Feira do livro será na Praia Grande, diz Marlon Botão

0comentário

chuva 014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O presidente da Fundação Municipal de Cultura (FUNC), Marlon Botão, bateu o martelo: a feira do livro de São Luís deste ano, em que pese opiniões contrárias, será na Praia Grande. No entender de Botão, o centro histórico é o espaço que, como nenhum outro, reúne as condições que fortalecem o caráter artístico e cultural do maior evento literário do Maranhão.

A outra opção, defendida, por exemplo, por Milton Lira, da Associação dos Livreiros do Estado do Maranhão (Alem), seria a praça Maria Aragão, onde aconteceram as duas primeiras versões da chamada Felis. Para Milton, o evento perde em função da descentralização que ocorre no centro histórico, com palestras sendo realizadas em locais distantes um do outro e que por isso, terminam esvaziadas. Milton chama a atenção ainda para a questão da acessibilidade da Praia Grande e para o “fator surpresa” que ronda o evento sempre que o centro histórico é o cenário escolhido. “Se o bairro precisar de uma intervenção, o evento já fica ameaçado de não ser realizado ali”, observa.

O proprietário da Livraria Poeme-se, José de Ribamar Silva, há vinte e sete anos instalado na Praia Grande, também defende a Maria Aragão como espaço ideal para a feira. Para o empresário, as melhores feiras que aconteceram até agora foram as duas primeiras, que tiveram lugar na Maria Aragão, e, diz ele, “as experiências boas é que devem ser repetidas neste país”. Segundo José de Ribamar, a justificativa pontual de usar a feira para atrair as pessoas para o centro história não se justifica. “Isso passa por um projeto muito maior, de revitalização de toda a região”, diz.

Veterano da Felis desde o seu lançamento, o escritor Antônio Guimarães de Oliveira diz preferir a Praia Grande. “É interessante para o turista, que ao visitar o Centro Histórico, se depara com a feira”, observa. De qualquer maneira, seja na Praia Grande ou na Maria Aragão, uma coisa é certa: a feira, que já foi realizada em quatro pontos diferentes, precisa ter um pouso fixo. Condição que parece fundamental para a consolidação definitiva do evento que já faz parte do calendário cultural do estado.

 

 

Sem comentário para "Feira do livro será na Praia Grande, diz Marlon Botão"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS