Natação

0comentário

Após a conquista da medalha de prata nos 200m borboleta na etapa chinesa da Copa do Mundo de Natação (foto), o maranhense Frederico Castro já está de volta ao Brasil. Mas ele está longe de tirar umas férias. Nem bem retornou ao país e o nadador, que defende o Flamengo-RJ, já está pronto para cair nas piscinas para a disputa do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro (Troféu Dr. Rogério Carneiro), que ocorre durante esta semana (de 21 a 24).

No entanto, Frederico já mira outra competição. O desafio desta vez será em águas europeias. Nos dias 30 e 31 deste mês, Frederico vai competir na etapa de Berlim da Copa do Mundo de Natação. E o embarque para a Alemanha ocorre na próxima segunda-feira (25).

Apesar da correria diária, o nadador maranhense, que está competindo em alto nível durante as últimas sete semanas seguidas, conversou com o Imirante Esporte sobre os resultados obtidos em Pequim. Frederico Castro mostrou-se satisfeito com a medalha de prata, uma vez que teve de superar os adversários dentro da piscina e certos “imprevistos” fora dela.

E o principal “imprevisto” encontrado por Frederico foi que a bermuda que ele utilizaria para competir, simplesmente deixou o atleta na mão. A bermuda simplesmente rasgou e ele teve de improvisar para conseguir nadar e levar a medalha de prata. E, apesar da correria, Frederico garante deu o máximo para subir ao pódio. (Abaixo, Frederico Castro explica toda a situação).

Frederico também confirmou que está fora do Mundial de piscina curta, que será realizado em Dubai no mês de dezembro. Isso porque, mesmo tendo conquistado o índice para a competição, o maranhense dependia da desistência do paraibano Kaio Márcio. No entanto, Kaio Márcio confirmou que irá disputar o Mundial. Vale lembrar que cada país pode levar no máximo dois nadadores para cada prova no Mundial.

Confira a entrevista exclusiva do Imirante Esporte com Frederico Castro:

Desempenho em Pequim:

“Considero meu desempenho um excelente resultado pro Maranhão. Mas fazendo uma autoavaliação, eu nadei fora do padrão de tempo que eu vinha seguindo, onde eu estava melhorando meus tempos a cada competição. Nessa etapa da China já não cheguei perto dos meus melhores tempos, devido ao fato de estar competindo toda semana desde o dia 10 de setembro, sem ter tempo pra treinar. Como exemplo, cheguei sábado da China, e já viajei pro Rio de Janeiro para competir o Estadual. Volto no domingo e, já na segunda, vou pra Berlim, para mais uma etapa da Copa do Mundo”.

Medalha de prata e bermuda rasgada:

“Quanto aos 200m borboleta, aconteceu um imprevisto que em 12 anos de natação, nunca havia me ocorrido. Eu estava na sala de balizamento, onde ficam os oito finalistas de cada prova, pronto pra nadar. Já estava de touca e óculos, esperando a liberação de TV pra entrar na prova, quando minha bermuda de competir rasgou. O árbitro geral disse que não iria dar tempo de trocar porque vestir uma bermuda dessas demora. Não tive outra escolha a não ser tentar. Sai correndo cerca de 30m, onde minha mochila tava na delegação do Brasil. Tirei a bermuda de competição e vesti meu calção de treino (material pesado), e voltei correndo pra prova. Quando vi , os finalistas já estavam no deck da piscina entrando na prova. Subi no bloco de partida realmente sem acreditar no que estava acontecendo e cansado da corrida que dei segundos antes da prova. Mas nunca me entreguei em prova nenhuma e dei meu máximo, garantindo a medalha de prata”.

Mundial de Dubai

“Não vou pra Dubai. O Kaio Márcio confirmou a ida dele. Então, ‘só’ faltam três competições no ano. O Campeonato Estadual no RJ, a Copa do Mundo, em Berlim, e, no fim do ano, o Open, que é o Brasileiro Absoluto”.

Reportagem Paulo de Tarso Jr.

Sem comentário para "Natação"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: