Dia de esporte, lazer e saúde no Lira

3comentários

Um sábado diferente para os moradores do Bairro do Lira, em São Luís. A comunidade recebeu, no sábado (24), durante todo o dia o programa “Maranhão Feliz”, ação desenvolvida pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel) que visa incentivar a prática de atividades esportivas e de lazer aos maranhenses. O “Lira Feliz”, como foi chamada esta edição do programa, reuniu crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com necessidades especiais que aproveitaram o dia ensolarado para se divertirem.

E a diversão era garantia certa. Com a realização de atividades recreativas como partidas de futebol de travinha, basquete, voleibol, futsal, tênis de mesa, jogo de damas, dominó, xadrez, jogo de botões, queimado, capoeira, os moradores do bairro aproveitaram para sair de casa e foram prestigiar o evento.

Além do lazer, o “Lira Feliz” também contou com a participação de profissionais de saúde que atenderam os moradores com exames simples. Para o secretário de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel, é importante unir o esporte com a saúde para o bem da comunidade maranhense.

“Estamos trabalhando para que o esporte e o lazer sejam veículos de cidadania. Temos que fazer com que estas pessoas tenham vontade de praticar uma atividade. O esporte é um fator de inserção social. Por isso, é que ações como o ‘Maranhão Feliz’ estarão presentes neste e no próximo ano. Além disso, quero, a partir desta edição do programa, levar esta estrutura de saúde em todo ‘Maranhão Feliz’”, declarou o secretário.

No entanto, para algumas pessoas, a diversão estava em ensinar uma brincadeira e compartilhar atividades de lazer. Um exemplo disso foi o engenheiro Francisco de Paula, que aproveitou o seu dia de folga do trabalho para se tornar um dos instrutores do “Lira Feliz”. Para o engenheiro, é uma satisfação ser voluntário do projeto.

“Eu gosto muito de esporte. É um prazer ajudar a criançada que aqui pode se divertir neste dia de lazer. É uma satisfação. Quando chego em casa, me sinto de alma lavada por ter ajudado estas crianças a se divertirem. Gosto muito de incentivar o esporte e ajudar a comunidade da maneira que posso”, explicou.

Para o jovem Flávio Antônio Soares, de 14 anos, o “Lira Feliz” foi muito divertido. O garoto, que é morador do bairro, aproveitou o dia de lazer para conhecer novos esportes. “Pela primeira vez joguei o tênis de mesa e gostei muito. Esta ação tem que acontecer mais vezes porque é divertida e é uma forma que encontramos para brincar”, disse.

Maranhão Feliz

O “Programa Maranhão Feliz” foi iniciado em janeiro deste ano. Na ocasião, a Sedel promoveu o “Liberdade Feliz”, no Bairro da Liberdade, em São Luís. Na capital maranhense, o projeto já ocorreu, também, os bairros Desterro, Santo Antônio, Filipinho e, agora, no Lira.

Em São José de Ribamar, o programa beneficiou a comunidade da Vila Flamengo e do Parque Vitória. Além disso, a Sedel também já promoveu o “Maranhão Feliz” em outros municípios maranhenses, como foi o caso de Cantanhede e Mirinzal.

De acordo com a programação da Sedel, as próximas edições do programa ocorrerão na Cidade Operária, em São Luís, além dos municípios de Raposa, Lago do Junco e Pastos Bons. Estas atividades serão realizadas nos meses de outubro e novembro.

Paulo de Tarso Jr./Sedel

3 comentários para "Dia de esporte, lazer e saúde no Lira"


  1. GUSTAVO LAUANDE

    REALMENTE, TENHO QUE TIRAR O CHAPÉU…
    ESSE JOAQUIM É FERA, MAS ACHO QUE ELE FOI COVARDE…RSRSRSRSR
    ESSA EQUIPE REALMENTE É DO RAMO: ALIM NETO, CHINA E CLINEU… AÍ FICA FÁCIL NÉ JOAQUIM????

  2. ACR Motense

    Gostei foi do garoto com a camisa da TUMF. Desde cedo fechando com o certo!

  3. Graça Oliveira

    Para alguns pode até parecer que essa secretaria não seja importante, mas é, e muito.
    A SEDEL vem realizando um excelente trabalho, os novos dirigentes, tanto o secretario Joaquim Haickel, quanto seus adjuntos, Alim no esporte escolar, Clineu no lazer e China nos projetos especiais tem trabalhado muito e bem, fazendo dessa a melhor secretaria de estado, mesmo que suas ações sejam pouco prestigiadas pelo governo.
    Parabéns pessoal da SEDEL, vocês estão fazendo um excelente trabalho.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: