o fim do poder

0comentário

Scan

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Que o poder está cada vez mais arredio e difícil tanto de se conquistar quanto de se manter, parece óbvio. Basta conferir os dados: em 1977 havia 89 países governados por autocratas; em 2011 esse número caiu para 22. Recentemente a chamada primavera árabe fez balançar sistemas de poder fortemente arraigados, onde camarilhas buscam se manter no poder por tempo indefinido. E em diversas partes do mundo, poderosos de longo curso veem suas posições ameaçadas como nunca antes ocorreu.

Num primeiro momento, costuma-se apontar a tecnologia com suas ferramentas de comunicação social como uma das grandes responsáveis por movimentos como os ocorridos no Egito e outros países. Mas até que ponto isso é verdade? Para o escritor Moisés Naim, que discute a questão em seu livro O fim do poder, as forças que estão promovendo sua degradação são, na verdade, múltiplas e mais complexas. E passa, além da internet, é claro, pela melhoria expressiva da qualidade de vida das populações de diversas partes do mundo, pela mobilidade das pessoas no globo e uma mudança geral de mentalidade. Sobre a obra disse Bill Clinton: “O Fim do Poder irá mudar a forma como você lê notícias, como você pensa sobre política e como olha para o mundo”.

Leitura sem dúvida interessante para o leitor comum se situar no panorama da política mundial no que diz respeito à conquista e perda do poder. Mais ainda para quem estando no poder, não quer abrir mão dele; e quem, estando de fora, pretende conquistá-lo.

 

 

 

Sem comentário para "o fim do poder"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS