César Pires rebate críticas sobre redução do PIB

7comentários

O líder do Governo na Assembleia, deputado César Pires (DEM), rebateu da tribuna da Assembleia as críticas feitas, nesta segunda-feira (26),  ao governo do Estado, pelo líder da Oposição, deputado Marcelo Tavares, em relação ao último lugar do Brasil no Produto Interno Bruto (PIB) per capta alcançado pelo Estado do Maranhão. O anúncio foi feito recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo César Pires, isto se deve ao fato de que o Maranhão aumentou sua população em 350 mil enquanto o Piauí, que era o último estado com o menor PIB per capta e agora é o penúltimo, perdeu 20 mil cidadãos. “Então não é que o Maranhão deixou de produzir, ele produziu só que a população aumentou, por isto aconteceu a diminuição do PIB e fomos ultrapassados pelo Piauí que cresceu seu PIB per capta porque sofreu diminuição de população”, explicou.

No entanto, de acordo com César Pires, o Maranhão cresceu na Agricultura e na exportação de suas commodities, no caso o alumínio e a soja, e cresceu 8.7% do seu PIB. Em contrapartida,  o Brasil cresceu apenas 7.5% e o Nordeste 7.2%. “O crescimento acumulado do PIB do Maranhão, nos últimos 10 anos, é de 56%, enquanto o do Nordeste é de 42.4% e do Brasil 37.1%”, observou.

Em relação à área da Saúde, César Pires disse que o governo apenas passou a ficar com o capital líquido dos recursos da saúde, que são mais fáceis de serem manipulados no que diz respeito à questão de melhorar a qualidade dos serviços. “Não adianta só você produzir um belo hospital, se você não tem a capacidade de manutenção, porque os recursos lá não estão direcionados nesse sentido”, argumentou.

Segundo ele, “apenas a leitura da resenha de um edital não mostra em profundidade o que de fato está sendo licitado. É preciso um olhar mais amplo para que não se enxergue sobreposição de licitações”, esclareceu César Pires.

7 comentários para "César Pires rebate críticas sobre redução do PIB"


  1. OZEAS

    desculpem em 2002 o PIB do Maranhão era de 15 bilhões e não de 22 bilhões como falei anteriormente, e o crescimento também não foi 100% e sim um percentual gradativo ou seja; ano após ano que foi de 56%,com certeza é preciso investir muito mais em tecnologia, mão de obra , no agronegócio, só que mais do tudo isso, é importante ter um percentual humano na educação se pelo menos 10% desse PIB fosse investido em educação,10% na saúde estaríamos com um IDH bem melhor, mais as políticas do nosso estado só faz aquilo que onera a população, secretaria e mais secretarias, por exemplo o PIB dos EUA é mais de 8 vezes maior que o do Brasil, porém os EUA não gatem nem 1/3( um terço) do que o brasil gasta com secretarias e ministérios por exemplo, e os governos estaduais acompanham na risca o governo federal, dái o Estado acaba gastando bilhões secretarias totalmente dispensáveis. É preciso rever esses conceitos, se não se investir em educação e em saúde iremos conviver um longo período com os piores ídices sociais do brasil.

  2. fabiano araujo

    Este resultado é decorrente da falta de capacidade administrativa por por parte do governo. Vejamos atualmente tudo está atrasado no Maranhão: mão de obra qualificada, BR 135, aeroporto, porto do itqui, ou seja não se investe em estudos e resultado é destroso, e ainda vem um lider do governo mentir para os Maranhenses. O Estado precisa urgentemente investimentos em tecnologia para estruturar
    as bases para se desenvolver, mais isso não é meta do governo estadual pois, quando mais gente doente e sem educação, mantém-se no poder os maus administratores…O Maranhão possui o maior potencial hidrico do Nordeste o exemplo da capital água um dia sim e outro não… Poxa não conseguem resolver o problema do forncimento de água. Nunca tem dinheiro pra fazer o correto não, mas, para financiar campanha sim…..

  3. OZEAS

    gente a questão de PIB percapta é diferente de PIB estadual geral, o PIB percapta é a divisão do produto interno bruto pelo total de população do estado. se formos comparar esses números veremos que o PIB do maranhão cresceu em 08 anos mais de 100%; exemplo: em 2002 o PIB do maranhão era de pouco mais 22 bilhões, o útimo censo feito em 2010 mostrou que o PIB do Maranhão fechou em 45,2 bilhões. infelizmente esse aumento não foi suficiente para alavancar o pib per capta ou seja; a renda do maranhense. É como se cada maranhense ganhasse 6.888 R$. agora se o maranhão perdesse 20.000 de sua população o pib percapta seria bem melhor, ficaria em quase 8.000, maior que a do piauí que ficou em 7.007, se o Maranhão tivesse a população do piAuí com o pib de 45 bilhões essa renda per capta subiria para mais de 13.000 por pessoa pois o Marnhão tem mais que o dobro da população DO piauí. Ou seja são números um tanto fictício até por que nós conhecemos muito bem como é a distribuição de renda no nosso país.

  4. Ronaldo

    Gostaria de dizer a seu Jorge que o deputado César Pires é preparado e muito para debater este ou qualquer outro assunto relacionado ao Maranhão, mas é preciso que ele deixe de ser míope ou mesmo cego.

  5. Jorge

    QUER DIZER QUE O IBGE TA MENTINDO, O MARANHÃO TEM OS PIORES INDICES, TEM UMA FAMILIA DOMINANTE, UNS ALIADOOS COMO ESSE AI QUE EXPLORAM A POBREZA DESSE ESTADO. TEM QUE PUXAR SACO DO GOVERNO PARA ESTA SEMPRE BEM.

  6. Macabeu

    O Dep. César Pires não é a pessoa indicada para falar isso, mais vamos ver se entendir, se aumenta a populaçãp o PIB diminue, se baixa a população o PIB aumenta???, e os outro fatores de produção não contribue para aumenta?, quer dizer, que o PIB SÓ AUMENTA OU DIMINUE COM O DESLOCAMENTO DAS PESSOAS. Ser lider do governo é uma missão dificil, tem que saber de tudo entender de tudo, até de economia!!!

  7. Pedro

    Deputado César Pires aprenda uma coisa esses polîticos de oposição nada fazem e só criticam e não apontam soluções para as coisas que acontecem aqui no Maranhão e para eles tem sempre o mesmo culpado: o governo. Tudo é discurso para a campanha.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: