As oportunidades que o futebol oferece…

0comentário

A Ótica Diniz uma empresa genuinamente maranhense é uma das maiores do Brasil no seu segmento, atualmente possui 480 lojas espalhadas em mais de 140 cidades dos 27 estados brasileiros, 23 só no Maranhão. A expectativa é que nos próximos cinco anos sejam inauguradas mais 400 lojas, alcançando a marca de 300 cidades.

Além desse crescimento rápido e vultoso, também chama a atenção a estratégia de marketing que vem sendo utilizada pelos proprietários das Óticas para ocupar o espaço nobre da TV brasileira por um preço bem mais accessível.

Na noite desta quarta-feira (9) não foi diferente e hoje o assunto é destaque no BLOG do Jorge Aragão.  O Fluminense estreava na Copa Libertadores de América diante do modesto Argentinos Juniors, no Engenhão, quando de repente a equipe da Argentina sobe ao gramado estampando a logomarca das Óticas Diniz.

O curioso é que o presidente das Óticas, o empresário Arione Diniz, é torcedor do Fluminense. Além disso, não tenho informação de nenhuma loja da empresa na Argentina. No entanto, patrocinar o Fluminense ainda parece um sonho distante pelo valor financeiro, por isso a estratégia é aproveitar o nível de exposição do jogo e buscar nos times sem patrocínio ou com dificuldades financeiras estampar a logomarca da empresa nas partidas.

A estratégia de marketing da companhia não contempla tornar a marca, que já existe há 18 anos, patrocinadora majoritária de alguma equipe, mas sim aproveitar os momentos de pico de audiência.

A mesma estratégia já foi usada em outras oportunidades. As Óticas Diniz já patrocinou o Paysandu num jogo diante do Palmeiras pela Copa do Brasil, o Guarani de Campinas diante do Fluminense no Campeonato Brasileiro, só para citar alguns exemplos.

Do ponto de vista do marketing é perfeito. Afinal na partida desta quarta-feira pela Libertadores, você consegue dar a mesma visibilidade de uma marca como a Unimed – patrocinadora oficial do Fluminense – que investe milhões em uma equipe, mas a exposição na mídia foi a mesma das Óticas Diniz que selaram acordo para um único jogo e é claro por um preço bem menor.

O questionamento que os torcedores maranhenses fazem é em sendo as Óticas Diniz uma empresa genuinamente maranhense não poderia também patrocinar os clubes maranhenses. A dúvida foi dirimida pelo empresário Arione Diniz, em outubro do ano passado, ao blog do Zeca Soares (reveja aqui).

“Nós aproveitamos a oportunidade e a visibilidade que esses jogos dão à nossa marca e aí eu fecho o negócio naquele jogo. Mas é preciso ter visibilidade“, afirmou Diniz, que falou sobre patrocínio aos clubes maranhenses, ou melhor ajuda.

“A última vez que eu fui procurado foi há três anos pelo Sampaio e ajudei onde foi possível, mas eu não tenho sido procurado por ninguém, mas ainda assim, a Ótica Diniz é uma franquia nacional e os investimentos em mídia que fazemos tem que dar visibilidade”, finalizou.

Por mais duro que possa parecer não podemos condenar um empresário que pensa pelo bolso e não pelo coração. Como afirmou o próprio Diniz, patrocinar uma equipe maranhense é ajudar, pois o retorno midiático será pífio a nível nacional.

Por isso mais do que nunca precisamos trabalhar urgentemente para que pelo menos uma equipe do futebol maranhense volte a disputar as grandes competições nacionais e assim quem sabe, com uma transmissão na TV aberta, a empresa maranhense Óticas Diniz que vai ganhando o mundo, não possa também patrocinar e não ajudar uma equipe do Maranhão.

Sem comentário para "As oportunidades que o futebol oferece…"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: