Gil reduz salários devido queda do FPM

15comentários

O prefeito Gil Cutrim (PMDB) encaminhou à Câmara Municipal de São José de Ribamar projeto de lei, de autoria do Executivo Municipal, reduzindo em 30% o valor do seu salário e dos vencimentos do vice-prefeito, dos secretários municipais e dos secretários municipais adjuntos.

O projeto de lei será votado na sessão desta quinta-feira (29) do parlamento municipal ribamarense e deverá ser aprovado sem maiores dificuldades. Por conta disso, a previsão é de que a redução salarial seja implantada já na folha de pessoal deste mês de novembro, cujos salários serão pagos na sexta-feira (30).

O referido projeto de lei prevê, ainda, redução de 30% nas gratificações dos servidores que ocupam cargo em comissão (cargo de confiança). “No início do mês, já havíamos adotado algumas medidas de contenção de gastos, como a devolução de mais de 90% da frota de veículos alugados e mudança no horário da prefeitura de atendimento ao público. No entanto, estamos em estado de alerta e a diferença entre receita e despesas ainda é muito desigual. Por conta disso, para mantermos a máquina pública funcionando e evitarmos qualquer prejuízo ao funcionalismo, dentre eles o pagamento dos salários e do 13º, tivemos que adotar estas novas ações”, explicou Gil Cutrim, que é vice-presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), ressaltando que tais medidas estão sendo adotadas de forma temporária objetivando, tão somente, dar fôlego financeiro ao município a partir de janeiro do ano que vem.

“Essa crise financeira, ocasionada pela queda vertiginosa de repasses do FPM, está afetando todos os municípios do Brasil. Em Mato Grosso, por exemplo, dezenas de prefeituras fecharam as portas. Aqui no Maranhão, temos informações de que muitos prefeitos estão a meses sem pagar o funcionalismo. Portanto, volto a repetir, as medidas que estamos adotando visa, tão somente, evitarmos este cenário de caos em São José de Ribamar”, completou o prefeito.

O corte dos salários do prefeito ribamarense, do vice-prefeito e dos secretários municipais faz parte das ações de contenção de gastos, ocasionada pela queda de repasses financeiros do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), e visa garantir o bom funcionamento da máquina pública, manter o pagamento do funcionalismo em dia, assim como dar continuidade as obras e serviços em diversos setores.

Levantamento da Secretaria Municipal de Planejamento, Administração e Finanças de São José de Ribamar, elaborado com base nas previsões orçamentárias feitas pela Secretaria do Tesouro Nacional, revelam que o município, somente nos meses de julho, agosto, setembro e outubro deste ano, foi penalizado com a perda de mais de R$ 10 milhões, recursos estes que deveriam ser provenientes do FPM.

Este mesmo levantamento aponta que São José de Ribamar encerrará o ano com um déficit orçamentário, ocasionado pela queda de recursos do Fundo, superior aos R$ 15 milhões. “Estamos confiantes de que, a partir de janeiro, o Governo Federal irá compensar financeiramente os municípios e, já a partir deste mês, teremos um cenário muito mais favorável”, finalizou Gil Cutrim.

15 comentários para "Gil reduz salários devido queda do FPM"


  1. Pedro Moropóia

    EU SINCERAMENTE FICO BOBO COM TANTOS IDIOTAS PUXANDO O SACO DESSE GIL CUTRIM.SERÁ QUE NINGUÉM CONSEGUE ENXERGAR QUE ELE NÃO DEPENDE DESSE SALÁRIO PARA MANTER O ALTO PADRÃO DE VIDA QUE ELE LEVA?????ISSO É NA VERDADE PURA JOGADA DE MARKETING SEUS BESTAS

  2. Jorge

    mas tem muita gente ignorante ou puxa saco nesse estado,o salario de um prefeito é apenas uma gorjeta, todos sabem que esses prefeitos entram pobres e sai ricos, comprando carros importados, fazendas e apts na a beira da praia. isso tudo é pra diminuir o salários dos servidores.

  3. Cristiana

    Esse cara e muito fraco.te cuida luis fernando que isso e queimacao

  4. Victor

    Zeca,

    Acho você bastante democrático ao publicar um comentário desse tal José Carlos Lobato duvidando da sua integridade. Nós que lhe conhecemos sabemos como você trabalha. Acho um desrespeito e você nem deveria publicar comentários de pesoas que só querem denegrir os outros. Parabéns pelo seu trabalho e continue divulgando as notícias com a imparcialidade de sempre. Um grande abraço.

    • Zeca Soares

      Victor,

      Obrigado pela confiança, mas tenha certeza de uma coisa. Uns podem criticar ou questionar, milhares apoiam o trabalho que realizamos. Vale lembrar que nem Jesus Cristo agradou a todos. De qualquer forma agradeço a você por acreditar no meu trabalho.

    • José Carlos Lobato Oliveira MAQUEANO

      Victor se o cara trabalha bem para Gil Cutrim, divukga tudo que ele faz…não merece que a redução de salário.

  5. Pedro Moropóia

    ATÉ PARECE QUE ESSE CORTE VAI FAZER ALGUMA DIFERENÇA PRA ELE.NA VERDADE,ELE QUER É MÍDIA E CHAMAR A ATENÇÃO.ALÉM DISSO,EU GOSTARIA DE SABER COMO É QUE UMA PREFEITURA QUEBRADA(DEVENDO PROFESSORES(14 SALÁRIO),JOGADORES ETC) QUE NÃO FAZ LIMPEZA PÚBLICA PODE SER MODELO PARA O MARANHÃO????SE RIBAMAR FOR SERVIR DE MODELO PARA AS OUTRAS CIDADES MARANHENSES ESTAMOS FERRADOS!

    • Dillios Santos

      como são incompreesiveis esses professores 14º sálario não é obrigação da prefeitura,era apenas uma gratificação que o antigo prefeito criou para incentivar os professores a desempenhar um trabalho melhor,era uma forma de recompensa e não obrigação ou seja apenas uma gratificação da qual eles deram o nome de 14º sálario. Por que até mesmo o único que é obrigatório por lei é o 13º salário

  6. José Carlos Lobato Oliveira MAQUEANO

    Puxa Zeca, será que teu salário de assessor de comunicação de Gil Cutrim será afetado?

    • Zeca Soares

      PERGUNTE A ELE E ME DIGA.

  7. Eduardo Oliveira

    Senhores,
    Virou norma nos blogue e na imprensa do Maranhão substituirem HÁ por A.
    Para saber se você deve usar “a” ou “há” apresentamos aqui algumas dicas para facilitar a eliminação de dúvidas a esse respeito:

    • Usa-se “há” quando o verbo “haver” é impessoal, tem sentido de “existir” e é conjugado na terceira pessoa do singular.

    Exemplo: Há um modo mais fácil de fazer essa massa de bolo.
    Existe um modo mais fácil de fazer essa massa de bolo.

    • Ainda como impessoal, o verbo “haver” é utilizado em expressões que indicam tempo decorrido, assim como o verbo “fazer”.

    Exemplos: Há muito tempo não como esse bolo.
    Faz muito tempo que não como esse bolo.

    Logo, para identificarmos se utilizaremos o “a” ou “há” substituímos por “faz” nas expressões indicativas de tempo. Se a substituição não alterar o sentido real da frase, emprega-se “há”.

    Exemplos: Há cinco anos não escutava uma música como essa.
    Substituindo por faz: Faz cinco anos que não escutava uma música como essa.

    • Quando não for possível a conjugação do verbo “haver” nem no sentido de “existir”, nem de “tempo decorrido”, então, emprega-se “a”.

    Exemplos: Daqui a pouco você poderá ir embora.
    Estamos a dez minutos de onde você está.

    Importante: Não se usa “Há muitos anos atrás”, pois é redundante, pleonasmo. Não é necessário colocar “atrás”, uma vez que o verbo “haver” está no sentido de tempo decorrido.

    Por Sabrina Vilarinho
    Graduada em Letras
    Equipe Brasil Escola

  8. Antonio

    Está mais do que claro porque a população de São josé de Ribamar deu uma vitória esmagadora ao prefeito Gil Cutrim.

  9. Elisângela

    Sinceramente Zeca Soares não acredito nessas notícias porque ninguém abre mão dos salários, acho que os prefeitos deveriam sim cortar gastos desnecessários e enxugar as folhas que geralmente estão cheias de gente que nem trabalha.

  10. Reginaldo

    MAIS UM GRANDE EXEMPLO QUE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR ESTÁ DANDO AO MARANHÃO.

  11. Ribamarense

    Taí um exemplo que deveria ser seguido por todos os prefeitos em todos os 217 municpipios do Maranhão, mas é uma apenas que somente o prefeito Gil Cutrim tenha coragem de adotar esta medida.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: