Livraria Leitura tem casa cheia no lançamento de “Arte e manhas do Jabuti”

0comentário

A livraria Leitura do São Luís Shopping teve casa cheia no último dia 22 (quinta-feira), com o lançamento do livro “Arte e manhas do Jabuti”. Publicado pela Autêntica Editora com ilustrações de Taisa Borges o livro traz seis contos onde o principal protagonista é o Jabuti, animal que, nesse universo fabular, é visto de forma preconceituosa pelos outros bichos. Em especial aqueles que, sentindo-se mais fortes, inteligentes ou simplesmente velozes, tentam, sem sucesso, passar a perna no astucioso quelônio.

Os contos dessa publicação fazem parte do farto caudal da nossa tradição oral. Estes, em especial, encontram-se inseridos no repertório dos Tenetehara, povo que habita regiões da Amazônia maranhense. E que tem no hábito do contar histórias um recurso que se mostrou poderosamente vital para a preservação da sua língua e cultura. Sobre o livro, a especialista em literatura infantil e juvenil, Rosa Maria Lima, escreveu: “Com muito humor e criatividade o livro mostra que a esperteza, a paciência e a perseverança devem ser bem dosadas e aplicadas conforme cada situação. Aponta ainda que a magia das fábulas pode estar presente de inúmeras formas entre nós. Os textos seduzem pela linguagem, as belíssimas ilustrações da premiada ilustradora Taisa Borges, as narrativas simples, originais e um projeto editorial bem elaborado que complementam o padrão de qualidade da obra”.

A participação especialíssima das narradoras de histórias Renata Figueiredo e Cris Campos, do Xama Teatro, deixou o lançamento ainda mais animado. Reunindo música, diálogos para lá de engraçados e poesia, a dupla apresentou, para uma plateia atenta e participativa, montagem de duas histórias do astuto Jabuti. Um dos destaques, bom lembrar, foi o figurino criado por Cris Quaresma, que dialogando com as belíssimas ilustrações da publicação, foi produzido exclusivamente para esse trabalho.

Com as atrizes Cris Campos e Renata Figueiredo

Sem comentário para "Livraria Leitura tem casa cheia no lançamento de “Arte e manhas do Jabuti”"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS