Projeto Literário visita 14 municípios levando teatro e livros para a criançada

0comentário

Depois de percorrer quatorze cidades o projeto Literário Caravana – Passeios pela História e Cultura do Maranhão chegou ao final da sua terceira edição em Juçatuba, na grande ilha. Foram dias de encontros surpreendentes, troca de experiências e muita alegria, envolvendo gestores da educação e cultura, professores, comunidades e pequenos leitores maravilhados com narração de histórias, literatura e teatro. 

O roteiro, com mais de 3 mil quilômetros percorridos, incluiu Palmeirândia, Pinheiro, Turiaçu, Imperatriz, Buriticupu, Colinas, Passagem Franca, Guimarães, Viana, Codó, Peritoró, Itapecuru Mirim, São José de Ribamar e São Luís. Durante os encontros, cerca de duas mil crianças de escolas públicas foram beneficiadas diretamente, assistindo apresentações de teatro, recebendo livros e participando com entusiasmo de cada um dos espetáculos. As instituições visitadas também receberam kits do projeto, com exemplares que enriquecerão seus acervos e ficarão à disposição dos estudantes. Com exceção de São José de Ribamar, onde o palco foi o Farol do Saber, todas as ações ocorreram em escolas públicas.

Com patrocínio da Cemar por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o projeto Caravana conta com um box contendo seis livros do autor Wilson Marques, todos abordando temas maranhenses incluindo história, cultura popular e lendas. Em cada encontro, as crianças assistiram a uma apresentação do grupo Xama Teatro com adaptações de textos do escritor, ganharam livros e uma cartilha educativa produzida pela Cemar, com jogos e preciosas dicas sobre economia de energia, preservação ambiental e segurança.

Em suas edições anteriores, o Caravana visitou, além de outras cidades maranhenses, uma série de escolas públicas e comunitárias de São Luís, sempre com o objetivo de divulgar e incentivar a literatura entre jovens e crianças. E sensibilizar gestores públicos a replicarem projetos como esse, a fim de que a leitura seja uma prática constante, e o livro, uma presença garantida em nossas escolas.

 

Sem comentário para "Projeto Literário visita 14 municípios levando teatro e livros para a criançada"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS