Acaba a greve dos delegados de polícia

2comentários

Depois de 109 dias, os delegados de Polícia Civil do Maranhão encerraram a greve e a partir de hoje retomam as suas atividades normalmente. A decisão foi tomada durante assembleia da categoria realizada ontem, em que foi analisada proposta apresentada pelo Governo do Estado.

A categoria abriu mão de sua principal reivindicação, que era o reajuste salarial dos anos de 2009, 2010 e 2011 pela Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Carreira Jurídica que reconhece o cargo de Delegado como Operador do Direito, registrado na Constituição do Maranhão.

Na avaliação do presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado do Maranhão (Adepol), Marconi Lima, a PEC é o reconhecimento da profissão. “A PEC reflete o papel estratégico e fundamental do delegado, que é Bacharel em Direito. É a busca da dignidade da profissão”, declarou.

Com a suspensão da greve, a categoria vai retomar o diálogo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) para deliberar as outras reivindicações que incluem melhores condições de trabalho, concurso público para a contratação de 199 delegados e a construção de pelo menos 121 delegacias em municípios onde não existe nenhuma.

O Governo do Estado terá o prazo de até 60 dias para encaminhar a PEC à Assembleia Legislativa do Maranhão. Outros estados, como Paraná, Minas Gerais, Pará, Amapá e Goiás já aprovaram e em São Paulo está em avaliação dos deputados.

O secretário de Segurança, Aluísio Mendes, ressaltou a decisão de consenso entre a categoria e o Estado e declarou que a partir de agora o trabalho será intenso. “A proposta é de que os delegados façam mutirões para acelerar o encaminhamento dos processos parados”, disse o secretário, informando que o diálogo será permanente com a categoria para avaliar as outras reivindicações, pois, segundo ele, o importante é que a população não sofrerá mais com a paralisação dos delegados.

O Estado

2 comentários para "Acaba a greve dos delegados de polícia"


  1. Germano

    Boa notícia………………..

  2. Francisco Sales

    E teve greve mesmo???????????????????????????????

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: