Prefeitura renova sinalização em São Luís

0comentário

Nova sinalização nas avenidas de grande fluxo da capital para orientar melhor pedestres e motoristas. O trabalho intenso das equipes da Prefeitura de São Luís está concluindo as ações para revitalizar faixas de pedestres, faixas contínuas, placas e outros itens de sinalização horizontal e vertical, na área central da cidade. Os trabalhos iniciaram esta semana, coordenados pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).

Foram recuperadas as faixas de pedestre ao longo da Avenida Beira-Mar, nos trechos em frente ao Viva, à Reffesa e no cruzamento da Ponte São Francisco bem como em outros locais. O prefeito Edivaldo tem acompanhado as obras de intervenção e de melhoria do complexo viário da Cidade. Ao longo desta semana ele visitou alguns trechos em obras para verificar de perto o andamento dos trabalhos. As visitas acontecem à noite na companhia de secretários da pasta. Entre os locais visitados estão a área do Centro e Avenida Jerônimo de Albuquerque, na altura da Cohab, onde acontece a última etapa da obra de intervenção viária que está sendo realizada no local pela Prefeitura.

O secretário da SMTT, Canindé Barros, informou que, após esta etapa, os serviços serão ampliados para corredores viários maiores – avenidas e outros bairros da capital. “Vamos ampliar estas intervenções que a Prefeitura vem realizando nos principais pontos de tráfego na capital. São ações que se somam ao objetivo da gestão do prefeito Edivaldo em proporcionar um trânsito com mais fluidez e segurança, tanto para pedestres como para motoristas. Acrescenta-se a isso um maior disciplinamento do tráfego diário”, pontuou Barros.

Na lista de ruas, avenidas e vias que terão a ação de sinalização horizontal e vertical no Centro estão a Avenida Vitorino Freire, Kennedy, Canto da Fabril, Africanos, Beira-Mar, Praça Pedro II, Praça João Lisboa, Rua das Cajazeiras, Avenida Magalhães de Almeida, área do Mercado Central, Portinho, Rua do Sol, Rua do Paz, Rua de Santana, Rua do Alecrim, Rua 7 de Setembro e Rua Rio Branco, entre outras vias.

Foto: Maurício Alexandre

sem comentário »

Mudança, acesso e o futuro do Sampaio

0comentário

O retorno do Sampaio à elite do futebol nacional está totalmente relacionado à mudança de postura adotada pelo presidente e deputado estadual Sérgio Frota.

A campanha desastrosa na temporada 2016 e que culminou com o rebaixamento para a Série C e a pífia participação no primeiro turno do Campeonato Maranhense deste ano, quando a equipe sequer passou da primeira fase foram decisivas para que Sérgio Frota entendesse que era ora de mudar.

O dirigente passou a falar e querer aparecer menos e decidiu trabalhar mais e a buscar respostas para tantos fracassos seguidos.

Frota mudou tudo no Sampaio e aos poucos começou a colher os frutos com o seu time de operários desconhecidos e um treinador que conhece a realidade do futebol da nossa região. Venceu o segundo turno, foi campeão maranhense e arrancou para o acesso à Série B.

De agora em diante o desafio será outro ainda maior. Sérgio Frota terá que manter a excelente base que possui e começar logo a pensar 2018. E que os erros recentes jamais se repitam.

O Sampaio terá na próxima temporada um calendário bastante interessante com competições como a Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro Série B e não poderá reclamar da falta de recursos financeiros, pois terá dinheiro suficiente para montar uma boa equipe e fazer boas campanhas.

Do outro lado, vamos esperar que o torcedor Tricolor entenda este novo momento e que retorne aos jogos e que apoie o Sampaio com o sócio torcedor.

Somado ao calendário interessante e recursos que virão, a participação do torcedor será fundamental para que o Sampaio continue tendo sucesso.

sem comentário »

O vergonhoso governo de Flávio Dino

0comentário

Nem vou relembrar o que S.Ex.a prometeu ao povo na campanha eleitoral, onde jurou destinar os recursos que a governadora Roseana gastava com aviões para a saúde, educação e segurança. Hoje Flávio Dino gasta muito mais que o governo anterior e ainda usa, com seu séquito, os helicópteros do GTA da Segurança Pública para suas viagens eleitoreiras ao interior. É um sem palavra e sem moral.

Em relação a “licitação” das aeronaves, quem duvidava que a Heringer Taxi Aéreo teria o contrato? Ninguém. O problema não é discutir a validade, os vícios e a conduta adotadas para manter a Heringer dona desses contratos pela terceira vez consecutiva. O problema grave é que nenhuma providência é tomada após tantas denúncias de ilegalidades. Veio a primeira, a segunda e agora a terceira licitação com a Heringer reinando soberana, e nada de providências. A famigerada e inútil Secretaria da Transparência criada e propalada como instrumento de controle para combater a “corrupção” é cega para tudo o que se refere ao governo Flávio Dino. Só é usada para fraudar auditorias com o intuito de perseguir inimigos do governo dando subsídios para ações judiciais com objetivos de vingança política. Seu titular, Rodrigo Lago, que deveria tá condenado por ter desviado recursos da saúde de Caxias, é um fantoche inútil, e não tá nem aí para defender o patrimônio do povo maranhense dilapidado por esse governo inconsequente e tudo acontecendo debaixo do seu focinho.

O Rodrigo Maia da PGE transformou o órgão em instrumento de perseguição política, no escritório pessoal de advocacia de Flávio Dino e numa espécie de SNI dos tempos da ditadura para ameaçar jornalistas críticos do governo. Estamos aguardando que o Ministério Público e o Ministério Público de Contas tomem finalmente a iniciativa de investigar os fatos denunciados por nós, deputados de oposição, todos os dias nas sessões da Assembleia, que é o que podemos fazer porque a maioria governista não nos permite nada mais que isso, e pela imprensa que tem publicado em destaque quase que diários as suspeitas de crimes praticados pelo governo, neste caso da Heringer, em detalhes escabrosos de dirigismo e favorecimento.

São tantos os casos denunciados, todos gravíssimos, de todas as áreas, que causam grande espanto pela passividade dos órgãos de controle, que pela sua natureza, estrutura e experiência poderiam fazer um controle em tempo real da legalidade de todas essa ações denunciadas. O caso da Heringer é escandaloso, o do asfalto ‘sonrisal’ colocados sem nenhuma infraestrutura com dinheiro de empréstimo do BNDES também; o desvio criminoso de finalidade da obra de ampliação do Hospital Carlos Macieira, a compra superfaturada de remédios, o caso da clínica Eldorado, a funcionária fantasma do secretário de Saúde, que nenhum cristão do governo, nem os seus dois “rodrigos” tão obedientes ao chefe quando é pra perseguir inimigos e humilhar coronéis, tiveram coragem de sair em defesa do governador e do secretário; a mentira das propagandas oficiais, o uso indevido e ilegal, pelo governador e secretários, dos helicópteros da Segurança Pública; o desvio de finalidade de recursos orçamentários da previdência estadual, o abandono criminoso das estações de tratamento de esgoto que não estão funcionando desde o início do governo, jogando esgoto puro nos manguezais e rios.

Além de tantos e tantos outros graves crimes que aqueles que têm a responsabilidade de fiscalizar ainda não se sensibilizaram. Ao contrário do povo, que está demonstrando toda sua decepção, desaprovação nas recepções frias do governador nas suas andanças eleitoreiras e através das pesquisas de avaliação que mostram um governo desaprovado e um governador sem chance de reeleição, mesmo com todo uso da máquina governamental criminosamente utilizada em seu favor.

*Andrea Murad é deputada estadual

sem comentário »

Alcântara recebe reforço para segurança

0comentário

Em cerimônia realizada na última sexta-feira (22), no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, acompanhado do delegado Rafael Almeida Pereira, dos vereadores Nilson Pereira (PR), Ribinha (PCdoB), Haroldo Jr (PCdoB), Ivan Ferreira (SD) e Guterres Filho (PCdoB), além de assessores, o prefeito de Alcântara, Anderson Wilker (PCdoB), recebeu das mãos do governador Flávio Dino e do deputado Othelino Neto, uma viatura da Polícia Civil, das 48 entregues aos municípios maranhenses.

Para o prefeito de Alcântara, a ação do governo é de grande importância, pois a segurança pública é um dos maiores desafios enfrentados no estado. “O governador Flávio Dino, assim como o deputado Othelino tem nos ajudado bastante em Alcântara. Estamos com quase 9 meses de gestão em um município que foi destruído nas últimas gestões. Já entregamos uma ambulância equipada, um ônibus escolar, uma motoniveladora e agora uma viatura para ajudar a melhorar a segurança de nosso município. Se das dificuldades, mas reconheço minha responsabilidade. Estou trabalhando diuturnamente para melhorar a vida dos alcantarenses, e com essas parcerias, eu não tenho dúvidas” – destacou Anderson.

O governador Flávio Dino destacou a importância das entregas e falou do momento em que o Brasil atravessa, quando o assunto é segurança. “Neste momento em uma das cidades mais importantes do mundo, o Rio de Janeiro, está acontecendo algo inédito na segurança. Todos os voos foram cancelados, ninguém entre e muito menos sai nos Ares da capital carioca. As forças armadas invadiram o Rio, e este momento mostra a importância da entrega destas viaturas. Sei que precisa mais, mas estamos trabalhando por prioridades. E neste momento é a segurança. Já entregamos quase 800 viaturas em 33 meses de gestão, ou seja, a cada 24h32min entregamos uma viatura no Maranhão” – finalizou.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Sampaio garante acesso à Série B

1comentário

O Sampaio garantiu o retorno à Serie B com o empate por 1 a 1, com o Volta Redonda, neste sábado (23), no Estádio Castelão.

Após a vitória por 1 a 0, no primeiro confronto do mata-mata, no Raulino de Oliveira, o time maranhense precisava apenas de um empate para confirmar o acesso, mas saiu na frente do placar com Fernando Sobral, aos 36 minutos do segundo tempo.

O Volta Redonda empatou aos 41 minutos com gol do zagueiro Luan, mas era tarde para tentar virar o jogo e acabar com a festa Tricolor.

Com o resultado, além de conquistar o acesso, o Sampaio vai fazer uma das semifinais da Série C. O adversário será o Fortaleza-CE que foi derrotado pelo Tupi-MG, por 1 a 0, mas como havia vencido a primeira partida por 2 a 0, no Ceará, também conseguiu garantir o acesso.

A primeira partida das semifinais será no próximo sábado, em Fortaleza.

Outros dois jogos definirão as outras duas equipes a garantirem o acesso. O São Bento recebe o Confiança hoje, às 19h, em Sorocaba. No primeiro jogo o São Bento venceu em Aracaju, por 2 a 0.

Na segunda-feira, o CSA-AL recebe o Tombense-MG, às 20h30, no Rei Pelé, em Maceió. O time alagoano venceu o primeiro jogo, em Tombos, por 2 a 0.

Foto: Divulgação/ Sampaio

1 comentário »

Edivaldo entrega escola no Santa Cruz

0comentário

No mês em que São Luís celebra 405 anos de fundação, o prefeito Edivaldo tem cumprido uma intensa agenda de entrega de obras. Nesta sexta-feira (22), o gestor inaugurou a Unidade de Educação Básica (U.E.B.) José Assub, localizada na rua Santa Laura, bairro Santa Cruz. A escola, climatizada, integra um pacote de mais de 60 já inauguradas, entre as quais as U.E.Bs. Henrique de La Roque e Alberto Pinheiro que estão entre as entregues este mês. A meta é entregar, até o fim do ano, 120 unidades requalificadas.

Além de escolas, o prefeito também entregou em setembro dois Ecopontos – no Renascença e Residencial Esperança – e 21 casas no Coroadinho, beneficinado famílias remanejadas de áreas de riscos. “São ações positivas que estamos realizando na cidade. Temos trabalhado pela população. Esta é mais uma escola tradicional da nossa rede que estamos entregando totalmente reformada”, destacou o prefeito Edivaldo que tem reservado as noites para vistoriar as obras de intervenção no trânsito da capital, já que os trabalhos ocorrem com mais intensidade no período noturno.

Acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda e do vice-prefeito Julio Pinheiro, Edivaldo foi recebido com festa por ex-alunos, pais de alunos, alunos, professores, gestores e pessoas da comunidade.

“Me sinto muito feliz em estrar entregando mais uma escola. Educação é um compromisso desta estão. Já entregamos mais de 60 escolas graças ao planejamento e compromisso do prefeito Edivaldo. Este será o grande legado que ele deixará para a histórica desta cidade”, destacou o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa.

Fotos: A. Baeta

sem comentário »

Lula Fylho aponta avanços na saúde

0comentário

O titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Lula Fylho, participou nesta sexta-feira (22) de audiência pública na Câmara Municipal de São Luís. O gestor da pasta mostrou aos vereadores e para a categoria o cenário da área na capital maranhense e as ações que a Prefeitura de São Luís está realizando para avançar, mesmo enfrentando problemas que fogem das competências da gestão.

O secretário mostrou que a pasta está se encaminhando para o rumo certo, resolvendo problemas crônicos herdados por gestões anteriores, como nos Socorrões. “Chega aos Socorrões I e II aproximadamente R$ 1 milhão para cada um dos hospitais. Só que os gastos mensais em cada unidade são superiores a R$ 10 milhões. Nessa conta, a Prefeitura tem que arcar com mais de R$ 8 milhões todo mês para manter cada um. Na crise que passamos não é fácil essa missão”, disse o secretário.

A parceria com o Governo do Estado tem dado suporte para essa melhoria não somente para manter funcionando as unidades com bom atendimento e sem a superlotação encontrada em gestões anteriores, mas também para trazer investimentos como novos equipamentos e reformas na estrutura dos hospitais.
Além da situação dos Socorrões, a reforma do Hospital da Criança, na Alemanha, também foi abordada. Um novo projeto está em fase de conclusão e na próxima semana as obras deverão ser retomadas. “Além disso, colocamos uma equipe da Semus para fazer a fiscalização do trabalho para que tudo saia conforme o previsto”, disse o secretário. A previsão para a entrega do hospital é abril de 2018.

O secretário também explicou os motivos que levaram a paralisação na construção da maternidade da Cidade Operária. Segundo o gestor, a obra está sem recurso, apesar da verba já ter sido empenhada. O Governo Federal – responsável por mais de 90% do valor a ser pago pela construção – não pagou o serviço já feito e a empresa que ganhou a licitação decidiu romper o contrato e não mais fazer a obra.

Por causa disso, a Prefeitura precisou fazer novo projeto de construção da maternidade para depois fazer nova licitação para contratar uma outra empresa. “A paralisação é algo que independe da Prefeitura de São Luís”, disse.

Lula Fylho também tratou sobre o problema no atraso salarial dos técnicos de enfermagem. Ele assegurou que a situação já está sendo resolvida e que na próxima semana os funcionários contratados receberão os vencimentos.

Já sobre o modelo de contratação de profissionais de saúde, está sendo estudado uma nova saída. Uma comissão foi formada na Semus para que se verifique se o melhor modelo é contratação por meio de Oscips, se deverá ser realizado um concurso público ou se deverá ser criada uma empresa pública para contratação dos profissionais da área.

“Depois que o estudo do melhor modelo for concluído, vamos apresentar ao Ministério Público”, afirmou Fylho.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Honorato participa de lançamento no PT

0comentário

O presidente do Diretório Municipal do PT de São Luís, vereador Honorato Fernandes, participou na quinta-feira(21), em São Paulo, do lançamento da Plataforma Brasil que o Povo Quer, que contou com a presença do ex-presidente Lula, da presidenta do PT Gleisi Hoffmann (PT-PR), a ex-ministra Tereza Campello e o presidente da Fundação Perseu Abramo, Marcio Pochmann, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT-SP), o vereador Eduardo Suplicy (PT-SP), a deputada Benedita da Silva, o deputado Carlos Zarttini (PT-SP) os senadores Lindbergh Farias (PT-RJ) e Humberto Costa (PT-PE), além de representantes de movimentos sociais.

Márcio Pochmann apresentou a plataforma, que faz parte de um projeto mais amplo, incluindo também debates presenciais transmitidos ao vivo com lideranças políticas e especialistas, além de um relatório final que será entregue ao Diretório Nacional do PT.

“Esse é um projeto para escutar a maior riqueza desse país, que é a diversidade. Diversidade de gênero, diversidade de religiões, diversidade de cultura, diversidades regionais”, afirmou Pochmann destacando o papel da plataforma para “viabilizar a participação popular”. Como parte do lançamento da Plataforma teve o debate Fome e Miséria no Brasil.

O ex-presidente Lula que um dos objetivos do lançamento desta Plataforma é fazer um chamamento à sociedade para que ela diga ao Brasil que ela quer.

“Essa é a primeira demonstração de que o PT evoluiu e a esquerda evoluiu para compreender que o País não é nosso. Nós que somos do País”, disse Lula.

O vereador Honorato Fernandes destacou a importância do lançamento da plataforma que será um poderoso instrumento de informação e acompanhamento da situação que o Brasil vive.

“A fome voltou a assombrar a nossa população. Este governo golpista que ai está trabalha incansavelmente no desmonte das políticas públicas implantadas pelo PT. É necessário que a população tome conhecimento da real situação que o nosso País se encontra para que juntos possamos trabalhar para mudar este sombrio quadro”, disse Honorato Fernandes.

Fotos: Divulgação

sem comentário »

Justiça decide por professores de Cantanhede

0comentário

A desembargadora Cleonice Freire, em decisão proferida nesta sexta-feira (22), concedeu tutela antecipada, fruto de ação rescisória interposta no Tribunal de Justiça do Maranhão pelo escritório Cutrim & Lima Advogados Associados, de propriedade do advogado Gil Cutrim, tornando sem efeito sentença do juízo de 1º grau que exonerou 106 professores da rede municipal de ensino de Cantanhede.

Com a sentença, os docentes terão que ser reincorporados as suas funções pela prefeitura da cidade.

“Os professores me procuraram, pediram minha ajuda. São pais e mães de família que estavam vivendo um verdadeiro martírio. Felizmente, a Justiça prevaleceu”, disse Gil Cutrim, que é ex-prefeito de São José de Ribamar e ex-presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem).

Ele esteve em Cantanhede nesta tarde comemorando a vitória judicial com os educadores, estudantes e população.

A decisão da desembargadora tornou sem efeito sentença do juiz Frederico Feitosa de Oliveira, da Comarca de Cantanhede, e que foi homologada pela Quarta Câmara Cível do Tribunal de Justiça.

A referida sentença, resultado de ação civil pública movida pelo Ministério Público, anulou a segunda fase do concurso público realizado pela prefeitura de Cantanhede em 2009.

Em função disso, 106 professores aprovados foram exonerados pelo governo municipal, o que gerou uma série de protestos promovidos pela sociedade civil organizada do município e estava comprometendo o ano letivo dos alunos.

No entanto, a desembargadora acolheu os argumentos da defesa dos professores, que provou que o certame não poderia ser totalmente anulado em virtude do MP ter detectado suposta fraude praticada por apenas dois candidatos.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Sampaio pode fazer história outra vez

1comentário

Vinte e três de setembro pode ficar marcado na história do Sampaio como o dia do retorno do Mais Querido à 2ª divisão, após o rebaixamento em 2016.

Em 2012, nesta mesma data, o Sampaio subia da Série D para a C.

Agora, após a vitória no primeiro jogo por 1 a 0, no Raulino de Oliveira, o Sampaio só precisa de um empate contra o Volta Redonda para garantir o acesso à Série B. Para isso, só precisa empatar neste sábado (23), às 16h30, no estádio Castelão, em São Luís.

O Sampaio só não sobe se perder pelo mesmo placar e for derrotado nos pênaltis ou em caso de vitória do Volta Redonda por um gol de diferença a partir do placar de 2 a 1.

A expectativa é de público em torno de 40 mil torcedores. A partida será dirigida pelo árbitro gaúcho Leandro Vuaden.

No Sampaio, a novidade será o retorno do volante Diego Silva – um dos principais jogadores do time. O técnico Francisco Diá definiu a equipe com: Alex Alves; Pedro Costa, Odair Lucas, Maracás e Esquerdinha; Zaquel, Diego Silva, Fernando Sobral e Hiltinho; Felipe Marques e Isac.

Acompanhe tudo sobre Sampaio e Volta Redonda pela Rádio Mirante AM.

Jogos de volta

23/09 – sábado
16h30 – Sampaio-MA x Volta Redonda-RJ
20h30 – Tupi-MG x Fortaleza-CE

24/09 – domingo
19h – São Bento-SP x Confiança-SE

25/09 – segunda-feira
20h30 – CSA-AL x Tombense-MG

1 comentário »