É bom pensar melhor…

7comentários

O governo do Estado dá como certo a implantação do programa Viva Nota a partir de junho. No entanto, o Campeonato Maranhense tem início previsto para 27 de fevereiro.

Os meses de março, abril e maio serão ainda mais difíceis para os dez clubes que disputarão a competição da FMF. As coisas só devem melhorar a partir de junho com o início do Viva Nota.

Uma questão importante e que deve ser levantada agora é em relação ao que vai acontecer ao final do Estadual ainda em junho.

O Viva Nota ficará sem programação para o futebol. Teremos que aguardar o início do Campeonato Brasileiro Série D e os jogos do Sampaio? A CBF permitirá a utilização do Viva Nota? Vamos comprometer o Viva Nota com uma competição menos importante como é a Taça Cidade? Porque não valorizar mais o Campeonato Maranhense?

Se o problema dos clubes realmente é dinheiro diria que esta é a melhor solução no momento, embora defenda que o Estadual, a exemplo do que já ocorre em todo o país também deva ser realizado no 1º semestre, mas diante das circustâncias sou obrigado a defender a inversão do calendário agora, mesmo que em 2012 mude de novo.

Estamos enfrentando um período de fortes chuvas. O mercado está fechado. Os principais jogadores estão empregados e os nossos clubes com a saúde financeira abalada não podem competir com os times de fora. Com o encerramento dos Estaduais pelo país, grandes jogadores poderiam virar atrações aqui.

Estas são questões importantes e mesmo que com bastante atraso devem ser levantadas.

Seria interessante que o Comitê Gestor do Viva Nota discutisse com a Federação Maranhense de Futebol a possibilidade de inversão do calendário. E se o Campeonato Maranhense começasse junto com o Viva Nota não seria melhor para os clubes e para o governo?

A Federação poderia realizar agora a Taça Cidade de São Luís valendo uma vaga para a Copa do Brasil em 2012. E o Campeonato Maranhense seria o grande atrativo para o programa que pode salvar o futebol maranhense.

Fica a sugestão aos clubes, Federação e sobretudo ao governo do Estado.

O futebol já perdeu muito tempo, só não pode continuar perdendo é dinheiro.

7 comentários para "É bom pensar melhor…"


  1. Alexandre Rocha

    Parabéns a todos os comentários. Isso poderia servir para a FMF refletir e observar o momento único que estamos tendo para tentar revitalizar nosso futebol.
    Arlindo foi muito Feliz nas suas colocações, pois conheçe futebol. Mesma coisa o Dadá.
    Quem deve fazer o Futebol, é quem conheçe. Não adianta colocar qualquer um, só para apereçer ou ser Vereador, Deputado.
    Isso não dá certo, é passageiro. Ocorreu com o Sampaio na série C e outros times maranhenses.
    A saída está ai, agora é pensar em não jogar a oportunidade fora!
    Os times tem que se unir!
    Abraço e parabéns as postagens!

  2. WALDEMIR ROSA(DADÁ)

    CONCORDO COM COM OS TRES, ESSA É A SAIDA PARA SALVAR O ANO DO FUTEBOL MARANHENSE!

  3. Joaquim Aguiar

    COMPLEMENTO DO COMENTÁRIO ANTERIOR . A HORA DE ACERTAR O PASSO É AGORA ,NÃO TEM SENTIDO USAR O PROJETO VIVA A NOTA SEM SER PARA A COMPETIÇÃO MAIS IMPORTANTE “CAMPEONATO DE FUTEBOL PROFISSIONAL” COM CERTEZA OS CLUBES PEDERÃO INVESTIR MAIS PROMOVEREM MELHORES ESPETACULOS .UMA DAS CAUSAS DO AFASTAMENTO DO PUBLICO É A FALTA DE IDOLOS ,DE CRAQUES .SENTEM ,CONSULTEM O TJD , A CBF, O MINISTERIO PUBLICO A CAUSA É MAIS DO QUE JUSTA .CORRIGIR ERROS ,ADMITIR ERROS COM CERTEZA É BEM MELHOR DO QUE PERSISTIR NO ERRO.TODOS IRÃO ENTENDER BASTA HAVER UNIÃO ENTRE OS CLUBES ,TORCIDAS E FMF.

  4. Joaquim Aguiar

    MUITO BOM ZECA ,ARAGÃO E ARLINDO VCS SÃO INTELIGENTES E TEM BOM SENSO .TAMBÉM DEFENDO ESTA IDEIA . SENTEM-SE GOVERNO DO ESTADO,FMF ,TJD ,E CLUBES ATÉ REPRESENTANTES DE TORCIDAS , USEM O BOM SENSO E O CONSENSO .ESTA MODIFICAÇÃO SERIA MUITO SAUDAVEL PARA O PROJETO E CONSEQUENTEMENTE PARA O NOSSO FUTEBOL .A INVERSÃO DO CALENDÁRIO POSSIBILITARIA AOS CLUBES MONTAREM SEUS ELENCOS COM MAIS TEMPO ,PEGAR RITIMO ETC.

  5. ARLINDO AZEVEDO

    ZECA, CONCORDO COM TUDO QUE VC E O JORGE POSTARAM, PARABENS!

    ACRESCENTO AINDA:

    – DISPUTAR A TAÇA CIDADE DE SÃO LUIS NO 1° SEMESTRE COM INICIO NO DIA 13 DE FEVEREIRO.

    – FAZER A COMPETIÇÃO COM RODADAS CHEIAS (NOVE RODADAS)

    – PODERIA MUDAR A FORMULA DE DISPUTA, CLASSIFICANDO 04 EQUIPES PARA A FASE FINAL DE CADA TURNO.

    – BUSCAR PATROCINIO PARA DESPESAS FIXAS.

    – VALORIZAR A COMPETIÇÃO COM A SELEÇÃO DA RODADA, PREMIO AOS ARTILHEIROS, INGRESSO DA PROXIMA RODADA PARA O TORCEDOR, ETC.

    OBS – SERIA MUITO BOM PARA SAMPAIO E IAPE QUE JOGARIAM E TERIAM OPORTUNIDADE DE GANHAR RITMO!

  6. joao pedro

    Sem dúvida esta é a melhor opção Zeca, taça cidade que serviria para a montagem dos times, que ainda teriam a oportunidade de fazer uma peneira com jogadores maranhenses que seriam mesclados com os que vierem de fora, visando o campeonato, concordo, agora vamos esperar que os cabeças de vento concordem tambem.

  7. Jorge Aragão

    Zeca, assim como você também concordo que o nosso estadual precisa acontecer no primeiro semestre, mas acho que dessa vez por conta do Viva Nota e do momento difícil que vive o nosso futebol acho que poderiamos fazer essa inversão no calendário excepcionalmente este ano. Não teria lógica fazer um Viva Nota sem o campeonato maranhense, um programa desse para a Taça Cidade de São Luís pode ser frustrante e mostrar ao governo que não vale investir no futebol. Além disso, teriamos já terminado o inverno que parece ser rigoroso, a possibilidade do São José já está com o seu próprio campo, o que desafogaria o Nhozinho Santos e outro fator importante o mercado de jogadores estaria reaberto, pois a quantidade de times em atividades no segundo semestre diminui e com isso aumenta a facilidade para os clubes maranhenses contratarem e montarem times melhores e aumentar o nível técnico da competição. A decisão agora é dos clubes e da FMF, mas te antecipo que aqueles que não querem o bem do futebol não vão aceitar a mudança e vão alegar, como sempre quando conveniente, que estarão infringindo o Estatuto do Torcedor e mais uma vez um ano que poderia ser bom, será frustrante. Um abraço e valeu pelo alerta aos dirigentes do nosso futebol.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: