Carta de José Ribamar Marques

14comentários

Caro amigo Zeca Soares,

Tive acesso ao despacho do Auditor Presidente do TJD/Maranhão, proferido em 26/07/2010, no qual, em nome da “salvação do futebol maranhense”, e vasta explicação jurídica sobre o seu entendimento de revogar o despacho que prolatei inadmitindo o Recurso Voluntário do Moto Club de São Luís, quando se encontra pendente de julgamento o Mandado de Garantia nº 041/2010, pelo Colendo STJD do Futebol, cujo Relator Auditor Alexandre H. de Quadros deferiu liminar na dita ação mandamental desportiva, concedendo efeito suspensivo à decisão do TJD/Maranhão, nos termos seguintes; “Do exposto, em razão da urgência e para evitar danos decorrentes da tramitação processual superveniente, determino a suspensão de todos os efeitos decorrente da decisão encartada pelo acórdão 003/2010 (Autos 093/2009), até decisão ulterior”.

Como se observa da decisão liminar, o Presidente do TJD/Maranhão, não tem competência legal para modificar a decisão que inadmitiu o recurso do Moto Club, pois, havendo o recurso inominado contra esta decisão, somente o Pleno do aludido órgáo judicante tem competência para confirmar, mudar, revogar o dito despacho, a teor do entendimento muito claro do art. 27, II, letra “b”, do CBJD/2010. Portanto, me preocupei bastante com esta ilegalidade praticada, porque, o despacho unilateral do Auditor Antônio Américo, expressando somente o seu entendimento, não pode sobrepujar a lei, interferir na competência da Justiça Desportiva, e desrespeitar o Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol que determinou que se aguardasse o julgamento do mérito do writ desportivo.

Para quem vivia apregoando a legalidade, parece um paradoxo o despacho questionado, mas, vamos aguardar o que dirá o STJD do Futebol sobre a ilegalidade confessada. Agradeço o espaço, de poder me manifestar de modo respeitoso sobre o assunto.
 
José Ribamar Marques
Ex-presidente TJD-MA

14 comentários para "Carta de José Ribamar Marques"


  1. FRANCISCO GAGLIANONE

    ZECA EU ESTOU “DOIDINHO” !!! PELO QUE SE DISSE ATÉ AQUI, O EX-PRESIDENTE DO TJD DR.MARQUES NÃO É “SANTO”. O ATUAL DR.AMÉRICO QUE CHEGOU COM UM DISCURSO “PUTEFRATO” QUER JOGAR TODA A PODRIDÃO PARA DEBAIXO DO TAPETE, FAZER DE CONTA QUE NADA EXISTIU, E COMO MAQUIAVEL EM SUA PRINCIPAL OBRA “O PRINCIPE”… OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS…. SERÁ???

  2. torcedor atento

    Zeca, tu sabes quem é esse Zé Carlos dos Comentários 11 e 12, que no 11, como você disse falou muitas besteiras, e no 12, vem elogiar Marques. Vou te dizer quem é. É o Lecílio Estrela, porque com Marques receberam R$ 50 mil reais do Viana para classificar o time interiorano, e a coisa parece que vai mudar. Daí vem a grande preocupação deles dois, porque se não dê certo o que eles arquitetaram, co já soube que o Viana vai querer a grana de volta. E cadê o dinheiro? Isso ainda vai dar muita confusão e o que falar. Pode esperar. Zeca, faça o teu serviço. Você é um jornalista brilhante. Um abraço.

  3. JOÃO CARLOS

    A verdade incomoda aos mentirosos, o ex-presidente marques esta correto tem que acabar com essa tentativa de armação, o superior tribunal vai dar um basta nessa tentativa de armação, parabens josé oliveira ramos teu comentario foi perfeito

  4. ze carlos

    Meus amigos, não tem nada demais nesta CARTA, é só fufutica do blogueiro ZECA, pois o Presidente atual chamado Américo, que quer colocar o Moto pela Janela, queria fazer uma ACORDÃO, e o seu Zeca deu total apoio, pois ele não quer nem saber, de moralizar o futebol, quer vê o Moto na 1ª divisão, sem ter no mínimo ganho um turno da 2º divisão.

    Êita!!! Zecão se tu fosse do TJD, a imoralidade ia prevalecer, pois a tua PAIXÃO SOBREPÕE A RAZÃO. Vamos crescer meu filho!

    O Sampaio estava correto quando impediu através de sua assessoria paralizar o campeonato, é isso, o Algoz do Zecão chamado Frotão está certo.
    Por isso a FMF, vem retaliando o Bolivão sempre, digo a dupla que agora é um trio, Albertão – Geografião e o Presidente ARCODÃO.

    RESPOSTA: QUANTA BOBAGEM VOCÊ FALA ZÉ CARLOS. QUEM PRIMEIRO ESCREVEU SOBRE O TAL ACORDÃO FUI EU. ENGRAÇADO, QUEM PUBLICOU A CARTA FUI EU. SE TIVESSE INTERESSE EM ESCONDER ALGUMA COISA FICARIA DE BOCA FECHADA. VOCÊ PERDEU UMA GRANDE OPORTUNIDADE DE FALAR BESTEIRA. MAS É ASSIM MESMO, VOCÊ FALA COMO TORCEDOR APAIXONADO, CEGO E PASSIONAL. AGORA VOCÊ AFIRMAR QUE O SÉRGIO FROTA É O MEU ALGOZ…. KAKAKAKAKA. SÓ ME RESTA SORRIR DE TANTA BESTEIRA.

  5. TEREZINHA PERES

    ZECA, VOU DE FAZER ESTA DENÚNCIA QUEM ESCREVEU ESTA CARTA FOI LECÍLIO ESTRELA, LÁ DO ESCRITÓRIO DE MARQUES. EU ESTAVA LÁ.

  6. FRANCISCO COIMBRA

    CALA TUA BOCA MARQUES. TU NÃO MORAL PARA FALAR ALGUMA COISA. O TEU PASSADO DE CONDENA. MAAAAAAAAAAAIIIIIIIISSSSSSSSSSSS RRRRRRAAAAAAAAPPPPPPPPAAAAAAAAAAZZZZZZZZZZZZZZ!!!!!!!!!!!!!!!
    DESCULPE-ME BLOGUEIROS. MAS NÓS NÃO MERECEMOS ISTO. BASTA MARQUES. TU QUERES ENGANAR QUEM? QUEM NÃO CONHECE MEU? FIQUE CALADO OU MELHOR PENDURE A TUA CHUTEIRA QUE A TUA BOLA JÁ FUROU.

  7. PEDRO SOUSA SANTOS

    GRANDE MORALISTA. DIGNO DE TODO RESPEITO E DE TODA HONRA?????????????????????????????
    É BRINCADEIRA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    ESTÁ CARTA É UM ESPANTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. JOÃO CARLOS COIMBRA

    ZECA,
    FOI UMA BESTEIRA VOCÊ DIVULGAR ESSA CARTA NESSE BLOG. SERÁ SE VOCÊ NÃO TINHA NADA MENOS RUIM PARA COLOCAR NO SEU TÃO NAVEGADO BLOG? SERÁ QUE ALGUÉM VAI ACREDITA NO QUE EX PRESIDENTE ESCREVEU. NÃO POSSO NEGAR QUE TEM CORAGEM PARA SER MENTALMENTE RIDICULARIZADO.

  9. torcedor atento

    MARQUES FOI SEMPRE MUITO BARATO PARA ALBERTO FERREIRA. AGORA ESTÁ CUSPINDO DO PRATO QUE SEMPRE COMEU. O QUE ACONTECEU? SERÁ SE O VIANA SOLTOU MUITA GRANA PARA O EX PRESIDENTE PROCRASTINAR O JULGAMENTO DO RECURSO DO PAPÃO?

  10. Petronio

    Zeca,
    Preciso saber da data de aniversário do ex presidente do TJD/MA porque quero lhe dá de presente uma caixa de óleo de peroba com muitas flanelas.
    Só muito óleo de peroba e flanelas para Marque escrever esta carta falando de legalidade no TJD/MA. Logo tu Marques, que indeferiu ilegalmente esse recurso do Moto Club da Segundona de 2010, que também foi uma falta de moralidade.

  11. ALEXANDRE MOTENSE

    ZECA SOARES,
    LAMENTÁVEL, ESTA CARTA DO EX PRESIDENTE DO TJD/MA É UMA FALTA DE VERGONHA.
    ZECA, UMA VEZ EU ESTAVA NUM JULGAMENTO QUE ESTAVA ACONTECENDO NO AUDITÓRIO DO TJD/MA, QUANDO NUM DETERMINADO MOMENTO O EX PRESIDENTE DO TJD/MA MANDOU O ADVOGADO DOURADO SE CALAR … SE COMPORTAR … E AMEAÇANDO REPRESENTAR DOURADO JUNTO AO OAB … O QUE ACONTECEU FOI QUE O DESAFORADO DOURADO PARTIU PARA CIMA DO EX PRESIDENTE DIZENDO O SEGUINTE: "… PODE ME REPRESENTA … PORQUE EU TAMBÉM VOU TE REPRESENTAR POR VOCÊ TER FICADO COM O DINHEIRO QUE O EX JOGADOR JÂNIO DE PAGOU PARA AJUIZAR UMA AÇÃO NA JUSTIÇA … E VOCÊ NÃO AJUIZOU … E AINDA FICOU COM O DINHEIRO …". EM REPOSTA A ACUSAÇÃO DE DOURADO, O EX-PRESIDENTE DISSE O SEGUINTE: "… EU NÃO FIQUEI COM O DINHEIRO DE JÂNIO PORQUE ALBERTO FERREIRA PAGOU … " ALBERTO FERREIRA (PRESIDENTE DA FMF) QUE ESTAVA SENDO EM UMA DAS CADEIRAS DO AUDITÓRIO SE LEVANTOU E DISSE O SEGUINTE: "EU PAGUEI O DINHEIRO DE JÂNIO …". ORA, SE ALBERTO PAGOU O DINHEIRO À JÂNIO, ISSO É PROVA QUE O EX PRESIDENTE DO TJD/MA FICOU COM O DINHEIRO DE JÂNIO MESMO SENDO PAGO POR ALBERTO FERREIRA. ESSE É COMPORTAMENTO DO EX PRESIDENTE COM OS SEUS CLIENTES. AGORA, VEM FALAR DE LEGALIDADE E MORALIDADE. É LAMENTÁVEL. DÁ PARA ACREDITAR. ELE É O ÚNICO RESPONSÁVEL PELA DEMORA DO JULGAMENTO DA 2ª DIVISÃO DE 2009. O MUNDO INTEIRO ESPERA POR UMA DECISÃO, MAS, O EX PRESIDENTE EM CONLUIO COM O EX PRESIDENTE DO TJD/MA VIVEM PROVIDENCIANDO PROCRASTINAR O JULGAMENTO DO PROCESSO. VOCÊ ESTÁ CORRETO DR. AMÉRICO EM MARCAR O JULGAMENTO PARA SEXTA-FEIRA.
    ZECA EU TE PEÇO QUE FAÇA UM PESQUISA COM O SEGUINTE TEMA: VOCÊ É CONTRA OU A FAVOR QUE O JULGAMENTO DA SEGUNDONA SEJA JULGADO SEXTA-FEIRA QUE VOCÊ TERÁ O RESULTADO.

  12. Vitorioso

    Vossa Excelencia Jose de Ribamar Marques,

    Não milito como jurista , atuo em outra area , mas como esportistas e amante do futebol fico perplexo com o posicionamento dos Homens que atuam pra fazer valer a Legalidade no futebol Maranhense (TJD-MA) , na qual vossa senhoria execia hum mandato de Presidente ate pouco tempo. Sou da opnião que o TJD sob o seu comando ficou devendo muitas explicações aos cidadãos /torcedores que de uma forma ou de outra participam no futebol deste Estado . Irei relatar , com todo respeito , algumas dúvidas sobre este caso que Vossa excelencia / instituição que vc dirigiu esta devendo à opnião publica :

    Vossa excelencia / TJD não conseguiu explicar como condenaram o Moto quando no processo em pauta não era o Moto .

    Vossa excelencia não conseguiu explicar porque a equipe do Viana que armou a fabricação do placar juntamente com o Chapadinha e se beneficiou desta armação e não foi penalizada .

    Vossa excelencia nao consegui explicar o porque do TJD considerar a participação do Moto no campeonato (Serie B) ilegal e o campeonato ter sido legitimo / legal , acho um paradoxo , Se o Moto estava ilegal na competição e disputou pontos com os clubes que subiram pra serie A (Viana e Sta Quiteria) o mais razoável seria o TJD ter considerado a competição tambem ilegal e deveria ter anulada a competição.

    Vossa excelencia tambem não conseguiu explicar porque Vossa senhoria como presidente do Tribunal da justiça no futebol do Estado deixou um campeonato Estadual (Serie B) transcorrer totalmente e finalizar todos os jogos com hum clube ilegal . Só depois do ultimo jogo, devido um transtorno na ultima partida, ESCANDALO de VIANA 11 x 0 CHAPADINHA o seu TJD se pronunciou sobre a suposta participação ilegal de Hum dos clubes ( Moto Club) , quando isto não era nem mais discutido e não era a PAUTA , Totalmente fora de prazo .

    E por fim Vossa excelencia tambem não conseguiu explicar porque Vossa Senhoria não deixou este clube buscar seus direitos e defender-se na justiça Desportiva do MA inadimitindo o recurso do Moto Club ,alegando hum erro no caminho transcorrido do processo pleitiado pelo Motto pra entrar no TJD-MA , Esta atitude soa como uma falta de bom senso e má vontade para uma entidade do tamanho do Moto Club além de ignorar o que este Clube representa para o Futebol do Nosso Estado . O Moto queria apenas que julgasse o mérito do seu pleito e foi castrado este direito .

    O SALDO DISTO TUDO :

    Não presenciei os argumentos juridicos na qual estas decisões foram tomadas no TJD , tomei conhecimento apenas atraves da imprensa , mas percebe-se muitos equivocos , contradições no resultado destes processos / julgamentos . Eu fico olhando pra o SALDO da decisão do TJD neste caso e fico pazmo , senão vejamos : Do ponto de vista da JUSTIÇA eu diria que a justiça não foi feita , pois não foi dado direito de defesa do Clube prejudicado , o TJD Inadimitiu o recurso do Moto , Do ponto de vista do FUTEBOL o saldo eu diria que a justiça ajudou a afundar o Futebol do estado. E por ultimo do ponto de vista MORAL o saldo foi o pior possível pois beneficio-se o Infrator , e isto é muito triste e lamentável

    Pra finalizar , queria dizer-lhe que li atentamente sua carta ao Zeca , bem como as arguições de Vossa Senhoria como jurista , porém acho que seria razoável que Vossa Senhoria deixasse que o julgamento acontecesse normalmente ,pois , as diferenças e interesses pessoais / profissionais no TJD-MA não podem sobrepor aos interesses do Futebol do Nosso Estado , já cambaleado . O desengavetamento deste processo apenas irá julgar o Mérito do processo/pleito do Moto e agilizar o inicio do Campeonato , com ou Sem o Moto.

    .

  13. TORCEDOR INDIGNADO

    Este Sr. José Ribamar Marques, apregoa aos quatro cantos que é defensor da moralidade e da lei, porém, o que vimos foi presidente do TJD-MA omisso, que nada fez para moralizar o futebol maranhense e quando tomou alguma atitude foi para retaliar time A ou B.
    Ficou tão evidente a inoperância deste ex-presidente que até os outros membros queria expulsá-lo do cargo. Agora este mesmo senhor vem com esta falácia do que é legal ou ilegal, a sua própria história no TJD-MA foi uma vergonha, é melhor ficar quieto para que os podres de sua gestão não seja revelado.

    Torcedor Indignado

  14. José de Oliveira Ramos

    É, José Marques está no caminho. No rumo certo. Faço uma indagação: que lugar é esse em que vivemos e temos o direito de viver porque pagamos impostos como todo mundo? Por que aqui tudo tem que ser diferente?
    Mais ainda: como é que alguém usa o microfone de uma emissora de rádio, em horário considerado nobre para o esporte, para afirmar que “o futebol maranhense está em estado de putrefação” e a sua primeira atitude é propor um “acordão para jogar tudo para debaixo do tapete” e deixar as coisas como estão? E ainda diz que “é para o bem do futebol”? Bem? Que bem? O Arnaldo Jabour tem razão, mas, infelizmente, aparece alguém para condená-lo! Putisgrisla!

    RESPOSTA: VOCÊ FOI MUITO BEM, MAS AO CITAR ARNALDO JABOUR FOI INFELIZ. ELE NÃO MERECE NENHUMA CONSIDERAÇÃO DOS MARANHENSES. SÓ FALA DAS COISAS DAQUI COM DESPREZO. LAMENTÁVEL!!!!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: