Resultado de concurso literário da FUNC sai em breve

5comentários

A Fundação Municipal de Cultura (FUNC) da prefeitura de São Luís, definiu para os primeiros dois meses de 2014 o anúncio do resultado do 35º Concurso Literário Cidade de São Luís, o primeiro da gestão do novo prefeito, Edvaldo Holanda Júnior. E, vale dizer, certa expectativa entre os participantes justifica-se. Além de ser o único concurso literário da chamada Atenas Brasileira, o concurso passa por um momento de resgate da sua credibilidade, que foi ao nível do chão nas suas últimas edições. Recordando: ao deixar o cargo o então presidente da FUNC, na gestão de Tadeu Palácio, deixou em aberto o pagamento dos premiados. Quando João Castelo assumiu, o novo presidente da entidade não reconheceu a dívida, aconselhando os escritores contemplados a procurem a justiça. Era isso ou nada e obedientemente foi feito o que o presidente sugeriu. Porém os valores só foram mesmo pagos quase cinco anos depois, quando o atual presidente da instituição, Francisco Gonçalves, decidiu, numa atitude respeitosa e digna, fazer um acordo com os artistas, que finalmente foram ressarcidos inclusive com danos morais.  Boa sorte aos participantes em mais esta edição do concurso, no qual vejo apenas uma falha: a premiação apenas para os primeiros colocados em cada categoria (com dez salários mínimos e publicação da obra), ao contrário do que tradicionalmente vinha acontecendo, quando o segundo lugar também era agraciado, no caso com cinco salários mínimos.

5 comentários para "Resultado de concurso literário da FUNC sai em breve"


  1. Roger da Gama Rocha

    Era isso que estávamos precisando. Uma satisfação digna Obrigado.

  2. Laura Rosa

    Prezado Wilson,

    Pelo jeito o resultado do concurso literario da func só sai no segundo semestre (se sair rsrs). É que ele já foi adiado por 3 vezes. Assim fica difícil acreditar numa instituição dessas.

    Obrigada

    • wilsonmarques

      Tenho acompanhado como observador o trabalho da nova direção da Func e acho que estão se esforçando para recuperar a credibilidade que a insitituição, faz tempo, jogou para o espaço. Mas concordo que se não se conseguir trabalhar respeitando prazos e fazendo valer um planejamento mínimo, as coisas se tornam complicadas. Mais uma vez, no caso específico do concurso, me parece que o carnaval atropelou o cronograma, como tem acontecido históricamente: os órgãos de cultura trabalhando quase que exclusivamente em função do Carnaval e o São João.

  3. Laura Rosa

    Concordo plenamente com você Wilson.

    Parabéns pelo blog, excelente!

    • wilsonmarques

      Obrigado, Laura. Desculpe a resposta tardia.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS