Escola fechada

5comentários

A Promotoria de Defesa da Educação de São Luís realizou vistoria na última quinta-feira, 9, na UEB Lindalva Teotônia Nunes, na Vila Isabel, em São Luís. O objetivo foi averiguar a denúncia feita por pais e responsáveis de falta de aulas devido às condições estruturais insalubres e comprometimento do prédio onde funciona o segundo anexo da escola. No total, 201 alunos estão sem aulas.

Para a aposentada Maria Lúcia Costa Silva, a situação é preocupante, pois expõe os alunos a riscos e impede a aprendizagem das crianças. Ela tem quatro netas, de seis a nove anos, matriculadas no colégio e questiona a omissão da Secretaria Municipal de Educação (Semed). “As professoras se esforçam mas a estrutura é péssima. Como essas crianças vão aprender nessas condições? O que aprendem? O que fazer sem educação?”, garante.

A avó explica que a parede de uma sala ameaça cair, as instalações elétricas estão comprometidas e o quintal, onde as crianças se concentram nos intervalos, além de ter um espaço reduzido, fica alagado a cada chuva. “E se a parede cair em cima das crianças?”, questiona. Para Benedito Santiago Viana, pai de um aluno, o espaço escolar é inadequado e merece atenção especial.

Irregularidades

Antes de serem suspensas as aulas, foi implantado um sistema de rodízio: a cada semana, metade das turmas tinham acesso às lições enquanto o outro grupo ficava em casa. A falta de continuidade das aulas também foi objeto de reclamação dos estudantes. Por conta disso, o cumprimento da carga-horária está comprometido.

No prédio, o piso está solto, as instalações elétricas e hidráulicas danificadas, há rachaduras nas paredes e a ventilação é prejudicada pela superlotação nas salas. Após a fiscalização do Ministério Público, ficou acertado que a Semed vai reformar o prédio onde funciona o anexo da UEB Lindalva Teotônia Nunes com previsão de término para 30 dias. A reforma foi iniciada no dia da inspeção à unidade.

Medidas

A fim de retomar as aulas, ficou acertada a transferência das turmas, até a conclusão da reforma, para dois espaços: Salão Paroquial da Igreja Católica e União dos Moradores da Vila Isabel. A adaptação para acomodar os alunos será feita pela Semed. Após a conclusão da reforma e retorno dos estudantes, a direção da escola terá que apresentar um calendário para reposição das aulas perdidas, garantindo o cumprimento dos 200 dias letivos, conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). “Estaremos acompanhando atentamente para garantir o cumprimento da carga horária e que os alunos não sejam ainda mais prejudicados”, assegurou o promotor de justiça Paulo Silvestre Avelar Silva.

5 comentários para "Escola fechada"


  1. Jonathan Cruz

    É uma pena em pleno 2012 essa ainda seja uma realidade em uma cidade, que por sinal, é a capital de um estado. Não entendo como as pessoas que são as principais prejudicadas por esse quadro lamentável, consigam votar nesse cara ainda. Vemos nos jornais que as caminhadas feitas nos bairros por Castelo têm recebido aceitação do povo, justamente o povo mais carente e necessitado de ajuda. Eu espero que no dia das eleições um surto de consicência comunitária visando o bem comum possa aperecer na mente de todos, porque é inadimissível que coisas assim ainda existam e passem despercebidas!

  2. Fernanda Trovão

    É lamentável que esta situação ainda esteja acontecendo nas escolas de São Luís. Um ano perdido na vida destas crianças e adolescente, hoje por exemplo,poderia ser um dia de comemoração por ser o dia do estudante, porém estes principalmente das escolas públicas de São Luís não tem o que comemorar.

    COMENTÁRIO MODERADO POR CONTA DA LEGISLAÇÃO ELEITORAL

  3. marcio

    PQ TU NÃO FALA DAS ESCOLAS DO ESTADO, A ESQUECI, TU FAZ PARTE DO CLÃ.
    MOSTRE OS 2 LADOS DA MOEDA, PROBLEMAS DA ORDEM MUNICIPAL, MAS TAMBÉM OS DO ESTADO

    • Zeca Soares

      Não estou falando de escola nenhuma não, quem está falando é o Ministério Público que está tentando acelerar as coisas para que as aulas recomecem nesta escola, no que estão muito certos e cumprindo o seu papel e merece todo o apoio nosso e de quem quer realmente ver a coisa pública realmente funcionando.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: