A lenda do rei Sebastião e outras narrativas em “Contos e lendas da terra do sol”

0comentário

O escritor Marco Haurélio reuniu narrativas na Bahia. Eu coletei outras no Maranhão. E a Paulus Editora publicou o resultado dessa parceria que ganhou o título “Contos e lendas da Terra do Sol”. Entre histórias da tradição oral e lendas, o livro reúne quarenta textos, além de belas ilustrações de Robson Araújo. São contos de animais, contos maravilhosos e de encantamento, religiosos, jocosos e lendas, que embora conhecidas, continuam peculiares e dignas de serem recontadas. Entre elas, O Pai do Mato, O menino e o Saci, Sina de lobisomem, e uma que os maranhenses conhecem muito bem: O touro encantado da ilha dos Lençóis.

Algumas dessas histórias eu ouvia na infância, contadas por minha mãe, dona Aldeires. Uma das que mais me deixava impressionado (e eventualmente insone) era a que leva o título de “O laço que o Diabo armou”. É a aventura de três homens que, caçando na floresta, começaram a ouvir uma voz que dizia: “Vem ver o laço que o Diabo armou”.

Movidos pela curiosidade, os amigos deixaram o medo de lado e penetraram ainda mais na mata a fim de saberem do que se tratava. Até descobrirem que o estranho som provinha de uma caverna, onde, surpreendentemente, havia escondido um valioso tesouro. Então, agora movidos não mais pela curiosidade, mas pela cobiça, os homens matam-se entre si. Sendo que o sobrevivente, ao tentar transportar a maior quantidade de ouro possível através da floresta, termina sendo surpreendido pela noite, e é devorado pelas feras.  

O livro traz ainda uma introdução e um texto final assinado por Marco Haurélio, poeta e pesquisador da cultura popular. “O conto popular é bem mais do que uma diversão amena, especialmente para o povo do campo, que, nas “horas mortas da noite”, nos serões familiares, antes da chegada da luz elétrica, rendia-se ás narrativas de esperteza, aventura e encantamento, reproduzindo e ampliando o vasto imaginário das tradições populares de origem variada”, escreve Marco. E segue: Os “Contos e lendas da Terra do sol” homenageiam as regiões que não são conhecidas dos geógrafos, os reinos desconhecidos, países de opulências e maravilhas. Se, no plano físico, a Terra do Sol é o Nordeste, no imaginário é qualquer país dos contos de fadas, tão familiar aos contadores de histórias, ou o “país da infância”, como definiu Luís da Câmara Cascudo”.

Autor(a): Marco Haurélio / Wilson Marques

Catálogo: Educação

Assunto: Cultura

Coleção: Narrando o Brasil

Acabamento: BrochuraI

Edição: 1ª

Ilustrador(a): Robson Araújo

Número de Páginas: 184

Editora: PAULUS Editora

Ano Lançamento: 2019D

Sem comentário para "A lenda do rei Sebastião e outras narrativas em “Contos e lendas da terra do sol”"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS