Beija-Flor desfila rumo ao bi no embalo de São Luís

7comentários

Era um enredo para celebrar  aos 400 anos de São Luís, mas o desfile da Beija-Flor acabou se transformando numa homenagem ao carnavalesco maranhense Joãosinho Trinta com direito a gritos de “é campeã!”, ao final do desfile na Praça da Apoteose.

A escola de Nilópolis foi a penúltima a desfilar na Marques de Sapucaí. Com 4 mil integrantes, a Beija-Flor vai brigar pelo biicampeonato. Os outros destaques da primeira noite foram Portela e a Vila Isabel que também realizaram grande desfile no Rio de Janeiro,

Veja alguns momentos do desfile da Beija-Flor. As fotos são do G1.

7 comentários para "Beija-Flor desfila rumo ao bi no embalo de São Luís"


  1. Mateus

    Não gostei do desfile da Beija-flor, mostrou uma São Luis longíqua, sombria e suja. Onde há mais candomblé do que sei la o que, coisa que não é de fato aqui. Cadê as praias? a culinária? a Fonte do Ribeirão? Esse investimento todo não é pra atrair turistas pra essa cidade que não tem o mínimo preparo pra recebê-los? – Vcs acham que eles vêm pra cá pra conhecer mais a lenda de Ana Jansem ou viriam se fossem mostrados os mirantes, a Fonte do Ribeirão e as praias?
    Joãosinho Trinta foi mais falado do que a própria Beija-flor.. Tudo bem que ele foi importante..importante pro RJ, pro MA nada. Fez a carreira toda lá e nunca fez nada aqui, merece os parabéns? Sim, merece, pelo que fez lá. Mas dizer que ele deu orgulho ao estado? Nem pensar. Daria se tivesse feito aqui e espalhado pelo Brasil. E digo mais, a Dona Teté é muito mais importante pra cultura maranhense, do que o proprio Joãosinho Trinta. Ela sim, alavancou e mostrou pra mt gente o cacuriá do MA.

  2. Tímon falando a verdade.

    O Saulo tem razão, e assim entendem muitos críticos do carnaval. A Beija-Flor “espantou” porque explorou elementos afro-religiosos, exaltando o candoblé e seus párias, mas deixou São Luís à parte. Assim entendem os cariocas. Se vocês buscarem os blogs especializados quase todos dizem que queriam ver a cidade e não a viram. Ora, a homenagem é à cidade ou aos duvidosos orixas? sob o manto do sofrimento negro – o que não deixa de ser uma verdade – explorou-se muito a religiosidade para uns de gosto duvidoso, embora seja isso comum entres as escolas de samba. Do reggae pouco se viu – idem para a Fonte do Ribeirão, embora citados na letra do samba. Nada disso passou despercebido pelos críticos. O mérito está no fato de não ter repetido algo já explorado no passado quando o Maranhão e sua capital foram homenageados por outras escolas (Salgueio, União da Ilha, Mangueira, Unidos do Tucuruvi). Mas teve coisa pior: o casal de comentaristas da Globo é o pior de todos os tempos. Essa menina Glenda não sabe de nada. Falou muita besteira, e continua falando neste momento em que escrevou em pleno desfile da Mangueira, e nada sabe sobre o bumba-meu-boi., isso sem deixar de mencionar que ora eles chamavam de boi bumbá. Os sotaques ela os elencou, mas nenhum maranhense jamais ouviu falar nos que foram descritos. Show de imcompetência. Que saudade da Zezé Mota!!! E teve mais: Na transmissão, exatamente no momento em que o pessoal do Maranhão estava sendo filmado (boi barrica, nina rodrigues, etc) eles foram entrevistar o casal de mestre-sala e porta bandeira da escola, levando-os até o estúdio ali montado, numa babação desigual em relação às demais escolas. Finalmente, mesmo torcendo pela Beija-Flor por ter ela homenageado a minha cidade não posso tapar o sol com a peneira. Quanto à disputa esta será acirrada. De qualquer forma acho que ficará entre as campeãs. No mais, vamos esperar a abertura dos envelopes e conferir se as “enormes” paradinhas da Mangueira não irão influenciar os jurados. A Beija-Flor desfilou com luxo e profissionalismo, mas não encantou o povão. Recebeu sim os aplausos dos jurados. Eis aí um bom sinal, salvo se os urubus do azar derem o ar da graça. O João faria melhor se vivo estivesse.
    P.S: Bem lembrado pela mais inteligente dentre os comantaristas da Globo (A Vascaína Fernanda Abreu) poderiam ter lembrado do João do Vale (fazendo uma parelha com o Joãozinho Trinta), pois se ele não era ludovicente (e sim pedreirense), tampouco o é a macumba. Dá no mesmo.

  3. Saulo Aires

    Zeca,

    Muito bom o desfile da Beija-Flor!

    Com certeza a escola brigará pelo titulo do Carnaval de 2012. São Luís foi muito bem apresentada para o mundo inteiro. Eu e muitos maranhenses que ficamos acordados até as 5 da manhã pudemos dormir satisfeitos com o que vimos.

  4. Léa

    Exuberante a homenagem a nossa cidade.

  5. Fernanda

    Foi mesmo um show da Beija-Flor de NIilópolis

  6. Saulo

    NÃo gostei do desfile da Beija-Flor porque a minha São LUís pareceu uma cisade de mistérios e muitos bruxos e a capaital maranhense nãao é isso.

  7. AIRTON GONDIM FEITOSA

    Todo esse apogeu na comemoração dos 400 anos de São Luís, tem um traço de arte e louvor à Cidade e a Governadora Roseana Sarney como amante das artes não dispensa esforços para ver São Luis Cantada e vista com bons olhos, parabéns a todos os Ludovicenses

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: