Girotecas fazem sucesso em escolas de São Luís

0comentário

As Girotecas, bibliotecas que começaram a ser utilizadas este ano em São Luís, estão fazendo sucesso entre alunos, professores e gestores de escolas onde o novo modelo foi implantado.  Trata-se de equipamentos móveis que reúnem, em uma só unidade, livros, estação de informática, mapoteca, tablets e outros itens voltados para o apoio didático, a pesquisa e o incentivo à leitura. Projeto pioneiro, as Girotecas foram pensadas, como explica o proprietário da Livraria Vozes, empresario Milton Lira, como acervos móveis, com o objetivo de tornar fácil e prático a instalação em qualquer escola, de uma biblioteca completa, prontinha para ser utilizada.

            “Antes, não tínhamos biblioteca. Agora, temos uma, que está motivando nossas crianças a lerem mais”, comemora Lidalva de Jesus Costa, diretora da UEB Mariana Pavão, escola municipal localizada no bairro do Anil. Trabalhando na insitituição há trinta anos, a gestora se diz muito feliz com a aquisição, realizada através da Secretaria Municipal de Educação, e vê na nova biblioteca, além de sua imensa importância para o incentivo à prática da leitura, um apoio fundamental para os projetos literários que a comunidade realiza todos os anos. “Anualmente realizamos com nossos alunos o projeto Mariana, te quero lendo e escrevendo. Agora, esse projeto será fortalecido com os benefícios propiciados pela Giroteca”, diz Lindalva.

            Na UEB José Assub, no bairro Santa Cruz, a satisfação é a mesma com os resultados obtidos desde a chegada do novo equipamento. “Também não contávamos com uma biblioteca e havia uma ansiedade dos alunos por um ambiente como esse. Agora eles tem um local adequado e agradável para pesquisar, para ler e podem até fazer empréstimos, levando livros para casa”, observam as gestoras Elza Bastos e sua adjunta, Ana Rafaela Coelho. “Foi um verdadeiro presente, que veio para incentivar o hábito da leitura, ajudar no desempenho dos nossos alunos e alunas, fomentar a pesquisa”, complementam, lembrando que até reunião de pais tem acontecido no novo espaço.

            Além de livros físicos, a Giroteca conta ainda com diversos títulos virtuais. E, observa Milton Lira, entre seus 1500 títulos do acervo básico, estão presentes obras de autores maranhenses. “Isso porque esse é um projeto que não pretende incentivar apenas a leitura, mas também a produção literária em nosso estado, que atualmente está bastante forte e precisa chegar cada vez mais visibilidade”, finaliza Milton.

Sem comentário para "Girotecas fazem sucesso em escolas de São Luís"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS