O que falta para o Castelão reabrir…

11comentários

Quando visto de longe, a impressão é a melhor possível. Poderíamos até arriscar um palpite: o Castelão está totalmente pronto para a prática do futebol. Mas a impressão vai mudando à medida que começamos a passear pelo estádio. Com exclusividade, o BLOG teve acesso a todos os setores do Castelão.

Segundo o secretário de Esportes, Francisco Souza Neto, foram gastos R$ 44 milhões no governo anterior, mas a obra não foi concluída pela construtora Petra. Foram realizadas obras estruturais e no campo de jogo, mas muita coisa ainda precisa ser feita para que o Castelão possa voltar a funcionar de acordo com o que determina o Estatuto do Torcedor.

– Estruturalmente, foi tudo concluído. O estádio não corre mais perigo de cair, segundo os laudos técnicos encaminhados à Secretaria – afirmou Souza Neto.

O gramado é, sem dúvida, um dos melhores do país, mas pouca coisa foi feita fora dele.

Foto: Zeca Soares

A estrutura das arquibancadas continua no cimento. Nenhuma cadeira sequer foi instalada. Até mesmo as que existiam no setor de cadeiras foram retiradas dando lugar a mais uma imensa arquibancada de concreto.

Foto: Zeca Soares

Nos vestiários, as obras foram apenas iniciadas. Somente o revestimento nas paredes foi colocado. Não há banheiros, portas, cadeiras, e o acesso aos vestiários continua um imenso lago.

Fotos: Zeca Soares

Nenhum dos dois placares eletrônicos funciona. A iluminação do Castelão também precisa ser toda renovada. Embora existam lâmpadas instaladas nas torres, elas não funcionam. As lâmpadas que existiam nas marquises foram retiradas.

Fotos: Zeca Soares

No setor de imprensa, falta concluir as cabines de transmissão das emissoras de rádio e TV. Os camarotes VIPs ainda não foram finalizados, assim como os bares.

Souza Neto afirmou à reportagem que um novo processo de licitação será aberto após o período eleitoral.

Copa de 2014

O secretário Souza Neto disse que o governo do Maranhão respondeu, positivamente, a uma consulta feita pela CBF. Perguntado sobre o interesse de tornar-se subsede da Copa do Mundo de 2014 que será realizada no Brasil, o Maranhão disse sim.

– As primeiras etapas já foram vencidas. Quanto ao aspecto belezas naturais, rede hoteleira e local de treinamento (Estádio Castelão), o Maranhão já foi aprovado, mas ainda restam algumas etapas importantes e vamos aguardar até o fim, mas se formos escolhidos como subsede da Copa de 2014 será muito importante – adiantou.

No governo anterior, o Maranhão não demonstrou qualquer interesse em sediar jogos da Copa do Mundo. Embora tenha recebido uma carta de encargos da Confederação Brasileira de Futebol, o governo sequer deu resposta.

Museu do Futebol

O Estádio Castelão deverá ganhar um “Museu do Futebol”. O secretário Souza Neto disse que pretende instalar, na entrada do setor de cadeiras, um memorial do futebol maranhense com fotos, vídeos, áudios dos grandes craques e também dos grandes nomes da crônica esportiva.

Veja mais fotos do Estádio Castelão

Fotos: Zeca Soares

11 comentários para "O que falta para o Castelão reabrir…"


  1. Edilson

    São Luís sub sede????……..ahahahahah…..só se for de campeonato de varzea da 5ª divisão……rapaz…..infelismente São Luís não tem condições de nada…..aqui é um horror…..a cidade é horrivel……belezas naturais?……quais????……as praias cheias de fezes?????….os buracos da cidade????….aquela rodoviária horrenda pior que de muitos interiores de outros Estados…..e o aeroporto???…..é uma vergonha……coitada de São Luís……não tem a menor chance.

    RESPOSTA: VOCÊ MORA AQUI EM SÃO LUÍS EDILSON? NADA PRESTA NA SUA CIDADE? VOCÊ GOSTA DA CIDADE?

  2. SAN

    Tenho 18 anos e lembro vagamente de alguns jogos que fui com meu tio Boliviano fanático ao Castelão.Era uma coisa espetacular.hoje,quando vou com ele ao municipial fico pensando que se o Castelão estivesse em uso o futebol Maranhense não seria a vergonha que é hoje.Não culpo a falta do Castelão como único motivo do nosso futebol ser o que é hoje,mas a presença dele animaria o publico a gostar do nosso esporte.Tenho esperança no futebol maranhense e ela parte do reabrimento do CASTELÃO.

  3. Francisco Gaglianone

    É ZECA…VOU TORCER PARA AS OBRAS DA SUBSEDE FICAREM PRONTAS JUNTO COM A REFINARIA PREMIUM DE BACABEIRA.

    RESPOSTA: EU VOU TORCER SIM… TORÇO E TRABALHO PARA O MEU PAÍS MELHORAR!!!

  4. Fred Bradão

    Puta gramadão Lindo. Vamos por uns gados pra pastar aí! VÊ se engorda umas vaquinhas enquanto o Sumidouro não fica pronto pra copa de 2114!

  5. FRANCISCO GAGLIANONE

    CARO ZECA SOARES, NÃO QUERO POLEMIZAR COM VOCÊ, APENAS PROCUREI FAZER UM DIAGNÓSTICO DO QUE A CAPITAL E NOSSO SOFRIDO ESTADO PRECISA, OU SEJA, EXISTEM OUTRAS PRIORIDADES.
    SEI PERFEITAMENTE O QUE É UMA SUBSEDE E PARA TANTO PESQUISEI E LI ENTRE OUTRAS COISAS QUE O MATO GROSSO FEZ UM ORÇAMENTO DE GASTOS NA ORDEM DE 1 BILHÃO, PARA SER UMA DAS SUBSEDES, VOCÊ NÃO ACHA MUITO DINHEIRO PARA TÃO POUCO??? OUTRA COISA, OS LENÇOIS SÃO LINDOS, MAS A INFRA ESTRUTURA DA CIDADE É SOFRIVEL.
    MAS ENFIM, CONTAGIADOS PELAS ELEIÇÕES QUE SE APROXIMA VAMOS RUMO A COPA DE 2014!!!
    QUEM VIVER VERÁ…!!!

    RESPOSTA: O FATO DE SÃO LUÍS VIR A SER UMA SUBSEDE NÃO TERÁ INFLUÊNCIA ALGUMA EM ELEIÇÃO. O ELEITOR NÃO VAI VOTAR NESTE OU NAQUELE CANDIDATO PORQUE UMA SELEÇÃO QUALQUER DA COPA PODERÁ VIR PARÁ CÁ. ISTO INDEPENDE DO GOVERNO AGORA. A DECISÃO DE QUE O MARANHÃO QUER SER UMA SUBSEDE JÁ ESTÁ TOMADA. GANHE QUEM GANHAR. QUANTO A INFRAESTRUTURA, ATÉ NAS GRANDES CIDADES DO PAÍS TERÁ QUE MELHORAR PARA A COPA, É ASSIM NO MUNDO TODO QUANDO UM PAÍS REALIZA UMA COPA.

  6. FRANCISCO GAGLIANONE

    ABSOLUTAMENTE MEU AMIGO, VOCÊ FEZ UMA INTERPRETAÇÃO INTEIRAMENTE EQUIVOCADADO QUE EU DISSE. ACHO REALMENTE QUE VC FEZ UM TRABALHO JORNALISTICO MUITO IMPORTANTE, POIS AFINAL TODO MUNDO QUERIA SABER A QUANTAS ANDA A SITUAÇÃO DO CASTELÃO, E VOCÊ MOSTROU A SITUAÇÃO.
    EU SEI QUE NÃO FOI PROMESSA SUA, QUEM DISSE ISSO FOI O ENTREVISTADO, O SR.SECRETÁRIO DE ESPORTES, QUE AFIRMOU…”AS PRIMEIRAS ETAPAS JÁ FORAM VENCIDAS. QUANTO AO ASPECTO BELEZAS NATUARAIS, REDE HOTELEIRA E LOCAL DE TREINAMENTO (ESTÁDIO CASTELÃO), O MARANHÃO JÁ FOI APROVADO…”. ORA ZECA, FALAR EM BELEZAS NATURAIS COM AS PRAIAS DE SÃO LUIS, COM EXCEÇÃO DE ALGUNS TRECHOS DA PRAIA DO ARAÇAGI, IMPRÓPRIAS PARA BANHO INFESTADAS DE COLIFORMES FECAIS, UMA REDE HOTELARIA ATÉ QUE RAZOAVEL E COMO LOCAL DE TREINAMENTO O CASTELÃO, QUE PELO QUE VI NAS FOTOS SÓ PRESTA O CAMPO. E O RESTO??? NÃO EXISTE UM CADERNO DE ENCARGOS??? MEU CARO AMIGO, INFELIZMENTE PRECISAMOS RECONHECER AS LIMITAÇÕES DA NOSSA CAPITAL, QUE NÃO POSSUI INFRA ESTRUTURA MÍNIMA PARA RECEBER UM EVENTO DESSA MAGNITUDE.
    APROVEITEI A OPORTUNIDADE, E FUI PESQUEISAR A RESPEITO DOS ESTADOS INTERESSADOS EM SER SUBSEDE, SABE QUANTO MATO GROSSO ESTÁ PREVENDO GASTAR??? 1 BILHÃO…ISSO MESMO 1 BILHÃO!!! VOCÊ NÃO ACHA MELHOR PEGAR ESSE DINHEIRO E APLICAR NO ESTADO, POIS COM CERTEZA IRÁ PROPORCIONAR AO NOSSO POVO UMA CONDIÇÃO DE VIDA BEM MELHOR???

    RESPOSTA: VOCÊ ESTÁ CONFUNDINDO SEDE COM SUBSEDE. A SUBSEDE É UM LOCAL DE APOIO, PARA TREINAMENTO ANTES DA COPA. NÃO HÁ TANTA EXIGÊNCIA COMO SE PODE IMAGINAR ASSIM, PORTANTO É POSSÍVEL, ALÉM DISSO O MINISTRO DO TURISMO AFIRMOU QUE O MARANHÃO SERÁ INCLUÍDO NO ROTEIRO TURÍSTICO DA COPA, MAS NÃO PELAS PRAIAS DE SÃO LUÍS APENAS, MAS PELOS LENÇÓIS, ALGO BEM MAIOR.

  7. Paulo da Cohama

    TEM QUE EXISTIR A UNIÃO DE PREFEITO E FUTURO GOVERNADOR PARA ARRUMAR A CIDADE, BUSCAR RECURSOS E TRABALHAR PARA O MARANHÃO SER UMA SUBSEDE, VAI SER BOM PARA TODOS, VAI GERAR POSTOS DE TRABALHO É ISSO QUE PRECISAMOS NO NOSSO ESTADO, TEM QUE SE LARGAR ESSE NEGÓCIO DE POLÍTICA DE LADO.

    RESPOSTA: NÃO TENHO A MENOR DÚVIDA DISSO. CONCORDO COM VOCÊ. A POLÍTICA TEM QUE SER APENAS A DO ESPORTE.

  8. Timon ressuscitado.

    Vai Zeca, não obstrua o comentário e o publique…
    Vamos pór os pingos nos isssss…. torço pelo Castelão, porem…
    Primeiro: Não dá para se ter certeza de qual seria o propósito de Francisco Gaglianone quando pôs dúvidas quanto às possibilidades de Sâo Luís ser subsede da Copa de 2014, já que, menos o seria Imperatriz, por exemplo; Segundo, com efeito, Sr. Zeca Soares, fazer uma copa requer mais que ter um estádio arrumadinho. Na matéria o Sr. Sousa Neto diz que: “As primeiras etapas já foram vencidas. Quanto ao aspecto belezas naturais, rede hoteleira e local de treinamento (Estádio Castelão), o Maranhão já foi aprovado, mas ainda restam algumas etapas importantes e vamos aguardar…” Detalhe: São estas que fulminam conosco. Ora, haveria muito a ser feito, pois belezas naturais há de sobra país afora. É sabido que nossa rede hoteleira não tem capacidade para absorver uma demanda de tal nível. Só para termos ideia Natal, capital potiguar, tem mais de 26.000 leitos – a segunda do nordeste – e nem de longe chegamos a isso. Local de treinamento nunca foi o estádio a receber partidas e soa como fundo de deboche – local de treinamente subtende hoteis com campos de futebol, talvez escolas e clubes esportivos coisa que não existe praticamente no Maranhão, já que nossos clubes de futebol são excelentes “times” de futebol. Semelhantemente os Grêmios Líteros e Jaguaremas da vida repousam por entre os mortos. Quem sabe a AABB nos salve. Há mais, muito mais. Para qua tenhamos partidas aqui necessitaríamos de estádios satélites para treinamento e o Nojinho Santos nem de longe serviria para isso. Bom exemplo encontramos em Natal, o estádio Frasqueirão do ABC (que será ainda mais ampliado para a Copa) em Ponta Negra e o do América que será construído em Parnamirim – por isso a CBF deu seu aval de cara à cidade (cadê os do Sampaio ou Moto…), já que ambos estão em uma área com acesso fácil, corredor de turismo, com espaços para estacionamentos e não encravados em uma “vila” Passos. E olha que Florianópolis perdeu sua vaga para Natal mesmo com estrutura que São Luís nem conta – é só conferir amigos, sem bairrismos ou ilusões. Tem mais, muito mais, e vamos lá que a luta é glóriosa: Avenida dos Franceses, avenida dos Franceses meu Deus, única a servir o Castelão por que a outra é rua, caos urbano, escoltada por entre esgotos a céu aberto e lixo depositado constantemente no canteiro central por parte do povo nada bem educado, com carroças a entravar o trânsito, coisa que assustou a seleção canadense femenina de basquete quando veio disputar um torneio em São Luís faz uns dez anos (ficaram estupefadas, absortas, imóveis, descrentes com tal imagem – fui testemunha ocular do fato na ocasião), além do barreto e todas as suas mazelas. Estão de brincadeira. Nunca esquecerei das piadinhas dos paulistas quando o Brasil se classificou contra a Venezuela naqueles 3X1, para a Copa do mundo do Romário. Estava em S. José dos Campos a ouvir as rádios de São Paulo e os comentários unânimes, eu disse unânime, da falta de estrutura da cidade, do Castelão e do Barretão, e como disse Márcio Guedes ” O estádio favelizado construído com dinheiro do pobre povo do estado mais pobre da federação”, ele mesmo que abomina o Nojinho Santos chamando-o de: ” Não sei como o Corinthians conseguiu empatar com o Sampaio Correa (Copa do Brasil) no acanhado (ele até riu aqui neste trecho) Nosinho Santos, um campo de várzea” – concluiu. Que pauleira, hein…
    Amigos maranhenses. É muito fácil sonhar, mas quantos de nós realmente já parou para pensar nas consequências desses delírios. Certo, diríamos: Mas pode ser que melhorem a cidade com a Copa – irão asfaltar as ruas, limpá-la, construir praças, ampliar (o que duvido) as nossas pseudo-avenidas, transformar o Aeroporto deixando de ser um ponto de parada de avião que sequer permite-nos ter visão das suas duas pistas e por aí vai. Ora bolas. Até parece que nossos polítcos não viajam mundo afora. São sim conhecedores da nossa fraca, fraquíssima estrutura e querem nos vender ilusão, ou será que o Comitê da Copa capitulou em face de interesses maiores, ou menores como queiram.
    Com efeito, o ex-governador nada fez pelo estádio Castelão, e para falar a verdade nem pelo Maranhão – outro engodo. Agora seria sim bom recuperá-lo. Mas gostaria de ver os nossos “times” também recuperados, transformados em clubes, organizados e vencendo dentro e fora do estado, trazendo-nos orgulho e alegria. Contudo, até que isso ocorra, se é que ocorrerá um dia, anátema é ter um elefante branco sem uso prático. Aliás, vai aqui uma sujestão: Quando inaugurado, isto nunca esquecerei, o sistema de som repetia exaustivamente – “João Castelo, o governador do século”. Ora, se assim é, quem recuperá-lo deveria ser denominado de que…. governador (a) do Milênio ou da Copa de 2014, sei lá. O certo é que melhor seria que lhe mudassem o nome para: Estádio do povo maranhense, do pobre e humilde povo maranhense.
    E para finalizar e não deixar dúvidas: Estádio para Copa do mundo eu conheço, a cidade também, pois lá fizeram com sucesso e organização, mas não me lembro de ter encontrado lixo, esgoto a céu aberto, falta de segurança, e outras cositas mas…Ah, havia só uma coisa em comum – referência a avenida, dos franceses, sim dos franceses, posto que era mesmo deles, e que avenida ou avenidas, pois em Paris é o que não falta obviamente. É o que podemos lá constatar, tanto turistas quanto moradores como eu fui. Ou seja, Sr. Zeca Soares, não daria para chegar a tanto concordo, mas qua estamos anos luz em desvantagem, isto estamos, e bota desvantagem nisso. No mais, “Au revoir, mes amis et à tout l’heure”, car Timon reviendra bientôt…

    RESPOSTA: MAS NÓS TEMOS QUE ACREDITAR E MOSTRAR QUE SOMOS CAPAZER E QUEREMOS MAIS.

  9. Melo

    O QUE ESTÁ FALTANDO PARA O CASTELÃO REABRIR, É O GOVERNO ATUAL, METER A MÃO NA MASSA , FAZER ESTE SECRETÁRIO INVISÍVEL APARECER, E DEIXAR DE CULPAR QUEM ROUBOU E NÃO FEZ NADA, TEM QUE DEIXAR ISSO PRA JUSTIÇA RESOLVER, E FAZER A SUA PARTE, QUE É ENTREGAR O ESTÁDIO AO POVO. SÓ ISSO.

    RESPOSTA: CERTO MELO, MAS NÃO DEPENDE APENAS DA VONTADE DE UMA PESSOA E O DINHEIRO? QUEM NESTA CIDADE NÃO SABE QUE O SOUZA NETO FOI UM ATLETA E COMO DESPORTISTA O QUE PODER FAZER PELO ESPORTE NO MARANHÃO NÃO TENHO DÚVIDA QUE FARÁ.

  10. Ueider Moraes

    Seria uma ótima São Luís ser subsede da Copa 2014!

    Quando Roseana perdeu as eleições de 2006, eu concluía ali que as chances de São Luís sediar uma eventual Copa eram zero (naquela época, era especulada uma eventual candidatura do Brasil para sede da Copa).

    Sabia que o governo que entrasse não faria sequer um esforço para trazer a Copa para cá, o que, SEM DÚVIDA NENHUMA, iria melhorar E MUITO a qualidade de vida da cidade. Só lembrando que, na última vez que o Brasil jogou aqui, em 2001, contra a Venezuela, quem governava o estado e lutou para que o Brasil jogasse aqui foi Roseana.

    Sobre o Castelão, o gramado está MUITO BOM! Seria uma boa pedida para jogos da Série D dos times maranhenses. Mas infelizmente, a infra-estrutura básica não está, nem de longe feita. O que é uma pena, pois da última vez que vi o estádio, não tinha sequer grama.

    Para abrigar a Copa, o governo terá que fazer mais do que colocar placar eletrônico, cadeiras e pintar banheiros. Tem que fazer toda uma reforma no complexo do Castelão, que precisa de bastante dinheiro. Além disso, o fosso que o estádio possui tem que ser retirado, até porque a FIFA não autoriza fossos em estádios.

    Mais um fruto do descaso da administração pública e do descaso do futebol maranhense.

    RESPOSTA: MAS SE SÃO LUÍS VIRAR UMA SUBSEDE TODAS AS ALTERAÇÕES CONFORME DETERMINA A FIFA TERÃO QUE SER FEITAS, DESSA FORMA TEREMOS O ESTÁDIO COMPLETAMENTE REFORMADO.

  11. FRANCISCO GAGLIANONE

    MARANHÃO, MAIS EXTAMENTE A CIDADE DE SÃO LUIS SUBSEDE DA COPA DE 2014!!!

    ISSO É BRINCADEIRA NÉ!!! SERÁ QUE ESTÃO FALANDO SÉRIO??? NÃO SERIA MELHOR ARRUMAR A BAGUNÇA QUE ESTÁ A CIDADE??? PERÍODO ELEITORAL SE OUVE COISA NESSA CIDADE….E NESSE ESTADO!!!

    RESPOSTA: DESCULPA CHICÃO, MAS A MATÉRIA NÃO TEM QUALQUER CUNHO POLÍTICO. VOCÊ JÁ PERCEBEU QUE TUDO QUE SE FAZ VOCÊ ACHA QUE TEM UM SEGUNDO PROPÓSITO? FUI AO CASTELÃO PORQUE MUITA GENTE ENTROU EM CONTATO COMIGO PEDINDO QUE EU MOSTRASSE A REALIDADE PORQUE ACHAVAM QUE O CASTELÃO TINHA FICADO PRONTO. E COMO TODOS VIRAM NAS FOTOS NÃO ESTÁ. É POSSÍVEL SIM SÃO LUÍS, TERESINA, BELÉM, RIO BRANCO E JOÃO PESSOA SEREM SUBSEDES DA COPA. NÃO É PROMESSA MINHA, AFINAL NÃO SOU CANDIDATO E NEM TÃO POUCO FIZ A MATÉRIA ORIENTADO POR QUEM QUER QUE SEJA.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: