Jonas: uma história da Bíblia em cordel

1comentário

jojas capa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Saiu meu novo livro, “Jonas no ventre do grande peixe” em cordel, releitura em versos da aventura do profeta que ao desobedecer a Deus, quase perde a própria vida. O conto, como se sabe, vem da Bíblia, livro que relata a trajetória do povo hebreu. Fonte inesgotável de histórias, ela nos traz um patrimônio riquíssimo que faz parte da nossa cultura geral, influenciando nossa maneira de ser e de pensar. E desperta fascínio não apenas em quem dela se aproxima por questões de fé, mas qualquer leitor sensível que descobre em suas páginas o fascínio de uma literatura de alto nível.

Encontramos de tudo na Bíblia. Ensinamentos morais transmitidos por meio das parábolas, narrativas aonde o leitor tira conclusões por si só. A força poética dos Salmos. E, é claro, as inúmeras histórias, encontradas sobretudo no Antigo Testamento, e que continuam encantando adultos e crianças: A arca de Noé, José e seus irmãos, Sansão e Dalila, e tantas outras que ouvi contar e recontar na infância. Sendo que a de Jonas no ventre da baleia, ou do grande peixe, me fascinava mais que as outras.

Segundo o relato, Jonas recebeu de Deus ordens para pregar ao povo de Nínive. Por achar que aquela gente pecadora não merecia tamanha atenção, o profeta desvia seu rumo e embarca com destino a Tarsis. Porém, o que acontece em seguida é terrível: ao descobrir a desobediência do seu servo, Deus faz enfurecer o mar levando tamanho perigo à embarcação na qual Jonas viajava, que ele termina sendo lançado nas águas e devorado por um grande peixe.

E ainda assim vive.

Como? Eu me perguntava, num exercício que era mais intelectual do que de fé.

Alimentar-se, eu pensava, não seria exatamente um problema. Daria para comer porções que o bicho comia; e para beber da água que ele bebia.

Mas de que modo manter-se imune, por exemplo, ao fulminante poder digestivo do estômago do animal?

Esse pensamento talvez atrapalhasse a percepção do que havia de beleza no caráter fantástico da história. E também comprometesse o entendimento do seu propósito doutrinário. Mas, seja o que for, Jonas e outras histórias bíblicas permaneceram na minha memória narrativa. Tanto que agora os faço reviver em rimas populares com as belas ilustrações de Naomy Kuroda.

1 comentário para "Jonas: uma história da Bíblia em cordel"


  1. Cassia Regina Miranda de Carvalho

    Tenho certeza que você valorizou a mensagem de Deus para o ser humano, pois Deus tem maneiras misteriosas para ensinar o caminho da retidão.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS