Falta estrutura, sobra trabalho

15comentários

Se existe uma Promotoria que realmente funciona aqui no Maranhão é a Promotoria do Consumidor. Disso ninguém tem dúvida. Tendo à frente Lítia Cavalcanti, a Promotoria do Consumidor tem conseguido resolver alguns abacaxis e são muitos.

Mas desde que passei a frequentar essa Promotoria por conta da investigação na Federação Maranhense de Futebol (FMF) um aspecto me chamaou atenção: como tanta coisa é feita com tão pouca ou nenhuma estrutura?

A promotoria é Lítia, um funcionário e uma pilha de processos que não vão adiante porque é impossível fazer mais. Os problemas são milhares e precisam de soluções rápidas. Mas como atender a essa demanda tão grande e urgente?

Lítia faz o que pode, mas não consegue esconder certo desânimo provocado pelo acúmulo de trabalho e das perguntas sem respostas para a sociedade. Diz querer fazer muito mais, mas esbarra na limitação e falta de estrutura.

Na gestão anterior foi evidente a falta de percepção de Fátima Travassos da importância nenhuma a da Promotoria do Consumidor. Resultado: não fosse a vontade de trabalhar, a Promotoria do Consumidor, digamos teria paralizado suas atividades.

Pois bem, já está mais do que na hora do Ministério Público rever tudo isso. A procuradora Regina Rocha é sabedora da importância dessa Promotoria para a sociedade, mas precisa começar a dotá-la dos meios para torná-la cada vez mais forte e atuante.

A sociedade quer respostas mais urgentes do Ministério Público. E porque não começar a reforçar uma Promotoria que atua minuto a minuto com o público?

Fica a sugestão…

15 comentários para "Falta estrutura, sobra trabalho"


  1. Lítia Cavalcanti

    Zeca,
    Primeiramente, gostaria de agradecer a sua preocupação. Efetivamente o MP está, atualmente, necessitando de uma reestruturação, não só no Consumidor mas de forma geral. No entanto, hoje contamos com os esforços da nossa atual PGJ, Dra. Regina Rocha. Somos todos cientes do seu emprenho em melhorar nossas condições de trabalho e acreditamos que em breve, alcançaremos este ideal.
    No que concerne à questão midiática, sabe-se que em todos os Órgãos de Defesa do Consumidor, cujo foco são direitos coletivos, a presença da imprensa, em todo o Brasil é intensa, afinal todos somos consumidores. Devo ressaltar que não tenho interesse de auto-promoção já que, a divulgação do trabalho desenvolvido não me rende qualquer benefício, no entanto tenho que reconhecer que, nestes casos, onde a luta é desigual, já que travamos batalhas com grandes empresas, a opinião pública, informada através dos meios de comunicação, facilita e muito, a resolução das demandas.
    Obrigada mais uma vez e tenha certeza que já estamos vivendo novos tempos aqui no MP.
    Lítia Cavalcanti

  2. Mauro

    ESSA PROMOTORA TRABALHA MESMO AGORA SE ELA APARECE É PORQUE FAZ AS COISAS, ORA BOLAS SÓ AQUI MESMO NO MARANHÃO QUE AINDA SE DISCUTE ISSO.

  3. Elenildo

    Todas as promotorias trabalham e precisam de mais apoio, sim.!!!! É só isso!!!!!!!

    • Zeca Soares

      É exatamente isso que quero deixar claro aqui. Citei a Promotoria do Consumidor como exemplo.

  4. Elenildo

    Viram as criticas? Trabalha e pronto!! Simples assim.

  5. Elenildo

    É para isso q serve o MP, mesmo. Todos trabalham!!! Pq só ela vai atras de mídia? É só essa a questão!!! E nao tenho nenhum problema de me identificar, nao usando meu apelido, como faço agora . Nao há nenhum problema, nao. É somente uma questão de constatação. Todos trabalham e só quem que fica atras de holofotes?? Olhem como a classe se comporta e concluem e Pensem o que quiserem.

    • Zeca Soares

      Mas me diga uma coisa, a Promotoria do Consumidor não precisa ser melhor estruturada assim como as demais?

      Esse é o assunto em discussão.

  6. LUIS RIBAMARENSE

    SO QUERIA SABER SE ELA ESQUECEU AS EXIGENCIAS PARA O ESTADIO MUNICIPAL FUNCIONAR, POIS ATE HOJE AINDA NAO COLOCARAM NENHUM PLACAR ELETRONICO LA, TIRARAM O SISTEMA DE SOM E FICOU POR ISSO MESMO. qUE PROMOTORA É ESSA QUE FAZ OS SERVIÇOS PELA METADE?????

    • Zeca Soares

      Bem lembrado Luís. A Lítia com certeza deve voltar ao Nhozinho Santos e continuar o trabalho começado lá.

  7. Nilson

    Parabéns Drª Lítia Cavalcanti pelo belo trabalho

  8. Márcio

    Acho absurdo qualquer tipo de comentário querendo colocar a promotora Lítia Cavalcanti como alguém quer que mídia. Quem é que trabalha mais do que ela isso é pura molecagem e inveja com ela que é uma promotora atuante e que enfrenta esses abacaxis como você disse. Parabéns, Drª Lítia Cavalcanti continue trabalhando e enfrentado esses poderosos.

  9. Ele

    Nossa!!!! Ela já esta até apelando demais….. Faz qql coisa pra aparecer, né? Até matéria encomendada serve….. Nao sei o q esta por trás disso, alias, imagino…. Vale qql coisa pra chamar a atenção qdo se é abandonada. Sorte de quem puxou o carro! Isso é rolo!!!!!

    • Zeca Soares

      Primeiro lamento o fato de você se esconder e sequer ter coragem de assinar o comentário. Não fiz esse texto a pedido de ninguém e muito menos da promotora Lítia Cavalcanti. Essa é a minha percepção. Você deve ser uma das pessoas que teve interesse contrariado para nõa reconhecer que essa Promotoria faz acontecer. Se não fizesse nada você estaria aqui cobrando as coisas. Mas como disse você deve ter os seus motivos para não gostar. Sobre o fato de aparecer como você diz, acho que Lítia não precisa disso. Faz um excelente trabalho e tem o respeito da sociedade. Infelizmente desperta a raiva nos contrariados.

  10. Luís Carlos

    Realmente o que nós percebemos é essa promotora trabalha prá valer ela se mete em confusão direto e enfrenta esses grandões do Maranhão, mas sempre resolve as coisas e infelizmente não pode fazer mais do que tem feito. Parabéns Drª Litia pelo que a senhora tem feito pelo povo que não tem quem olhe por ele.

  11. fernando 81

    Realmente a estrutura do MP estadual é lamentável…

    Mas aproveitando o ensejo, eu e a maioria dos torcedores maranhenses que convivem diariamente com o Futebol local, gostariamos muito de saber o que Drª Lítia Cavalcante tem achado da péssima, estranha e ineficiente administração de Antonio Américo na FMF?

    O reiterado desrespeito ao estatudo do TORCEDOR e CONSUMIDOR, Evasão de renda nos jogos,entre outros são alguns aspectos que chamam atenção na FMF de Antonio Américo….

    Aproveite uma visita dessa ao MP Zeca, e faça um entrevista daquelas, capa de revista…
    Abraço!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: