Bares são autuados por falta de higiene

9comentários

AvenidaLitoranea

A Prefeitura de São Luís, por meio da Vigilância Sanitária Municipal (Visa), deflagrou nesta sexta-feira (15) uma grande operação para inspecionar bares, restaurantes e outros estabelecimentos que preparam e comercializam alimentos e bebidas. Cerca de 20 fiscais sanitários realizaram a ação na Avenida Litorânea (Calhau) e encontraram diversas irregularidades.

“Temos recebido muitas reclamações sobre falta de higiene nos estabelecimentos da orla marítima, e como estamos em período de férias e logo será carnaval certamente a frequência nestes locais aumenta.Por isso, é fundamental intensificar a fiscalização”, disse a coordenadora da Visa, Zilmar Pontes.

Na ação, foram inspecionados 30 estabelecimentos e apenas cinco receberam licença sanitária. Nos demais, os fiscais encontraram diversas irregularidades que podem colocar em risco a saúde da população. A Vigilância apreendeu utensílios enferrujados, panelas inapropriadas para uso, alimentos acondicionados indevidamente e produtos vencidos. Eles constataram falta de higiene em diferentes pontos.

Os proprietários foram alertados para a necessidade de se adequarem às normas sanitárias para evitar a interdição dos estabelecimentos. Foram notificados por falta de licença 10 bares e restaurantes. Eles serão cobrados para regularizar a situação. No total, foram emitidos 20 autos de infração com o estabelecimento de um prazo para correção das irregularidades.

Todos os locais visitados receberam treinamento sobre boas práticas na manipulação de alimentos. Uma das principais recomendações foi evitar a reutilização de sobras para o preparo de receitas. Eles foram ainda orientados a guardar os produtos adequadamente.

A operação continuará durante toda a próxima semana e conta com o apoio da Blitz Urbana.

9 comentários para "Bares são autuados por falta de higiene"


  1. Socorro

    Os órgãos fiscalizadores estão de parabéns, antigamente esses bares não tinham um pingo de higiene e não tínhamos a quem recorrer, agora é diferente.

  2. Roberta

    A prefeitura faz a parte dela, agora os clientes também tem que ajudar fazendo as denúncias, esses lugares insalubres tem que serem fechados!

  3. Santana

    Muito bom isso aí. E que seja divulgada a lista dos incompativeis com as normas. Frenquento regularmente a litoranea e estes bares devem mesmo serem fiscalizados.

  4. Wendell

    Nossa, só 5 estão liberados? Acho que essa ação tem que acontecer em todos os estabelecimentos desse tipo na ilha. A prefeitura tem mesmo que punir os respectivos donos e nos assegurar em relação a esses lugares.

  5. Lilian

    Importante acao da prefeitura. Deve fiscalizar mesmo.O cidadao agradece.

  6. Teresa

    A cozinha da grande maioria desses bares na orla é uma verdadeira sujeira e por isso devem ser interditados mesmo e mostrado para a população para que não consuma nada nesses bares imundos das praias.

    • guerrilheiro

      Se você consumir nesses bares, farofa por exemplo, vê que não tá mais enxuta , crocante , aí vem o resto , torta,salada tudo azedo e provavelmente com bastante bactérias AFF!

  7. Mary

    Gostaria de saber a relação dos bares que foram vistoriados e os que foram autuados para que eu possa evitar ir a esses locais.

    • Zeca Soares

      Não foi duvulgada ainda Mary, mas realmente seria importante a divulgação.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: