisas do passado e nós não – mudaram parte de seus políticos. Enquanto isso aqui convivemos com o atraso capitaneado por uma família e seus puxa-sacos; idem para a pseudo opisição tão incompetente quanto aqueles. O Maranhão todo não passa de um feudo, terra de miséria, desorganização. O Ceará era um estado mais pobre do que o Maranhão até a década de 50, e Fortaleza uma cidade mais pobre e menor que Sâo Luís. Ficamos para trás de todos, até o Piauí nos ultrapassou na década de 80. Futebol, esporte como um todo, é o reflexo dessa desorganização. Nos estados citados as pessoas torcem para os times locais, aqui torcemos para os do Rio ou São PAulo. Exemplo maior: A governadora do estado que votou no seu “time” do coração no Congresso nacional em enquete promovida entre os parlamentares – O Flagelo carioca. Então, por que reclamas? Falta-nos orgulho porque não temos com que nos orgulhar. O que existe de bom no Maranhão foi feito por DEUS. O resto, desfeito por nossos mandatários. Enquanto não tirarmos a coleira da escravidão política de nossos pescoços não avançaremos quer no esporte, quer em qualquer outro setor da atividade humana. Você é jornalista, foi um acadêmico e sabe disso. O problema é que além de coleira há também mordaça e isso muitos não querem tirar porque lhes convém. Gostei de você falar sobre esta questão das torcidas. Seria tão bom se falasse mais, muito mais sobre certas coisas não publicadas por conta da mordaça..

  15. Paulo da Cohama

    O problema principal está na atitude do povo daqui que se acostumou a bater palmas para esse futebol do eixo RJ/SP o maranhenses a cada final de semana dão um péssimo exemplo aí vem a mídia, se vocês observarem essas rádios FM começam na segunda feira a chamar os torcedores, por isso que eles lá em São Paulo e RJ afirmam que nós somos índios, macacos e como afirmou também a estudante de direito: nordestino não é gente, isso aí é um fator que eles nos colocam esses adjetivos. Isso é só uma parte aí vem dirigentes de clubes que contratam mal como está acontecendo n Sampaio no momento, outros que querem só votos como é o caso do Moto Clube etc.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: