Val Barreto detona erro do treinador do Moto

0comentário

O atacante Val Barreto terminou a Série D do Campeonato Brasileiro com dois gols marcados pelo Moto e ao fim da partida contra o Imperatriz, na noite desse domingo (24), no Castelão, ele saiu de campo criticando a escalação adotada pelo treinador Luís Miguel.

Sem citar nomes, o jogador disse que as mudanças feitas na semana do jogo decisivo contribuíram bastante para a desclassificação da equipe na Série D. O Moto perdeu os dois jogos para o Imperatriz, por 2 a 1, em Imperatriz, e 4 a 2, em São Luís.

“Sentimento de muita tristeza, pois nosso time estava ‘encaixadinho’, certinho. Aí um coletivo da semana ele quer mudar todo o esquema do nosso time, tirando volante pra botar. Futebol não é amizade. Futebol é coisa séria. Nosso trabalho foi por água abaixo. Escolha, amizade é dentro de campo, com um correndo pelo outro. Não essas palhaçadas aí. A culpa pelo resultado é nossa, é de todo mundo, mas acho que as escolhas tem que ser baseadas no trabalho dentro de campo”, declarou Val Barreto.

A mudança tratada pelo atacante foi a entrada de Sandro Bacabal como primeiro volante. O titular era Rafael Santos e Vitor Salvador também vinha ganhando espaço ao longo da competição, contudo para a partida decisiva, o treinador optou por escalar Sandro Bacabal, que chegou ao Moto por sua indicação. A mudança não deu certo e ainda no primeiro tempo, Sandro foi substituído por Rayro, que não tem a mesma característica de marcação. Assim, desde os 37 minutos do primeiro tempo, o Moto passou a jogar sem volante de ofício, diminuindo bastante a marcação e o Imperatriz aproveitou e dominou a faixa central do campo, já que o outro jogador que o Moto tinha nesta área era Doda, também pouco marcador. Doda, inclusive foi expulso, por reclamação aos 13 minutos do segundo tempo.

Ao fim do jogo, o treinador Luís Miguel pediu desculpas à torcida e disse que o trabalho desenvolvido foi sério.

“Peço desculpas à torcida, pois fizemos tudo que estava a nosso alcance. Trabalhamos sério, demos o melhor pelo Moto e infelizmente nem eu nem os jogadores estiveram num dia bom”, disse o treinador.

O Moto concluiu sua temporada e volta a jogar agora só em 2019, quando disputará quatro competições, o Campeonato Maranhense, as copas do Nordeste e do Brasil e novamente a Série D do Campeonato Brasileiro.

Leia mais

sem comentário »

Feirinha São Luís valoriza a cultura maranhense

0comentário

Neste domingo (24), a programação cultural da Feirinha São Luís foi planejada para fortalecer a diversidade da cultura maranhense que é ainda mais perceptível durante o período junino. Nessa 55ª edição, a ação da Prefeitura de São Luís contou com a apresentação do Boi da Lua, Boi Estrela de Bequimão, Companhia Encantar, Grupo Marajunino, e a anfitriã Banda da Feirinha fazendo as honras da casa.

A gestora de beleza, Suelen Saraiva, é uma frequentadora assídua da Feirinha São Luís. “Minhas amigas costumam dizer que aqui é minha casa aos domingos. Eu acho muito interessante esse programa, onde encontramos amigos de infância e amigos da nossa família para tomar um café da manhã. É maravilhoso esse movimento cultural, onde temos a oportunidade de conhecer artistas locais e aproveitar grupos tradicionais. Gerando uma vitrine permanente da nossa cultura para os visitantes do Centro Histórico, e o melhor, com segurança para aproveitar o que é proporcionado”, disse.

O Programa Feirinha São Luís nasceu em junho de 2017, executado na gestão do prefeito Edivaldo, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa). A ação ocorre todos os domingos na Praça Benedito Leite, de 7h as 15h, tendo como objetivo principal incentivar a venda de produtos agroecológicos oriundos da agricultura familiar, além de apresentar aos visitantes a cultura e gastronomia ludovicense.

“Além de ser uma opção de lazer para a população aos domingos, a Feirinha São Luís é uma oportunidade para que agricultores e artesãos possam comercializar seus produtos. O projeto é mais uma estratégia do prefeito Edivaldo para o fortalecimento da agricultura familiar na capital, sendo um canal de escoamento da produção local, contribuindo com a melhoria na renda das famílias produtoras”, explica o titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues.

Em apenas um ano de existência, a Feirinha movimentou mais de 20 toneladas de produtos e subprodutos da agricultura local, recebendo cerca de 240 mil pessoas que geraram um capital circulante de quase R$ 12 milhões nos mais de 120 pontos de comercialização dentro e no entorno da Praça. No palco montado em frente à Associação Comercial já foram realizadas cerca de 300 apresentações culturais.

Cerca de 100 barracas são distribuídas pela Praça Benedito Leite para compor a Feirinha São Luís, destinadas para venda de produtos oriundos da agricultura familiar, artesanato, alimentação e ainda conta com foodtrucks e foodbikes.

Foto: Djalma Raposo

sem comentário »

Coerência necessária

0comentário

O desembargador Marcelino Chaves Everton, do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) barrou, na semana passada, uma tentativa, no mínimo, estranha do governo Flávio Dino (PCdoB) de realizar uma importante licitação com a participação de apenas um concorrente.

Estava pronto para ser finalizado o certame para a construção de um hospital de urgência e emergência, pelo Executivo estadual, em São Luís. A unidade foi batizada de Hospital da Ilha, pelos comunistas.

Curiosamente, o único concorrente seria um tal Consórcio Hospital da Ilha, codinome da dupla formada pela Construtora Amorim Coutinho – velha conhecida da gestão Dino e dos seus aliados em Caxias – e pela Solufarma do Brasil Engenharia.

Mas o desembargador do TJ não permitiu. Deferiu um mandado de segurança da Planova Planejamento e Construções S.A., e suspendeu a licitação.

Motivos não lhe faltavam mesmo: o tal Consórcio Hospital da Ilha havia sido inicialmente declarado inabilitado, mas entrou na marra, por decisão judicial, proferida pela desembargadora Cleonice Freire, em maio.

Com isso, seria o único licitante e, certamente, teria aprovada sua proposta de pouco mais de R$ 132 milhões para a realização da obra. Por essa razão, Everton mandou suspender o processo. Quer que, antes de sua continuação, o mérito do mandado de segurança que garantiu a Amorim Coutinho na licitação seja analisado.

Estado Maior

sem comentário »

Imperatriz atropela o Moto e vai disputar acesso

8comentários

O Imperatriz voltou a vencer o Moto e vai disputar o mata-mata de acesso à Série C em 2019.

No primeiro jogo, em Imperatriz, o Cavalo de Aço havia vencido por 2 a 1 e repetiu a dose neste domingo, ao bater o Moto, por 4 a 2, em pleno Estádio Castelão.

O Imperatriz do técnico Marcinho Guerreiro deu um banho tático no Moto de Luiz Miguel que mais uma vez errou feio na escalação, o que possibilitou que o adversário fosse superior durante toda a partida e garantiu a classificação com total merecimento.

O Moto chegou a abrir o placar com gol de Ramos, aos 18 minutos do primeiro, mas nem teve tempo da torcida comemorar, pois no minuto seguinte Cloves empatou para o Cavalo de Aço.

O Imperatriz virou o placar aos 33 minutos com André Penalva e aumentou aos 38 minutos com Júnior Chicão. O Moto diminuiu aos 47 minutos dando esperança torcida rubro-negra.

O Moto retornou para o segundo tempo pressionando e chegou a criar duas chances de gols, mas a defesa do Imperatriz salvou quase em cima da linha.

Aos 12 minutos do segundo tempo, Renan recebe a bola na esquerda, cruza rasteiro e Kaká ampliar para o Imperatriz 4 a 2.

Com o resultado, o Imperatriz segue na competição e vai enfrentar o Manaus-AM ou Brasiliense-DF A primeira partida será no Frei Epifânio.

O Moto permanece na Série D em 2019 e encerra uma temporada cheia de problemas, mas que o torcedor precisa reconhecer que os jogadores foram verdadeiros heróis diante de tudo que acompanhamos este ano.

Foto: Lucas Almeida

8 comentários »

São José de Ribamar abre festança junina

0comentário

A maior festa popular do país foi aberta oficialmente na noite deste sábado (23), no Parque Municipal do Folclore Therezinha Janssen, orla marítima de São José de Ribamar. O São João da cidade balneária segue até o dia 29 de junho, com mais de 100 brincadeiras que vão animar a festança.

E já na abertura, as cores, o bailado das índias, as brincadeiras além da batida forte das matracas e pandeirões deram o tom do que vai ser a temporada junina na cidade turística internacionalmente conhecida. O público presente que lotou o Parque Folclórico, gostou do que viu.

Seu Raimundo Santos, de 57 anos, disse que não há tempo melhor que o São João. “Todos os anos eu venho prestigiar as brincadeiras daqui de Ribamar porque eu adoro essa cidade, sem falar do boi de Ribamar que acompanho todos os anos”, disse o eletricista.

Além do Parque Municipal, a programação segue em outros 12 circuitos, sendo 9 oficiais além de 03 fora de época e ainda outros 04 que recebem o apoio da Prefeitura de São José de Ribamar por meio da Secretaria de Cultura.

Para o prefeito Luis Fernando, que antes mesmo de abrir oficialmente a temporada junina, percorreu diversos pontos da cidade prestigiando o batizado de várias brincadeiras, o São João é sem dúvida uma grande manifestação popular e que merece toda a atenção e principalmente incentivo por parte do poder público.

“Não medimos esforços para manter viva a nossa cultura e tradição. Além de um esforço muito grande para a realização da festa, também honramos com o pagamento antecipado dos cachês para que as brincadeiras pudessem se programar e assim realizar uma grande festa, a exemplo do que já estamos vivenciando”, parabenizou o prefeito.

Durante a intensa agenda de abertura do São João, Luis Fernando assinou o ato que modifica o nome do Viva Outeiro para “Praça João Damásio Pinheiro, o Garrafinha”. A justa homenagem, segundo o gestor, reflete o reconhecimento pelo trabalho e dedicação em prol da cultura ribamarense.

“Garrafinha foi um grande folclorista de Ribamar. E hoje estamos homenageando este grande homem que deixou um legado de cultura e amor que será eternizado por meio desta homenagem”, disse anunciando ainda a reconstrução da Praça e reforma da sede do boi de Ribamar.

(mais…)

sem comentário »

São João em São Luís é destaque na Rede Globo

1comentário

Vitrine dos festejos juninos, o Arraial da Praça Maria Aragão atraiu milhares de pessoas e foi visto por milhões em rede nacional, em mais um dia de atrações. A programação da noite deste sábado (23), teve destaque no São João do Nordeste, da Rede Globo, sendo transmitida ao vivo para os nove estados da região. O programa mostra as manifestações mais tradicionais desta que é a maior festa popular do país. O São João de Todos, realizado pela Prefeitura de São Luís e pelo Governo do Estado, mostrou a força dos sotaques de Bumba-Meu-Boi, a magia do Tambor de Crioula e a alegria do forró pé-de-serra.

O secretário municipal de Cultura (Secult), Marlon Botão, destacou o sucesso do evento. “Mais uma noite de festa e alegria para prestigiar a autêntica cultura maranhense. O nosso São João é único e não há outro igual. A Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado oferecem para ludovicenses e turistas uma festa diferenciada e que merece ser apreciada em todo o Brasil”, disse o  secretário.

Na lista de atrações da noite, grupo de Tambor de Crioula Arte Nossa; a dança portuguesa Raízes de Portugal; os sotaques da baixada, alternativo, orquestra e matraca representados nos nomes consagrados do Bumba-Meu-Boi como Boi de Nina Rodrigues, Boi de Santa Fé, Grupo alternativo Novilho Branco e o Boi da Maioba. No Barracão do Forró, a apresentação do Trio Poeirão e o grupo Os 3 do Forró. Ainda na Praça Maria Aragão, o grande show da noite com Lairton e seus teclados, levando o público a dançar juntinho e relembrar grandes sucessos.

A festança da noite abriu com a apresentação do grupo de Tambor de Crioula Arte Nossa, às 19h, mostrando uma das mais fortes manifestações da cultura popular maranhense. Nascido no Centro Histórico, o grupo possui mais de 10 anos de atividade e além do folclore e desenvolve projetos sócio-culturais para adolescentes da comunidade. O grupo levou ao palco do arraial da Maria Aragão, a expressão da matriz afro-brasileira e envolveu o público com sua dança, canto e rica percussão.

Dos fortes tambores de crioula para a magia da dança portuguesa com o grupo Raízes de Portugal, seguido pela batida firme e contagiante do Grupo Alternativo Novilho Branco, que se apresentou ao público. São mais de 10 anos nos arraiais maranhenses e a sintonia dos mais de 130 integrantes, entre dançarinos e percussionistas, animou quem visitou a festança junina na praça.

Foto: Divulgação

Leia mais

1 comentário »

Dono do Luis XIII é operado e se recupera na UTI

1comentário

O empresário Rodolfo Silva, proprietário do Palácio Luis XII foi operado às pressas, ontem à noite (23), no Hospital São Domingos.

Após ser diagnosticado com entupimento na artéria descendente anterior que impedia a vascularização de um dos lados do coração, o empresário precisou colocar dois stents.

Ele já havia sido submetido à colocação de outros três stents em cirurgia anterior.

A cirurgia durou aproximadamente 3 horas e Rodolfo se recupera na UTI.

Foto: Arquivo pessoal

1 comentário »

Moto e Imperatriz decidem mata-mata na Série D

3comentários

Moto e Imperatriz voltam a campo neste domingo (24), pelo Campeonato Brasileiro Série D para decidir quem segue na competição e vai brigar pelo acesso à Série C em 2019.

O Imperatriz venceu o primeiro jogo no Frei Epifânio D’Abadia por 2 a 1 e tem a vantagem do empate para garantir a classificação.

O Moto precisa vencer a partida por dois gols de diferença para seguir na competição. Se vencer por um gol de diferença, a decisão da vaga será nas cobranças de pênaltis.

As duas equipes fizeram a final do Campeonato Maranhense e o Moto levou o título ao vencer por 3 a 0 em São Luís e perder por 2 a 1, em Imperatriz.

Nesta Série D, o Moto tem 100% de aproveitamento em casa, pois venceu os 4 jogos que realizou diante da sua torcida. Fora de casa, o Imperatriz tem dois empates e duas derrotas.

Tudo sobre Moto e Imperatriz você acompanha pela Rádio Mirante AM.

3 comentários »

Sampaio vacila e perde para o Atlético-GO

3comentários

O Sampaio sofreu a sua primeira derrota dentro de casa sob o comando do técnico Roberto Fonseca.

O Tricolor foi derrotado pelo Atlético-GO por 3 a 2, no Castelão e deixou escapar a chance de encostar nos primeiros colocados.

O time goiano abriu logo nos primeiros minutos da partida 2 a 0, com Pedro Bambu e Júlio César. O Sampaio diminuiu ainda no início da partida com Jheimy cobrando pênalti.

No segundo tempo, os maranhenses foram buscar o empate com o zagueiro Maracás, mas no fim do jogo, o atacante Renato Kayser faria 3 a 2 para o Atlético-GO.

Com o resultado, o Sampaio caiu para a décima quinta colocação com 14 pontos e está a apenas dois pontinhos da zona de rebaixamento.

O próximo jogo do Tricolor será contra o Londrina, no Estádio do Café, no domingo (1), às 18h, mas antes enfrenta o ABC-RN, na quarta-feira (27), pela semifinal da Copa do Nordeste.

Foto: Lucas Almeida

3 comentários »

Andrea alerta para tentativa de censura de Dino

0comentário

sem comentário »