Praia do Araçagi será urbanizada

2comentários

O prefeito Gil Cutrim (PMDB) apresentou, nesta terça-feira (6), o projeto arquitetônico e de urbanização da Praia do Araçagi, um dos mais importantes e belos polos turísticos do município de São José de Ribamar e da região metropolitana de São Luís.

O encontro de trabalho aconteceu na sede da Prefeitura ribamarense e contou, ainda, com as presenças do vice-prefeito eleito, Eudes Sampaio (PT do B); do promotor de Justiça do município, Samaroni de Sousa Maia; do secretário estadual adjunto de Meio Ambiente, José Jânio de Castro Lima; além de secretários municipais, cujas pastas, estão diretamente ligadas à obra.

A urbanização da orla marítima da Praia do Araçagi foi um compromisso assumido pela administração Gil Cutrim, ainda em 2011, e oferecerá infraestrutura de qualidade aos comerciantes, moradores e as pessoas que visitam o polo turístico, contribuindo também para movimentar a atividade turística e a economia da cidade, sem causar prejuízos ao meio ambiente do local.

“Esse é um projeto básico, um pré-projeto, uma primeira parcial do que estamos imaginando para o polo turístico do Araçagi. É importante destacar que iremos realizar reuniões com os moradores, comerciantes, representantes da Superintendência do Patrimônio da União e Ministério Público Federal para ouvirmos as suas colocações e, juntos, construirmos um projeto definitivo, cuja execução da obra contará com os apoios dos Governos do Estado e Federal que já sinalizaram positivamente no sentido de ajudar financeiramente o município de Ribamar”, explicou Gil Cutrim.


O projeto de urbanização da Praia do Araçagi foi elaborado pela empresa Urbaniza Engenharia, vencedora da licitação para execução do trabalho. Ele sugere diversas obras de infraestrutura para o polo turístico, tais como a duplicação da Avenida Atlântica (na orla marítima), em um trecho de 1,6 km e que terá quatro faixas – duas em cada um dos sentidos – retirada dos bares da faixa de areia e construção de novos estabelecimentos padronizados próximos a via duplicada e sinalizada; área de estacionamento; canteiro central; moderno sistema de iluminação pública; calçadão; ciclovia; banheiros públicos; Praça de Esportes; rampas ligando a área urbanizada a faixa de praia; estações de tratamento de esgoto doméstico; dentre outras.

É importante ressaltar, ainda, que projeto definitivo, assim que for finalizado, atenderá a todos os requisitos e normas, estabelecidos pelos órgãos competentes, que dizem respeito à preservação do meio ambiente da área.

“O projeto de urbanização é uma iniciativa muito boa que visa estruturar um dos mais bonitos polos turísticos de Ribamar, oferecendo aos seus usuários, principalmente aos comerciantes, melhores condições de lazer e de trabalho. E fico feliz em constatar que o governo municipal irá construí-lo de forma democrática, ouvindo todos os agentes envolvidos”, disse Samaroni Maia.

Para Eudes Sampaio, a urbanização do polo turístico do Araçagi figurará como mais uma importante obra da administração Gil Cutrim voltada para a viabilização do crescimento de São José de Ribamar, terceira maior cidade do Maranhão em número de habitantes, aquecimento da economia local e, consequentemente, geração de mais trabalho e renda.

2 comentários para "Praia do Araçagi será urbanizada"


  1. Cândido

    Essa será sem dúvida alguma mais uma grande obra da Prefeitura de São José de Ribamar na gestão do prefeito Gil Cutrim e que bom que a cidade só cresce.

  2. Ribamarense

    Essa foi uma das promessas de campanha que GilCutrim antes mesmo do novo mandato já começa a cumprir. Foi por acreditar nele que votei nele e disse sim para Gil Cutrim.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: