Lendas caxienses em livro para as crianças

1comentário

Em uma de minhas viagens a Caxias tomei conhecimento de algumas lendas muito interessantes. Como, por exemplo, a da Veneza, que conta a desafortunada história de uma pobre garota que vendo-se obrigada pela madrasta a atravessar uma perigosa floresta, termina atacada pelas feras.

Conta-se também que nos subterrâneos da igreja do Rosário  esconde-se uma serpente monstruosa, que de quando em vez se move provocando rachaduras no piso e nas paredes. Enriquecendo esse plantel de criaturas  horripilantes, temos ainda o Pé de Garrafa, que, como personagem, me pareceu um dos mais intrigantes. Trata-se de um monstrengo cujos pés, como o próprio nome denuncia, tem formato de garrafa, e que anda, por condenação, a perseguir quem não tem nada a ver com sua desgraça.

A lista de lendas, causos e histórias de Caxias continua, e imagino ser tão grande quanto a imaginação do seu povo. Mas de qualquer modo estas e mais a lenda da Mãe d’Água foram suficientes para eu escrever um pequeno livro para as crianças inspirado no tema.

A ideia, assim como em outros textos que publiquei com a turma do Touchê, é resgatar elementos da nossa cultura popular, reavivando nos pequenos leitores o interesse pela nossa cultura e tradições.

Por enquanto, “O Pé de Garrafa e outras lendas Caxienses” encontra-se apenas em versão digital, no site da Amazon. Mas esperamos que em breve tenhamos o livro impresso e devidamente ilustrado pelo Eduardo Azevedo, que produziu a capa.

1 comentário para "Lendas caxienses em livro para as crianças"


  1. Ewerton Neto

    Touchê visita o imaginário das loendas caxienses. Uma viagem em boa companhia

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS