Fantástico repercute uso político da PM no Maranhão

0comentário

O programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, exibiu na sua edição deste domingo (22) reportagem sobre a circular da Polícia Militar que mandava monitorar políticos da oposição no Maranhão.

O Ministério Público Federal (MPF) instautou um procedimento para apura o caso e pediu esclarecimentos ao governo do Maranhão. Segundo a Procuradoria Regional Eleitoral (PGE) o documento fere a Constituição e a ordem pode ser considerada abuso de autoridade porque usa agentes públicos para beneficiar um candidato ou partido político.

“A Polícia Militar do Maranhão foi ordenada pelo governador do Estado do Maranhão a perseguir os opositores, a transformar o Maranhão numa nenezuela, numa Coréia do Norte. Isso é um acinte à democracia.”, destaca o deputado Sousa Neto.

“Amanhã mesmo apresentarei um requerimento de convocação dos policiais que assinaram esses ofícios para prestar esclarecimentos à Assembleia sobre fatos”.

“A gente vê uma organização prévia da nossa polícia que é uma política de estado, ela não tem lado político se organizando para ser uma política de governo querendo escolher lado para atuar nas eleições”, Pedro Alencar, vice-presidente da OAB.

Nas redes sociais, o governador Flávio Dino afirmou que a ordem não partiu dele e que mandou demitir o oficial que assinou o documento que assinou que, segundo o governador não tem valor legal.

O secretário de Segurança Pública, Jeferson Portela nega que a ordem tenha partido dele ou do governador.

Veja a reportagem na íntegra

sem comentário »

Moto vence fora na estreia da Série D

2comentários

O Moto estreou com vitória no Campeonato Brasileiro Série D.

O campeão maranhense não fez uma boa partida, mas jogou o suficiente para bater o Assu, por 1 a 0, no interior do Rio Grande do Norte e volta ao Maranhão com três pontos muito importantes.

O gol da vitória rubro-negra foi marcado por Ricardo Maranhão, aos 28 minutos do segundo tempo.

Com o resultado, o Moto lidera o grupo A5 com 3 pontos, pois no outro jogo o Sparta-TO e Altos-PI empataram por 1 a 1.

O Moto volta a jogar no próximo domingo (29), às 16h, no Estádio Nhozinho Santos.

Pelo grupo A4, Cordino e Ferroviário-CE empataram por 1 a 1. O 4 de Julho-PI venceu o Interporto-TO por 1 a 0.

Pelo grupo A6, Guarani de Juazeiro-CE e Belo Jardim-PE empataram por 3 a 3. Nesta segunda-feira, o Imperatriz recebe o América-RN, às 19h, no Frei Epifânio.

2 comentários »

Hilton valoriza mão de obra local em Santa Rita

0comentário

A atual gestão de Hilton Gonçalo em Santa Rita vem sendo reconhecida por valorizar a mão de obra local, gerando emprego e renda. Os recursos do ISS – Imposto Sobre Serviço – vem sendo bem utilizado de forma inteligente pela Prefeitura. O recurso é utilizado para o desenvolvimento de programas como o Banco do Povo por intermédio da Secretaria Municipal de Emprego e Renda.

No que diz respeito à distribuição de renda, a Prefeitura de Santa Rita é destaque também com programas sociais: Bolsa Saúde, Bolsa Maternidade, Bolsão Jovem e também a Lei do Estagiário.

Exemplo do sucesso do Banco do Povo é que ocorre no setor da educação municipal. As carteiras escolares que outrora eram compradas em outros estados, hoje elas são confeccionadas em Santa Rita.

A Creche Tia Banga está recebendo as carteiras produzidas em Santa Rita e em breve outras escolas também serão contempladas.

“Nosso mandato vem se destacando muito no que diz respeito à valorização de mão de obra local, entre outros programas bem elaborados por nós, podemos ver que dessa maneira iremos diminuir muito o índice de desemprego no município, pois a cidade de Santa Rita possui muitos profissionais e agora estão sendo bem valorizados, estamos ampliando e dando continuidade aos programas que também funcionavam nos meus outros mandatos, fazendo assim com que o dinheiro circule na cidade”, destacou Hilton Gonçalo.

sem comentário »

Feirinha estimula venda de produtos agroecológicos

0comentário

A Feirinha São Luís, programa da Prefeitura executado na gestão do prefeito Edivaldo, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), ocorre todos os domingos na Praça Benedito Leite, de 7h as 15h, tendo como objetivo principal incentivar a venda de produtos agroecológicos oriundos da agricultura familiar, além de apresentar ao público a cultura e gastronomia ludovicense. No local é possível encontrar frutas, hortaliças e produtos oriundos dos pequenos produtores.

Em menos de um ano de realização, a Feirinha movimentou, em média, 15 toneladas de produtos e subprodutos agrícolas, tornando-se uma importante janela para o escoamento da agricultura familiar da capital. São Luís tem 11 polos agrícolas, fortalecendo a geração de renda do produtor, com o estímulo à venda do que é plantado e cultivado na região.

O secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Ivaldo Rodrigues, ressalta o apoio do prefeito Edivaldo à Feirinha São Luís.

“Temos uma diversidade grande de setores na Feirinha, como agricultura, gastronomia, artesanato, cultura e literatura. Essa mistura de coisas boas feitas em nossa cidade é a receita que deu certo. O projeto já é sucesso e foi abraçado pela cidade, continuando a todo vapor, trazendo sempre novidades ao público”, destaca o titular da Semapa.

Saúde

Neste domingo (22), foi realizada a 46ª edição, com ações de prevenção à hipertensão arterial e de combate ao Aedes aegypti, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Quem foi ao evento, recebeu informações sobre os riscos de doenças como a hipertensão e também as causadas pelo mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Durante ação de saúde, as crianças puderam aprender, de forma lúdica e com a presença de uma pessoa fantasiada de mosquito, sobre a importância do combate ao Aedes aegypti.

Na ocasião, equipes da Semus falaram sobre as formas de prevenção e a importância do diagnóstico precoce da hipertensão, tão comum entre os brasileiros. Foram realizadas aferições de pressão arterial, avaliação e orientação alimentar, ação educativa abordando os cuidados com a saúde e prevenção da doença e atividades corporais. O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, acompanhou a ação.

Foto: Renato Carvalho

sem comentário »

Antonio Américo é reeleito na Federação

0comentário

Domingo foi dia de eleição na Federação Maranhense de Futebol (FMF).

Pouco divulgada, a eleição causou muito surpresa no meio futebolístico, mas com apoio em peso das Ligas Amadoras e dos clubes da primeira divisão, o atual presidente Antonio Américo foi eleito para comandar a FMF, no período entre 2019 a 2022.

Américo assumiu a FMF em 2011 como interventor após queda de Alberto Ferreira. Foi eleito presidente em 2012 e reeleito em 2019 para comandar a entidade até 2019. Agora terá mais quatro anos pela frente. Até lá serão 11 anos de comando no futebol maranhense.

Dos clubes da primeira divisão, apenas Moto e Maranhão não votaram no atual presidente.

O Moto como todo mundo sabe tem tido sucessivas brigas com a FMF. O MAC divulgou nota e disse que não concorda com o modelo atual do processo eleitoral.

Foto: Divulgação / FMF

sem comentário »

Andrea mostra abandono da Lagoa da Jansen

0comentário

Área administrada pelo Governo do Estado, considerada cartão postal da ilha de São Luís, a Lagoa da Jansen está em completo abandono. Foi o que mostrou a deputada Andrea Murad em passagem pelo local.

Lixo, muito mato, carro sendo lavado em cima do calçadão, aparelhos de ginástica quebrados e o posto policial deteriorado, realidade de um local que já foi ponto turístico da capital.

“Estou impressionada como acabaram com esse local. Lixo por toda parte. Mato. Verdadeiro absurdo. As pessoas já sabem que não tem administração, que lavam até carro em cima da calçada. Eu acho inacreditável a situação que o governo deixa a Lagoa. Esporte pra eles não existe, a Lagoa não tem segurança também, tem um posto policial com as janelas quebradas e dentro só imundície e sujeira. Será que Flavio Dino acha que faz um bom governo? Ele é ruim na educação, ele é ruim na saúde, ele é ruim até na administração de um parque”, disse Andrea durante gravação de vários vídeos mostrando o caos na área.

sem comentário »

Edivaldo vistoria obra de requalificação de praça

0comentário

O prefeito Edivaldo vistoriou, neste sábado (21), as obras de requalificação da praça localizada no Canto da Viração com Rua Celso Magalhães, Centro, em frente à Unidade de Educação Básica Bernardina Spíndola, que também está sendo reformada pela Prefeitura.

A requalificação do logradouro, em fase de conclusão, é uma obra feita em conjunto entre as secretarias municipais e o Instituto Municipal de Paisagismo Urbano (Impur). Além da requalificação da praça, no local estão sendo realizados, pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), serviços de recuperação da drenagem do entorno e melhoria da iluminação.

Segundo o prefeito Edivaldo, além de deixar a paisagem do local mais bonita, a obra vai contribuir para a recreação e aproximação da população.

“É mais uma praça que estamos requalificado no Centro, com o intuito de promover o lazer e a integração das pessoas. Os moradores, com certeza, ganharão mais qualidade de vida, pois as crianças, jovens, adultos e idosos terão um lugar aprazível para o lazer. Em toda cidade estamos implementando melhoria dos logradouros, garantindo, assim, um direito dos cidadãos e cumprindo o papel do poder público”, assegurou o prefeito Edivaldo, que estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda e de secretários municipais.

O espaço de lazer e esporte em uma área do Centro Histórico da cidade ganhou área construída de 2.246,61 m², recebeu nova pavimentação do passeio, estacionamento, recuperação da quadra de esporte, construção de rampas, playground, academia de saúde e instalação de bancos.

Foto: Honório Moreira

sem comentário »

Moto enfrenta o Assu na estreia da Série D

0comentário

Após a conquista do título estadual, o Moto estreia neste domingo, às 17h, no Campeonato Brasileiro Série D contra o Assu, no interior do Rio Grande do Norte.

A missão rubro-negra não será nada fácil, pois após o rebaixamento, o Moto vai tentar novamente retornar à Série C.

O técnico Marcinho perdeu três jogadores em relação ao time que vinha atuando no Maranhense. O volante Bruno Meneses e o meia Jaílson deixaram o Moto. O atacante Val Barreto com uma contusão não joga.

O time para a estreia em Assu será Rodrigo Ramos, Dieguinho, Wanderson, Werlei e Chico Bala; Rafael Santos, Romero, Doda e Everlan; Shalison e Rucardo Maranhão.

O Cordino que é outro representante maranhense na Série C, também estreia neste domingo, às 15h, contra o Ferroviário.

O Imperatriz estreia nesta segunda-feira, às 19h, contra o América-RN, no Frei Epifânio D’Abadia.

Foto: Lucas Almeida

sem comentário »

Filho de Jackson diz que Dino é uma farsa política

0comentário

O médico Igor Lago – filho do ex-governador Jackson Lago – que tem sido um dos mais duros críticos da governo Flávio Dino (PCdoB) se manifestou nas redes sociais sobre a denúncia de uso politico da PM para monitorar adversários políticos do Palácio dos Leões.

Se confirmado, segundo Igor Lago este  será o fato político mais grave que um governo tenha produzido nos últimos anos.

Igor finaliza o artigo classificando o governo de Flávio Dino “uma farsa política e administrativa!”.

Leia:

sem comentário »

Pré-candidatos condenam ‘Polícia Politica’ de Dino

0comentário

Três pré-candidatos ao governo do Maranhão se manifestaram nas redes sociais a respeito da circular que mostrou o uso político da Polícia Militar pelo governo Flávio Dino (PCdoB) para monitorar seus adversários políticos.

O documento que foi divulgado nas redes sociais provocou o repúdio da classe política.

O deputado Eduardo Braide (PMN) condenou o uso da política como instrumento de perseguição.

O senador Roberto Rocha (PSDB) disse que Flávio Dino se transformou em um general de opereta, autoritário em seu delírio de grandeza e pretensa superioridade moral.

O ex-deputado Ricardo Murad (PRP) disse que a A PM não irá se transformar na SS, a Polícia Política de Adolf Hitler, perseguindo pessoas por suas ideologias.

sem comentário »