Mesmo em crise, o rádio aqui mostra sua força

7comentários

Que o rádio esportivo no Maranhão também está mergulhado na mesma crise financeira que toma conta dos clubes de futebol disso ninguém duvida.

O que vale à pena destacar é que, mesmo diante de tamanha crise, a cobertura destinada às nossas equipes deve ser considerada como GIGANTESCA.

Na quarta-feira, tive a oportunidade de conversar com colegas da imprensa mineira. Para cá vieram apenas três rádios trabalhar na cobertura de Iape-MA x Atlético-MG: Itatiaia e Inconfidência madaram dois profissionais cada e a Globo que enviou apenas o repórter.

O futebol mineiro é rico. Tem três clubes na primeira divisão: Atlético, Cruzeiro e América e somente três emissoras acompanharam o Galo.

ontem, apenas duas emissoras de rádio de Pernambuco estiveram aqui para cobri a partida entre Sampaio-MA x Sport-PE: Jornal do Comércio/CBN e Transamérica. A Rádio Mirante AM, por exemplo fez cadeia para a Clube de Pernambuco, rádio Olinda e rádio Princessa Serrano, de Timbaúba-PE.

Bem, diria então que a crise financeira não atinge apenas o rádio maranhense. Minas Gerais e Pernambuco são Estados ricos e com grande representatividade no futebol.

Se aqui temos grande potencial de público, diria então que a cobertura de imprensa chega a ser diferenciada, grandiosa. Temos quatro emissoras de rádio cobrindo o futebol, sem o devido apoio da iniciativa privada e até do poder público. Mesmo assim, são quase onze horas de programação esportiva por dia.

Que os exemplos do Maranhão, Minas Gerais e Pernambuco sirvam como parâmetro para discussão sobre a crise financeira que toma conta do rádio esportivo no Brasil e que não é diferente por aqui.

Nós, no Maranhão queremos fazer sempre mais, infelizmente nos faltam os meios.

Foto: Biaman Prado

7 comentários para "Mesmo em crise, o rádio aqui mostra sua força"


  1. JorgeMartins

    Parabéns pelo seu post e para as várias pessoas que o comentaram, tenho a dizer a todos que sou maranhense, porém estou morando em Belém, e sempre estou acompanhando tudo do meu querido Maranhão, pela internet, aí se encontra outra força do rádio, ou seja, via web, o que facilita nós que estamos fora acompanhar em tempo real tudo e princialmente o futebol da nossa região. Aqui em Belém existe uma grande rádio que é a radio Clube, que se faz presente em todas as competições, principalmente onde tem time paraense e sempre cobre com equipe própria jogos de outros estados e da seleção brasileira, muitas vezes no local e outras no estúdio. É isso, desejo sempre sucesso ao rádio e aos que trabalham nesse veículo poderoso.

  2. joariaires

    o radio maranhense, esta nesta situação porque não há oportunidade, para novos talentos, com ideias atualizadas e com perfil original, infelizmente as emissoras, mantém os tiranossauros da comunicação firmes e fortes, fechando qualquer possibilidades para um novo rumo!
    com essa mentalidade as coisas só tende a piorar.

  3. Tímon.

    Zeca,
    Vc tem toda razão. Eu mesmo sou um amante das transmissões radiofônicas nacionais e internacionais. Percebi nos últimos tempos o desgaste que vcs sofrem. Por exemplo, cito aqui o Roberto Fernandes que ficou acordado até depois da meia-noite para comentar o jogo do Sampaio e já às seis da manhã estava apresentando o jornal da manhã na TV Mirante (acredito que deve ter levantado antes das cinco da manhã). Obviamente todos vcs se desgastam muito. O Marcial Lima tornou-se um coringa (TV, Rádio), o faz tudo. Vc mesmo administra o jornalismo esportivo, comanda e vira, de repente, fotógrafo em campo. Ou seja, ecleticidade não lhes falta. O mesmo ocorre com as rádios co-irmãs.

  4. Adielson Botelho

    O Rádio é o mais importante, apaixonante, emocionante, impougante… Meio de transmissão de uma partida de futebol, nem os meios mais tecnológicos são capazes de transmitir a mesma sensação. O futebol sem as rádios, são como corpos sem almas, cantores sem voz…
    Não consigo imaginar, eu no Nhozinho Santos, outrora no Castelão, num grande jogo do Sampaio (meu clube de coração) sem a narração de Laércio Costa, Gilson Rodrigues, Laércio Júnior, Juracir Pai e Filho, sem os comentários dos grandes e campeões de audiência, enfim…

  5. Vitorioso

    Zeca,
    Vc tem razão ,ha crise no setor….agora para os jogos televisionados a audiência do rádio perde espaço pra TV . Poucos torcedores optam por rádio qdo se tem a imagem deste jogo na TV , acarretando na diminuição no numero de anunciantes / patrocinos para as transmissões radiofônicas. Creio que este fator contribui para o não comparecimento das emissoras de radio dos clubes Mineiros e Pernambucanos ,e os dois jogos foram televisionados pra estes Estados.

    Já aqui as transmissões de rádios dos jogos dos clubes Maranhense ainda não tem concorrência direta da TV (Digo , a concorrência não ocorre para o mesmo jogo) , a TV transmite para o MA jogos para os torcedores de clubes de outros Estados (campeonatos cariocas, Paulistas) e não para os torcedores de clubes Maranhenses (campeonato Maranhense), o que abre espaço pra as emissoras de radios Maranhense brigarem pela audiencia dos torcedores do Sampaio, Moto, etc.. .

    Certamente se o jogo do Sampaio for televionado na proxima quarta feira (em Recife) para o MA a audiência das emissoras de rádios locais serão diretamente afetadas,os ouvintes de radios migrarão pra TV . , …….Agora, não há dúvida que a emoção e detalhes de bastidores de uma transmissão de rádio é sem comparação, eu não largo o meu rádio.

    .

  6. Joaquim Aguiar

    SEM DUVIDAS O RADIO AM AINDA É O MELHOR VEICULO DE COMUNICAÇÃO . AS EMISSORAS AM QUE FAZEM ESPORTE AQUI EM SÃO LUIS SERVEM DE EXEMPLO DE PROFISSIONALISMO E PERSEVERANÇA PARA SOBEVIVEREM POIS O PRINCIPAL PRODUTO ESTÁ EM FALTA “O BOM FUTEBOL” .SEUS DIRETORES COMERCIAIS SÃO VERDADEIROS MALABARISTAS E MARQUETEIROS , CONSEGUINDO PATROCINIOS E CONSEGUINDO MANTER SUAS PROGRAMAÇÕES NO AR . SE O FUTEBOL NÃO ESTA SENDO O MELHOR A CRONICA ESPORTIVA ESTA SENDO A MELHOR .TEMOS GRANDES PROFISSIONAIS NA NOSSA CRONICA ESPORTIVA.

  7. Ribamar Silva

    O Radio Maranhense Zeca é tão forte que a Radio de Pernambuco estava com ex-reporter da radio Mirante Igor Leonardo, se não me falha a memoria ele estava na Radio Transamerica

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: