Avenidas ganham monitoramento

2comentários

As principais e mais movimentadas ruas e avenidas de São Luís já dispõem de100 câmeras móveis de alta tecnologia, uma iniciativa para aumentar a segurança na capital. O Centro de Comando e Controle do Videomonitoramento da Região Metropolitana, que faz parte das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado para comemorar os 400 anos de São Luís. Acompanhada do secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, a governadora conheceu as novas instalações do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), que passou por ampla reforma e modernização.

“O governo tem trabalhado para criar mecanismos que diminuam a criminalidade na cidade. Com a ferramenta de videomonitoramento, os equipamentos entregues a SSP, como as novas viaturas, aparelhos de informática e a capacitação dos profissionais está sendo possível diminuir a criminalidade. Até 2013, toda a cidade será vigiada e com isso, será possível atuar com maior rapidez e eficiência”, afirmou Roseana Sarney.

Nesta primeira etapa da ação, orçada em R$ 19 milhões, foram instaladas, em pontos estratégicos e de grande movimento em São Luís, 100 câmeras móveis de última geração, responsáveis por registrar em tempo real, durante 24 horas. A meta do governo é instalar 300 câmeras até 2013.

O secretário Aluísio Mendes explicou que as câmeras instaladas na Região Metropolitana possuem a mais moderna tecnologia em videomonitoramento do Brasil. As imagens são captadas em alta definição e tem capacidade de visualizar objetos ou pessoas em um raio de 1km. “O sistema de videomonitoramento é um instrumento moderno e inovador para a SSP desempenhar suas funções com maior rapidez e controle, garantindo a segurança dos cidadãos”, afirmou. Ainda segundo ele, o sistema de videomonitoramento de São Luís servirá de modelo a ser desenvolvidodurante Copa do Mundo no Brasil, em 2014.

Já estão em funcionamento as câmeras da Avenida Guajajara, abrangendo a região do Aeroporto Marechal Cunha Machado até a região da Cohab; Avenida dos Franceses, do Terminal Rodoviário até as proximidades do Caratatiua; Avenida Guaxenduba, passando pela Casemiro Júnior até a Santos Dumont; na Avenida dos Holandeses, e ainda a Avenida Litorânea e a área da Lagoa da Jansen.

“Na próxima etapa serão contemplados os bairros com maior índice de criminalidade e tráfico de drogas”, ressaltou Aluísio Mendes.A expectativa é que nos três primeiros meses de funcionamento já seja possível diminuir em 40% os números de crimes na capital.

Para orientar a população sobre com o sistema funciona e como os cidadãos devem se dirigir ao local e acionar o botão em caso de necessidade será lançada uma campanha educativa. A população poderá acionar o Ciops, por meio de um botão, fixado nos postes que servem de suporte para as câmeras. “Quando o botão é apertado, automaticamente a ligação é direcionada para a Central e o operador consegue ver e se comunicar com o cidadão. Em seguida, será enviada uma equipe para realizar o atendimento, quando necessário”, ressaltou o diretor do Ciops, Enoque Lemos.

Concurso

Durante a inauguração, a governadora Roseana Sarney confirmou a realização do concurso público para a área de Segurança. Ao todo, serão disponibilizadas 2.500 vagas divididas entre a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiro. A previsão é que até o fim de outubro o edital seja publicado.

“Vamos aumentar o efetivo para que a polícia trabalhe com mais tranquilidade. Ea população poderá ficar ainda mais segura”, enfatizou a governadora.

2 comentários para "Avenidas ganham monitoramento"


  1. José Carlos Lima

    É Zequinha….. esse governo gastando 19 milhões de reais com 100 câmeras de monitoramento, enquanto a situação de todo o Estado do Maranhão continua periclitante. Agora me explica Zequinha, por quê essas câmeras custam muito mais caro do que as instaladas nos estados do Espirito Santo e Ceará? São feitas o que, de ouro? Não seria melhor investir esse dinheiro em segurança pública de verdade? E a saúde, infraestrutura e principalmente a educação do Estado, como estão? Que mágica foi essa que fizeram para “reduzir” a extrema pobreza no estado? Fato este que sabemos que é mentira…. É Zequinha, desse jeito nosso estado vai bem!

  2. josé

    Agora os marginais da Litorânea, Holandeses e Lagoa vão migrar pra Daniel de La Touche e São Luís Rei de França.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: