Sofrimento entre os doentes mentais

0comentário

                                      

             Em artigos anteriores, tratando sobre as doenças mentais, destaquei que as mesmas, entre as doenças humanas, são as que mais provocam uma ampla gama de problemas que resultam em grandes sofrimentos para esses enfermos, para seus familiares e para os que com os quais convivem.

              Evidentemente, que toda essa carga de dor e sofrimento que recai sobre os doentes mentais, deverá ser atribuída, a um grande número de fatores, já que se sabe que absoluta maioria das enfermidades mentais são ocasionadas por múltiplos fatores que interagem entre si, resultando na expressão da enfermidade. 

           O fenômeno do adoecer psíquico é complexo e não estão adstritos a um órgão ou sistema biológico com estão a maioria absoluta das outras doenças humanas as quais são a rigor diagnosticadas através dos conhecimentos exuberantes da clínica médica ou por exames laboratoriais cada vez mais precisos e sofisticados. No caso dos transtornos mentais, a sua maior expressão se dá no comportamento, interno ou externamente ao sujeito. 

            O comportamento, abrange todas as formas de ações expressão de uma pessoa. É o modo de agir, de funcionar e desenvolver ações e reações dos seres humanos, perante o seu ambiente, interno ou externo à pessoa. Por isso, é que consideramos o comportamento como algo extremamente complexo porque muitos fatores podem interferir na materialidade da expressão de alguém. E, é através dele que inferimos sobre as condições de saúde ou doença mental, as quais, embora não saibamos completamente como surgem ou os motivos do seu aparecimento, é através do comportamento que elas se revelam.

           Resumidamente podemos afirmar que enquanto as outras doenças humanas se revelam através de sinais ou sintomas próprios das disfunções de órgãos e sistemas da nossa economia biológica e isso define a saúde ou a doença de alguém, nas doenças mentais, o que está disfuncional é o comportamento propriamente dito dos indivíduos em distintas áreas afetiva, emocional, cognitiva, executiva e sensorial tais disfunções irão influenciar a forma efetiva no comportamento dessas pessoas.   Destacamos: 

  • A  dor é o sofrimento imposta pela própria doença mental
  • A dor é o sofrimento impostas pelos preconceitos sofridos pelos pacientes
  • A dor é o sofrimentos por serem doenças invalidastes invalidantes

Sem comentário para "Sofrimento entre os doentes mentais"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS