Castelo e Edivaldo estão empatados

3comentários

O atual prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), candidato à reeleição pela coligação “Pra Fazer Muito Mais”, segue estagnado na casa dos 30% e já enxerga o candidato Edivaldo Holanda Júnior (PTC), da coligação “Muda São Luís”, bem próximo dele na disputa da capital. Além disso, o candidato petista Washington Luiz dobrou as intenções de voto e já está em terceiro lugar, com 12,1%. Foi o que revelou a quarta pesquisa Escutec/O Estado de intenções de voto em São Luís.

Segundo o novo levantamento, o candidato tucano passaria ao segundo turno na liderança, com 30,6% das intenções de voto. Agora, ele é seguido de muito perto pelo deputado federal petecista, que aparece com 27,8%, tecnicamente empatado com o prefeito.

O candidato da coligação “Juntos Por São Luís”, vice-governador Washington Luiz (PT), fez valer o maior tempo de exposição nos programas eleitorais da TV e já aparece em terceiro lugar, com 12,1% das intenções de voto. O petista superou o ex-prefeito Tadeu Palácio (PP), candidato da coligação “Construindo uma Nova História”, que continua em queda livre e, atualmente, é apenas o quarto colocado, com 9,3%.

A candidata do PPS, deputada estadual Eliziane Gama, tem 6,4%; Marcos Silva (PSTU) aparece com 1,3%; Haroldo Saboia (PSOL) com 0,9% e Ednaldo Neves com 0,5%. Outros 1,6% disseram não votar em nenhum dos candidatos apresentados e 9,6% disseram não saber ou não responderam ao questionário.

Rejeição

O crescimento de Edivaldo Holanda Júnior é seguido de baixo índice de rejeição, segundo aponta a Escutec/O Estado. O petecista é apenas o sexto mais rejeitado, com 3,6%. O líder nesse quesito segue sendo o atual prefeito, João Castelo, com 34% dos entrevistados dizendo não votar nele de jeito nenhum.

Tadeu Palácio foi rejeitado por 16,8% dos entrevistados e Washington Luiz, por 13,8%. A pesquisa Escutec/O Estado foi realizada entre os dias 5 e 7 de setembro e ouviu 800 eleitores da capital. O registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) foi feito dia 3, sob o protocolo MA-168/2012. A margem de erro da consulta é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.

Holanda e Washington mostram crescimento

A comparação entre os desempenhos dos candidatos a prefeito nas quatro pesquisas Escutec/O Estado realizadas na capital revela que o atual prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), candidato da coligação “Pra Fazer Muito Mais”, mantém-se estacionado na casa dos 30% há mais de um mês; que o candidato da coligação “Muda São Luís”, deputado federal Edivaldo Holanda Júnior(PTC), disparou nos últimos quinze dias e que o candidato da coligação “Juntos por São Luís”, Washington Luiz (PT), dobrou seu percentual de votos no mesmo período.

Dos quatro principais candidatos, é o ex-prefeito Tadeu Palácio (PP), que encabeça a coligação “Construindo uma Nova História”, quem apresenta o pior desempenho, no comparativo da evolução dos números. O pepista já chegou a estar em segundo lugar, tecnicamente empatado com Castelo, masjá caiu tanto que, hoje, é ameaçado pela candidata do PPS, deputada estadual Eliziane Gama.

Números

O prefeito João Castelo tinha 26,3% na pesquisa divulgada no início de julho, depois 33,5% no início de agosto, 32,6% há duas semanas e, agora, aparece com 30,6%.

O candidato Edivaldo Holanda Júnior iniciou a série de levantamentos do Escutec com 17,4%, depois oscilou positivamente sempre dentro da margem de erro, indo a 19,8%no início do mês passado, depois 21,6% e, finalmente, aos 27,8% registrado na pesquisa de ontem.

O candidato da coligação “Juntos por São Luís”, vice-governador Washington Luiz (PT), também tem registrado crescimento constante. Entre a terceira e a pesquisa de hoje, por exemplo, ele dobrou os números de intenção de voto, que eram 3,4 % em julho, 5,4% no início de agosto e 6,1% há quinze dias. Agora, o petista tem 12,1% das intenções de voto, de acordo com o novo levantamento.

Os números refletem, além da ampliação do volume de campanha nas ruas, o maior tempo que o candidato petista tem no programa eleitoral gratuito. Sozinho, ele concentra praticamente 50% detodo o tempo destinado a todas ascoligações que disputam as eleiçoes deste ano na capital maranhense.

Ele é seguido hoje por Tadeu Palácio, que tinha 25,3% na primeira pesquisa, 20,1% na segunda e 16,6% na terceira. Agora, ele aparece com 9,3%, tecnicamente empatado com a candidata Eliziane Gama, que voltou a oscilar positivamente e tem 6,4%.

Os demais candidatos tiveram evolução considerada insignificante no comparativo da disputa.

Até o dia da realização do primeiro turno das eleições – que acontece em 7 de outubro – O Estado divulgará os resultados de mais duas pesquisas a serem produzidas pelo Instituto Escutec.

3 comentários para "Castelo e Edivaldo estão empatados"


  1. Caio

    eu não acredito nessa pesquisa, ainda mais quando se trata do Jornal O Estado.

  2. JAYR

    Em uma coia temos que concordar a coragem do Cesar FMF, pelo menos naquela entidade, desde a época da fatídica administração Ferreira que deve estar agora no momento em seu reclhimento vibrando com a continuação do desastre pela administração atual, mais voltando ao Cesar FMF, mesmo sendo um defensor ferrenho do Castelo concordo com ele sobre pesquisa quero aqui deixar claro que não voto e nunca votei no Castelo, e também não faço parte do nenhem nenhem nenhem dos 40 anos como diz o Cesar FMF, mas ele tem razão sobre pesquisa porque também não acredito nesse empate ténico Castelo e Edvaldo Holanda, fosse como diz o Cesar com Tadeu Palacio pelo trabalho que fez em sua administração ou com Washington Candidato do Governo do Estado que vem fazendo muito por São Luís aí tudo bem, até porque o sr. Flavio Dino não está com essa bola toda, pregou contra A familia Sarney em 2010, criticou os Halandas na Campanha de 2008, ou seja Cesar FMF tem razão quero também deixar claro que meu candidato é Tadeu Palacio e não acredito com o trabalho feito como Prefeito de São Luís que o mesmo esteja abaixo de dois desconhecidos isso é cascata.

  3. CESAR FMF

    tenho uma curiosidade em saber como é feita essa tal pesquisa, lembro de quando o FHC foi candidato a prefeito de São Paulo o Jânio Quadros nem aparecia nas pesquisas davam o todo poderoso como eleito assim dizia a pesquisa deu Jânio sem revanche, aqui eu gostaria de saber se vieram na cidade Olímpica, no Jardim América se foram no coroadinho etc, ou a periferia não existe? talvez até acreditaria se a disputa fosse entre Tadeu Palácio x Castelo, Washington x Castelo por este sr Vice Governador tudo bem mais empatado com uma pessoa até então desconhecida, o que fez o faz o candidato 36 pelo maranhão e por São Luís, e o tutor da sua campanha se acredita que é tão bom de voto assim não deixou o cargo que ocupa para concorrer já que dizia em 208 após as eleições pois o que se ouvia era “com certeza o FD será o nosso próximo prefeito e posteriormente o nosso próximo governador” Sou daqueles que não entro nesse nhem nehem nenhem de 40 anos de Sarney e outras baboseiras , voto em quem trabalha voto nos Sarneys (Filho e Filha) e voto em castelo são trabalhadores, dos adversários talvez que mereça votos da população seja o Tadeu Palácio mais este já teve sua oportunidade e, se fez um bom trabalho foi porque teve a segunda chance com sua reeleição então porque não dar essa chance ao Castelo ele merece quem.
    mora em periferia sabe disso. VAMOS PERIFERIA MOSTRE NOSSA FORÇA

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: