Noite de gala

0comentário
Cantadores emocionam a plateia durante apresentação da OSB (Foto: Handson Chagas)

Uma noite para entrar para a história. Assim pode ser definida a apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), na noite desta quinta-feira (6), na Lagoa da Jansen, em celebração aos 400 Anos de São Luís. Um público de aproximadamente 30 mil pessoas compareceu ao evento, que teve patrocínio exclusivo da Vale – mantenedora da Fundação OSB desde fevereiro de 2006 -, e apoio institucional do Governo do Estado.

A orquestra fez uma pulsante homenagem musical à cultura da cidade num espetáculo que fundiu o popular e o erudito, reuniu grandes vozes maranhenses e emocionou a todos. Presente à festa, a governadora Roseana Sarney ressaltou a grandeza da homenagem feita pela OSB.

“Foi emocionante e belo o espetáculo musical que acabamos de assistir. Um presente inesquecível para São Luís e para nós, maranhenses. A orquestra, os idealizadores e cantores estão de parabéns”, afirmou a governadora Roseana ao fim da apresentação.

O maestro da OSB, Leandro Carvalho, declarou que o concerto foi um momento muito especial para a Orquestra Sinfônica Brasileira. “Tivemos uma experiência muito interessante, que foi unir o clássico e o popular em um único concerto. E todo ele dedicado aos maranhenses. Certamente, foi um belo espetáculo. Estão todos de parabéns e gostamos muito da sintonia entre os maranhenses e os músicos da orquestra”, afirmou.

Os músicos da OSB, sob a regência de Leandro Carvalho; o coral São João; e cantores maranhenses compuseram um elenco de 200 músicos, percussionistas, bailarinos e artistas, que uniram vozes e instrumentos para cantar composições eternizadas pelo bumba meu boi. A secretária de Estado de Cultura, Olga Simão, acompanhou o espetáculo ao lado da governadora e declarou ter ficado encantada. “Foi lindo. Tenho certeza de que a população jamais vai esquecer esse concerto”, ressaltou.

Governadora Roseana Sarney com o Turíbio Santos (Foto: Handson Chagas)

Parabéns

A apresentação durou cerca de duas horas e a primeira peça foi Parabéns, São Luís, variações sobre o tema tradicional do compositor Peter Heidrich. Em seguida, foi executada uma suíte de danças concertantes para violão e orquestra, do maranhense Turíbio Santos, que comemora 50 anos de carreira e se apresentou com a orquestra.

Depois, foi a vez da Suíte Maranhense, de Ubiratan Sousa, com a apresentação do próprio autor e da cantora Anna Torres, tendo como pano de fundo o vocal do coral São João e a performance de bailarinos da Companhia Barrica.

O Tributo à Ilha do Amor arrancou palmas da plateia. O cantor Carlinhos Veloz entoou Ilha Bela, seguido de César Nascimento, com Ilha Magnética, e Inácio Pinheiro, com Canto de Luz. Toadas de Coxinho foram apresentadas pelo trio de artistas Fátima Passarinho, Fernando de Carvalho e Flávia Bittencourt.

Depois, entrou Wellington Reis, com Boi da Lua, e Sérgio Habite, com Bela Mocidade. Roberto Brandão soltou a voz em Boi de Lágrimas. Na sequência, se apresentaram Giordano Mochel, cantando Boi Vagalume; Cláudio Pinheiro, interpretando Itamirim; Papete, soltando a voz em Mimoso; e Gabriel Melônio, entoando Lua Cheia. Os artistas eram convidados a subir a palco pela dupla Mãe Catirina e Pai Francisco, interpretados pelos atores César Boaes e Adeílson Santos, da Cia. Santa Ignorância.

Ao final, os cantadores de bumba meu boi Humberto de Maracanã, Mané Onça, Zé Alberto, Chiador e Chagas cantaram Maranhão Meu Tesouro, Meu Torrão. No encerramento, o maestro Leandro Santos recebeu um chapéu de amo de bumba-boi, numa demonstração de agradecimento à homenagem. Nesse momento, o cantador Chagas da Maioba cantou a toada Se não existisse o sol e a plateia cantou junto.

Aprovação do público

O público que prestigiou o concerto chegou cedo para encontrar o melhor lugar. Jovens, pessoas da melhor idade e até crianças foram assistir ao espetáculo. O músico Fernando Sétimo deu nota 10 para a apresentação. “Eu estava curioso para saber como haviam ficado os arranjos e gostei muito. Eles são muito bons e também os artistas maranhenses, que mostraram a sutileza de sua música”, afirmou.

A aposentada Dona Hildete Santana se emocionou com Ilha Bela, de Carlinhos Veloz. “Para mim, foi a mais bonita. Que voz maravilhosa e que música mais linda. Essa, em minha opinião, é a música mais linda sobre São Luís”, opinou.

Nos bastidores, alguns artistas não contiveram suas lágrimas, como revelou o diretor artístico da Orquestra Sinfônica Brasileira, Fernando Bicudo. “Lá atrás está uma choradeira só. Foi muito emocionante para todos nós e também para os artistas que cantaram junto com a orquestra. Foi um concerto inesquecível e todos nós estamos muito entusiasmados e felizes”, declarou Bicudo, após o espetáculo, que será eternizado em DVD.

Público prestigiou a apresentação da Orquestra Sinfônica do Brasil (Foto: Handson Chagas)

Roberto Carlos

E a programação de shows dos 400 Anos continua, neste sábado (8), com a apresentação do cantor Roberto Carlos. O evento é apresentado pela Petrobras, por meio do programa Petrobras Cultural, com patrocínio da Nestlé e Credicard Hall, Vale, Alumar, Ambev, OGX, MPX e Emap, e é realizado pelo São Luís Convention & Visitors Bureau, com apoio institucional do Governo do Estado.

Esse será o terceiro show da programação dos 400 anos, depois de Gilberto Gil e Tribo de Jah (1º) e da Orquestra Sinfônica Brasileira (quinta, 6). Na noite de aniversário, o cantor e compositor Roberto Carlos fará um show na medida da celebração do quarto centenário da cidade. O público será agraciado com grandes sucessos do artista, eternizado por cantar o amor incondicional.

Sem comentário para "Noite de gala"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: