Saúde realizará seminário sobre crack

0comentário

Com o objetivo de mobilizar instituições governamentais e entidades da sociedade civil organizada no enfrentamento ao crack, droga cujo consumo tem crescido em todas as classes sociais, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Conselho Estadual de Saúde, realiza, em março, o I Seminário Estadual de Políticas Públicas de Prevenção ao uso do Crack. “É uma arrancada não pretensiosa, mas sabemos o tamanho do nosso desafio”, disse o subsecretário de Saúde, José Márcio Leite, durante reunião preparatória ocorrida quarta-feira (9) no auditório da SES.

O seminário contará com a parceria de diversos órgãos públicos, secretarias de Estado e entidades que trabalham com a prevenção, o acolhimento, o tratamento e a reinserção social do dependente, além dos que atuam diretamente na repressão do tráfico.

Para discutir o evento, o Conselho Estadual de Saúde reuniu na SES representantes das secretarias estaduais da Educação, Segurança Pública e Desenvolvimento Social, além do coordenador do Departamento Estadual de Saúde Mental, Raimundo Teodoro, e a promotora de Justiça e coordenadora do Conselho Anti-Drogas, Glória Mafra. “Fazer este combate ao crack deve ser um trabalho coletivo, onde devemos imergir nessa realidade para poder enfrentar o problema”, disse José Márcio Leite.

Glória Mafra destacou a importância de cada órgão abordar o tema em sua área. “É preciso que esse assunto seja tratado de forma ampla para que o que for discutido no seminário não fique somente entre aqueles que participaram”, explicou.

No seminário serão discutidos desde informações gerais sobre o crack, como seus efeitos físicos, conseqüências e perfil do usuário, até questões relacionadas à legislação existente, tratamento dos dependentes, o papel da família no tratamento e medidas de enfrentamento. “Daremos foco à criação de política públicas de repressão ao tráfico e acolhimento e tratamento do usuário. Assim daremos um direcionamento às discussões e encontraremos formas de solucionar o problema”, explicou José Márcio Leite.

Sem comentário para "Saúde realizará seminário sobre crack"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: